Chegou a hora de acordarmos para essa situação inconveniente — A questão dos motoqueiros barulhentos da madrugada. Antes de começar, reforço meus agradecimentos a todos os motoqueiros ou motoboys que batalham “no corre” diário para garantir o sustento e, hoje, se tornaram indispensáveis para nossa economia. As farmácias agradecem, os restaurantes, o Rappi, o Ifood, enfim toda a sociedade reconhece a entrega de vocês. Muitas vezes arriscam a própria vida neste trânsito caótico para proporcionar o pão de cada dia para suas famílias.
Acontece que tem uma minoria que se desgarrou da maioria profissional de pais de família e homens de bem e que insiste em arranhar a imagem desta categoria tão importante. Esses motoqueiros barulhentos são uma espécie de pernilongos da madrugada. Quando a sociedade, que igualmente trabalhou durante o dia, aproveita seu sagrado descanso durante a noite, alguns motoboys, que tiraram o cano de escape de suas motos em busca da maior poluição sonora, rondam pelos bairros simplesmente para incomodar.
Realmente não sei qual a satisfação que eles sentem em acordar uma criancinha que demorou para dormir ou mesmo um idoso doente. Qual o prazer que existe em acordar pacientes de um hospital? Esses pernilongos sobre duas rodas que circulam em nossas avenidas não têm a nobreza das muriçocas — Estas estão no “corre” em busca de alimento. Acordar as pessoas é até indesejável. Nossa cidade está infestada e as autoridades não sabem o que fazer.
Fui pesquisar sobre os pernilongos e descobri que estes são atraídos até as pessoas pelo gás carbônico que soltamos pelas narinas. Será essa a razão de os pernilongos motorizados tirarem o cano de escape em busca também de mais gás carbônico? E ficarem numa ronda sem fim inalando essa poluição? Pernilongos de noite, moscas de dia. Por também não dormirem à noite se parecem com moscas de um lado para outro nas ruas, cortando os carros em zigue-zague. Reconhecemos pelo som do cano de escape.
— Nenhuma blitz para pegar as motos sem cano?
Bem, como nossos políticos e autoridades nada fazem, faço um apelo à categoria séria e engajada dos motoqueiros/motoboys profissionais que não deixem essa minoria desgastar a imagem desse segmento. Não só a sociedade é desrespeitada como também essa minoria não respeita a categoria, não respeita nem o próprio dinheiro, já que gastam combustível tão levianamente e não respeitam a própria saúde, ouvindo essa barulheira sem fim.
Caros, motoqueiros do barulho, nessa questão não posso ficar do lado de vocês. Prefiro ficar do lado das velhinhas que se empanturram de Rivotril para dormir mas nem assim conseguem. Estarei do lado de vocês em outras questões, como a situação dos acidentes de trânsito, por exemplo. Acredito que o governo poderia fazer campanhas de respeito aos motoqueiros/motoboys comprometidos com a sociedade. Todos os dias testemunhamos inúmeros acidentes em nossas vias. Em 2022, 85% dos acidentes de trânsito envolveram veículos de duas rodas. É muito! Prontifico-me a criar essa campanha sem custo para o poder público ou privado veicular. Se o governo entra com a mídia, a criação será de graça, por exemplo. Uma maior consciência no trânsito poderia trazer os resultados dos sonhos para todos.
Boa noite.
Marcus Aragão
@aragao01
Foto: Reprodução/Instagram/@sergio_drone93
Falou tudo e falou bem. Acrescento que esse é um problema nacional: moro em Sorocaba-SP, e aqui é a mesma coisa. Tem blitz, mas é só pra inglês ver. A situação só vai melhorar mesmo quando houver blitz em horários de pico com apreensão em massa das motocicletas irregulares.
🎶ja acabou, tem de acabar, eu quero o fim da policia militar🎵🎶
Por ai vai a turma do bem!
Sabem por que isso ocorreu?
LULA facilitou demais o acesso aos meios de transportes, então todo tipo de gente financia motocicleta.
Antigamente, não tinha isso, eles andavam de bicicleta ou de ônibus e o sistema de transporte público era excelente, pois havia passageiros.
Voto pela permissão de venda de motos somente acima de 500cc somente para entretenimento.
Vem aqui pra Nossa Sra da Apresentação, pra ZN, não sofremos com isso. Vem!
Esperar punição por poluição sonora em na grande Natal é uma piada. Vai ter motociclista fazendo zuada, paredões e barulhos 24/7 SIM; se não tiver “conhecidos” que botem pressão nas forças responsáveis, nada vai para a frente.
Silêncio é coisa de otário no Brasil.
Moro proximo a ceasa que tem o horario de funcionamento diferente de tudo, tem uns irresponsaveis que trabalham lá que usam essas motos quase sem silenciosos, enfim por onde anda o ministerio publico, a policia de trânsito e a justiça deste estado??????. Sugiro ao secretario de seguranca e o comandante da policia Militar a adoção de um policial de trânsito nas viaturas de bope, batalhão de choque,GTO, R&P, para que possa ser mais efetivo a fiscalização destes irresponsáveis do trânsito. Aguardamos providencias das autoridades constituidas,pois se encontram de bracos cruzados para essa situação.
Amigo, apesar de ter a sorte de residir em um local muito bem frequentado por motoboys trabalhadores e muito educados, eu endosso os demais comentários das pessoas que sofrem com a falta de educação daqueles insensíveis que não respeitam o sono alheio. E, certamente, não fazem esses barulhos nas proximidades de suas residências.
Assim como a blitz da lei seca, devia ter blitz também para pegar esses perturbadores do sono alheio.
Parabéns pelo excelente artigo.
Esperar que esses políticos tomem providências, é a mesma coisa que esperar a visita de Papai Noel em casa.
Estão pouco ligando para o povo.
Aragão, meu amigo, vc precisa conhecer Jardim de Piranhas.
O campeonato de motos é diário. Inventaram agora a “empinada”. O rei é quem encosta a placa traseira no chão de tão alto empina a roda dianteira. Tudo isso, claro, de moto sem escapamento.
Falta uma ação efetiva do CPRE para coibir esses vandalos, pois eles só existem porque falta a presença da autoridade policial para coibi-los.
É uma pouca vergonha moro ao lado de uma entrega de esfirra não temos sossego pois ele fazem de tudo o fica por isso mesmo não tem polícia que de jeito nem poder nunhum
PIOR E MORAR VIZINHO A UMA ESPETARIA QUE FAZ BARULHO DE SEGUNDA A SEGUNDA ATÉ DE MADRUGADA, E APESAR DE TER OCORRÊNCIAS POLICIAIS, MULTAS DA PREFEITURA O BARULHO CONTINUA SEM QUE NENHUMA AUTORIDADE TOME PROVIDENCIAS TEMOS QUE ESPERAR ACABAR A FARRA DOS OUTROS PARA PODER IR DORMIR JÁ DE MADRUGADA, UM VERDADEIRO ABSURDO UMA TERRA SEM LEI,( EXPERIMENTE MORAR NO CONJUNTO SANTAREM AI VÇS VAO ACHAR OS MOTOQUEIROS BAGUNÇEIROS DE SANTO
Bora autoridades, nos ajudeeeee
Precisamos dar um basta nessa situação.
Parabéns pele escrito, Marcus Aragão.
O que fica aqui explícito é a omissão dos deveres dos órgãos de trânsito, quando deveriam agir para coibir e apreender tais veículos em irregularidade. Foram comprados carros e motos novas para o policiamento de trânsito. O que falta então para agirem? Na Av. Salgado Filho, a partir do hotel Holiday Inn, todo domingo e início de semana existe o “rolezinho” em alta velocidade. E as autoridades não sabem disso? Exigimos providêmcias já !!!!
De noite a maioria dos policiais estão dormindo.
Parabénsssss!!! Todo povo natalense agradece.
👏👏👏👏👏👏
Exatamente o que penso. Finalmente uma voz em um portal com alcance para tentar ajudar em algo. Muitas vezes não é de madrugada. Muitas vezes não é sem o cano de escape. Muitas vezes é o corta-giros ou a acrobacia sobre uma roda. Realmente é preciso de uma campanha de conscientização. Por favor nobre amigo, não faça isso, principalmente em ambientes residenciais. Isso incomoda muito. São todas essas opções relatadas pelo post. Idosos, crianças, Rivotril, é muito complicado. Já pensei até em uma faixa aqui no bairro solicitando encarecidamente que não façam isso. Vamos ver no que isso vai dar.
Excelente. Parabéns!! A sociedade natalense agradece. Esperar que nossos vereadores, entrem com alguma lei para acabar com isso.