Opinião

ARTIGO: Os Planos de Saúde, o Rol da Morte e as bananas. Por Marcus Aragão.

Estava sentado tranquilamente no Uber, pois tinha deixado meu carro na concessionária para revisão. O motorista era um sujeito aparentemente calmo, uns 60 anos, cabelo pintado de um preto forte. Antes que pudesse colocar o cinto de segurança, começou a praguejar:

— Imoral o preço da gasolina. Quero saber onde vamos parar. — Desabafou.
— Acho que não para, amigo. A crise é mundial. O que se há de fazer?
— Vivemos num país de bananas!! Fiz uma corrida para um americano semana passada e ele falou que nos EUA chamam o Brasil de país de bananas.
— Como assim? — Respondi meio desconfiado e incomodado.
— Ele disse que fazem o que querem com a gente e nunca fazemos nada.

Acusei o golpe. Senti. Disse: — Talvez ele tenha razão… País de bananas.

A corrida termina mas continuo com o “País de bananas” na cabeça. Num primeiro instante, penso em “República de Bananas” — a expressão que passou a fazer referência a países marcados pela monocultura e dotados de instituições governamentais fracas e corruptas, nas quais uma ou várias empresas estrangeiras tem o poder de influir nas decisões nacionais. Até faria certo sentido sermos chamados de República de Bananas, mas o americano se referiu a algo ainda mais relevante: a nossa total apatia, a nossa falta de combatividade para lutar pelos nossos direitos. O americano está certo? Isso você pode decidir.

Confesso que não me lembro do brasileiro lutando por nada. Diretas já? Não vale. Foi um movimento político de cunho popular com a presença constante de artistas e cantores. Eram como comícios grandes. As mobilizações na paulista? Greves? E, aqui em Natal, as mobilizações que apenas atrapalham o fluxo dos carros ao lado do Midway? Também não serve como exemplo de luta.

Movimentos fortes e impactantes como o “Black Lives Matter” nos EUA, ou as manifestações na França pelos direitos trabalhistas, ou os conflitos na Irlanda na década de 70 ou mesmo as lutas pelo fim do apartheid na África do Sul. Exemplos não faltam.

Um dos mais emblemáticos foi na Inglaterra, em 04 de outubro de 1936 — a batalha de Cable Street, onde os facistas comandados por Edward Mosley, uma espécie de “Hitler” inglês, queria fazer uma enorme passeata e passar pelos bairros judeus. A população não aceitou e foi para as ruas. “O pau comeu” — me perdoe o linguajar chulo, meu culto leitor. No cruzamento da Cable Street, a população enfrentou três mil fascistas e mais de seis mil policiais. Os ingleses não queriam o fascismo. Após essa batalha, a Câmara de Lordes, o parlamento inglês, proibiu o fascismo no país. Perceba que o povo não esperou os políticos. Exigiu o que queria.

Aqui no Brasil, uma notícia me deixou doente de raiva. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é Taxativo. Isso significa que, a partir de agora, os planos de saúde não são obrigados a cobrir nada que não esteja neste rol. Talvez o nome mais apropriado fosse Rol da Morte pelas inúmeras vidas que serão perdidas após sua implementação. Isso afeta milhões de pessoas que dependem de terapêuticas e exames específicos para câncer, autismo, serviço de homecare, intervenções variadas para diferentes deficiências, bipap, cirurgia intrauterina, medicamentos para doenças raras, ELA, AME. A lista é grande. Eles tem que pensar nos lucros? Claro. Mas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) levantou, em 2021, que as operadoras de saúde tiveram um lucro líquido acumulado de R$ 15 bilhões nos 3 primeiros trimestres de 2020. Não está de bom tamanho?

Em tempo, a ANS recuou um pouco na última quarta-feira (22), quando ampliou a cobertura dos planos de saúde para usuários com transtornos globais do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entretanto, algumas pessoas acham que esse movimento recente da ANS é para desmobilizar o protesto contra o Rol Taxativo — que está sendo organizado por várias entidades e está marcado para dia 29 no Congresso Nacional.

A verdade é que essa questão está longe de ser resolvida e muita gente já está sofrendo. Pessoas que já lutam pela vida com doenças sérias ficarão sem tratamento — trazendo dor e uma angústia enorme para milhares de famílias. Nosso país não oferece segurança, educação, transporte e saúde. Como se não bastasse, agora vão retirar direitos sobre planos de saúde que são pagos.

Todos seremos afetados com essa decisão, mas quero saber uma coisa: O que você vai fazer a respeito? Mais uma vez você não faz nada? Se vai apenas deixar para lá, tomar sua um cervejinha ouvindo um sambinha, me faça um favor… não esqueça sua banana!!!

