Diversos

Aumenta a oferta de emprego na indústria brasileira, diz CNI

O emprego na indústria brasileira cresceu 0,3% em novembro na comparação com outubro do ano passado, na série livre de influências sazonais, no segundo mês consecutivo de melhora no emprego. A taxa é a maior registrada desde novembro de 2014, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais divulgada hoje (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“É uma taxa de crescimento mensal que, embora ainda baixa, é a maior desde fevereiro de 2014, quando registrou 0,7%. Já a utilização da capacidade instalada subiu para 78,3%”, diz o documento.

Segundo os indicadores, o crescimento de 0,6% no número de horas trabalhadas, também na série dessazonalizada, reverte a queda registrada no mês anterior, e o aumento de 78,3% da capacidade instalada representa o maior nível desde desde fevereiro de 2016.

Apesar da confirmação da recuperação industrial do país, os demais indicadores de novembro, em comparação a outubro, continuam negativos. O faturamento caiu 0,6%, a massa real de salários recuou 0,8% e o rendimento médio do trabalhador diminuiu 0,5% na comparação com o mês anterior.

Para o economista da CNI, Marcelo Azevedo, “os resultados positivos estão ficando mais frequentes, o que indica que a atividade industrial está se recuperando lentamente”. Segundo o economista, ao longo dos últimos meses, os índices estão alternando resultados positivos e negativos e, com isso, não mostram uma trajetória sustentada de crescimento.

“Assim, faltando apenas um mês para que todos os resultados de 2017 estejam disponíveis, o acumulado de 2017, comparado a igual período de 2016, mostra queda de emprego, horas trabalhadas, massa salarial real e faturamento real”, disse Azevedo.

De acordo com os dados, o rendimento médio real do trabalhador, beneficiado pela inflação em queda, aponta crescimento, e que a utilização da capacidade instalada industrial média em 2017, até novembro, supera em 0,3 ponto percentual a média do mesmo período de 2016.

Azevedo destacou que, no acumulado de janeiro a novembro de 2017, em relação ao mesmo período de 2016, a maioria dos indicadores apresenta quedas. “Nesta base de comparação, o faturamento diminuiu 0,7%, as horas trabalhadas na produção caíram 2,3%, o emprego recuou 2,9% e a massa real de salários encolheu 2%, mas o rendimento médio do trabalhador aumentou 1%, favorecido pela queda da inflação e a utilização média da capacidade instalada aumentou 0,3 ponto percentual.

Dados ao longo do ano

Os dados da CNI indicam que o faturamento real da indústria vem oscilando ao longo do ano, embora mantendo a tendência de alta. O faturamento real caiu 0,6% em novembro, após dois meses consecutivos de crescimento.

Apesar da queda frente a outubro, o faturamento de novembro de 2017, no entanto, é 5,3% maior que o registrado em novembro de 2016. Já o faturamento industrial acumulado até novembro do ano passado é 0,7% inferior ao observado em igual período de 2016.

Por outro lado, o emprego industrial aumentou 0,3% entre outubro e novembro, descontados os efeitos sazonais, registrando o terceiro mês consecutivo sem queda do emprego e a taxa de crescimento mensal é a maior desde fevereiro de 2014, quando registrou 0,7% de crescimento.

Apesar do aumento no mês, o emprego em novembro de 2017 é 0,7% inferior ao registrado em novembro de 2016 e o acumulado no ano é 2,9% menor que o acumulado em igual período de 2016.

As horas trabalhadas aumentaram 0,6%, revertendo a queda de mesma intensidade do mês anterior. As horas trabalhadas em novembro de 2017 superam em 0,4% o registrado em novembro de 2016, mas o acumulado no ano é 2,3% menor

Massa e Rendimento salarial

A oscilação dos vários dados dos segmentos industriais se verifica também no que diz respeito à massa salarial paga ao trabalhador que fechou em queda de 0,8% em novembro, frente a outubro do ano passado, alternando variações mensais negativas e positivas do longo do segundo semestre do ano, registrando, contudo, quedas mais fortes.

Com isso, a massa salarial de novembro de 2017 é 0,1% menor que a massa paga no mesmo mês de 2016, enquanto o acumulado no ano é 2% inferior ao registrado no mesmo período de 2016.

Também fechou em queda o rendimento médio real, que recuou 0,5% em novembro após os ajustes sazonais. O resultado reverte parcialmente o crescimento do mês anterior, de 0,9%. Nos últimos meses, o rendimento vem alternando variações positivas e negativas. Ainda assim, o rendimento médio real de novembro de 2017 é 0,7% superior ao registrado em novembro de 2016, enquanto o rendimento acumulado no ano é 1% maior.

