Foto: Canindé Soares
Nossas praias estão impróprias para o banho, impróprias para o turismo, impróprias para os natalenses.
Durante muito tempo fomos conhecidos em todo o Brasil pelas belezas das nossas praias. A questão é que até o morro está careca de saber que isso está mudando. Se antes os turistas se sentiam atraídos pelas nossas praias, hoje eles se sentem traídos.
— Até tu, Ponta Negra?
Se em Recife precisamos ter cuidado com os tubarões, aqui em Natal a atenção é com ratos, baratas e bocas de lobo. Quem começa a andar pela nossa orla tem que ter cuidado onde pisa. A eterna falta de uma urbanização racional infestou nossas praias com barracas e ambulantes que, pela falta de higiene, atraem ratos e outras pragas, tornando-se alvo involuntário de pisadas distraídas. Fique atento. Banheiros imundos, assaltos frequentes e lixo nas calçadas compõem esse cenário de purgatório — e o inferno é logo ali.
Segundo o presidente da ABIH, o risco do turista ser assaltado é de 90%. A falta de policiamento ostensivo e o domínio da cidade pelas facções estão tornando a vida na cidade do sol um inferno de Dante. Os 10% que não foram assaltados pelos bandidos não resistirão aos preços extorsivos cobrados pelas barracas. Sem falar na prostituição que compõe o cardápio alternativo da orla.
— A boca de lobo é o ânus da cidade.
Um cano enorme que defeca literalmente toneladas de fezes em nossas praias ao ar livre, sem nenhum pudor, para todos assistirem incrédulos esse espetáculo bizarro. Quantas bactérias essa imundície não traz em seu córrego? Se a “boca de lobo” é o ânus, nossa orla é um imenso rego? A “língua preta” é a diarréia da cidade. Quantas crianças, idosos, pais de família e ainda a vida marinha são infectados através dessa imundície? E o pior, temos várias “bocas de lobo” em nossas praias. Se o turista europeu já fica constrangido quando percebe um cachorro fazendo o que o gato enterra em via pública, imaginemos o que não pensa quando se depara com todo o potencial de uma “boca de lobo”. É a cidade fazendo bunda-lê-lê para o turismo.
Se o turista escapou dos perigos do calçadão, conseguiu não ser fisgado pelos preços das barracas, desviou as bocas de lobo na areia e resolve dar um mergulho, percebe que está bem no meio do bojo dos problemas. Os relatórios de balneabilidade constantemente apontam a presença de coliformes fecais, ou agora chamados de “termotolerantes”s, em uma presença bem elevada, tornando impróprio entrar na água. Teríamos que substituir o Morro do Careca por uma pastilha sanitária gigante?
A situação do turista é realmente preocupante. Porém, a diferença é que seus problemas se acabam quando ele vai embora. Certamente, a melhor parte da viagem, ou pelo menos a mais segura, é o retorno para casa. Ele está livre. Não precisa dar ouvidos ao canto da sereia dos políticos locais que prometem e nunca resolveram essa questão.
Se para o turista não está fácil, imagine para nós, natalenses, que não temos para onde escapar? O turista, que tem menos, tem mais do que a gente. Aliás, ele ainda tem um direito extra que nos é negado — usufruir da Via Costeira. Podemos passear de carro e de bicicleta, liberam para correr e andar, mas não podemos ficar nem estacionar. Nascemos aqui, mas não é permitido usar a praia que Deus nos deu. A maior faixa litorânea da cidade — é só para as visitas.
Fazendo uma comparação da Via Costeira com uma casa, é como se não nos deixassem jantar na sala. Só podemos fazer as refeições na cozinha — só que somos os donos da casa.
A Via Costeira é admirada por todos, mas usufruída por bem poucos. O pernambucano pode desfrutar tranquilamente, basta se hospedar nos hotéis. O baiano da mesma forma. O capixaba, idem. O gaúcho e o alagoano, também. Enfim, só quem não pode somos nós — os nativos. Afinal, não vamos nos hospedar nos hotéis em nossa própria cidade. Queremos morar com vista para o mar, entendeu? Por que não?
Meu leitor ecochato, não fique verde de raiva, pois não defendo acabar com o meio ambiente. É possível conciliar e planejar com sabedoria. Maceió errou? João Pessoa errou? Claro que não. Ah, quer dizer que temos leis arcaicas? Vamos fazer novas leis para um novo tempo.
Já foi um grande passo a implantação do novo plano diretor que melhorou a situação das edificações em diversos pontos de nossa cidade e na Via Costeira. Excelente, mas, por enquanto, ainda está no papel — é preciso que comecemos a construir. A população não pode esperar ainda mais. Quase 40 anos não foram suficientes?