— Veras que o filho seu não foge a luta. Pois então, lute!

Não queria ir embora sem mandar um recado para o americano desconhecido: my friend, não somos nem nunca seremos um país de bananas. Somos um país de leões que ainda dormem embaixo de bananeiras.

Marcus Aragão
Instagram @aragao01

Opinião dos leitores

  1. A verdade é que nós brasileiros nos acostumamos com tudo pela hora da “morte”, em todas as áreas de nossas vidas. Pena que, ainda, não aprendemos a reagir a altura de tantas provocações que nos são impostas incessantemente. Até quando?

  2. Seu texto é um murro na nossa cara. Depende de nós a reação, vamos cair e sentir a dor da derrota ou vamos partir para a briga??

    1. Meu plano também sem coparticipação , foi só precisar utilizar o plano e, pasmem … tudo que preciso que sai do comum, ou do que custa mais de “cinquenta reais”, inventaram um formato aprovado por um juiz ou “juiz” que o plano se transforma em comparticipação. Mas como ??? Me perguntam … eles podem fazer o que querem , se os médicos que fazem as perícias para o sistema jurídico trabalha e dirigem os planos de saúde. Porque não bananas me sinto a casca da banana !!!

  3. Parabéns amigo. Nem sempre nascemos perfeitos e não sabemos o que vamos precisar de um plano de saúde. Vamos à luta ….👏

  4. Enquanto o lucro afeta só a vida do pobre, está tudo certo, mas qdo afeta a vida da nossa classe média decadente aí vemos textos como esse. “A crise é mundial, o que podemos fazer qdo a isso?” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk oh Jesus, só tem desse tipo.

    1. O que esse texto tem com a crise? Vc viu o lucro dos planos de saúde?

  5. texto bobo, amigo, abra qualquer livro de história do Brasil e leia sobre TODAS as dezenas de revoltas armadas

    1. Meu plano também sem coparticipação , foi só precisar utilizar o plano e, pasmem … tudo que preciso que sai do comum, ou do que custa mais de “cinquenta reais”, inventaram um formato aprovado por um juiz ou “juiz” que o plano se transforma em comparticipação. Mas como ??? Me perguntam … eles podem fazer o que querem , se os médicos que fazem as perícias para o sistema jurídico trabalha e dirigem os planos de saúde. Porque não bananas me sinto a casca da banana !!!

  6. Excelente texto. Assunto extremamente importante. Decisão muito grave do STJ, que muitos ignoram pois teoricamente não precisam.
    Será que um dia precisarão?
    Será que deveriam precisar para se posicionar sobre? Fica o questionamento.
    É fato que o brasileiro não sabe lutar pelos seus direitos. Fica a esperança que isso um dia mude. Enquanto isso vidas vão sendo perdidas quando são deixadas nas mãos dos nossos “representantes”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio Bolsonaro abre pré-campanha com giro internacional; Roteiro inclui Israel e países do Oriente Médio

Foto: reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, inicia nesta segunda-feira (19) uma viagem internacional por Israel e países do Oriente Médio, com possíveis escalas na Europa.

Ele e o irmão Eduardo Bolsonaro, ex-deputado cassado em dezembro, foram convidados para palestrar na Conferência Anual de Combate ao Antissemitismo, nos dias 26 e 27 de janeiro, em Jerusalém. O evento contará com a presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

Nas redes sociais, Flávio disse estar “profundamente honrado” com o convite e reafirmou seu apoio ao povo judeu e o combate ao antissemitismo.

Após Israel, o senador deve visitar Bahrein e Emirados Árabes Unidos, buscando aproximação com governos aliados ao grupo político da família Bolsonaro. A viagem foi organizada por Eduardo, que vive nos Estados Unidos desde março de 2025.

O retorno ao Brasil está previsto para 15 de fevereiro. O Senado autorizou sua ausência oficial entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro.

No sábado (17), Flávio voltou a defender a união da direita contra o governo Lula. Ele citou Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro, Ratinho Jr., Romeu Zema e Ronaldo Caiado como aliados estratégicos.

“Um palanque único vai acontecer no tempo certo”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Novas imagens revelam detalhes do roubo ao Museu do Louvre, em Paris

Novas imagens do roubo ao Museu do Louvre, em Paris, foram divulgadas neste domingo (18). Os vídeos mostram um homem usando uma máquina para serrar a estrutura de proteção e, em seguida, tentando quebrar o vidro com socos.

