Esporte

Banni alcança faixa Vermelha e Branca 8° Grau e se consagra como maior mestre de Jiu-Jitsu da história do RN

Foto: Reprodução/Facebook

O potiguar Banni Scovsck Cavalcanti dos Santos, introdutor do Jiu-jitsu do Rio Grande do Norte e fundador da Federação de Jiu-Jitsu do RN (terceira agremiação de Jiu-Jitsu do Brasil) e fundador da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) recebeu, recentemente, a faixa Vermelha e Branca 8° Grau de Jiu-jitsu – o que o torna um dos mestres mais graduados do segmento marcial no Brasil.

“É motivo de muito orgulho para mim. Poucos chegaram  ao 8 ° Grau, outorgado por uma entidade oficial. Isso é o resultado de muitas lutas dentro e fora do tatame. O Jiu- Jitsu representa minha vida. Por ele, derramei sangue, suor e lágrimas. Esse título deixa pra mim a certeza de que tudo vale à pena, quando a alma não é pequena”, comemorou.

Ao lado de Ralf Gracie, Renzo Gracie e Ryan Gracie. Foto: Cedida

Além do RN, Banni também fundou as Federações de JJ em Pernambuco, Paraíba,  Alagoas e Sergipe. Radicado em Brasília, o mestre potiguar administra sua própria academia (Banni Fight Combat Jiu-jitsu), com filiais em quase todo o Brasil e em oito países, entre eles Estados Unidos e Japão.

Banni é advogado criminal, com doutorado em Criminologia. Foto: Cedida

Aos 54 anos de idade, com histórico impecável no Jiu-Jitsu, onde aprimorou a técnica junto à icônica família Gracie, Banni tem uma rotina agitada, entre o esporte, o Direito e a Educação. Ele é advogado, com doutorado em criminologia e membro da comissão da advocacia defensiva e investigativa da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM). Também é proprietário do Instituto de Educação Superior Immauel Kant (Unikant). Banni ainda é maçom e eleito ‘Venerável  Mestre do GOB’ (Grande Oriente do Brasil).

Esta é a história de mais um potiguar marcialista, casado, pai de seis filhos e avô de quatro netos, que venceu a batalha pela sobrevivência e hoje desfruta de todos os méritos. “O sol é para todos, como a chuva , as estrelas e o dia. Porém, somente desfruta da vitória aquele que nunca desiste,  acredita nos seus sonhos e os executa”. Oss!

Ministrando aulas de Defesa Pessoal para Forças Especiais de Segurança Nacional. Foto: Cedida

CURRÍCULO

Especialista em docência do ensino Superior, Segurança Pública e Privada e Gestão Educacional; Coordenador de pós-graduação em Ciências Jurídicas e Direito Penal; Medalha   Mérito Jurídico da Associação dos Magistrados; Medalha Paladino da Justiça; Doutor Causa Honoris em Ciências Jurídicas; Medalha Mérito Ruy Barbosa (Águia de AYA); Professor de Defesa Pessoal do Exército Brasileiro e Força Nacional.

 

Opinião dos leitores

  1. É uma grande honra fazer parte da equipe Banni Fight Combat, sendo aluno do mais graduado faixa preta da equipe, professor Carlos Roque, faixa preta 6°. Sou formado faixa preta por Carlos Roque, dentro de uma das filiais BFC, assim como meu pai (faixa preta) l e mãe e irmã (faixas-azul). Parabéns Mestre Banni, orgulho em dizer que somos BFC ! Oss

  2. Parabéns meu amigo e companheiro, pessoa q tive a honra de conhecê-lo e batalhamos juntos, sei dos seus ideias e suas conquistas merecedoras !fica aqui um forte abraço do amigo .
    Francisco Martins

  3. Tenho orgulho desse cara!
    Excelência em tudo que faz!

    Jiu-jítsu, Direito, Maçonaria, Educação mas o melhor de todos: Criou 6 filhos com amor, dedicação!

    Te amo pai! Tenho orgulho!

    Tão jovem e fez tanto por nós!

    Para quem não sabe eu tenho 30 anos, nasci quando meu pai era um adolescente e ele veio do nada e se tornou o que é hoje pq correu atrás sem passar por cima de ninguém!

    Orgulho!
    OSS

  4. Parabéns Mestre Banni!
    É uma HONRA para a nossa cidade Natal ter alguém com tanta importância dentro do esporte!
    Quem REALMENTE entende de Jiu-jitsu, sabe o quão merecido é essa graduação!
    O senhor foi aluno do saudoso Carlson, tem origem e e dedicou sua vida ao JJ.
    Parabéns mestre!

    E para os invejosos, vão tentar trilhar o caminho de vocês com garra e honra igual ao mestre ao invés de ficar criticando quem chegou longe!

  5. Eu quero saber qual é o problema de se perguntar quem o graduou, não é inveja é apenas uma pergunta.
    Ele não está acima de qualquer suspeita.

    1. Isso mesmo. Que bom que vc entendeu CRISTIAN. Nao agredi nem ofendi ninguém. Apenas perguntei. Mais acho que os adoradores maos fanáticos não admitem um simples questionamento.

    1. Parabéns , Grande Mestre Banni . Fui seu aluno desde o princípio. Sei das lutas e batalhas para introduzir o Jiu- Jitsu do RN . Combati o bom combate junto a você . Sua ida para Brasília em busca de uma vida melhor foi muito bem acertada . Você me convidou várias vezes para ir morar em Brasília . De burro eu não fui. Desejo todo sucesso do Mundo. Parabéns . Oss

  6. Quem graduou o mestre foi a Federação Brasiliense de Jiu- Jitsu Órgão Oficial filiada a CBJJ seu Zé m**** . Não foi uma pessoa e sim um órgão oficial . O mestre bem sabendo estava , Os alunos faixas pretas dele que programaram com o Presidente da Federação . Para vocês morrerem do Coração , ainda vem da FJJ- RIO , CBJJ e IBJJF. Sua pergunta está respondida seu Zé b***** .

    1. Calma Bill BFC – MG, pra que tanta raiva?

      Tô vendo a hora vc ter uma bilola e virar purpurina. (Kkkkkkkkkkkk).

      O amigo parece que teve um ADP(Ataque de Pelancas), com uma simples pergunta. kkkkkkkk

      Nao estou tirando o mérito do seu mestres. Mais me parece que o amigo faz jus ao estilo Banni dos anos 80 e 90. O estilo "Jyugiteru cabeça de esterco", àquele que briga até com a sombra pra mostrar que existe.
      Kkkkkkkkkkkkkķkkkkkkkkkkkk
      Fazer o que né. Fruto nunca caí longe da arvore.

      Espero que o amigo nao fique infezado com meu humilde comentário.

      Já que ficou tão bravinha com uma simples pergunta.
      Kkkkkkkkkkkkk

  7. Ok. Blz. Nada contra. Só gostaria de saber quem o Graduou. Dei zoom na foto mais pra variar nao deu pra ver. Por favor alguem pode postar quem fez a graduação e de quem sao os nomes no diploma?

    Obs: é uma simples pergunta e as informações são públicas já que o mesmo representa uma organização desportiva. Nao precisa vir com mi mi mi de pedir Wathsapp, Face, ou etc.

    #EstamosNoAguardo.

  8. Meus parabéns Mestre Banni pelo reconhecimento e graduação do 8° grau de Jiu-jitsu! Deixaste um grande legado para a luta e esporte! Quem é de verdade sabe quem é de mentira! E nós de Brasília estamos contigo até o fim! Obrigado por essa grande trajetória! Oss

  9. Parabéns Mestre Banni, mais q merecido esse reconhecimento, isso prova q o Sr lutou dentro e fora do tatame pra q o nosso jiu-jitsu chegasse a notoriedade q hj temos. Me sinto grandemente honrado em ter recebido a faixa preta do senhor. Sempre avante.

  10. Parabéns Mestre Banni, mais q merecido esse reconhecimento, isso prova q o Sr lutou dentro e fora do tatame pra q o nosso jiu-jitsu tivesse a notoriedade q hj temos. Me sinto grandemente honrado em ter recebido a faixa preta do senhor. Sempre avante.

  11. Parabéns Mestre Banni!!!
    Tudo de bom e muito sucesso sempre.
    Oss!!!
    2 Brothers -BFC MAT 704 (Manaus-AM)

  12. Parabéns mestre Banni! Vejo muitos incomodado com seu sucesso…o Sr não tem que provar nada pra ninguém… homem de grande coração, fico muito orgulhoso das suas conquistas.

  13. Mestre é inquestionável sua trajetória nas artes marciais, senhor sempre será um grande homem e mestre. Oss

  14. Gostaria de expressar toda a admiração que tenho pelo meu Mestre Banni Cavalcanti, exemplo de lutas, vitórias e glórias, sempre em prol da Arte Suave! Meus parabéns meu amigo e honrado Mestre, essa sua caminhada ainda há de dar muitos outros frutos, merecido 8°grau e toda homenagem feita ao senhor meu amigo!!!

  15. Parabéns Meu Mestre Banni fico muito orgulho feliz com mais uma conquista do senhor e isso é motivo de muito orgulho, eu faixa preta segundo dan me sinto muito honrando de façe parte da nossa família BFC e ta li acompanhando oss, fica com Deus.

  16. Brincadeira né. É muita inveja ou respeito! Como as pessoas não dão valor a prata da casa. Vem citar passado de trinta anos atrás. Quem vive de passado é museu . Ser outorgado pela Amagis ( ASSOCIAÇÃO dos Magistrados ) não é para qualquer pessoa passar no crivo da Maçonaria como membro é difícil, imagine ser eleito Veneravel ( dirigente ) ou seja eleito em assembleia maconica é muita honra . Parabéns Mestre Banni.

  17. A inveja é algo q não tem resultado, a maioria em Natal treinou direto ou indiretamente cm Mestre Banni.
    Deixa de despeito e aceita a verdadeira história do introdutor do Jiu Jitsu Potiguar..

  18. Alguém pode explicar como se dá a graduação no Jiu-Jitsu e quem gradua o citado na matéria?

    Aproveita e coloca também os campeonatos conquistados e vitórias do protagonista da matéria.

  19. Infelizmente se fosse um cara de fora muitos estariam aqui sem está fazendo indagações sem fundamentos, mais é daqui do RN e n vai ser uma ou duas pessoas que tenha o pensamento contrário que vai apagar essa linda história. Parabéns BANNI pela linda história.

  20. Um homem com um grande legado, fez uma grande história no Jiu-Jitsu agradeço a Deus por ter o senhor como mestre.
    Sempre serei leal ao senhor é a equipe BFC

  21. uma verdadeira história, de dedicação e perceverança , mais que merecido, o Jiu Jitsu do RN agradece tudo que foi feito por esse belo esporte, que ganhou espaço e hoje é a modalidade mais praticada em nossa cidade (natal) não foi facil introduzir o jiu Jitsu , era muitos os desafios vindo de outras artes e era necessário provar a eficiência do jiu Jitsu , tanto em natal , como também no Rio de Janeiro e hoje o jiu Jitsu é conhecido mundialmente , obrigado Mestre Banni Cavalcante, por tudo que foi feito pelo nosso esporte .

  22. Parabéns mestre banni o senhor e o orgulho aqui nó Rio grande do Norte se não fosse pelo senhor o jiu-jitsu aqui não era o que era parabéns Tmj sempre Oss

  23. Mestre? Mestre de quê? Colocou o esporte na marginalidade aqui no RN. Não passa de um jiujiteiro graduado. Está muito longe de ser um Mestre! Só tem a faixa.

    1. Na. Marginalidade ? Os alunos na época era . Rodrigo Wanderley , Jair Lourenço , Alexandre Bosco, Kleber Galdino , Orion Moraes , Ricaardão Moraes , Marcelo Tigre , Paulo Galdino , João Wallid , Armando Arruda , Mozart , Edmilson Baú eram os linhas de frente neste época , então eram marginais ? As porradas realmente existiram a época e foi nescessário para provar que o Jiu- Jitsu era superior e ganhar a credibilidade . Se hoje chegou neste patamar , muito antes alguém deu a cara a tapa. Ninguém pode ser condenado por um passado . Imaturo veja o que ele se tornou hoje.

    2. Meritos honrrarias e reconhecimentos de muitos e raiva,recalque e inveja de poucos.
      Parabéns Mestre Banni
      Orgulho do RN.

  24. Parabéns Mestre Banni !!! Consagração mais que mereceda , com seu currículo na arte do jiu jtsu não tem como negar . Sou fruto do seu trabalho e espero levar adiante. se assim Deus permitir . E mais uma Parabéns !

  25. Parabéns Mestre Banni!! Reconhecimento mais q merecido pela história q senhor tem no jiu Jitsu ?

  26. Parabéns Mestre Banni ! E uma honra ser aluno do introdutor do Jiu Jitsu no Rio Grande do Norte.
    Respeita nossa História.
    Banni fight combate jiu Jitsu
    Forever
    100% LEALDADE

  27. Parabéns pela rica história no jiu-jitsu brasileiro. Lealdade a arte e compromisso com o próximo.

  28. Parabéns Mestre Banni, sempre irei honrar o senhor e todas as equipes BFC jiu-jitsu Oss!!

  29. Parabéns Mestre Banni originado verdadeiramente NATAL RN BFC 100% BJJ JIUJITSU POTIGUAR
    Pioneiro?????Osu.

  30. Mais do que merecido MESTRE BANNI, reconhecimento do seu vasto conhecimento em Jiu Jitsu. Osss

  31. Parabéns pela meritória vitoria. Assim como o sol as oportunidades tambrm são para todos. A diferença fica para quem resolve aproveitar cada chance da caminhada. Mais sucesso!

  32. Esse aí, na década de 90, colocava seus alunos para dar surras em inocentes. Quase foi morto devido a isso e fugiu para Brasília.

    1. Rapaz a idade dele nem bate direito para ele ter essa faixa aí… Por favor arbitro de vidro!!!

    2. Verdade eu nessa época já práticava o jiu-jitsu, era boyzinho mas lembro do tumulto na época…

    3. Eu treinava nesta época década de 80 em meados de 1986:.Mestre Banni muito jovem saiu e muito porrada para defender o Jiu- Jitsu até então desconhecido em Natal e os praticantes de outras artes o desfiava constantemente.Se não fosse as porradas que ele teve que cair pra dentro , nunca teríamos Jiu- Jitsu em Natal. Está Geração Nutella não sabe o que é isso. Parabéns Mestre o Jiu- Jitsu do RN lhe agradece. Parabéns também pelas outras professões que hoje você agrega na sua vida . Somente em ser maçom do GOB ( prova a sua integridade ) para ser maçom a sabatina e crivo é muito grande.

    4. Acho Ridículo julgar alguém pelo seu passado , muitos crescem , mudam , amadurecem . O aprendizado vem com os erros . Julgar as atitudes de alguém que você não conhece e não sabe os motivos que para uns são erros e para outros era nescessário. Porque não elogiar as virtudes ? Brincadeira. Ninguém apaga o brilho das estrelas

    5. 7 anos de faixa vermelha e preta, se tem direito a majoração de grau . O mestre Banni já tem 10 anos de vermelha e preta . A idade diz a regra 38 anos initerruptos de Jiu- Jitsu. Mestre Banni tem muito mais .

    6. Até hj não e diferente, membros de sua equipe agride inocentes nas ruas em Brasília, o que demonstra o mal carácter da sua equipe

    1. Parabéns Mestre Banni, suas credenciais são incontestáveis e isso gera muita inveja em quem não tem pontecial de chegar onde o senhor chegou. A caminhada foi longa e árdua mais o senhor perseverou e venceu. Eu pessoalmente mim sinto honrado de tê-lo como meu mestre. Agora é continuar o trabalho rumo ao 9° Grau.
      Oss.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Celebração dos 426 anos de Natal marca abertura de shows do Natal em Natal

Foto: Magnus Nascimento

A cidade do Natal já entrou oficialmente no clima das festas de fim de ano com a abertura da programação de shows do Natal em Natal, realizada na noite desta quarta-feira (25), no Polo Ponta Negra. A data foi simbólica: marcou também os 426 anos da capital potiguar. O palco montado na orla recebeu apresentações de Gilmar Bezerra, Fernanda e Gislaine, Rafaela Marçal e Marquinhos Gomes, com participação especial de Kaline Araújo, em uma noite marcada por fé, música e celebração.

O prefeito Paulinho Freire destacou que a programação reforça o espírito de união e valoriza os espaços públicos. Segundo ele, o evento também impulsiona o turismo e a economia local, com cerca de 90% de ocupação da rede hoteleira. “Isso representa geração de emprego, renda e fortalecimento do comércio”, afirmou.

Um dos momentos mais aguardados foi o show de Marquinhos Gomes, que emocionou o público com canções marcantes da carreira. Antes de subir ao palco, a cantora Rafaela Marçal celebrou a participação e ressaltou o significado da data para os cristãos.

A Prefeitura montou uma operação integrada envolvendo diversas secretarias para garantir segurança, organização e conforto, com apoio da STTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de serviços urbanos. O público aprovou a estrutura, destacando o clima familiar e a sensação de segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Parlamentar diz que PT tenta dominar a esquerda e critica articulações para 2026

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

De volta à Câmara dos Deputados como suplente de Glauber Braga (PSOL-RJ), a deputada Heloísa Helena (Rede-RJ) fez duras críticas ao PT e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista, ela afirmou que o partido “sempre busca ser uma força hegemônica na esquerda brasileira” e avaliou com ressalvas a tentativa de aproximação entre PT e PSOL para as eleições de 2026.

Crítica histórica do petismo, Heloísa disse que mantém sua posição por coerência ideológica desde que foi expulsa do PT, em 2003. Segundo ela, sua atuação política não admite conciliação com o grande capital, nem apoio a medidas como o arcabouço fiscal ou privatizações de setores estratégicos. A deputada também rechaçou qualquer expectativa de alinhamento automático ao projeto de reeleição de Lula.

Sobre o cenário eleitoral, Heloísa avaliou como previsível a movimentação da direita em torno do nome de Flávio Bolsonaro, mas disse considerar improvável uma vitória desse campo político em uma disputa presidencial. Para ela, a esquerda precisa debater 2026 levando em conta o trauma institucional vivido pelo país nos últimos anos, especialmente após a gestão de Jair Bolsonaro.

A parlamentar também criticou pautas ambientais e econômicas do governo, como a exploração de terras raras e minerais estratégicos. Segundo ela, repetir o modelo de exportação sem beneficiamento representa uma “afronta à soberania nacional” e perpetua uma lógica de dependência econômica e entreguismo.

Por fim, ao comentar a crise interna na Rede Sustentabilidade e as tensões envolvendo a ministra Marina Silva, Heloísa defendeu que a ex-presidenciável permaneça no partido. Para a deputada, disputas internas fazem parte da democracia, e cabe aos derrotados reconhecerem o resultado e seguirem atuando dentro da legenda.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Decisão judicial derruba trava do TCE e libera licitação das tornozeleiras no RN

Foto: Divulgação

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a retomada imediata do pregão eletrônico para a contratação do serviço de monitoramento eletrônico de pessoas privadas de liberdade, utilizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). A decisão foi tomada no plantão judiciário do dia 24 de dezembro e suspende uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia paralisado o processo licitatório.

Ao analisar o caso, a juíza Sulamita Bezerra afirmou que os argumentos usados pelo TCE para barrar o certame já tinham sido examinados e rejeitados pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN). Entre os pontos questionados estavam a segregação de funções de servidores e o uso do aplicativo WhatsApp como canal de suporte técnico, considerados legais pela Corte estadual em decisão anterior.

Na avaliação da magistrada, manter a cautelar administrativa do TCE afrontaria a hierarquia das decisões, já que o entendimento do Judiciário deve prevalecer sobre atos de órgãos administrativos. A decisão judicial reafirma um mandado de segurança relatado pelo desembargador Dilermando Mota, que afastou qualquer ilegalidade no processo.

A medida atende a uma Ação Civil Pública do Ministério Público do RN, que apontou sucessivas paralisações do pregão. Segundo o MP, as interrupções teriam sido provocadas por impugnações apresentadas pela empresa Tekgeo, atual prestadora do serviço por meio de contratos emergenciais, com o objetivo de prolongar a situação e restringir a concorrência.

Além de determinar a conclusão do pregão e a formalização da contratação definitiva, a Justiça proibiu a empresa de apresentar novas impugnações com base em argumentos já analisados pelo Judiciário. Atualmente, duas empresas prestam o serviço de monitoramento eletrônico no estado.

Com informações da 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banda do Siri faz primeiro esquenta e leva frevo às ruas da Redinha neste sábado (27)

Foto: Divulgação

A tradição do arrastão carnavalesco pelas ruas da Redinha ganha mais um capítulo neste sábado (27), com a realização do primeiro esquenta da Banda do Siri. O desfile mantém viva a identidade do bairro, embalado pelo clássico Frevo do Xico, que há décadas anima moradores e visitantes.

A concentração está marcada para as 15h, no largo João Alfredo. De lá, a banda segue pelas ruas, vielas e travessas do bairro, passando pelo Mercado da Redinha, quiosques da praia e pelo Redinha Clube, arrastando foliões em clima de prévia carnavalesca.

Com 37 anos de história, a Banda do Siri se consolidou como um dos blocos mais tradicionais da zona Norte de Natal. Todos os anos, o desfile reúne uma multidão que ocupa as ruas da praia da Redinha em um cortejo marcado pela música, pela alegria e pela participação popular.

A história da banda começou em 1987, quando um grupo de veranistas da Redinha percebeu que muitos moradores do bairro se deslocavam até Pirangi para acompanhar a Banda do Cajueiro. A ideia de criar um bloco próprio surgiu desse movimento, liderado por Fábio Lima, ao lado de moradores e do saudoso Hélio Rocha.

Assim, no fim dos anos 1980, nascia a Banda do Siri, fortalecendo o carnaval de rua da Redinha e se tornando um símbolo cultural do bairro. Desde então, o bloco segue preservando a tradição do frevo e da ocupação festiva dos espaços públicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TST impõe operação mínima e exige 80% dos Correios ativos durante greve nacional

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, determinou, em decisão liminar, que os Correios mantenham ao menos 80% do efetivo em funcionamento em todo o país durante a greve nacional da categoria, iniciada por tempo indeterminado. O descumprimento da ordem pode gerar multa diária de R$ 100 mil.

A paralisação teve início em 16 de dezembro e foi intensificada na noite do dia 23, após a maioria dos sindicatos rejeitar a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026, negociada em mediação conduzida pela vice-presidência do próprio TST. A decisão foi tomada no âmbito de dissídio coletivo ajuizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Ao analisar o pedido, o ministro destacou o caráter essencial do serviço postal, prestado em regime de exclusividade, e alertou para os impactos da greve sobre a coletividade, especialmente no período de fim de ano. A determinação prevê que o percentual mínimo seja apurado por agência, com exceção das unidades unipessoais.

O despacho também obriga a ECT a fornecer dados detalhados sobre o efetivo de cada unidade, apenas para fins de fiscalização do cumprimento da liminar, respeitando as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As entidades sindicais Fentect e Findect terão prazo de 24 horas para apresentar defesa, enquanto o Ministério Público do Trabalho (MPT) foi formalmente intimado.

O TST ainda agendou uma audiência de conciliação para o dia 29 de dezembro, às 14h, e marcou uma sessão extraordinária da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) para o dia 30, às 13h30, quando o mérito do dissídio será analisado.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Jornalista da Globo critica Toffoli e vê tentativa de pressão sobre técnicos do Banco Central

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Malu Gaspar (@malugaspar.jornalista)

Vídeo: Reprodução/Instagram

A jornalista Malu Gaspar classificou como “esdrúxula” a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli no caso envolvendo o Banco Master. A avaliação foi feita em comentário ao vivo no Edição das 18h, da GloboNews, na qual ela aponta preocupação com os efeitos institucionais da medida.

Segundo a colunista, a decisão acaba colocando o Banco Central no mesmo patamar da instituição financeira investigada, o que, na sua visão, distorce o papel do órgão regulador. Para Malu, o BC deveria ser tratado como autoridade técnica responsável pela fiscalização do sistema financeiro, e não como parte do problema.

A jornalista afirma ainda que a medida pode ser interpretada como uma tentativa de intimidação aos técnicos do Banco Central, responsáveis por análises e pareceres independentes. Na avaliação dela, esse tipo de sinalização compromete a autonomia e a credibilidade do órgão.

Malu Gaspar ressalta que a decisão de Toffoli não parece estar centrada na apuração de possíveis fraudes financeiras, mas sim em criar obstáculos à atuação dos reguladores. Para ela, isso gera insegurança jurídica e enfraquece mecanismos de controle.

Na análise da colunista, episódios como esse acendem um alerta sobre interferências indevidas em instituições técnicas do Estado, especialmente em um momento em que a solidez e a confiança no sistema financeiro são consideradas fundamentais para a economia do país.

Com informações da GloboNews

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Crises e rearranjos políticos: Lula promoveu oito trocas no ministério ao longo de 2025

Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerra 2025 marcado por uma sequência de mudanças no primeiro escalão. Ao todo, foram oito trocas ministeriais ao longo do ano, motivadas por crises políticas, denúncias, baixa entrega de resultados e também por ajustes estratégicos visando o cenário eleitoral de 2026.

As mudanças na Esplanada refletem a tentativa do Planalto de reorganizar áreas consideradas sensíveis, como Comunicação, Saúde e articulação política, além de responder a desgastes provocados por investigações e escândalos envolvendo ministros. A tendência é que o movimento continue em 2026, já que integrantes do governo que pretendem disputar eleições terão de deixar os cargos até abril.

Na área de comunicação, Paulo Pimenta deixou a Secretaria de Comunicação Social no início do ano, sendo substituído pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, numa aposta de Lula para modernizar a estratégia digital e combater a desinformação. Já na Saúde, a saída de Nísia Trindade abriu espaço para o retorno de Alexandre Padilha à pasta, em meio à cobrança por resultados e à queda de popularidade do governo.

A mudança de Padilha provocou efeito cascata: Gleisi Hoffmann assumiu a Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação com o Congresso. No campo das crises, Juscelino Filho deixou o Ministério das Comunicações após ser denunciado pela PGR, enquanto Carlos Lupi pediu demissão da Previdência pressionado pelo escândalo bilionário de fraudes no INSS.

Também houve trocas no Ministério das Mulheres, com a saída de Cida Gonçalves e a chegada de Márcia Lopes, além da substituição de Márcio Macêdo por Guilherme Boulos na Secretaria-Geral da Presidência, num movimento visto como tentativa de reaproximação com movimentos sociais e fortalecimento da base política.

A última mudança do ano ocorreu no Ministério do Turismo, com a saída de Celso Sabino e a nomeação de Gustavo Feliciano, em meio a disputas internas no União Brasil e articulações com o Congresso. Com o calendário eleitoral se aproximando, o Planalto já trabalha com a expectativa de novas baixas no ministério em 2026, o que deve ampliar ainda mais a dança das cadeiras no governo Lula.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adolescente perde a vida em afogamento em lagoa de Macaíba

Foto: Reprodução/ CBMRN

Um adolescente de 17 anos morreu vítima de afogamento na tarde desta quinta-feira (25) na Lagoa do Tapará, localizada na zona rural de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).

De acordo com os bombeiros, o jovem estava em uma embarcação que virou enquanto navegava pela lagoa, provocando o desaparecimento dele nas águas. Pessoas que presenciaram o acidente acionaram imediatamente o socorro.

Para a operação, foi mobilizada a equipe de mergulho do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA), especializada em ocorrências desse tipo. As buscas também contaram com apoio aéreo do helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

As equipes iniciaram os trabalhos assim que chegaram ao local. Após cerca de 15 minutos de varredura subaquática, o corpo do adolescente foi localizado.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após abalo com crise do INSS, PT se reaproxima do PDT e articula acordo para 2026, mas enfrenta impasses regionais

Foto: Montagem de fotos de Brenno Carvalho

Após o desgaste provocado pela crise no INSS e a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, o PT iniciou um movimento de reaproximação com o PDT visando a construção de alianças para a eleição de 2026. O presidente nacional do PT, Edinho Silva, tem buscado dirigentes pedetistas para restabelecer a parceria nacional, considerada estratégica para a reeleição do presidente Lula. Apesar do abalo, aliados de Lupi avaliam que o apoio ao projeto presidencial está encaminhado.

A relação entre os partidos, no entanto, ainda enfrenta entraves em estados-chave como Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. No território gaúcho, o PDT lançou a pré-candidatura de Juliana Brizola ao governo, enquanto o PT trabalha o nome de Edegar Pretto, atual presidente da Conab. Ambos os lados resistem à possibilidade de abrir mão da cabeça de chapa, o que dificulta uma composição local, mesmo com o discurso público de diálogo entre as legendas.

Em Minas Gerais, as conversas avançaram após o PSD filiar o vice-governador Mateus Simões, adversário do PT. O partido avalia apoiar Alexandre Kalil, recém-filiado ao PDT, enquanto Lula ainda vê com simpatia o nome do senador Rodrigo Pacheco, que, por ora, descarta disputar o governo estadual. Paralelamente, há resistências internas no PT mineiro, que defende alternativas como alianças com o MDB ou PSB.

No Paraná, o cenário é mais favorável ao entendimento. O deputado estadual Requião Filho, pré-candidato do PDT ao governo, anunciou acordo com o petista Enio Verri para a formação de chapa em 2026, prevendo Verri como candidato ao Senado. Ainda assim, o PT local tenta acomodar outras lideranças internas, como o grupo do deputado Zeca Dirceu, o que mantém as negociações em aberto.

A tentativa de recompor a aliança também gerou tensões internas no PDT. O ex-ministro Ciro Gomes deixou o partido no Ceará, rejeitando qualquer aproximação com o PT e criticando o tratamento dado a Lupi durante a crise do INSS. Mesmo com as rusgas, a cúpula petista avalia que a reconstrução do diálogo com o PDT é essencial para fortalecer o palanque de Lula e ampliar a base de apoio em 2026.

Com informações do O Globo

Opinião dos leitores

  1. E como esse PDT não vale o que o gato enterra, vão aceitar todas as probostas dos PTralhas, pois são fo mesmo nível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após cirurgia, Bolsonaro deve passar por bloqueio no nervo frênico

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ser submetido a um novo procedimento médico para tratar crises persistentes de soluços. A equipe que o acompanha avalia a realização de um bloqueio anestésico do nervo frênico, estrutura que se estende da coluna cervical até o diafragma e está relacionada ao controle da respiração.

Na manhã desta quinta-feira (25), Bolsonaro passou por uma cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral. Segundo os médicos, o procedimento ocorreu dentro do previsto, sem intercorrências, teve início por volta das 9h30 e durou aproximadamente quatro horas. Agora, uma nova avaliação está marcada para a próxima segunda-feira (29), quando será decidida a necessidade da intervenção adicional.

Até lá, a equipe médica prioriza o ajuste da medicação, a adequação da dieta e a observação da evolução clínica para tentar controlar os soluços. De acordo com o cirurgião geral Claudio Birolini, o bloqueio do nervo frênico é um procedimento invasivo, embora considerado seguro, e busca provocar uma anestesia temporária do nervo.

Birolini alertou que, entre os riscos, está a possibilidade de paralisia temporária do músculo do diafragma, o que pode causar dificuldade respiratória e exigir suporte ventilatório até o fim do efeito anestésico. Caso o procedimento seja realizado, o tempo de internação pode ser ampliado além dos cinco a sete dias inicialmente previstos para o pós-operatório da cirurgia.

A alta hospitalar, segundo os médicos, dependerá da evolução clínica e da capacidade de Bolsonaro retomar atividades básicas de autocuidado. Questionada sobre a possibilidade de retorno do ex-presidente à Superintendência da Polícia Federal após a internação, a equipe afirmou que ainda é cedo para qualquer definição e que a decisão dependerá da recuperação nos próximos dias.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *