O presidente Bolsonaro decidiu que vai recorrer da decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou seu depoimento hoje na sede da Polícia Federal, em Brasília, às 14h. Bolsonaro também comunicou a aliados que não irá depor presencialmente nesta tarde.
A Advocacia Geral da União (AGU), que representa o presidente, foi acionada e vai recorrer nesta sexta ao plenário do STF, para que decida se o presidente pode prestar esclarecimentos por escrito. O pedido se baseia em precedentes da própria Corte, quando houve manifestação de outros presidentes. A AGU pedirá a suspensão de sua oitiva, até o julgamento do mérito deste recurso.
A fontes próximas, Bolsonaro disse que Alexandre de Moraes estaria o perseguindo e que teve a intenção de humilhá-lo. Bolsonaro afirmou a aliados próximos que Moraes dá à Presidência da República um “tratamento que nunca deu nem a traficante de drogas” e que quer “botar fogo no Brasil e depois colocar a culpa em mim”.
Em decisão proferida nesta quinta-feira, Moraes determinou que Bolsonaro compareça pessoalmente à Superintendência da PF no Distrito Federal nesta sexta-feira, às 14h, para prestar depoimento sobre suspeita de vazamento de documentos sigilosos de uma investigação da PF. A decisão do ministro Alexandre foi em resposta a um pedido da AGU para que Bolsonaro não comparecesse ao depoimento de hoje.
O imóvel em que funciona a Casa Vermelha, no centro do caso envolvendo o uso de emenda da vereadora Brisa Bracchi (PT) para evento contra Bolsonaro, está vinculado na Receita Federal à sede do PSTU em Natal. A descoberta adiciona uma camada dramática às acusações de que o uso da emenda de Brisa não teve conotação político-partidária, o que é vetado para uso desse tipo de recurso público. O equipamento também abrigou comitê de campanha da vereadora em 2024.
O prédio está situado na Rua Princesa Isabel, 749, na Cidade Alta, mas para complicar ainda mais a situação, o PSTU Natal funciona atualmente na Rua Santo Antônio, 697, na mesma região. Mudança de endereço de qualquer CNPJ obriga seus responsáveis a comunicarem o fato à Receita Federal. Nesse caso, o PSTU também pode acabar prejudicado, e Brisa vê o viés partidário na acusação que lhe foi feita ainda mais robustecido.
E numa dessas ironias do destino, o Blog do Dina também descobriu que o imóvel do número 749 da Rua Princesa Isabel foi casa de um argentino que pediu ao governo brasileiro anistia para não ser deportado em 1998. O pedido foi negado.
Procurado, o gabinete da vereadora Brisa Bracchi não respondeu imediatamente ao pedido de manifestação. O espaço segue aberto. Também enviamos mensagem para o contato registrado na Receita Federal atribuído ao PSTU. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.
A descoberta que embasa este material partiu de uma dúvida do blog: de quem é a Casa Vermelha? Ao tentar localizar um CNPJ, não obtivemos êxito, mas descobrimos que no mesmo endereço da Casa Vermelha, o banco de dados da Receita Federal já tinha um CNPJ associado, o da sede do PSTU Natal.
Desde que o caso envolvendo o uso de emenda pela vereadora Brisa Bracchi veio à público, as atenções levaram a Casa Vermelha a se recolher. Nessa quarta-feira, fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo se depararam com o imóvel fechado.
Eles iriam fiscalizar as condições do imóvel a partir de denúncias encaminhadas ao órgão ambiental sobre a Casa Vermelha não dispor de alvará de funcionamento, obrigatória para um equipamento que realiza eventos. O alvará exige que o prédio tem que cumprir regras de acessibilidade e estar com licença do Corpo de Bombeiros, além de licenças ambientais e comprovação de alvará de construção.
A falta de qualquer dessas licenças impede a expedição de um alvará. A probabilidade do prédio pivô desse caso ter esse documento é improvável, já que o endereço associado não é compatível com nenhuma autorização de funcionamento recente concedida pela Semurb.
Casa Vermelha já conhece enredos de anistia e não terminam bem para os personagens
Muito antes de progressistas se reunirem no número 749 da Rua Princesa Isabel para celebrar Bolsonaro na Cadeia e dizer não à anistia, o imóvel já conhecia as entranhas desses pedidos. Em 1998, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, julgou o caso do argentino David Esteban Gallardo, então morador do equipamento onde hoje é a casa vermelha.
O argentino buscou regularizar sua situação no Brasil. Ele havia entrado no país como turista e permaneceu de forma irregular até ser notificado a deixar o território nacional. Ao recorrer à anistia oferecida pelo governo em 1998, teve o pedido negado pelo Judiciário, que entendeu não estarem preenchidos os requisitos legais.