As gravações foram exibidas pela emissora francesa TF1 e se espalharam pelas redes sociais. O crime ocorreu em outubro de 2025 e teve repercussão internacional.

Os criminosos estacionaram um caminhão ao lado do museu, usaram uma escada mecânica para acessar o primeiro andar, quebraram uma janela não blindada e arrombaram vitrines da Galeria de Apolo. A ação durou cerca de sete minutos, e a fuga foi feita de moto.

Oito joias históricas da monarquia francesa foram levadas. A coroa da imperatriz Eugênia chegou a ser retirada, mas foi encontrada danificada na rua.

Segundo o ministro do Interior, Laurent Nuñez, os suspeitos agiram com planejamento e experiência. Ao todo, sete pessoas foram presas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em um dia, 369 mil clientes já pediram ao Fundo Garantidor de Créditos reembolso de valores investidos no Banco Master

Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) informou neste domingo (18) que 369 mil dos 800 mil investidores do Banco Master já solicitaram o reembolso de seus valores. Os pagamentos começam nesta segunda-feira (19).

Ao todo, R$ 40,6 bilhões serão repassados aos investidores. O FGC garante até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição, com limite de R$ 1 milhão a cada quatro anos. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site do fundo.

Segundo o FGC, cerca de 150 mil credores já concluíram o processo e devem receber o dinheiro em até dois dias úteis. O sistema registra cerca de 9 mil pedidos por hora, apesar de eventuais lentidões por excesso de acessos.

O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em novembro, após graves irregularidades e problemas de liquidez, em meio a uma investigação sobre fraude estimada em R$ 12 bilhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Países da Europa anunciam reforço da segurança no Ártico após ameaça de Trump; Groenlândia agradece apoio

Foto: Divulgação/Otan

Países europeus anunciaram neste domingo (18) que vão reforçar a segurança no Ártico em apoio à Groenlândia, após ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de anexar a ilha.

Dinamarca, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda divulgaram um comunicado conjunto reafirmando o compromisso com a defesa da Groenlândia, território semiautônomo pertencente à Dinamarca.

“Como membros da Otan, estamos empenhados em fortalecer a segurança do Ártico como um interesse comum”, afirmaram.

Nos últimos dias, França, Alemanha e Reino Unido enviaram pequenos grupos militares à ilha a pedido da Dinamarca. A ação levou Trump a ameaçar impor tarifas comerciais a oito aliados europeus caso os EUA não possam comprar a Groenlândia.

Líderes europeus alertaram para uma “espiral descendente perigosa” e prometeram manter o apoio à soberania dinamarquesa. Embaixadores da União Europeia se reunirão para discutir uma resposta às ameaças americanas.

Autoridades da Groenlândia agradeceram o apoio internacional. “Vivemos tempos extraordinários que exigem coragem”, disse a ministra Naaja Nathanielsen.

No sábado (17), milhares de pessoas protestaram na Dinamarca e na Groenlândia contra o plano de Trump. O maior ato ocorreu em Copenhague.

Trump afirma que a ilha é estratégica para a segurança dos EUA por sua localização e riquezas minerais e não descarta o uso da força, o que preocupa aliados da Otan.

Líderes da Suécia, Finlândia e Noruega criticaram as ameaças. “Não nos deixaremos chantagear”, disse o premiê sueco Ulf Kristersson. Já o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Stoere, afirmou que “ameaças não têm lugar entre aliados”.

Opinião dos leitores

  1. Donald Trump tá perdendo o time da história, combater o terrorismo e o comunismo é uma coisa, invadir e confiscar terra alheia sem uma boa causa é inadmissível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Síndrome da autocervejaria faz pacientes “ficarem bêbados” sem consumir álcool

Bactérias Escherichia coli coloridas no microscópio eletrônico: uma das responsáveis pela síndrome — Foto: Cavallini James/BSIP/picture alliance via DW

Embriagado sem álcool – por muito tempo isso soou como piada, mas é um distúrbio real e grave. A síndrome da autofermentação, também chamada de “síndrome da autocervejaria”, faz com que o próprio intestino produza etanol.

A condição é considerada rara, mas médicos acreditam que muitos casos não são diagnosticados e acabam sendo confundidos com alcoolismo ou outras doenças. Avanços no estudo do microbioma estão ajudando a entender melhor o problema.

Quando o intestino vira uma ‘cervejaria’

Na síndrome da autofermentação, a pessoa apresenta sinais de embriaguez sem ter ingerido álcool. Estudos mais recentes mostram que o problema não é causado apenas por leveduras, mas principalmente por certas bactérias intestinais.

Uma pesquisa publicada na revista Nature Microbiology analisou amostras de fezes de 22 pacientes, seus familiares e um grupo de controle. Os resultados indicaram que os pacientes produziam muito mais álcool no intestino.

Transplante de fezes como fonte de esperança

Ainda não há um tratamento padrão, mas um paciente do estudo apresentou melhora após dois transplantes de microbiota fecal.

O procedimento transfere bactérias saudáveis para o intestino do paciente, ajudando a reequilibrar o microbioma. Novos testes com mais pacientes devem avaliar a eficácia da técnica.

Especialistas afirmam que os resultados são promissores, mas alertam que ainda são necessários estudos maiores e de longo prazo.

Bactérias produtoras de álcool

Bactérias como Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae fermentam carboidratos e geram etanol em excesso. Segundo os pesquisadores, o nível de álcool no sangue pode chegar a ponto de impedir que a pessoa dirija.

A síndrome mostra como o microbioma pode influenciar diretamente a saúde, o comportamento e até situações legais, como testes de bafômetro.

Diagnóstico incorreto e novas abordagens

Muitos pacientes são acusados de beber escondido, o que gera impactos na vida pessoal e profissional. O diagnóstico atual é complexo e exige dieta rica em carboidratos com monitoramento do álcool no sangue.

Os cientistas defendem que, no futuro, o exame de fezes poderá facilitar a identificação da doença.

Com informações de DW

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil registra, em média, um ‘golpe do falso Pix’ por segundo

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos que facilita transferências no Brasil, também se tornou alvo de criminosos. Só entre janeiro e setembro de 2025, foram registradas 28 milhões de fraudes, uma média de um golpe por segundo, segundo dados da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor.

Um dos casos recentes do “golpe do falso Pix” envolve Cinthia Moreira, dona de um salão de beleza no centro de São Paulo. Ela foi vítima de dois golpes consecutivos. No primeiro, uma transferência nunca foi efetivada, e no segundo, uma cliente exibiu comprovante falso de pagamento no celular.

“Dei o valor e a cliente mostrou, ainda mostrou o comprovante. Eu confiante, fui olhar depois no aplicativo… mas nada tinha caído”, conta Cinthia. No salão de Cintia, a regra agora é clara.

“Já na hora, confere. Se vai confiar só no cliente, não funciona”, reforça.

Estima-se que oito em cada dez brasileiros utilizem o Pix para pagamentos e serviços. A facilidade do sistema, porém, atrai golpistas que exploram a confiança das vítimas, muitas vezes exigindo atenção redobrada em transações de alto valor.

Segundo advogados especializados em direito digital, é essencial checar se a transferência foi realmente efetuada antes de liberar produtos ou serviços:

  • Confirme no aplicativo do banco se o dinheiro entrou na conta;
  • Evite confiar apenas em comprovantes enviados pelo celular;
  • Espere a confirmação do crédito antes de concluir a venda ou serviço;

Com informações de SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Não seremos subservientes’, diz Lula em artigo no New York Times ao criticar ação dos EUA na Venezuela

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em artigo publicado neste domingo no The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as ações dos Estados Unidos na Venezuela e a captura do presidente Nicolás Maduro, ocorridos em 3 de janeiro.

Segundo Lula, a ação representa “mais um capítulo lamentável” da erosão do direito internacional e da ordem multilateral.

O presidente afirmou que a América Latina não será “subserviente a projetos hegemônicos” e defendeu uma região próspera, pacífica e plural.

Para ele, embora líderes possam ser responsabilizados por violações, nenhum país tem o direito de impor justiça de forma unilateral.

Lula afirmou que ações desse tipo geram instabilidade, afetam o comércio, aumentam o fluxo de refugiados e enfraquecem o combate ao crime organizado. Também destacou que é a primeira vez que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos EUA.

Sobre a Venezuela, Lula disse que o futuro do país deve estar nas mãos de seu próprio povo e que apenas um processo político inclusivo pode garantir estabilidade e democracia. O presidente afirmou que o Brasil seguirá cooperando para proteger a fronteira e apoiar o retorno seguro de venezuelanos.

Lula ainda defendeu o diálogo com os Estados Unidos e a cooperação regional em áreas como investimentos, comércio, geração de empregos, combate à fome, ao tráfico de drogas e às mudanças climáticas. Para ele, o enfraquecimento das regras internacionais ameaça a paz global.

Opinião dos leitores

  1. Se fosse Bolsonaro ia instigar trump matar todo mundo e se aliaria pra roubar a venezuela esse lambe botas lixo

  2. Cabra macho! Esse sim! Enquanto uns ficam de mimimi por perderem o que nunca tiveram (apreço internacional), nosso presidente mostra o que é ser homem! Parabéns, presidente! 2026 será Lula outra vez!

    1. Grande BOSTA! Até parece que nunca foi vassalo do Biden é de todas nações e grupos comunistas.

  3. Lula, comunista posando de preocupado com direitos.
    Comunismo é repressão, atraso, perseguições e execuções em massa.

  4. Não vemos Lula preocupado com a ditadura na Venezuela.
    Existe uma ditadura comunista e ele vem falar em soberania.
    Ditador não tem soberania.
    A soberania é o povo.
    O comunismo é uma seita.

  5. Erosão foi mandar buscar no Peru em avião da FAB uma condenada pela justiça local e trazer para dar asilo político, interferindo na soberania e na justiça daquele país. Hipócrita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Robalo na brasa com aspargos; Tartine de camarão; e banana na brasa com chocolate

ROBALO NA BRASA COM ASPARGOS

Porção individual
5 Aspargos frescos
200g de filé de robalo extremamente fresco
Alho picado
Azeite
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo
Deixe todos os aspargos com o mesmo tamanho, cortando as extremidades duras.
Tempere com sal, pimenta, alho e azeite e coloque na churrasqueira até dourar, reserve.
Tempere o robalo com sal, pimenta branca e azeite e coloque na churrasqueira em fogo alto(primeiro o lado da pele), sele os 2 lados e deixe em fogo baixo para dar o ponto interno, reserve.

Montagem

Coloque os aspargos no prato, adicione o robalo em cima e delicadamente regue com um pouco de azeite de ervas(tomilho, cebolete e tomilho).

Tempo de preparo: 5min
Tempo de cozimento: 15min

DICA RÁPIDA
TARTINE DE CAMARÃO
1 porção

6 fatias de pão baguete (cortado um pouco mais grosso)
4 tomates concasse(sem peles e sementes e cortado em cubos)
12 camarões sem casca e limpo
6 fatias de queijo brie
Azeite de ervas(tomilho, cebolete e tomilho)

Modo de preparo
Corte o pão baguete em fatias um pouco mais grossa, reserve.
Tempere o tomate contasse com sal, pimenta e azeite, reserve.
Em uma frigideira bem quente, refogue a manteiga, tempere o camarão com sal e pimenta, e sele os 2 lados sem deixar passar o ponto do camarão.

Montagem
Pegue uma fatia de baguete, coloque o tomate concasse e em cima o camarão já refolgado, por último adicione o queijo brie e gratine com maçarico, adicione um pouco de azeite de ervas. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 20min

BANANA NA BRASA COM CHOCOLATE
Porção individual

1 banana
50g de chocolate 70% ou ao leite caso prefira
Sorvete de creme

Modo de preparo
Sem descascar a banana faça um corte, com uma faca, de uma ponta a outra, sem deixar furar o fundo dela.
Adicione o chocolate, dentro do corte, coloque na churrasqueira(pode ser no forno), e deixe a banana por 10 a 15 minutos, até sentir que ela esta macia.

Montagem
Ao tirar a banana do fogo, coloque em um prato, e adicione uma bola de sorvete de creme ao lado e raspas ou pedaços de chocolate sobre o sorvete.

Opinião dos leitores

  1. Os mau-caráter só não dão opinião quando existe roubos, como o mensalão, petrolão, INSS e banco Master…mais é normal…bandido defende bandido

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após férias no Brasil, turista português dispara: “Como há tanto ‘viado’ no Brasil com as mulheres mais lindas do mundo?”

O turista português Fábio Nobre viralizou nas redes sociais ao relatar suas férias no Brasil, elogiando a receptividade, as paisagens e as comidas dos estados pelos quais passou e dizendo ter amado a experiência no país. Ele disse que a “ressaca pós-Brasil é real”.

No entanto, o vídeo também gerou polêmica após ele questionar “como tem tanto ‘viado’ no Brasil com as mulheres mais lindas do mundo?”. A fala polêmica dividiu opiniões.

Opinião dos leitores

  1. Ele sabe que se falasse so das mulheres lindas (se é que gosta mesmo, kkkkkk) não repercutir. Apelou para o que chama de “viados” para aparecer às custas deles. É um coitado!

  2. Uma coisa é certa, ele não mentiu. Agora, cada um escolhe o que quer, temos que respeitar. Mas não errou nenhuma letra.

  3. Tá demais, continuando com esse pique, o Rio Grande do Norte em breve será extinto devido a falta de procriação

    1. Realmente, começando pela direita enrustida do RN, Carluxo é o ícone da turma.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *