Foto: Edilson Rodrigues
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar integralmente o PL da Dosimetria, o relator do texto no Senado, Esperidião Amin (PP-SC), protocolou nesta quinta-feira (8) um projeto de lei para anistiar os condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.
À CNN, o senador justificou que sempre foi a favor da anistia para pacificar o país e que a redução de penas aos envolvidos no 8/1 e no plano de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, é insuficiente.
“A dosimetria foi uma negociação muito aquém do que acho que é o justo. O justo é anular o inquérito”, disse o senador.
Amin sustenta que não houve tentativa de golpe, mas atos de vandalismo facilitados por omissão de agentes públicos, o que, segundo ele, não foi devidamente investigado.
O senador ainda acusa que o inquérito do 8 de Janeiro tem nulidades, como foro inadequado no STF (Supremo Tribunal Federal), suspeição de ministros e investigação tendenciosa comandada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal.
CNN
nas agressões de 08/01 não tinha gente fazendo turismo e passeando…. as câmeras foram claras em mostrar gente agredindo, quebrando, batendo em policiais… pura selvageria. Não tinha nenhum inocente ali. E agora vem um maluco querer anistiá-los? Bota esse maluco na Papuda ou no hospício. A gente economiza até nas verbas públicas.
esse careca aí tá doidão… fumou erva estragada. Vejam: se a PL da dosimetria fracassou, ele acha que a PL da anistia vai funcionar? Tá… analogamente, se vem um bandido na tua casa, mata teu filho, estrupra tua filha, zomba da tua cara e depois é preso, você vai anistiá-lo após a condenação por júri? Fala sério…