O processo judicial, cujo relator foi o desembargador Castro Meira, revelou que Gallardo chegou a ser multado pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte por trabalhar em situação irregular. Sua defesa alegava que a saída do país havia sido forçada por temor de deportação, e que, por isso, deveria ter direito à regularização. A divergência entre os julgadores acabou por destacar as diferentes interpretações sobre vigência e eficácia da lei de anistia.
A coincidência de endereços conecta episódios de natureza muito distinta com uma lição irônica: aqueles que se ligam ao número 748 da Rua Princesa Isabel terminam sem perdão.
A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) realiza nesta quinta-feira (28) os primeiros depoimentos para investigação do esquema de fraudes do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
A primeira a falar na comissão será a defensora pública Patrícia Bettin Chaves, que atua para coibir descontos irregulares em benefícios previdenciários desde antes da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.
Outro depoimento previsto para esta quinta é o do delegado responsável pela investigação da PF, Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi. Por ainda estar no comando, a conversa com ele ocorrerá em uma “sessão secreta” — sem registros nem a presença de jornalistas.
Investigação ‘do GPS’
Além dos depoimentos, a comissão também pautou pedidos para rastrear a localização de suspeitos das aplicações de fraudes contra aposentados e pensionistas. A solicitação alcança Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.
Investigadores apontam que ele atuou como lobista e foi um dos intermediadores das fraudes. A ideia é apurar se ele, e outras pessoas, frequentaram as dependências do Senado, da Câmara, do Ministério da Previdência e do INSS.
Empréstimo Consignado
A apuração de vazamento de informações bancárias de aposentados e pensionistas também está na lista de pedidos e pode avançar na reunião desta quinta.
A intenção é verificar se instituições financeiras divulgaram de forma indevida contatos de aposentados, por conta da suspeita de que dados tenham sido utilizados para o oferecimento de empréstimos consignados.
O objetivo da investigação foi confirmado ao R7 pelo vice-presidente da comissão, deputado Duarte Junior (PSB-MA). Segundo ele, a ideia é começar com pedidos ligados ao Banco Central e, depois, solicitar informações à Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
“A situação é grave. E a gente tem que fazer o que for suficiente para enfrentar o lobby dos bancos, das instituições financeiras, para defender aqueles que não têm lobista, que são os aposentados e os pensionistas”, diz.
A cidade de Jucurutu sempre inovando. A novidade por lá agora é a 1ª Vaquejada de Pneu, que acontecerá no próximo sábado (30), às 15h, na rua Manoel Pereira da Cruz, conhecida como rua dos Bobós. Já tem gente se preparando para a vaquejada, mostra o vídeo enviado ao BLOGDOBG. O evento organizado por Celinho conta com vários patrocinadores.
A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28) avaliou a imagem que os brasileiros têm da primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
O levantamento mostra que ambas enfrentam maior rejeição do que aceitação entre os entrevistados, mas Michelle aparece em situação mais favorável do que a atual primeira-dama.
A esposa de Jair Bolsonaro (PL) tem uma imagem negativa para 53% dos entrevistados, enquanto 44% possuem uma visão negativa. Outros 3% dos entrevistados disseram não saber responder.
Já a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 55% de imagem negativa entre os entrevistados, contra 36% negativa. Outros 9% afirmaram não saber responder.
Foram entrevistadas 6.238 pessoas, entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Houve oscilações nos índices de desaprovação e aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28). A desaprovação subiu e a aprovação caiu.
São 51% que desaprovam Lula. Em julho eram 49,7%.
Outros 47,9% aprovam. No último levantamento o índice era de 50,2%.
Não sabe passou de 0,2% em julho para 1% agora.
A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Foram entrevistadas 6.238 pessoas pela AtlasIntel, por recrutamento digital aleatório, entre 20 e 25 de agosto.
Acredito nessa pesquisa, partindo do princípio que 26% da população brasileira vive sob o comando daquela facção famosa hoje no mundo inteiro, não tenho dúvida que o chefe tem toda essa aceitação
Como lidar com birras, incentivar a autonomia de forma assertiva ou até conduzir conflitos entre irmãos? Questões como essas fazem parte da rotina de qualquer família e, muitas vezes, geram dúvidas sobre a melhor forma de agir. Pensando em preparar os pais para os novos desafios da educação de forma aprofundada, a Maple Bear Natal criou a Escola de Pais, um curso de formação contínua que tem como objetivo apoiar mães, pais e cuidadores na educação dos filhos, fortalecendo ainda mais o elo entre escola e casa.
A iniciativa é pioneira na cidade e se diferencia por ir além do trabalho já desenvolvido nas aulas de habilidades socioemocionais oferecidas aos alunos e das reuniões temáticas com os pais. Enquanto as crianças aprendem sobre empatia, convivência e responsabilidade, as famílias recebem formação estruturada que apresenta ferramentas práticas de comunicação, estratégias educativas e reflexões sobre o papel dos adultos no desenvolvimento integral das crianças.
“No final das contas, é em casa que muita coisa se aprende. A escola é parceira da família, e por isso pensamos em um espaço que ajude também os pais a refletirem sobre suas práticas educativas e a adotarem uma comunicação mais consciente no dia a dia com os filhos”, destaca a coordenadora escolar Geiciane Sampaio.
A fisioterapeuta Camila Meibach, mãe de Murilo (11 anos, Year 6) e Gustavo (9 anos, Year 4), compartilha sua experiência como participante da Escola de Pais. “A experiência tem sido transformadora. É um espaço de aprendizado respeitoso, que nos encoraja a valorizar tanto os pontos fortes dos nossos filhos quanto os nossos, como pais. Com base na disciplina positiva, comunicação não-violenta e autoconhecimento, aprendemos a conduzir melhor cada fase do desenvolvimento das crianças.”
Para Camila, o curso demonstra um cuidado que vai além da sala de aula. Na prática, os aprendizados já estão presentes no dia a dia da família.
“Aplico várias estratégias que aprendi: desde práticas de comunicação mais respeitosa até incentivo à autonomia e à responsabilidade. Também aprendemos sobre os diferentes temperamentos, o que nos ajuda a conduzir cada situação de forma mais assertiva. Esses aprendizados tornam o ambiente familiar mais leve e fortalecem a relação com meus filhos”, completa.
A Escola de Pais faz parte do projeto PEACE – Programa de Escuta, Autoconsciência, Convivência e Empatia desenvolvido de forma pioneira pela Maple Bear Natal, que tem como base metodologias como a Disciplina Positiva, a Comunicação Não-Violenta e a Justiça Restaurativa. A proposta é transformar cada conflito do cotidiano em uma oportunidade de aprendizado, tanto para os alunos quanto para os adultos envolvidos em sua formação. “Oferecemos algo novo, que vai além dos encontros de rotina entre escola e pais, para contribuir com as famílias na relação e formação das crianças para os desafios atuais. A educação é uma ação conjunta entre escola e família, fortalecendo os vínculos”, destaca a diretora pedagógica da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas.
A Justiça da Itália decidiu nesta quinta-feira (28) que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continuará presa em Rebibbia, na Itália.
A parlamentar tentava responder ao processo em prisão domiciliar, em um apartamento nos arredores de Roma.
O sistema judiciário italiano avaliou que há “alto perigo de fuga” e definiu que o processo de extradição da brasileira, que pode durar ainda meses, terá prosseguimento.
Com a manutenção da prisão, a parlamentar segue respondendo ao processo de extradição que pode trazê-la de volta ao Brasil. Atualmente, o processo está no Ministério do Interior, equivalente ao Ministério da Justiça do Brasil.
Uma audiência na manhã de quarta-feira (27) foi realizada por um juiz italiano. Participaram a defesa de Zambelli e um representante do governo brasileiro, responsável pelo pedido de extradição.
Na audiência de quarta-feira (27), os advogados de Zambelli alegaram fragilidade de saúde da parlamentar e afirmaram que ela é alvo de um processo de perseguição política.
Um jornal de extrema esquerda?
Lula e Maduro são democracia?
George Soros interferindo no Brasil é democracia?
Flávio Dino, tem orgulho de ser comunista e o advogado de Lula ministro do STF são democracia?
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, nomeou o vice-presidente da entidade, José Vanildo da Silva, para coordenar o grupo de trabalho que será responsável pela reformulação da Copa do Nordeste, principalmente competição regional do país, que reúne grandes clubes da região.
O grupo foi formando com a missão de elaborar um novo regulamento da competição e ações que visam fortalecer cada vez mais o torneio e garantir sua sustentabilidade, ampliando assim sua representatividade no cenário esportivo. Além de José Vanildo, a comissão conta com a participação dos presidentes das Federações Alagoana, Cearense, Paraibana e Sergipana.
Nos próximos dias, a comissão deverá reunir os representantes de todas as Federações nordestinas, para discutirem a reformulação da competição. “É uma satisfação muito grande poder contribuir para o aprimoramento dessa competição tão importante para o Futebol que é a Copa do Nordeste. Nosso objetivo é fortalecer o torneio e, consequentemente o esporte e os clubes da região. Já iniciamos os trabalhos e estamos planejando uma grande reunião em Natal, com a participação de todas as Federações da região e também do presidente Samir Xaud, para que possamos apresentar as propostas”, comentou o vice-presidente José Vanildo.
Comente aqui