Meio Dia RN

ÁUDIO MEIO-DIA RN: programa desta sexta em PAPO DE CANTINA com a banda Perfume de Gardênia

Confira programa desta sexta-feira(03). O Meio-Dia RN, com este blogueiro, em PAPO DE CANTINA com a banda Perfume de Gardênia. Clique abaixo e ouça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião; Supremo rejeitou recurso do Conselho Federal de Medicina que buscava reverter decisão

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para reafirmar o direito de negar transfusões de sangue por motivos religiosos, rejeitando recurso do CFM (Conselho Federal de Medicina), que buscava reverter a decisão favorável ao grupo Testemunhas de Jeová.

O julgamento dos embargos ocorre no plenário virtual, em sessão prevista para durar até as 23h59 desta segunda-feira (18). Votaram por negar o recurso o relator, ministro Gilmar Mendes, e os ministros Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, André Mendonça e Dias Toffoli.

A maioria será confirmada caso não haja pedido de vista (mais tempo de análise) ou destaque (remessa ao plenário físico). A decisão tem repercussão geral, devendo ser observada por todos os tribunais do país.

Em setembro de 2024, o plenário do Supremo decidiu por unanimidade que os cidadãos têm o direito de recusar a realização de procedimentos médicos por motivos religiosos. Esse é o caso, por exemplo, das testemunhas de Jeová, cuja fé não permite as transfusões de sangue.

“A recusa a tratamento de saúde por razões religiosas é condicionada à decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente, inclusive quando veiculada por meio de diretivas antecipadas de vontade”, diz a tese estabelecida na ocasião.

A tese vencedora também estabeleceu a possibilidade da realização de procedimento alternativo, sem a transfusão de sangue, “caso haja viabilidade técnico-científica de sucesso, anuência da equipe médica com a sua realização e decisão inequívoca, livre, informada e esclarecida do paciente”.

O CFM recorreu da decisão alegando haver omissões na medida, pois o Supremo não teria esclarecido o que fazer em cenários nos quais o consentimento esclarecido do paciente não seria possível, ou em casos com risco de morte iminente.

Dois casos concretos serviram de base para a decisão. Um dizia respeito a uma mulher de Maceió que se recusou a fazer uma transfusão para a realização de uma cirurgia cardíaca.

O outro tratava de uma paciente do Amazonas que exigia o custeio pela União de uma cirurgia de artroplastia total em outro estado, em que poderia ser feita sem a transfusão de sangue. o

No voto seguido pela maioria, em que rejeitou o recurso do CFM, o relator Gilmar Mendes escreveu que, ao contrário do argumentado, os pontos de omissão foram levantados e esclarecidos no julgamento.

“Em situações nas quais a vida do paciente esteja em risco, o profissional de saúde deve atuar com zelo, adotando todas as técnicas e procedimentos disponíveis e compatíveis com a crença professada pelo paciente”, reiterou o ministro.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homens casados são mais propensos a trair quando estão estressados ou ansiosos, aponta estudo

Foto: Freepik

Homens em altos níveis de estresse, nervosismo ou ansiedade, são mais propensos do que as mulheres a ter um caso extraconjugal. É o que dizem pesquisadores da Universidade de Indiana, em Bloomington, após estudo realizado com mais de 1.000 adultos que estavam em relacionamentos heterossexuais comprometidos durante o primeiro ano da pandemia de Covid. Os participantes foram questionados se haviam se envolvido em alguma ação que seu parceiro consideraria infidelidade.

Pode ser um novo emprego, mudança para outra casa, ter filhos, qualquer coisa relacionada ao casal ou não que garanta uma mudança de comportamento masculino, segundo os pesquisadores.

No geral, 19% das pessoas disseram que se envolveram em alguma forma de infidelidade durante a pandemia, seja online ou pessoalmente. A análise revelou que os homens eram mais propensos do que as mulheres a dizer que seu desejo de infidelidade aumentou durante a pandemia.

Os resultados, publicados na revista Plos One, também mostraram que os pais eram mais propensos a ter casos extraconjugais do que os casais que não tinham filhos. Entretanto, neste grupo, tanto as mães quanto os pais tinham a mesma probabilidade de trair.

‘Essas descobertas sugerem que os pais, e os homens em particular, podem ser especialmente suscetíveis a fatores de risco relacionados à infidelidade durante eventos de vida altamente estressantes. O apoio direcionado a esses indivíduos e seus relacionamentos pode ser especialmente importante ao enfrentar períodos de tensão coletiva ou pessoal”, disseram os pesquisadores.

Análises mais aprofundadas revelaram que os participantes mais velhos relataram uma maior inclinação à traição do que os participantes mais jovens. Isso pode sugerir que relacionamentos de longo prazo ou estresse acumulado na vida podem afetar a satisfação no relacionamento, disse a equipe.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

  1. Há controvérsias! No casamento, esses índices são rigorosamente divididos de “ponta a ponta”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil entrou gratuitamente em conflito com EUA por Brics após Lula moeda alternativa ao dólar, diz economista

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por uma moeda alternativa ao dólar em negociações do Brics teve um “peso importante” no tarifaço imposto pelos EUA aos produtos brasileiros. A avaliação é do  economista-chefe da ARX Investimentos, Gabriel Leal de Barros, em entrevista concedida ao Poder 360.

Segundo Gabriel “essa afirmação de que as negociações não precisariam passar pelo dólar necessariamente, que o Brics poderia ser inclusive um vetor para desintermediar o dólar, é uma coisa que é buscada por países que estão em guerra, países sancionados“.

O economista complementou sua análise afirmando que “até então o Brasil não estava nessa lista de países com sanções e com tarifas. É o caso da Rússia, por exemplo, da China, do Irã. Países que de fato enfrentam restrições e aí buscam outros caminhos para efetuar suas transações comerciais fugindo do dólar. Mas o Brasil, apesar de não ter nenhuma guerra, não ter nenhum conflito geopolítico, entrou gratuitamente nesse conflito”.

“Lula escalou durante encontro do Brics, no Rio, em agosto, quando sinalizou que não desistirá de buscar fazer negócios em outras moedas que não o dólar“, disse Gabriel Barros.

O presidente veio ao longo do evento dos Brics, digamos assim, instigando alguma reação da economia norte-americana, dos Estados Unidos, do governo norte-americano. Ele chegou por diversas vezes, em diversos dias consecutivos, parece que provocar uma reação proposital do Trump”, finalizou.

Chances de nova retaliação

Segundo o economista, há chances de o Brasil sofrer nova retaliação por seguir comprando itens da Rússia, com tarifas iguais ou acima de 100% –desta vez, sem exceções.

Esse risco vem crescendo ao longo das últimas semanas. Se isso acontecer, o Brasil pode ter bastante dificuldade para se reequilibrar do ponto de vista de atividade econômica”, afirmou.

A Rússia se tornou a maior vendedora de diesel ao Brasil sob a Presidência de Lula. Há negócios envolvendo petróleo e derivados, como fertilizantes. Esses produtos integram a lista dos itens que se livraram do tarifaço.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Bora brigar com o nosso maior investidor externo, quatro vezes mais do que o segundo no ranking. O que pode dar errrado.

  2. A cada dia que passa, mais admiração eu tenho pelo Galeguinho do olhos azuis, com ele, o coco é seco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do Conselho Estadual de Saúde morre 4 dias após sofrer AVC durante sessão na ALRN

Imagem: reprodução

Morreu neste domingo (17) Francisco Canindé dos Santos, presidente do Conselho de Saúde do Rio Grande do Norte, quatro dias após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto participava de uma audiência da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. Canindé estava internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Enquanto discursava em audiência que era transmitida ao vivo, Canindé apresentou dificuldade para falar, boca torta, dormência em um dos lados do corpo, tontura e perda de equilíbrio. Durante a audiência, o secretário de Saúde do estado, Alexandre Motta, médico infectologista, prestou os primeiros socorros ao lado de outros representantes da Sesap. Ele recebeu atendimento inicial no Núcleo de Saúde da Assembleia antes de ser levado ao hospital. Ainda não há informações sobre onde será velório e o horário do enterro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CAOS: Após obras de modernização no valor de R$ 470 milhões, aeroporto de Belém registra alagamento a menos de 90 dias da COP30

Os R$ 470 milhões em obras para modernização do Aeroporto Internacional de Belém não foram suficientes para evitar alagamentos no saguão de embarque na noite de sexta-feira (15), apenas 88 dias antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro.

O alagamento forçou viajantes a erguer malas e levantar os pés para evitar contato com a enxurrada. A promessa é de que a obra de modernização deverá ser concluída em agosto.

O Ministério de Portos e Aeroportos informou que as obras incluem novo pátio para aeronaves, restauração de pista e taxiways, sinalização horizontal, sistema PAPI e modernização do balizamento noturno.

A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), responsável pelo terminal, ainda não se pronunciou sobre o alagamento.

Com informações do Canal do Paulo Mathias

Opinião dos leitores

  1. Essa tal COP30 será a maior vergonha q o Brasil poderá passar perante o mundo. É corrupção pra todo lado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nordeste lidera ranking de pontos de exploração sexual infantil, aponta levantamento

Foto: Adobe/imagem ilustrativa

Dados atualizados do Projeto Mapear mostram que o número de pontos de exploração sexual infantil no país teve um aumento de 83% no biênio 2023-2024, com 17.687 locais, ante 9.653 no biênio 2021-2022. O Nordeste segue no topo do ranking nacional, com 6.532 pontos, seguido pela região Sudeste, com 5.041.

Realizado em parceria entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a fundação Childhood Brasil, o Mapear identifica locais vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais do país.

Para Bruna Bacelar, coordenadora-geral de Direitos Humanos da PRF, o aumento de pontos mapeados tem um lado positivo. “Quanto maior o número, significa que a PRF passou por ali. A expectativa é que esse número aumente a cada biênio”, afirma.

Os pontos são cadastrados pelos agentes da PRF por meio de um aplicativo com questões objetivas que caracterizam o local. A partir das respostas, o sistema classifica o lugar como crítico, de alto risco, médio risco ou baixo risco.

A classificação avalia características do estabelecimento como iluminação, fluxo de pessoas, se há venda de bebidas alcoólicas e outros itens. Entre os principais locais identificados estão postos de combustíveis (1.792), pontos de alimentação (1.344) e bares (1.230).

Total de pontos de exploração sexual (2023-2024)

  • Brasil: 17.687
  • Nordeste: 6.532
  • Sudeste: 5.041
  • Sul: 2.474
  • Centro-Oeste: 2.210
  • Norte: 1.430

Apesar do aumento de lugares mapeados (no levantamento anterior foram 3.107), o Nordeste viu cair o percentual de locais classificados como críticos ou de alto risco, justamente os que mais requerem a atenção da PRF, como explica Eva Cristina Dengler, superintendente de programas e relações empresariais da Childhood Brasil.

O número de locais críticos da região no levantamento anterior (176) representava 5,7% do total; agora, os 249 locais constituem 3,8%, abaixo da média nacional, de 4,6% —o Sudeste é o campeão em número absoluto, com 258 pontos críticos (5,1%).

Entre os lugares de alto risco, o Nordeste tem agora 759 pontos, ou 11,6% —no relatório anterior, eram 517 pontos, que representavam 16,6%. Novamente, a região Sudeste, com 765 locais notificados (15,2%), está numericamente à frente.

“Os pontos identificados como críticos e de alto risco passam a ser alvo de ações integradas de fiscalização, educação e, quando necessário, repressão. Nosso objetivo também é chegar a esses locais antes que os crimes aconteçam”, destaca Eva.

Segundo ela, o Projeto Mapear não apenas identifica os pontos vulneráveis, como compartilha os dados com as redes municipais, permitindo o planejamento de ações preventivas.

Para Eva, o aumento no número de pontos no Nordeste pode ser explicado pela extensa malha viária federal e litorânea que corta a região.

Além disso, muitas dessas estradas atravessam zonas turísticas e regiões economicamente estratégicas, observa João Mário de França, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (Caen/UFC).

Ele destaca que a movimentação nesses trechos contribui para o surgimento de pequenos bares, pousadas e outros estabelecimentos que, em contextos de pouca fiscalização, se tornam ambientes vulneráveis. “Mesmo quando não há fatores de risco evidentes, esses pontos precisam ser monitorados.”

Ao contrário dos outros estados do Nordeste, Ceará (15%), Paraíba (8%) e Maranhão (6%) despontam com médias de pontos críticos acima da nacional. Nestes estados, o perfil das vítimas se repete: meninas, menores de idade e em vulnerabilidade social, com baixa escolaridade, vindas de periferias e áreas rurais em busca de condições melhores de vida.

Para a psicóloga Andréa Cordeiro, especializada nos direitos das crianças e adolescentes, um caminho para a melhora dos índices passa por ações em escolas municipais e estaduais. “Muitas escolas do Nordeste ainda não desenvolveram protocolos claros para identificar e reportar abusos e violência sexual”, diz.

Há também campanhas para conscientizar a população, como o Maio Laranja. A psicóloga relata que é comum que, no mês de campanha, o volume de denúncias aumente, mas apenas uma pequena parcela dos municípios continua a realizar ações de prevenção ao longo do ano.

  • Disque 191: responsável por fiscalizar as rodovias federais e receber denúncias de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes nas BRs. Ligação gratuita para todo o país
  • Disque 100: Número da Secretaria de Direitos Humanos que recebe denúncias e encaminha para os órgãos competentes de cada município. Ligação gratuita e anônima
  • Aplicativo Direitos Humanos BR: Plataforma digital do Disque 100 para receber denúncias e pedidos de informações sobre direitos humanos e família. Gratuito e disponível para Android e IOS

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. O índice da região norte tá furado ou a ilha do Marajó não tá localizada na região Norte?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maioria das apostas no Brasil é de até R$ 20 por apostadores de 25 a 49 anos

Foto: Getty Images

Quase metade das apostas esportivas (47%) são de até R$ 20, enquanto transações entre R$ 100 e R$ 1.000 equivalem a 11% do volume e concentram mais de 42% do valor movimentado.

Já as operações em bets acima de R$ 1.000 respondem por somente 0,5% do total, representando quase 19% do montante aplicado

O levantamento inédito é da fintech Paag, com base nas transações processadas pela empresa no segundo trimestre de 2025, uma fatia de 30% do mercado.

Segundo o estudo, São Paulo segue como o maior mercado do país, com 23,5% do volume e 23% do valor transacionado.

Bahia e Sergipe apresentam a maior taxa per capita de transações, com mais de 19 mil apostas por 100 mil habitantes.

Em relação à faixa etária, apostadores entre 25 e 34 anos (30%) e 35 a 49 anos (39%) concentram 69% do volume total de apostas e 70% da quantia movimentada. Já o público entre 65 e 79 anos representa apenas 0,7% das operações.

Lauro Jardim – O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Zelenski admite que pode ceder território para a Rússia pela primeira vez

Foto: Andrew Kravchenko/Bloomberg

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou neste domingo (17) que as negociações com a Rússia para o fim da guerra podem ter como base a linha de frente atual do conflito, a primeira vez que o líder ucraniano admite colocar na mesa parte de seu território.

“Precisamos de negociações reais, o que significa que podemos começar por onde está a linha de frente agora”, disse ele, após encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas.

O líder ucraniano viajou à sede da União Europeia na tentativa de mobilizar apoio de aliados europeus, todos apartados da cúpula entre Donald Trump e Vladimir Putin na sexta-feira (15). Zeleski, Von der Leyen e outros líderes do continente viajam a Washington nesta segunda-feira (18) para se reunir com o americano.

A cúpula entre Putin e Trump terminou sem um improvável cessar-fogo, que havia sido colocado como condição por Trump para que Moscou não sofresse “consequências severas”. O republicano, no entanto, saiu do encontro emulando os termos do Kremlin para o fim do conflito, defendendo um acordo de paz permanente em vez de um cessar-fogo, algo que favorece a posição russa.

Trump também fala agora em troca de território para finalizar um pacto, termo que agrada ao Kremlin. Putin tem pouco mais de 400 km² sob seu controle em Sumi e Kharkiv, áreas que não fazem parte das quatro regiões que anexou ilegalmente e que reivindica —são elas Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson, além da Crimeia ocupada desde 2014 que já vê como sua e pouco é considerada em discussões sérias sobre o fim do conflito.

Cerca de 6.600 km² de Donetsk ainda estão sob controle ucraniano, embora tropas russas tenham ganhado terreno recentemente próximo a cidades relevantes no local, ameaçando as defesas de Kiev. A troca, portanto, pode se referir à entrega da totalidade de Donetsk aos russos pelo retorno da pequena área de Sumi e Kharkiv. Lugansk já está toda sob controle de Moscou, que pode aceitar recortar Zaporíjia e Kherson e congelar o território no desenho atual da linha de frente.

Neste domingo, apesar do recuo em sua posição até aqui intransigente quanto a ceder territórios, Zelenski reiterou que busca uma pausa no conflito antes de negociar um acordo permanente.

Os péssimos sinais vindos do encontro Putin-Trump para Kiev, apartado na prática da discussão sobre o fim da guerra, é também deplorado por europeus, temerosos das aspirações de Putin para o resto do continente. A reação à cúpula, porém, foi cautelosa e em tom propositivo, com os principais líderes buscando caminhos que contemplassem a nova realidade.

Von der Leyen, por exemplo, já havia se pronunciado antes de receber o ucraniano, afirmando que “garantias de segurança sólidas que protejam os interesses vitais de segurança da Ucrânia e da Europa são essenciais” e, por isso, que está trabalhando em “estreita colaboração com Zelenski e os EUA”.

Neste domingo em Bruxelas, a presidente da Comissão Europeia afirmou que a Europa continuará “a apoiar o caminho da Ucrânia em relação à adesão à União Europeia”, adicionando que não poderia haver limitações às Forças Armadas de Kiev em eventual acordo de paz. Não falou em adesão à Otan, a aliança militar ocidental.

Um dos pontos em discussão seria implementar garantias de segurança à Ucrânia, semelhante ao que prevê o artigo 5 da carta fundadora da aliança, mas sem incluir Kiev no grupo, algo que é inadmissível para Putin.

A ideia da garantia alternativa foi ventilada pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no sábado (16). Neste domingo, o enviado especial americano, Steve Witkoff, afirmou em entrevista à rede americana CNN que Putin concordou com a ideia do oferecimento de garantias de segurança dos EUA e da Europa nos moldes do artigo 5 da Otan a Kiev, sem a admissão dos ucranianos ao grupo.

O presidente ucraniano se reunirá com Trump nesta segunda (18), em Washington. A reunião foi agendada depois que o americano fez uma ligação com Zelenski para reportar sobre a cúpula com Putin. Na esteira do anúncio da reunião, outros líderes europeus também confirmaram presença na capital americana.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. A única via possível para uma provável paz e fim do conflito é através do presidente Donald Trump, o Galeguinho dos olhos azuis é o único que de fato quer uma paz duradoura, o resto é só blá-blá-blá e lero lero.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Golpes digitais superam roubos como o delito mais comum no Brasil

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Os golpes digitais superam os roubos como o delito mais comum no Brasil. Nos últimos 12 meses, mais de 30 milhões de brasileiros foram vítimas de crimes cibernéticos. Além disso, 46,4 milhões relataram ter recebido chamadas de falsas centrais bancárias, o que representa mais de 5,4 mil vítimas por hora, segundo pesquisa do Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A advogada Regina Melo foi vítima duas vezes seguidas. “Vários clientes chamando, eu fiquei nervosa, desequilibrada, não sabia o que fazer. Parecia que eles estavam atuando. Quando eu estava atendendo, outro cliente ligou e disse: cuidado, está rolando um golpe”, contou.

Os criminosos tiveram acesso a dados dos processos em que Regina atuava e entraram em contato com clientes. “Isso me deixou sem chão, nunca tinha passado por isso. Fui à delegacia e não conseguia nem explicar direito. E ainda ouvi que eu era responsável pelo meu sistema”, relatou.

Segundo especialistas, a combinação de impunidade, retorno financeiro elevado e a migração do crime físico para o mundo virtual impulsiona o crescimento dos golpes digitais. “Para o criminoso é mais seguro e o retorno é maior. Além disso, a criatividade do brasileiro colabora”, disse Emilio Simoni, especialista em segurança digital.

Falsas centrais

A pesquisa também aponta que os prejuízos chegam a R$ 24,2 bilhões por ano. As chamadas falsas centrais especializadas em aplicar golpes estão espalhadas por todo o país e operam como verdadeiros escritórios do crime, cada vez mais especializados.

As técnicas variam conforme o público. “Quando se trata de falsas centrais, o alvo costuma ser pessoas de meia-idade para cima. Já entre os mais jovens, o golpe mais comum envolve falsas vendas e falsos investimentos, algo mais rápido”, destacou o especialista.

A gerente de cozinha Krislley Santos só conseguiu reverter a situação com a ajuda do marido. “Eu mandei o link pra ele e ele falou: é golpe. Entrei em contato com o banco e tentei estornar, e deu certo.”

A orientação é clara: nunca fornecer dados pessoais por telefone, não acessar links de origem duvidosa e sempre confirmar com o banco a origem de ligações suspeitas. A melhor defesa continua sendo a informação e a prevenção.

SBT News

Opinião dos leitores

  1. Perfeito, é só identificar os meliantes, prendê-los e punir com rigor. Não precisa censurar as redes sociais por isso, basta punir rigorosamente os infratores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de caldo de carne, salada com frango defumado e bolinho de feijão verde recheado com coalho

CALDO DE CARNE
Ingredientes:
1k de músculo cortado em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de açafrão da terra
1 colher de chá de chimichurri
1 colher de sopa de colorau
1 cebola picada
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de óleo
Cheiro verde a gosto
1L de água
2 colheres de sopa de nata fresca
300ml de leite de gado
2 batatas cozidas
1 cenoura cozida

Modo de preparo:
Tempere a carne com o alho e a cebola e reserve.
Coloque o óleo na panela de pressão bem quente.
Em seguida coloque a carne para refogar.
Acrescente o chimichurri, o sal, a pimenta do reino, o colorau e refogue bem.
Quando a carne estiver dourada coloque a água fervendo, misture bem.
Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 10 minutos após pegar pressão.
Desligue o fogo, tire a pressão.
Bata o leite com as batatas e a cenoura no liquidificador e coloque na panela de pressão, misture bem até incorporar tudo.
Desligue o fogo, acrescente a natal e misture.
Acrescente o cheiro verde e sirva em seguida com cuscuz, pão assado ou só o caldo.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 25 min

SALADA COM FRANGO DEFUMADO

Ingredientes:
300g de frango defumado desfiado
1 maçã verde em cubos
200ml de creme de leite
100ml de maionese
300g de acelga em tiras
100g de repolho branco em tiras
100g de repolho roxo em tiras
150g de presunto em cubos
150g de queijo mussarela em cubos
½ xícara de uva passas
3 colheres de sopa de cebolinha picada
2 colheres de salsinha picada
Suco de 1 limão
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Descasque a maçã, corte em cubos, coloque num recipiente com água e o suco do limão. Reserve.
Em uma tigela coloque o frango, a acelga, os repolhos, o presunto, o queijo, as passas e misture bem.
Escorra a água da maçã e coloque na tigela, misture.
Acrescente o creme de leite, a maionese, o azeite, sal e pimenta do reino e misture bem.
Prove para corrigir o sal, se necessário.
Acrescente a salsinha e cebolinha, misture e leve à geladeira por 20 minutos.
Sirva gelada.

Tempo de preparo: 15 min

DICA RÁPIDA

BOLINHO DE FEIJÃO VERDE RECHEADO COM COALHO

Ingredientes:

1/2L de creme feijão verde/maduro(nata, requeijão, creme de leite, cebola, alho, queijo coalho e cheiro verde)
250g de farinha de mandioca
¼ maço de cheiro verde picado
2 colheres de sopa de manteiga
100ml de creme de leite
150g de queijo coalho em cubos
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Em uma panela quente coloque a manteiga, a cebola e refogue até ficar transparente.
Acrescente o creme de feijão e misture bem até incorporar tudo.
Coloque o cheiro verde e misture bem.
Macere o feijão verde com um macerador ou no processador.
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos até dar a liga desejada, até desgrudar da panela e ficar bem homogênea.
Reserve e deixe esfriar.
Faça uma bolinha da massa e abra na mão para poder modelar, acrescente o pedaço de queijo coalho e faça os bolinhos.
Esquente o óleo.
Passe os bolinhos na farinha de mandioca e frite.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *