Vídeo: Vatican News
O conclave para eleger o sucessor do papa Francisco começará na próxima quarta-feira (7/5), quando a Igreja Católicaentrará na fase preparatória final para escolher seu 267º papa. Nesta sexta-feira (2/5), bombeiros do Vaticano instalaram a icônica chaminé, que anuncia a escolha do novo pontífice.
Durante o votação para a escolha do novo líder católico, a fumaça de cor preta aponta que ainda não há um papa. Com a determinação da escolha, sai da chaminé uma fumaça branca.
Ao todo, 132 cardeais participarão da eleição do 267º pontífice da Igreja, número reduzido dos 135 previstos inicialmente, já que três não estarão presentes. O grupo é formado por cardeais com até 80 anos.
Geopolítica no conclave
A divisão geográfica dos eleitores dá uma ideia da força de cada região na escolha do novo papa. A Europa ainda é o continente com maior número de representantes, com 53 cardeais, seguida pelas Américas com 37 (16 da América do Norte, 4 da América Central e 17 da América do Sul), Ásia, com 23, África, com 18 e Oceania, com 4.
Apesar de manter uma maioria relativa, a influência europeia é cada vez mais equilibrada com o avanço da presença latino-americana, africana e asiática no Colégio Cardinalício.
Entre os votantes, 108 foram nomeados pelo papa Francisco, responsável por ampliar significativamente a representatividade de países fora do eixo tradicional Europa-América do Norte. Outros 22 foram nomeados por Bento XVI e cinco, veteranos de outros conclaves, receberam o título de cardeal durante o pontificado de João Paulo II.
A diversidade entre os eleitores também se expressa em aspectos como idade, origem e filiação religiosa. O cardeal mais jovem é Mikola Bychok, de 45 anos, ucraniano radicado na Austrália, enquanto o mais velho é o espanhol Carlos Osoro Sierra, de 79. O grupo mais numeroso é formado pelos nascidos em 1947, com 13 representantes.
Do ponto de vista espiritual e pastoral, 33 cardeais pertencem a ordens ou congregações religiosas. Os salesianos formam o maior grupo, com cinco membros. Também há representantes dos franciscanos, jesuítas, dominicanos, verbitas, redentoristas, agostinianos, carmelitas descalços, cistercienses, lazaristas, espiritanos, scalabrinianos e missionários.
O conclave
O conclave é a reunião restrita dos cardeais com até 80 anos que tem como missão escolher o novo papa, em caso de morte ou renúncia do pontífice. A reunião ocorre na Capela Sistina, em Roma, e segue normas rígidas de sigilo e isolamento.
Os cardeais que vão escolher o novo pontífice se reúnem no Vaticano no próximo dia 7 de maio, uma quarta-feira. A data marca o fim da Novendiales, período de nove dias de luto pela morte do papa Francisco.
A programação do dia começa às 10h, com a Missa Pro Eligendo Papa, celebrada na Basílica de São Pedro e presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Metrópoles
7 quilômetros ou 7 metros?!?!?
7.000 m?!?!
Inacreditável!
Ta parecendo uma gaiola… estranho esse enfeite.
Sinceramente, acho ótimo, esse prefeito inventa essas besteiras que não serve para nada, faz uns 15 dias que arrumam isso e nada.
O que vemos é o esvaziamento do comércio do centro – falta de segurança – todos os dias ocorrem assaltos nas ruas do centro – não tem policiamento nas ruas.
Hoje passou na Inter TV situação do mercado da redinha – uma vergonha – triste realidade da Cidade do Natal para o período de Alta Estação – a pior cidade do nordeste em termos de estrutura para o turista – praias sem estrutura alguma e segurança.
Deixam para fazer a maquiagem as vésperas de iniciar a alta estação.
Enquanto isto anuncia shows nacionais caríssimos e a população sofrendo com a falta dos serviços essenciais e não paga os servidores e os artistas locais.
VERGONHA PARA NATAL!!!!!!!!!!
A semsur sempre sendo vitimas de ladrões. Sejam de pés de chinelo ou de colarinhos brancos. O MPRN tem que dar uma nova investigada por lá.
Brincadeira, 7 km de fio e não apareceu ninguem no centro da cidade. Como diria o saudoso Hélio Camara, isso é igual a batom na cueca, não tem explicação.
"Cosme e Damião" dupla de policiais nas ruas de Natal….época de Wilma de Farias. Eu era feliz e não sabia.
Sete quilômetros de fiação, em pleno centro da cidade, e ninguém vê nada??? Cadê a Polícia, a Guarda Municipal, o tal monitoramento por câmeras? Natal é mesmo uma vergonha!
Esse fato vai terminar judicializado. A Empresa contratada não vai arcar com o prejuizo sozinha. Tem que vê o que reza no contrato avençado.
Entendo que um erro não justifica o outro, no entanto, deixem os rapazes roubarem também, tá chegando final de anos e eles têm o peru para comprar. Os políticos roubam direto e o povo não fala nada, ao contrário reelegem, o judiciário fazendo misérias e também ninguém diz nada. Portanto, deixem os bichinhos levarem algo que pertecem indiretamente a eles. O Brasil está desse jeito por causa na inércia do povo e quem tem condições de fazer alguma coisa simplesmente põe a culpa no vizinho.
Cadê a Guarda Municipal e a PM!!!!! vcs estavam onde? sete quilômetros de fio em via pública. Isso é uma vergonha para vcs. Fátima bote esses pessoal na rua. Se tivessese uns PMs rondando o centro da cidade não aconteceria essa vergonha. Vá em qualquer hora do dia no centro da cidade e veja se encontra um PM em alguma esquina. Encontra não. Não sei onde esse pessoal se entoca.
Mário, a Guarda é só para dar apoio na repreensão contra os ambulantes.
BG
Asa famosas duplas Cosme e Damião sumiram do centro e outros locais de Natal, fazem anos. Era um policiamento bom pois inibia os meliantes. Também no passado o Exercito fazia um patrulhamento na rodoviária se não me engano as sextas-feiras no estilo Cosme e Damião, também sumiram. Acho que deveria serem reativados
Patrulhamento na rodoviária, tá precisando mesmo.