Fiz o artigo em 2020: “Por que a Via Costeira não é sua?”. Foi realmente um recorde de acessos e compartilhamentos. Fiquei feliz com a repercussão, mas nada comparável à alegria que terei em escrever o artigo comemorando a entrega da Via Costeira ao povo de Natal.
Para não me alongar muito, já vou terminando esse giro pelas praias, passando pelo Forte e indo para a Ribeira. Tenho acompanhado com otimismo as iniciativas da prefeitura para resgatar esse importante bairro. Vamos ver se é para inglês ver ou se é para nossa gente viver. Espero que sim. Quem sabe essa onda de mudança começa pela Ribeira e vai desaguar no mar — trazendo de volta nossas praias! Quando esse dia chegar, bastará um mergulho para lavar a alma de todos nós.
Marcus Aragão
Instagram @aragao01
Muito bem colocados seus argumentos. Como desenvolver a economia , a sociedade sem cuidados básicos?
Os Cartões Postais, internacionais, jogado às baratas, isso causa impacto em várias cadeias produtivas não somente o turismo. Boa parte dos negócios Imobiliárias em nossa cidade nasce na visita do turista. Há de se refletir nisso, também!
Parabéns pelo protesto!
Excelente artigo, esplana muito bem a ganância dos políticos e empresários que durante décadas vem destruindo natal, desde que fui a primeira vez visitar até os dias atuais, venho relatando a degradação do turismo desordenado, que resultou nisso que foi escrito. Infelizmente não tenho esperança de mudança com esse câncer que assola o Brasil que se chama Políticos.
E o futuro é mais negro ainda: o PT-Lula conseguirão seu objetivo maior: transformar o Brasil em um país Comunista e o presente será eternizado: tudo como dantes no quartel de Abrantes. FAZ o L aí gente !
Sinceramente,Natal me decepcionou como nenhum lugar nesse Brasil! Em todos sentidos. Saí da minha cidade pra morar aqui,comprei casa, fiz um longo trajeto na esperança de encontrar aqui o sol e a paz que desejava pra viver. Infelizmente, me deparei com uma cidade violenta, uma orla mal cuidada, preços espantosos, nem vontade de sair pra curtir a cidade eu tenho, tamanho o receio que sinto. Já penso em migrar com minha família pra outro estado em breve pois não achei em Natal a beleza e a pegada turística de que tanto ouvia falar. Sem contar que a receptividade e hospitalidade foram zero,no meu caso. Tô triste porque apostei tudo numa vida em Natal e tristemente vejo que não vai ser possível. O potiguar no geral, fica furioso com quem é de fora e diz a verdade; que bom que um nativo está dizendo essas verdades aqui. pra não parecer que só quem é de fora enxerga os grandes problemas que natal vem enfrentando. Desejo que tudo melhore mas não estarei aqui pra ver. Lamento.
Gostei muito do artigo, muito bem escrito, Bruno.
Nunca fomos atrativos, sempre foi assim.
E só faz piorar, devido essa corja de políticos que aministra Natal a décadas.
As mesmas pragas do Egito há muito tempo..
A salvação são as praias de Pipa, genopabu, pirangy,baia formosa, gostoso e etc.. Os turistas vêm.pra essas praias..para as de Natal nunca vinheram!
Andar por Natal é um desprazer, nada aqui é bem cuidado, muito menos a natureza. O patrimônio cultural é de fazer pena, a cidade está complemente descaracterizada pelo infinitos prédios que a transformaram num paliteiro desorganizado e faz mais de 28 anos que não molho nem meus pés em Ponta Negra, e raramente ando por lá, o cheiro e o desprezo pela coisa pública são ofensivos. Liberar a Costeira seria bom mas primeiro os esgotos dos hotéis deveriam também, ser tratados!
Por que não saio daqui? Porque amo a casa que moro, aqui em Neópolis, mas só minha casa, onde plantei e cultivo: Um Ipê Amarelo, um Pau Brasil, uma Caramboleira, um Cuitezeiro, um Jambeiro e duas Pitangueiras.
Natal vem a décadas sendo mau administrada por políticos nefastos, agora o ex-prefeito que foi vice, depois foi prefeito e quer retornar. Isto é um escárnio, fora estes alcaides relapsos e incompetentes. Precisamos de um gestor que saiba administrar a cidade e outro pro estado pois essa senhora de Nova Palmeira-Pb é uma incompetente. O Rn esta entregue as moscas. Esse prefeito que ai está colocado por uma das oligarquias carcomidas esta arrazando a Cidade. Um incompetente.
Excelente ! Dar pra colocar no outdoor pra todos ver como anda nossa bela natal
Acrescente o bairro de mãe luiza que poderia ser um local que atraísse milionários para a construção. Lá, os pais morrem e os filhos ficam brigando por poucos metros de uma casa velha e surrada porque o Município não aceita os terrenos serem conjugados para ser feito um empreendimento maior. Então, esses filhos foram levados a morarem uns em cima dos outros pelo Municipio. Em outro bairro, como o Pq Colinas em Candelária nem calçamento existe na sua maioria, lembrando que é vizinho ao Shopping mais chique da cidade. Está tudo errado!!
Alguém sabe quando acaba a reforma do mercado da redinha? Ponto turístico importante para a cidade que há tempos está fechado.
O problema é que povo continua não sabendo eleger seus governantes e, menos ainda, seus representantes nas casas legislativas. Depois lamenta a falta a de infraestrutura e segurança pública, numa belíssima capital com ampla vocação turística, porém degradada por tudo que foi muito exposto por esta coluna.
Para mim que tive o privilégio de morar aí, basta comparar Natal de 15 anos atrás com a triste realidade de hoje… é triste e lamentável!!!
A culpa começa pela população que não sabe eleger seus gestores. Ao eleger e reeleger uma governadora desqualificada, sem classe, sem postura, sem projetos e sem atitudes, claro que não podemos reclamar. O POVO TEM O GESTOR QUE MERECE!
Acredito que quem elegeu esses políticos foram as urnas eletrônicas e não os votos nelas depositados.
É difícil de entender como povo nas ruas com suas manifestações de apoio e o resultado ser totalmente o oposto.
Parabéns Marcus Aragão que matéria bacana e muito esclarecedora… Uma pena ver a nossa cidade entregue as baratas como está. Torço para que melhore.
Só li verdades! Excelente texto
Nunca vi um artigo tão verdadeiro. Parabéns 👏
A culpa começa pela população que não sabe eleger seus gestores. Ao eleger e reeleger uma governadora desqualificada, sem classe, sem postura, sem projetos e sem atitudes, claro que não podemos reclamar. O POVO TEM O GESTOR QUE MERECE!
verdades que dói quando se ler quando somos nós os natalenses que amamos essa cidade e claro não gostamos de ouvir nossos defeitos e problemas e quem vem de fora achamos antipatico a crítica, agora ouvir e ler de quem é de casa causa um dor no estômago de tantas verdades ditas . Se é pra falar mal ninguém melhor que o próprio natalense né não ? Falou quase tudo o que penso , tantas obras na via costeira que não funcionaram pra nada só criaram armadilhas perigosas curvas assassinas é um sabão na chuva .. hotéis que se viram para oferecer o melhor ao turista , estão dentro de Natal é longe de tudo .. ruim de transporte , segurança e infraestrutura . Mas amigo , vc foi cirúrgico e espero que os entendidos do meio ambiente acordem e deixem essa cidade crescer com organização e planejamento , tratar definitivamente esse esgoto que jorra em nossas praias … ótimo artigo .. parabéns
Parabéns pelo brilhante texto.
Muito lamentável a orla de Natal ! Totalmente descuidada, acesso horrível, banheiros podres, estrutura terrível. Não consigo entender a falta de interesse em cuidar . Amo natal e fico triste ao ver ponta negra dessa forma, via costeira impossível. Sou surfista há 32 anos e só pioram as coisas .
Ainda bem que você Marcus Aragão nos representa muito bem com as suas sábias palavras para expressar o que muitos natalenses pensam, percebem e sentem em relação a nossa querida cidade. Está mais do que na hora de elegermos quem, verdadeiramente, governe Natal resolvendo esses problemas crônicos que os que já assumiram o poder municipal prometeram,não cumpriram e,ainda, querem voltar. #mudaNATAL.
Excelente matéria. Parabéns!
Excelente matéria. Parabéns
Que tristeza! Nunca visitei natal mas tinha esse sonho, agora infelizmente depois de ler isso pensarei duas vezes.
Considero muito oportuna e suma importância essa matéria. Sempre comento nas minhas rodas de amigos sobre esse desprezo que nossos políticos estão dando a nossa cidade, que mesmo com esses problemas, ainda continua tão bela e charmosa. Espero um dia ainda vê-la limpa, organizada, a disposição de nossa população e de quem vem nos visitar.
Excelente artigo e opinião Marcus. Você sempre com opinião crítica construtiva!
Parabéns Marcus . Suas palavras definem muito bem a situação de desprezo que vive a nossa cidade
Parabéns pelos bons textos ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Marcus, vc tem sido um bom natalense… Critica e elogia na medida certa! Parabéns pelo bom texto e que ele consiga um alcance maior que a mídia paga de nosso jornais locais… Abs fraternos
Marcus, é triste o que estamos vendo acontecer com nossa querida Natal, mas com pessoas como você fazendo a voz de nosso povo, acreditamos vencer essa batalha juntos!
Alguém sabe onde o presidente da ABIH fez curso de matemática? Quero passar longe.
90% de chance de ser assaltado. Relinchou.
Falou e Disse!
Excelente 👏