Agência Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. Adriana Ancelmo mulher de Sérgio Cabral disse que estava em estado de ecstase, puro ecstase quando roubava o dinheiro público no Estado do Rio de Janeiro aos milhões, propinas, desviaram mais de R$ 200 milhões de reais só Sérgio Cabral… É MUITO DINHEIRO DA CORRUPÇÃO QUE VAI PELO RALO DA CORRUPÇÃO !!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa alerta para risco e pede exame imediato para Bolsonaro na cadeia

Foto: Reprodução/CNN

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorização imediata para que um médico entre na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, com um ultrassom portátil. O objetivo é verificar a possível presença de uma hérnia inguinal bilateral, condição que pode exigir cirurgia urgente — especialmente em quem já coleciona sequelas das operações após o atentado de 2018.

O pedido ocorre depois de Moraes afirmar que os exames apresentados para justificar uma nova cirurgia eram antigos e mandar a PF fazer uma perícia médica oficial em até 15 dias.

Os advogados pediram que Bolsonaro fosse levado ao hospital DF Star para o procedimento, alegando múltiplas comorbidades e crises recorrentes, como os episódios de soluços intermináveis que já demandaram atendimento emergencial.

Agora, com um novo laudo médico em mãos, a defesa afirma que há necessidade urgente de ultrassonografia nas duas regiões inguinais para confirmar a hérnia e acelerar a perícia da PF sem deslocar o ex-presidente.

Por isso, pedem que o médico Bruno Luís Barbosa Cherulli entre na unidade da PF com o equipamento portátil para realizar o exame no próprio local.

Bolsonaro está preso desde 22 de novembro e cumpre pena em regime fechado após a condenação no processo da suposta trama golpista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes atropela Câmara e arranca mandato de Zambelli no tapetão do STF

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes derrubou a decisão da Câmara dos Deputados e determinou, nesta quinta-feira (11), a perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli. A Casa havia decidido manter a parlamentar, mesmo ela estando presa na Itália e condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo.

Na madrugada desta quinta, 227 deputados votaram pela cassação e 110 contra, com 10 abstenções. O número, porém, não atingiu os 257 votos exigidos para tirar alguém do cargo — e a representação foi arquivada.

Moraes ignorou o resultado e reverteu tudo, alegando que uma parlamentar presa em regime fechado não tem como exercer o mandato, posição que já constava no parecer da CCJ, mas não foi seguida pelo plenário.

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF por participar, com o hacker Walter Delgatti, da invasão e adulteração de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ela está detida na Itália após fugir do Brasil e, segundo o Supremo, perdeu automaticamente as condições de representar os eleitores. A pena é de 10 anos em regime fechado, além de multa e inelegibilidade pelo período da condenação mais oito anos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Sindicato processa governo Fátima e cobra 13º imediato para todos os servidores

Foto: Reprodução

O SINSP (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do RN) resolveu partir para o ataque e acionou o Tribunal de Justiça para obrigar o governo Fátima Bezerra a pagar o 13º salário de todos os servidores — ativos, aposentados e pensionistas — ainda em dezembro.

A governadora já admitiu que só pretende pagar o benefício integral no dia 10 de janeiro de 2026, empurrando a conta para o ano seguinte e irritando quem depende do dinheiro para fechar 2025.

O mandado de segurança coletivo caiu nas mãos do desembargador Cláudio Santos. O sindicato argumenta que o governo está descumprindo a lei, que determina pagamento até o fim de dezembro. Para a presidenta do SINSP, Janeayre Souto, o Estado não pode “prejudicar milhares de famílias potiguares” empurrando o 13º para janeiro.

Na ação, a assessoria jurídica do SINSP acusa o governo de impor “arrocho salarial” aos servidores, sem reposição da inflação há mais de uma década, e agora ainda querer atrasar o 13º. O texto cita trechos da legislação estadual que deixam claro: salário — incluindo 13º — deve ser pago dentro do mês, sem empurrar para o ano seguinte.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Fátima admite que só paga 13º completo em janeiro e apela para “compromisso” para justificar atraso recorrente

Imagens: Reprodução/Instagram

A governadora Fátima Bezerra confirmou que a segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais só será paga até 10 de janeiro de 2026 — um calendário empurrado ano após ano pela gestão petista, sempre deixando parte da obrigação para o ano seguinte. A primeira parcela saiu agora em dezembro, como já era esperado.

Fátima tentou transformar o atraso recorrente em “regularidade”, dizendo que nunca deixou salários passarem do prazo. Segundo ela, dividir o 13º entre dezembro e janeiro seria um processo “normal”.

Na prática, o governo mantém o mesmo modelo desde que assumiu, sempre deixando os servidores esperando pelo restante do dinheiro.

A petista reforçou que a segunda metade do benefício será quitada até o dia 10 de janeiro, repetindo a promessa dos últimos anos.

Mesmo assim, servidores cobram que o pagamento completo seja feito ainda em dezembro — como acontece em vários estados — evitando que o trabalhador entre o ano novo contando moedas.

Opinião dos leitores

  1. Se entrar Alysson ou Rogério vai voltar atraso de salário, 13 terceiro dificilmente pagam, a Direita vai vender a CAERN e o que puder pq o orçamento só serve para ela e seus interesses, o povo e o servidor que se lasquem

  2. INCOMPETÊNCIA É O QUE NÃO FALTOU NA GESTÃO DA PROFESSORA. O BOM É QUE O POVO VAI DÁ O VEREDITO PARA SEMPRE!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula faz ligação secreta a Maduro e demonstra temor de ação dos EUA no Caribe

Foto: Reprodução

O presidente Lula manteve uma ligação sigilosa de 15 minutos com o ditador venezuelano Nicolás Maduro no último dia 2, confirmaram fontes do Planalto. O petista pediu a avaliação de Maduro sobre os movimentos dos Estados Unidos no Caribe e demonstrou preocupação com possíveis ações militares americanas na região. A conversa ficou escondida por dias e só agora veio à tona, divulgada pela CNN.

Foi o primeiro contato direto entre os dois em mais de um ano, após o desgaste diplomático causado pela fraude nas eleições venezuelanas de 2024 — episódio que o governo brasileiro tentou evitar comentar. Auxiliares de Lula classificaram o telefonema como um “quebra-gelo”, já que o Planalto vinha mantendo distância desde o congelamento das relações e do bloqueio do Brasil à entrada da Venezuela no Brics.

Segundo fontes, Maduro repetiu a narrativa que divulga publicamente: negou comandar cartel de drogas e disse ser “absurda” a acusação de que narcóticos consumidos nos EUA partem do território venezuelano. Lula não chegou a se oferecer como mediador entre Maduro e Washington, apesar de já ter sinalizado essa intenção em conversas com Donald Trump.

Nos bastidores, o governo brasileiro avalia que os EUA podem realizar uma ação “pontual e cirúrgica” contra alvos ligados ao tráfico na Venezuela, mas sem invasão terrestre. Em Brasília, cresce a percepção de que Lula tenta reaproximar Maduro em um momento de tensão internacional — movimento que reacende críticas ao alinhamento histórico do petista com ditaduras de esquerda na América Latina.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula debocha da direita, diz que “tem muitos nomes porque não tem nenhum” e prevê derrota da oposição em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula voltou a provocar a oposição e afirmou que a direita “apresenta muitos nomes porque não tem nenhum”. A declaração foi dada em entrevista à TV Alterosa, quando Lula foi questionado sobre a força eleitoral de Flávio Bolsonaro em comparação ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula afirmou que vê diariamente surgirem nomes como Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior, Flávio, Michelle e Eduardo Bolsonaro. Para ele, essa multiplicidade é sinal de fraqueza e medo.

“Eles estão em dúvida porque sabem de uma coisa: perderão as eleições em 2026”, disse, apostando publicamente na derrota da direita no próximo ano.

Em defesa de seu governo, Lula afirmou que o país vive “o ano da colheita” após dois anos de “reconstrução” e que 2025 será “o ano da verdade”, quando, segundo ele, a população vai reconhecer os supostos avanços do governo.

O petista citou indicadores econômicos e sociais, como inflação mais baixa, aumento da massa salarial, desemprego em queda e reajustes no salário mínimo — todos dados contestados por parte da oposição, que vê retrocessos na economia e no poder de compra.

O presidente também listou programas sociais recentes, como mudanças no Imposto de Renda, o Luz do Povo, o Gás do Povo e novas linhas de crédito, além de defender o desempenho da economia.

“Da última vez que o país cresceu acima de 3% foi em 2010, quando eu era presidente. Isso só voltou a acontecer quando voltei ao governo”, declarou.

Lula ainda afirmou ter reduzido a fome novamente no país, retomando uma narrativa que gera forte divisão entre governo e oposição.

Opinião dos leitores

  1. Tá na cara que vai ser derrota na certa , vai ser no mesmo esquema de 2022, não tem no mundo quem derrote eles em 2026. Isso é fato.

  2. A direita tem vários nomes, já a esquerda o único que tem já foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro condenado em três instâncias com provas sobradas

  3. Com a totalização dos votos em Brasília e comandada por ministros do Supremo Tribunal Federal, eu acredito em Lula. As urnas eletrônicas não é conectada na Internet, todos nós sabemos, o que não sabemos é quem controla a totalização dos votos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Programa Cultura na Escola

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carlos Bolsonaro anuncia renúncia do mandato de vereador no Rio para disputar vaga no Senado em SC

Foto: Reprodução/X

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta quinta-feira (11) que renunciará ao mandato na Câmara Municipal do Rio e se mudará para Santa Catarina, onde pretende disputar uma vaga no Senado em 2026.

“Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior, da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que eu não poderia realizar aqui. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta”, afirmou Carlos durante abertura da sessão da Câmara.

O vereador também se emocionou ao citar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso na superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.

Eleito pela primeira vez em 2000, aos 17 anos, Carlos Bolsonaro acumulou seis reeleições consecutivas no Rio.

Opinião dos leitores

  1. Mais um sangue suga do dinheiro público. Depois o sulista se auto declara superior e aceita que um cidadão de fora se candidate no seu estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Preparados para quebrar os dentes do império norte-americano”, diz Maduro

Foto: reprodução

O ditador venezuelano Nicolás Maduro afirmou na quarta, 11, durante uma marcha pelo 166º aniversário da Batalha de Santa Inés, em Caracas, que os agricultores e pescadores do país devem estar preparados “para quebrar os dentes do império norte-americano”.

A declaração ocorre em meio ao aumento da pressão do governo Trump sobre o regime chavista.

“Mas sempre temos que estar como guerreiros, como guerreiras (…) e preparados para quebrar os dentes do império norte-americano, se necessário ”, disse.

“As mesmas mãos produtivas que temos são as mãos que empunham fuzis, tanques e mísseis para defender esta terra sagrada de qualquer império invasor, de qualquer império agressor”, continuou.

O Antagonista

LEIA MAIS:  VÍDEO: “Don’t Worry, Be Happy”, Maduro canta reggae e pede paz em meio ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe

VEJA TAMBÉM: Putin conversa com Maduro e reafirma apoio da Rússia à Venezuela em meio a tensões com os EUA

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes pediu ao relator do PL da Dosimetria que texto não tivesse cara de anistia e não abrisse brecha para liberdade para Bolsonaro

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Antes de ser levado “de surpresa” ao plenário da Câmara dos Deputados, o PL da Dosimetria foi alvo de discussões entre o relator, Paulinho da Força (Solidariedade), e os ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Nas conversas, Moraes pediu que o texto não tivesse “cara de anistia” e, ao analisar pontos sensíveis, solicitou que a proposta não abrisse margem para uma eventual libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Toffoli, por sua vez, defendeu a retirada do crime de “abolição do Estado Democrático”, endossando a tese de que esse delito já estaria inserido em outro que levou à condenação de envolvidos no 8 de Janeiro. Essa alteração tem o condão de reduzir em 7 anos a pena de condenados como Bolsonaro.

Paulinho negociou por 40 dias com ministros e com os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil). E também buscou o aval de lideranças do PT. Para o Planalto, no entanto, o acordo foi rompido quando o projeto entrou na pauta da Câmara sem aviso prévio.

O envio da proposta ao plenário irritou o governo. Auxiliares de Lula afirmam que a tramitação relâmpago, combinada ao temor de flexibilização de penas, elevou o clima de desconfiança entre Executivo e Congresso e abriu espaço para novos desgastes.

Paulo Cappelli – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Vai chegar o dia em que, os ministros serão julgado pelos crimes… E alguém vai falar também, vamos reduzir as penas, menos a de Morais! Assim espero.

    1. Juailson, uma pena é a gente ver o nosso querido Brasil se acabando nas mãos de uma quadrilha…

  2. O que mais me impressiona é ver um parlamentar que teve um familiar vítima da violência, consequentemente ele próprio vítima tb, votar um PL que reduz o tempo de cumprimento de pena de criminosos de 1/4, que já é ridículo, para 1/6. Lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *