Diversos

Bilionário fundador da Duty Free realiza sonho de doar toda fortuna em vida

FOTO: THE ATLANTIC PHILANTHROPIES/REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O agora ex-bilionário Charles “Chuck” Feeney, de 89 anos, realizou um desejo inusitado: doou toda a sua fortuna enquanto vivo. O fundador da Duty Free assinou, na segunda-feira (14/9), juntamente com a esposa, Helga, os papéis para encerrar a empresa Atlantic Philantropies. As informações são da Revista Forbes.

De acordo com a publicação, o casal guardou dinheiro para sobreviver bem, mas já doou mais 8 bilhões de dólares para fundações, fundos de caridade e universidades nas últimas quatro décadas por meio da Atlantic Philanthropies. Todas as doações foram feitas de forma anônima.

A ideia dele é que seria melhor gastar a maior parte de sua fortuna em grandes apostas de caridades em vez de financiar uma fundação depois que ele morresse. Com isso, a esperança do empresário é conferir o resultado com seus próprios olhos, antes de morrer.

Uma cerimônia on-line foi realizada por Chuck e Helga, e incluiu mensagens de vídeo de Bill Gates e do ex-governador da Califórnia, Jerry Brown.

Vida simples

Feeney é o fundador, ao lado de Robert Miller, do Duty Free Shoppers, iniciativa de 1960 que deu ao empreendedor bilhões de dólares enquanto vivia de forma simples, como um monge. Como filantropo, ele foi o pioneiro da ação “Giving While Living”.

Segundo a Forbes, ele não possui hábitos tradicionais de bilionários. Enquanto a Duty Free arrecada uma fortuna vendendo artigos de luxo para turistas em todo o planeta, Feeney vive em um apartamento em São Francisco “que tem a austeridade de um dormitório de um universitário.”

Homem discreto, mas de impacto extraordinário, Chuck Feeney teve a carreira é marcada pela caridade. O perfil dele influenciou Bill Gates e Warren Buffett quando estes lançaram o Giving Pledge em 2010: uma campanha agressiva para convencer os mais ricos do mundo a doarem pelo menos metade de suas fortunas antes de morrer.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Oi meu senhor porque você não me doou parte tô precisando muito prá pagar a minha faculdade e ter minha casa própria que estou pedindo tanto que Deus me abençoe

  2. Bela atitude deste cidadão, Bill gares e Warren, não acumulando riquezas , visando um mundo melhor a quem precisa.
    Que atitudes como está se espalhem cada dia mais pelo mundo.

  3. Enquanto isso os que juram que vão pra o céu e o resto para o inferno, pregadores aqui do Brasil, lutam pra ficar cada vez mais ricos em detrimento dos pobres alienados.

    Se você lê a bíblia vai ver, com certeza, que poucos ou nenhum representa a igreja de Cristo.

  4. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
    Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
    Mateus 19, 20-21.

  5. Nono Correia não era um personagem avarento interpretado por Ary Fontora?
    Não seria o próprio Nono, mais um filósofo de internet?

  6. No Brasil ocorre o contrário. Eles querem roubar o máximo. A direita e a esquerda.
    E não falta quem defenda.

    1. Como tem gente besta no mundo. A informação é sobre a decisão pessoal de uma EMPRESÁRIO. Aí vem um "cientista de whatsapp" e faz uma ligação completamente sem noção com política, esquerda e direita. Que tragédia!

    2. essa visão monocromática de "direita e esquerda" cega mesmo… pessoa não pode nem ler uma matéria de algum estrangeiro, e faz uma analogia pífia dessas… fala sério!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MORAES NA MIRA: oposição aciona Senado por crimes de responsabilidade

Foto: STF

A oposição protocolou nesta segunda-feira (29) no Congresso um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. O documento, assinado por mais de 100 deputados e senadores, acusa Moraes de crime de responsabilidade e de agir fora do decoro do cargo.

Os parlamentares afirmam que Moraes pressionou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em favor do Banco Master, investigado por fraudes bilionárias. Segundo eles, o ministro manteve ao menos quatro contatos diretos sobre a situação do banco e uma operação de venda de ativos ao Banco de Brasília, apesar de divergências internas e indícios de irregularidades.

O pedido também aponta conflito de interesses: o escritório de advocacia da esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, tinha contrato com o Master, prevendo pagamentos de R$ 129 milhões em três anos, atuando junto a órgãos decisórios como Banco Central, Receita Federal, Cade e Congresso. Para os deputados, isso mostra favorecimento privado e interferência em órgão autônomo.

O próximo passo é a tramitação do pedido no Senado, chamado de Petição (PET), com análise técnica da Advocacia da Casa antes de chegar à decisão dos senadores. Historicamente, nenhum ministro do STF teve impeachment aprovado, mas os opositores afirmam que o caso exige resposta imediata para preservar a credibilidade das instituições.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Soluços e noites mal dormidas: Bolsonaro sofreu 50 apneias por hora antes de nova cirurgia

Foto: Reprodução

A equipe médica de Jair Bolsonaro informou que o ex-presidente teve 50 casos de apneia do sono por hora na noite anterior à nova cirurgia para controlar crises de soluço. Segundo o cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo acompanhamento, a polissonografia feita antes da cirurgia mostrou a necessidade de melhorar o padrão de sono de Bolsonaro.

O ex-presidente passou pelo bloqueio do nervo frênico esquerdo, repetindo o procedimento que já havia sido feito no lado direito no sábado (27), depois que os soluços persistiram. O bloqueio consiste na aplicação de anestésico próximo ao nervo que controla o diafragma, interrompendo temporariamente sua função para controlar os soluços.

Após a cirurgia, Bolsonaro apresentou uma crise de hipertensão, mas seu quadro segue estável. Ele ainda passará por uma endoscopia até esta quarta (31) e a previsão é que ele deixe o hospital na quinta-feira (1º). Enquanto isso, permanece em observação, com fisioterapia, cuidados de prevenção de trombose e acompanhamento pós-operatório da hérnia inguinal bilateral, operada no dia 25.

Segundo os médicos, os soluços prejudicam o sono, causam cansaço e atrasam a recuperação. Antes de optar pelo bloqueio do nervo frênico, a equipe buscou otimizar tratamento clínico, ajustar dieta e medicação, avaliando também possíveis causas digestivas, como trombo digestivo, gastrite, esofagite severa e refluxo gastroesofágico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

PF vai ouvir dirigentes antes de acareação no STF sobre o caso Master

Foto: Reprodução

A Polícia Federal vai colher depoimentos do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, do ex-presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, e do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, antes de qualquer acareação no Supremo Tribunal Federal. Os depoimentos começam nesta terça-feira (30), a partir das 14h, por videoconferência.

A delegada responsável vai avaliar se há necessidade de acareação entre os envolvidos, que tem o objetivo de esclarecer divergências sobre as fraudes apuradas no Master. O caso envolve transações do BRB com o banco, mesmo após o Banco Central ter vetado a compra por riscos econômicos.

O diretor do BC participou de reuniões com Vorcaro, Paulo Henrique Costa e o presidente do BRB, Gabriel Galípolo, para tratar da transação. Segundo o STF, nem o BC nem o diretor são investigados, mas têm “especial relevância” para esclarecer os fatos apontados pela PF.

O caso Master começou em março, quando o BRB anunciou a compra do banco. Apesar da negativa do BC, o BRB adquiriu carteiras de crédito do Master. A PF encontrou indícios de fraudes contábeis e manipulação de números, estimadas em R$ 12,2 bilhões no sistema financeiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pane no helicóptero da Band força pouso em Guarulhos; piloto e cinegrafista feridos

Foto: Reprodução

Um helicóptero da Band precisou fazer um pouso de emergência nesta segunda-feira (29) no estacionamento de uma transportadora em Guarulhos, na Grande São Paulo. O piloto e o cinegrafista estavam sobrevoando a região do Parque Novo Mundo, entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, quando a aeronave perdeu potência no motor.

O Corpo de Bombeiros informou que os dois ocupantes sofreram ferimentos leves na coluna e na cabeça. Eles foram socorridos no local e seguem em observação, recebendo cuidados médicos. Nenhum dos ferimentos oferece risco de vida.

Segundo a própria Band, o pouso foi realizado em local seguro e a aeronave tinha manutenção e certificações em dia. O resgate mobilizou uma unidade de bombeiros e duas viaturas de apoio para atender a ocorrência rapidamente.

O episódio serve de alerta para o transporte aéreo urbano, mesmo em empresas de grande porte, e reforça a importância de protocolos de segurança bem treinados para evitar tragédias maiores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TCE avisa: gestores que esconderem emendas parlamentares vão pagar caro

Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) avisou: a partir de agora, Estados e municípios têm de mostrar tudo sobre as emendas parlamentares de forma clara e rastreável. A orientação veio na Nota Técnica nº 09/2025, baseada na Resolução nº 034/2025 e nas regras do STF. O objetivo é garantir que cada centavo público seja acompanhado desde a proposta da emenda até a entrega final do serviço ou produto.

Segundo o TCE, transparência não é só publicar documentos: as informações devem ser permanentes, organizadas e acessíveis ao público. É preciso detalhar a emenda, o parlamentar que propôs, o valor, o beneficiário final, o órgão responsável e o estágio da execução. Falta de dados claros já é considerada risco grave para a fiscalização do Tribunal.

Outro ponto é a rastreabilidade dos recursos. Ou seja, cada emenda precisa estar vinculada aos registros oficiais de orçamento, contratos e pagamentos, sem brechas que escondam quem recebe o dinheiro ou como ele é usado. Qualquer tentativa de confundir esse fluxo será considerada irregularidade grave pelo TCE.

Para ajudar gestores a seguir a regra, o TCE lançou o Manual do Sistema de Emendas Parlamentares – Portal do Gestor. O preenchimento correto do sistema é condição obrigatória para obter a Certidão de Regularidade, necessária para executar as emendas em 2026. A Secretaria de Controle Externo promete acompanhar e orientar, com atualizações futuras para reforçar transparência e fiscalização.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SE PREPARE BRASIL… Zé Felipe e Ana Castela terminam namoro: “Se inventarem mentiras, falem de mim”

Foto: Reprodução/Instagram

Zé Felipe anunciou nesta segunda-feira (29) o fim do namoro com Ana Castela. O casal estava junto oficialmente desde outubro de 2025. O comunicado foi feito pelo cantor nas redes sociais, afirmando que a decisão foi consensual e sem conflitos, após conversas entre os dois.

Segundo Zé Felipe, o término ocorreu porque ambos entenderam que seria melhor seguir caminhos diferentes neste momento da vida. Ele destacou o carinho e a admiração que ainda sente por Ana, além da gratidão pelo período juntos: “Aprendi muito com ela e pude enxergar outra versão de mim, coisas que não fazia há muito tempo”, disse.

O cantor reforçou que o fim não foi motivado por brigas ou desentendimentos e pediu respeito à privacidade. Ele também criticou boatos na internet e pediu que eventuais ataques ou especulações sejam direcionados apenas a ele: “Se forem inventar mentiras, falem de mim, porque tô foda-se”.

Foto: Reprodução/Instagram

Na nota, Zé Felipe ainda ressaltou o carinho pela família Castela e desejou a Ana toda a felicidade do mundo. Ele deixou claro: continua amando a cantora, mas os dois decidiram priorizar objetivos individuais.

Leia a nota na íntegra:

Sou grato por tudo o que vivemos juntos. Aprendi muito com ela e eu enxergar outra Zé Felipe que existia em mim, coisas que eu não fazia há muito tempo.

Eu minha família temos um grande carinho pela família Castela.
Sou muito grato por ter tido como sogros Michele e Rodrigo vocês fazem parte da minha vida. Assim como Darci, Duda e Vettuche. Vocês sempre poderão contar comigo para tudo. Amo vocês.

E para deixar claro, eu amo a Ana.

Sei que na internet criam verdades que não existem, e sei o quanto isso pesa para a Ana e para mim.

Se forem inventar mentiras, falem de mim, porque tô foda-se.

Peço compreensão e respeito a todos neste momento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro passa por nova cirurgia e segue estável; alta marcada para 1º de janeiro

Foto: Luis Nova/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou por mais um procedimento médico nesta segunda-feira (29), após crise de hipertensão desencadeada por cirurgia anterior para conter soluços. A equipe médica garante que o quadro é estável e prevê alta hospitalar para 1º de janeiro.

O cirurgião-geral Claudio Birolini afirmou que Bolsonaro deve passar por endoscopia entre terça (30) e quarta-feira (31),  o que obrigará o ex-presidente a passar a virada internado no hospital. O procedimento de bloqueio do nervo frênico, repetido desta vez no lado esquerdo, dura cerca de uma hora e visa interromper temporariamente a função do diafragma para controlar os soluços.

O ex-presidente está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 24 de dezembro, após cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral. No sábado (27), já havia sido submetido ao bloqueio do nervo frênico direito, mas os sintomas persistiram.

Após o procedimento, Bolsonaro segue sob observação, com fisioterapia, prevenção de trombose venosa e cuidados de reabilitação. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou as redes sociais para agradecer a Deus pelo sucesso da cirurgia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TCE-RN abre concurso com salários de até R$ 15,5 mil e 55 vagas

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN) lançou concurso público com 55 vagas e formação de cadastro de reserva. Os cargos disponíveis são de Auditor de Controle Externo, Analista Administrativo, Médico e Técnico-administrativo. As inscrições vão de 14 de janeiro a 4 de fevereiro.

As provas começam em 11 de abril, para Auditor de Controle Externo, e seguem no dia 12 de abril para os demais cargos. Todos os detalhes sobre requisitos, etapas e critérios de avaliação estão no edital, publicado em edição extraordinária do Diário Eletrônico do TCE-RN e disponível no site oficial do tribunal: TCE-RN Concurso 2025

Os salários vão de R$ 6.173,51 a R$ 15.553,30, com adicionais de até R$ 2 mil de auxílio-alimentação, mais assistência à saúde conforme a idade do servidor. O cargo de Auditor de Controle Externo é o mais valorizado, com remuneração total de mais de R$ 17 mil.

O concurso é uma oportunidade para quem busca estabilidade no serviço público estadual. Interessados devem ficar atentos às publicações oficiais e eventuais retificações no Diário Eletrônico do TCE-RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Fátima e Walter entregam decisões de 2026 ao PT e MDB nacionais

Foto: Assecom/Arquivo

A governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice Walter Alves (MDB) decidiram, nesta segunda-feira (29), que qualquer definição sobre as eleições de 2026 só será tomada após consulta às instâncias nacionais de seus partidos. A nota oficial afirma que “os interesses do Estado do Rio Grande do Norte sempre se imporão aos nossos legítimos projetos partidários ou pessoais”.

O comunicado deixa claro que a aliança que os elegeu integra um projeto nacional, consolidado no governo Lula e no Executivo estadual do RN. Assim, questões locais ficam subordinadas às decisões de Brasília.

O cenário do RN se complica: com Fátima podendo disputar o Senado e Walter avaliando não assumir o governo, o Estado corre risco de vacância nos cargos de governador e vice. Pela lei, a sucessão cairia sobre o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), ou, em caso de recusa, para o presidente do Tribunal de Justiça, Ibanez Monteiro, podendo resultar em eleição indireta na Assembleia.

Com a nota, tudo fica suspenso. Nenhuma decisão concreta sobre 2026 sairá no RN enquanto PT e MDB nacionais não determinarem o caminho.

 Veja abaixo a íntegra do comunicado:

“Reunidos na tarde dessa segunda-feira, 29 de dezembro, para avaliação política e administrativa do Rio Grande do Norte, concluímos, conjuntamente, que os interesses do Estado do Rio Grande do Norte sempre se imporão aos nossos legítimos projetos partidários ou pessoais, conforme aconteceu nas eleições de 2022.

Entendendo que a aliança que nos elegeu Governadora e Vice-Governador foi parte do projeto nacional, consolidado no governo do Presidente Lula e no nosso governo estadual, e em contato com dirigentes nacionais dos nossos partidos, comunicamos que as decisões quanto às questões das eleições de 2026 serão tomadas, ouvidas as instâncias nacionais do Partido dos Trabalhadores e do Movimento Democrático Brasileiro.”

Governadora Fátima Bezerra
Vice-governador Walter Alves

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Styvenson recebe maior honraria de Natal e reafirma apoio a Rogério Marinho ao Governo

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Natal entregou nesta segunda-feira (29), no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, a Ordem do Mérito Felipe Camarão, a mais alta comenda da cidade, ao senador Styvenson Valentim (PSDB). A homenagem é destinada a personalidades que prestam serviços relevantes à capital potiguar e foi entregue pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil).

No discurso, Styvenson reforçou a parceria política com o senador Rogério Marinho (PL), presente à solenidade, e destacou a importância do trabalho conjunto pelo Rio Grande do Norte. Ele aproveitou para criticar a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) e reafirmou seu apoio à pré-candidatura de Rogério ao Governo do Estado.

Paulinho Freire ressaltou o caráter institucional da comenda e lembrou que Styvenson destinou cerca de R$ 130 milhões em recursos para Natal entre 2019 e 2025, investimentos em áreas essenciais da cidade.

Também participaram do evento a vice-prefeita Joanna Guerra; o secretário municipal de Governo, Costa Neto; a secretária do Trabalho e Assistência Social e primeira-dama Nina Souza; o vereador Preto Aquino, representando a Câmara Municipal, e outras autoridades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *