O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta quarta-feira (18.out.2023) que, pelo que viu, o ataque ao hospital de Al-Ahli, na Faixa de Gaza, não foi feito por Israel. O local foi bombardeado na terça-feira (17.out), deixando pelo menos 500 mortos –Israel, Hamas e Jihad Islâmica têm se acusado mutuamente pela autoria do ataque.
Biden chegou a Israel na manhã desta quarta-feira (18.out). Em declaração a jornalistas ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ele afirmou estar “profundamente triste e indignado” com o ataque. “Com base no que vi, parece que foi feito pela outra equipe, não por vocês [Israel]. Mas há muita gente por aí que não tem certeza, então temos de superar muitas coisas”, disse.
Os Estados Unidos são o país que mais têm apoiado Israel depois dos ataques do Hamas. A nação já mandou 2 porta-aviões à região: o USS Gerald R. Ford e o USS Dwight D. Einsenhower. O envio das embarcações pode ser interpretado como um sinal para que Irã e o Hezbollah, que apoiam o grupo extremista palestino, fiquem de fora.
Biden afirmou que o Hamas “cometeu atrocidades” que fazem o Estado Islâmico “parecer um tanto racional”. Ele disse: “Temos também de ter em mente que o Hamas não representa todo o povo palestino e só lhe trouxe sofrimento”.
Foi não!
Foi bem a Venezuela. Pelo amor de Deus, nessas guerras só quem perde são os civis inocentes. O que esses terroristas do Hamas fizeram é imperdoável, covardia sem tamanho, vidas de inocentes ceifadas de uma forma brutal, covardeve cruel. Israel tem que dar uma resposta sim, mas poupar o máximo a vida de civis inocentes, crianças, mulheres e idosos. Essa estória que foi os terroristas que atacaram o hospital tá mal contada.
O plano de socorro aos Correios, baseado em um empréstimo de R$ 20 bilhões com garantia da União, é a principal aposta do governo Lula para tentar conter uma das piores crises da história da estatal.
Após anos de alerta ignorados, a empresa enfrenta queda nas receitas, aumento de despesas e passivos bilionários, agravados pela concorrência e por falhas de gestão.
Crise se aprofundou após 2022
Depois de registrar lucros entre 2017 e 2021, impulsionados pelo crescimento do e-commerce na pandemia, os Correios voltaram ao vermelho a partir de 2022.
O cenário piorou com a chamada “taxa das blusinhas”, que reduziu o volume de encomendas internacionais — uma de suas principais fontes de receita.
“A nossa empresa não se adaptou de forma ágil a uma nova realidade”, admitiu o presidente Emmanoel Rondon, destacando a perda de competitividade e de geração de caixa.
Atrasos, fornecedores e perda de clientes
O desequilíbrio financeiro levou ao atraso de pagamentos, provocando a interrupção de serviços e a fuga de clientes corporativos. Gigantes como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza ampliaram suas próprias redes logísticas, reduzindo a dependência dos Correios.
Hoje, a estatal acumula prejuízo mensal de cerca de R$ 700 milhões, podendo chegar a R$ 1 bilhão em 2026 se não houver recuperação.
Empréstimo bilionário para “comprar tempo”
O empréstimo de R$ 20 bilhões funcionará como uma ponte financeira até 2026, cobrindo:
Passivos trabalhistas e judiciais;
Dívidas com fornecedores e bancos;
Custos operacionais emergenciais.
A estatal também deve quitar um empréstimo anterior de R$ 1,8 bilhão que vence em 2026. Segundo técnicos, a ajuda será essencial para evitar paralisações e atraso no pagamento de salários.
Erros de gestão e aumento de despesas
Mesmo em crise, os Correios aumentaram gastos em 2024:
Contrataram 3 mil novos funcionários,
Lançaram um programa de demissão voluntária (PDV),
Concederam reajuste de 4,11% e bônus de 70% sobre férias,
E ainda investiram em veículos elétricos e tecnologia, queimando caixa.
Passivos judiciais e falhas de controle
Outro ponto crítico é o acúmulo de ações trabalhistas e precatórios. Auditorias identificaram “fragilidades e inconsistências” no controle jurídico, o que levou a renegociações emergenciais com bancos e até bloqueio temporário de contas em setembro de 2025.
Para este ano, o pagamento de precatórios deve somar R$ 960 milhões. Em 2026, o valor pode chegar a R$ 1,27 bilhão.
Objetivo: estabilizar e recuperar a confiança
Em nota, os Correios afirmaram que o plano de reestruturação busca: “Reduzir despesas operacionais, aumentar a produtividade e garantir estabilidade estrutural”.
A meta é recuperar a confiança do mercado, diversificar as fontes de receita e voltar ao azul até 2027, caso o plano avance conforme o previsto.
O governo Lula sofreu novo revés na área fiscal. A Medida Provisória 1.303, que alterava regras de tributação sobre investimentos e ativos financeiros, perdeu validade após ser retirada da pauta da Câmara.
A proposta era essencial para arrecadar cerca de R$ 17 bilhões em 2026, parte importante da meta de superávit primário de 0,25% do PIB (R$ 34 bilhões).
Sem a MP, o Planalto viu ruir uma das principais fontes de reforço de caixa e já busca alternativas para cobrir o rombo.
A reação do Planalto: mais impostos, menos cortes
Como de costume, a resposta veio em forma de novas propostas de aumento de tributos. “O cacoete desse governo é aumentar impostos”, critica Marcus Pestana, diretor da Instituição Fiscal Independente (IFI).
Mesmo após a derrota, o governo passou a apresentar a MP 1.303 como uma medida de “justiça tributária”, tentando transformar o impasse em discurso político. Nas redes, Lula afirmou que a decisão da Câmara foi “uma derrota para o povo brasileiro”, e não para o governo.
Haddad adota discurso político
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reforçou a narrativa de que a proposta era “justa” e prometeu compensar a arrecadação perdida sem cortar gastos.
A mudança de tom preocupa o mercado, que via em Haddad uma voz moderada pela responsabilidade fiscal. Agora, ele parece mais empenhado em financiar as promessas de Lula do que em ajustar as contas públicas.
As novas apostas do governo
Entre as medidas estudadas pelo Planalto estão:
Reajuste no IOF, com potencial de arrecadar até R$ 20 bilhões;
Aumento da taxação das casas de apostas (bets), dos atuais 12% para 18%, o que renderia R$ 1,7 bilhão;
Elevação da tributação sobre fintechs, que poderia gerar R$ 1,6 bilhão;
Revisão de benefícios fiscais concedidos a empresas e setores, estimados em R$ 800 bilhões anuais.
A indústria, porém, resiste a cortes lineares e pede análise caso a caso.
Reformas paradas e aumento de gastos
Enquanto tenta ampliar a arrecadação, o governo adiou reformas estruturais como a administrativa e abandonou planos de privatizações.
Desde 2023, mais de 20 medidas de aumento de tributos foram propostas, o que tem alimentado críticas e apelidos como “Taxad”, em referência a Haddad.
Programas sociais continuam sendo priorizados, mas com ajustes tímidos nas despesas. A economia política sobrepõe-se ao compromisso fiscal.
Orçamento otimista e risco de colapso
O Orçamento de 2026 reflete um descompasso entre discurso e realidade. O governo projeta crescimento do PIB de 2,4%, contra 1,8% estimado pelo mercado. Prevê ainda receitas de R$ 2,6 trilhões, enquanto a IFI calcula R$ 2,5 trilhões — diferença que muda tudo: o Planalto fala em superávit, mas os técnicos veem déficit de R$ 45 bilhões.
Economistas alertam para crise fiscal
Especialistas apontam que, sem cortes e reformas, o Brasil pode enfrentar um colapso fiscal antes de 2027. “O governo não se preparou para chegar a 2026 com as contas em ordem”, diz Zeina Latif, economista. Já o ex-ministro Maílson da Nóbrega é direto:
“O colapso da máquina pública pode vir antes de 2027. O Brasil já tem um encontro marcado com uma grande crise.”
O governo Lula encerra 2025 entre promessas de responsabilidade fiscal e medidas populistas que adiam soluções reais.
Com foco em arrecadar mais e gastar igual, o risco é transformar o ajuste em ilusão e a economia em bomba-relógio.
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) já retirou de circulação 554 motocicletas com escapamentos irregulares até outubro de 2025, dentro da Operação Sossego, que combate a poluição sonora causada por motos barulhentas em Natal e na Região Metropolitana.
O número equivale a uma média de cerca de 55 apreensões por mês.
A operação tem como alvo veículos que circulam sem silenciadores, com escapamentos furados, descargas livres ou adulterações que aumentam o ruído.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motocicleta provocando poluição sonora é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vegam apenas quatro itens que os motociclistas não cumprem:
1. IPVA
2. Multas
3. Habilitação
4. Vergonha na cara
Isto posto, se faz necessário que os órgãos competentes comecem a fiscalizar com mais rigor esses malfazejos.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado (18) a ativação do plano de defesa em todo o país, após concluir exercícios militares nos quatro estados que faltavam — Guárico, Cojedes, Barinas e Portuguesa.
A medida ocorre em resposta à operação antinarcóticos dos Estados Unidos, iniciada em agosto, que mantém sete navios de guerra próximos às costas venezuelanas. Caracas vê a ação como uma “ameaça” e tentativa de promover uma “mudança de regime”.
“Completamos todas as zonas de defesa integral do país”, declarou Maduro no Telegram. As manobras envolveram milhares de agentes, além de forças civis e policiais, e foram realizadas principalmente durante a madrugada.
A tensão entre os países aumentou após o presidente Donald Trump confirmar ter autorizado operações secretas da CIA na Venezuela e considerar ataques terrestres contra cartéis de drogas. Desde o início da operação americana, seis embarcações foram atacadas, deixando ao menos 27 mortos, segundo relatos locais.
Um acidente envolvendo dois automóveis e um patinete elétrico foi registrado no início da tarde deste sábado (18). Pessoas que passavam pelo local prestavam os primeiros socorros à mulher que caiu no asfalto após em razão do acidente.
No momento em que as imagens enviadas ao BLOGDOBG forma feitas, a mulher que conduzia o patinete aguarda no chão a mobilização do SAMU para atendimento. Na imagem é possível notar sangue uma das mãos da mulher vítima do acidente. Não há informações sobre como o acidente aconteceu ou sobre o estado de saúde dos ocupantes dos carros envolvidos no acidente.
Após ficar fechado para pousos e decolagens por mais de 1h, o Aeroporto Internacional de Natal retomou suas operações na tarde deste sábado (18). O motivo, segundo Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o local, foi uma suspeita de bomba em um voo que seguia para Recife e precisou retornar à capital Potiguar.
Por conta dessa ameaça, o aeroporto precisou acionar os protocolos de segurança. Logo em seguida, voos programados para chegada e saída de Natal sofreram atrasos e outros com destino à capital terem sido desviados para outros aeroportos. Após mais de uma hora de investigação, a suspeita de bomba não se confirmou e o aeroporto voltou a operar normalmente.
O Aeroporto Internacional de Natal, no Rio Grande do Norte, precisou ser fechado no final da manhã deste sábado (18), após um passageiro fazer uma ameaça de bomba durante um voo da Azul que havia decolado da capital potiguar com destino a Recife.
O caso envolveu um ATR 72-600 da Azul Linhas Aéreas, de matrícula PR-YXT, que operava o voo AD4038, de Natal para Recife, mas que, logo após a decolagem, precisou solicitar retorno à capital do RN devido a uma ameaça de bomba feita por um dos passageiros.
Após o pouso, a aeronave ficou parada na pista e foi abordada pela Polícia Federal e, como consequência direta, ao menos sete voos que pousariam em Natal precisaram ser desviados para outros aeroportos, sendo João Pessoa e Recife as principais alternativas. As decolagens também foram suspensas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, neste sábado (18/10), a criação de uma “doutrina latino-americana” nas universidades para que “nenhum presidente ouse falar grosso com o Brasil”.
A fala acontece no momento em que as negociações entre os governos brasileiro e norte-americano para flexibilizar o tarifaço imposto por Donald Trump começam a avançar.
“A gente quer formar uma doutrina latino-americana, com professor latino-americano, para que a gente possa sonhar que esse continente um dia vai ser independente. Que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil, porque a gente não vai aceitar. Não é uma questão de coragem, é uma questão de dignidade, de caráter”, disse o presidente petista.
A declaração foi dada durante um encontro com alunos da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), programa que oferece apoio financeiro a cursinhos pré-vestibulares e seus estudantes.
O adestrador fala os jumentos escuta.
Kkkkkkkkkk.
A reunião lá nos Estados Unidos, não avançou p… nenhuma.
O Molusco tá soltando fogo pelas ventas.
Kkkkkkķkkkkkk.
Chupa essa manga aí LulaLadrão.
Kkkkkk
Tô achando que vem mais pancadas pra cima de nós brasileiros já que está claro que vc não quer ceder.
Pior pra nós.
Estamos Fhu fhu.
Mas continuem fazendo o L bando de burricos de cabrestos.
Lasquem nós e se lasquem também.
Maduro também estava falando grosso e de peito estufado… Agora está escondido em baixo da cama, todo mijado e cagado. Vamos pra frente para ver até onde esse marginal de 9 dedos vai com essa valentia. Soube de um tal ministro “perdeu mané”, que arregou só pq hoje não pode mais ir na Disney…
O presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes anunciou por meio das redes sociais a filiação do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes ao partido. Ciro solicitou na sexta-feira (17) sua desfiliação do PDT, legenda a qual era filiado desde 2015.
O líder estadual da sigla ainda afirmou que, em breve, o ex-ministro anunciará sua intenção de disputar o governo do Ceará nas próximas eleições. Ciro governou o estado anteriormente, entre 1991 e 1994, pelo PSDB.
“O PSDB está em festa porque eu estou aqui anunciando oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, do ex-governador do estado do Ceará, do ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB”, afirmou Ozires em vídeo publicado em seu Instagram. Segundo o prefeito, Ciro será recebido no partido em um evento na próxima quarta-feira (22).
Na gravação, Ozires diz que o ex-senador Tasso Jereissati foi o “principal responsável” por convencer Ciro a escolher o PSDB. Segundo informações da CNN Brasil, Ciro estaria avaliando convites feitos por legendas como PSDB, PP e União Brasil.
O Aeroporto de Natal está fechado neste momento. Todos os voos que chegariam à capital potiguar foram desviados. A confusão começou após relatos de uma ameaça de bomba em uma aeronave que estava no solo. As informações são de Gustavo Negreiros.
Um voo vindo de Brasília, que tinha como destino Natal, precisou pousar em Recife. Passageiros que estavam em aeronaves na pista relatam apreensão e movimentação intensa de equipes de segurança.
A situação é preocupante e o protocolo de emergência foi acionado. A Polícia já foi acionada no local para investigar o caso. Até que o risco seja descartado, o aeroporto permanece interditado.
Foi não!
Foi bem a Venezuela. Pelo amor de Deus, nessas guerras só quem perde são os civis inocentes. O que esses terroristas do Hamas fizeram é imperdoável, covardia sem tamanho, vidas de inocentes ceifadas de uma forma brutal, covardeve cruel. Israel tem que dar uma resposta sim, mas poupar o máximo a vida de civis inocentes, crianças, mulheres e idosos. Essa estória que foi os terroristas que atacaram o hospital tá mal contada.