Vídeo: Reprodução
A operadora Humana Saúde acionou a Polícia para intervir em um protesto que reuniu mães de pacientes e profissionais da clínica Janela Lúdica. No local, que é referência no tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os policiais encontraram um cenário de tensão e revolta entre os familiares, pacientes e profissionais de saúde. A mobilização ocorreu no bairro de Lagoa Nova, na última quarta-feira (20), e foi motivada diante de cortes drásticos nos honorários dos profissionais e da interrupção de atendimentos, o que deixou famílias em situação de desespero. Vídeos que circulam na internet mostram a revolta de mães e pacientes no local.
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, relatou que a mobilização surgiu diante da redução de 50% dos pagamentos aos profissionais, feita sem qualquer negociação prévia. “Essas mães estavam revoltadas porque durante muitos meses tentam consultas, têm dificuldades em função da alta demanda e ontem esse tratamento foi interrompido. Os profissionais não pararam por completo, mas houve uma paralisação parcial. As mães entenderam perfeitamente a reivindicação deles e acharam justas. Elas ficaram extremamente insatisfeitas com a atitude do plano de saúde”, afirmou.
Segundo a mesma fonte, a presença da polícia acirrou os ânimos. “O pior é que ninguém da operadora foi lá para conversar, dizer o que estava acontecendo ou mediar o assunto. Preferiram o caminho da polícia para coibir. Mas não era um caso de polícia. Se fosse, seria contra a operadora por negar atendimento e reduzir de forma abrupta o salário de profissionais dedicados”, criticou.
A dona de casa Camila Georg, mãe do Emerson Gerg, de 5 anos, uma criança autista, que precisa do atendimento, reforçou as denúncias contra o plano de saúde. “Descredenciaram clínicas e jogaram todas as crianças dentro da Janela Lúdica, sem ter condições de atender, sem profissionais suficientes. Estão pagando R$ 17 a hora trabalhada, menos 10%, ou seja, R$ 15,30.
Resumindo: nenhum profissional quis ficar. Eles estão saindo e avisando aos pais que estão se desvinculando da clínica. Nossos filhos vão ficar sem tratamento”, lamentou.
Ainda de acordo com Camila, a situação se agravou após mudanças na política da clínica. “Na sexta-feira houve uma reunião com os profissionais colocando as novas regras: se a criança faltar, mesmo com atestado médico, o profissional não recebe. E as mães, mesmo justificando, podem perder a vaga se houver três faltas. Isso é um absurdo. Ano passado a Humana foi adquirida pelo grupo Atenas, do Paraná, e aí começaram todos os problemas”, destacou.
A superlotação é outro ponto levantado pelas famílias. Antes, a clínica atendia cerca de 60 crianças. Hoje, já são aproximadamente 300, de acordo com os relatos. “Não bastasse a superlotação, a Humana fechou contrato para mandar mais crianças para cá. E ainda fazem terapia em grupo, colocando quatro ou cinco crianças em uma mesma sala, o que não é adequado. Não é isso que nossos filhos precisam”, criticou Camila.
Para os profissionais de saúde, a redução nos valores pagos e a falta de diálogo representam um golpe duro. Psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais relatam dificuldades para manter seus planejamentos financeiros. “Cada um tem seu cronograma de vida, e esses recursos já fazem parte do dia a dia. Retirar de forma abrupta impacta diretamente na vida das famílias dos profissionais também”, relatou a testemunha.
Diante do impasse, mães e profissionais organizaram um protesto para a próxima segunda-feira (25), às 14h, em frente ao supermercado Nordestão, na Av. Salgado Filho, em Natal. O ato busca chamar a atenção da sociedade e das autoridades para o que consideram um desrespeito grave à saúde e ao direito de crianças com autismo. “Nossos filhos não podem ficar sem tratamento. A Humana precisa ser responsabilizada”, concluiu Camila.
Diário do RN
Até quando vamos suportar esses comunistas no nosso Estado? É tanto dinheiro desviado que dá para pagar toda a oposição para focar calada e ainda contratar uma Facção para seu Bel prazer. É só o que o Pt sabe fazer: Roubar e matar.
Aqui nafa se faz. Nos EEUU metiam bala neles.
Ô povinho de memória fraca!?!? A insegurança já “reina” no Estado há décadas. O que ocorre hoje é reflexo dos incompententes que deixaram o Estado falido e toda uma máquina pública revoltada e por isso, descompromissada com os serviços prestados aos cidadãos.
Agora a culpa é da governadora!?!? Bando de idiotas!!! A culpa começa de um governo federal que tem deixado o país inteiro na miséria…
Pergunta para a sua governadora o que ela fez com os recursos que o Governo Federal enviou para o RN?
Administração PT só serve para facilitar a corrupção.
O local mais seguro ainda é no Arena das Dunas pois lá o estacionamento é todo fechado
Procure o Centro de Saúde do ALECRIM que tem pouca gente.As pessoas facilitam, vão de madrugada para se vacinar,quando é aberto as 8.00 hs.Gente !!tenham cuidado pois os marginais não respeitam nada nem ninguém.
Lamentável essa situação.
Reflexo principalmente da incapacidade e incompetência do governo do Estado.
A POLICIA ESTÁ MUITO OCUPADA EM PRENDER OS 'BANDIDOS" QUE QUEREM TRABALHAR, GERAR EMPREGO E IMPOSTOS. POR ISSO OS 'VITIMAS' DA SOCIEDADE ESTÃO NAS RUAS CONFLITANDO COM A LEI.
Infelizmente nossa PM nunca se preocupou em tomar providências para esse tipo de assalto, se você precisar ligar para o CIOSP vai constatar o quanto é difícil conseguir alguma providência de nossa PM, falta tudo inclusive boa vontade fr servir ao cidadão.
Eu só digo uma coisa: eu não digo é nada…
Enquanto os bandidos fazem a festa, a polícia está ocupada prendendo o cidadão de bem que quer trabalhar.
Verdade, a polícia esqueceu dos bandidos
Se fosse um comércio para fechar enchia de polícia!!!!
Como é um assalto, o governo para gostar de bandido
Mais se tiver uma loja aberta vem é 5 viatura
Vamos tirar essa mulher que se diz governadora do RN, isso é um abisurdo o que está acontecendo aqui no nosso estado. Vamos tirar essa maldita.
Eu ja comentando isso a dias com os meus amigos, tem gente q chega 5 HORAS da manhã no via direta isso é um só um filé para os bandidos, os bandidos sabem q não tem polícia, tem que ter polícia no meio e no final da fila
Enquanto isso a polícia estava fazendo a fiscalização dos estabelecimentos
Cadê a força tarefa da segurança do estado, deviam está correndo atrás desses bandidos e não de profissionais e proprietários que geram empregos, esse é mais uma aberrarão desse governo de esquerda que só sabe perseguir que produz.
Três horas numa fila é do tempo das cavernas. Existem várias soluções digitais de custo zero para resolver isso!
Parabéns governadora do PT. Bandidos fazem a festa!
Essa governadora tem que ser afastada imediatamente, o estado tá entregue as baratas.
Isso é um absurdo uma coisa dessas, é imoral!!
Agente só acredita por que está vendo, mas parece mentiras.
Nem na hora de tomar a tão desejada vacina, se tem paz.
Absurdo!!
Não somente este estado o país inteiro se Fátima e ruim o bozo ainda é pior
Saudades de Maurilio Pinto que a deputada chamou de bandido. … sei de nada mais não . Esses brandidos tudo soltos , deixando pior o que já tá ruim .. Só Deus na causa 🙏🙏🙏
Os defensores do Governo do Estado, ora ocupado pela Sra. Fátima Bezerra, muito em breve vão comentar aqui, justificando tais atos de violência sabe-se lá com o quê… são "comentaristas profissionais" dos blogs, pois não trabalham, e certamente suas vidas inúteis se resumem a isso! Fato é que a violência no nosso pobre Estado nunca esteve tão evidente, seja nos bairros de moradores com bom poder aquisitivo, nas periferias, ou nas cidades da Grande Natal, como os recentes conflitos em Macaíba, entre facções criminosas rivais. Chega de tanta impunidade!!! O querido povo do nosso Estado não merece tanto sofrimento!!!
Diga a novidade. A bandidagem está livre para agir. A “guvernadora” e a puliça só querem saber de uma coisa; perseguir e prender empresários e trabalhadores. O que está tendo de carros roubados não está na história. Kd o homem do gatinho que divulgava a criminalidade em nosso estado? A tetinha do governo é bom né? Cala esse tipo de gente bem ligeirinho.
Só fazem isso porque sabem que ficarão IMPUNES. O próprio código penal e o código de processo penal lhes favorece. Caso tenham o azar de serem pegos, a solução é contratar um advogado garantista e protocolar um Habeas Corpus no STF. Problema resolvido.
Que absurdo!!!! Agora, a polícia tem que ficar presente. Imagina se a moda pega…
Lamentável ! Terra sem lei.
Saudades do Secretário de Segurança Maurilio
So quem nao sabia que esse pessoal seria assaltado era a policia …………….lamentavel , tanta conversa nas entrevistas que dar pra pensar que vivemos na Suiça…….