Política

Bolsonaro diz que teve momentos ‘mais difíceis’ na Aman que na Presidência

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado, 27, ter enfrentado na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) “momentos mais difíceis” do que na Presidência. “Em momentos difíceis à frente da Presidência, vejo o que passei aqui (na Academia Militar das Agulhas Negras) e me conforto dizendo que aqui foi mais difícil. Quem passa por aqui, sabe o que são essas dificuldades”, afirmou Bolsonaro, citando ensinamentos de lealdade, humildade e disciplina na cerimônia de entrega de Espadas aos Novos Aspirantes, realizada nesta manhã na cidade de Resende.

Bolsonaro disse que os militares estão “prontos” para defender a liberdade do País. “A vocês jovens aspirantes, agora integrando o Exército brasileiro, passa uma enorme responsabilidade, maior até que defender a vida dos nossos cidadãos é defender a nossa democracia e a nossa liberdade. Juramos dar a vida à Pátria e este juramento está muito vivo. Não ousem roubar nossa liberdade, estamos prontos para defendê-la. Nós militares respeitamos a nossa Constituição”, afirmou.

O presidente estava acompanhado na solenidade de entrega do Aspirantado 2021 aos cadetes do 4º ano da Aman do vice, general Hamilton Mourão, do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, general Augusto Heleno, do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto.

Antes da cerimônia, o presidente acenou para apoiadores e caminhoneiros que passavam pela Rodovia Presidente Dutra em frente ao Hotel de Trânsito da Academia Militar das Agulhas Negras. Bolsonaro chegou à cidade no fim da tarde de sexta-feira, 26.

O presidente é egresso da Aman, onde se formou em 1977. Na noite de sexta, Bolsonaro foi até um trailer comer cachorro-quente, como tradicionalmente faz quando visita Resende.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. A conversa é essa: “Estamos aqui para defender nossa pátria e não por dinheiro, estamos aqui por amor à profissão.” PURA hipocrisia, pois, na prática o que vemos é que no meio militar, a corrupção promove e só os de menor hierarquia são quem pagam o pato. Prefiro um civil corrupto no poder a um HIPÓCRITA, já que vimos que podemos destituí-lo, ao contrário, um militar no poder, o que poderemos ter é a volta do golpe de 1964.

  2. Também, lá ele não podia torrar quase 4 milhões de reais do cartão corporativo em 4 meses sem prestar contas, dinheiro advindo de impostos dos que ganham 1.100 reais, pra trabalhar 30 dias de sol a sol. Ainda debocha por sermos idiotas. muita estupidez numa só pessoa. Só comparado a devolução do dinheiro recuperado pela lava jato ao maior ladrão doe dinheiro público do planeta.

    1. Olá. Você está evacuando pelos dedos, se não, PROVE que JB usou 1 real que seja, em benefício próprio, seu esquerdoente moral! O cartão só é usado p/pagar contas do Palácio e salário dos empregados de lá. A terrorista dilma e o verme bandidaço ladravaz lula sim que torravam o TEU E O MEU $ nos enterrando no car corporativo. Instrua-se, esquerdoente! Envergonhe_se de permitir que o seu cérebro seja usado como latrina da vermelhada.

    2. Tânia, vc podia se chamar tonta. Você acha que as contas do palácio ( lagostas, vinhos, leite condensado…etc e de empregados precisa pagar sem está no orçamento, não seja boba. Aí, como não exigem comprovação esse cafajeste, dilmanta, luladrão, fhc e outros usaram pras coisas mais absurdas que se possa pensar, menos pra uma causa nobre. Gente como você só contribui pra essa nação continuar com CANALHAS como esses no governando.

  3. Com certeza na Aman era mais difícil já que ele tinha que trabalhar e estudar! Depois de ter sido reformado foi vagabundar na política, coisa que faz até hoje já que não faz nada além de gastar nosso dinheiro e colocar em sigilo as falcatruas que comete! E o brasileiro ainda cogita votar nele ou em lulaladrao… Realmente merecemos viver nesse país como ele eh…

    1. TB lá não tinha cartão corporativo, não ganhava rios de dinheiro, nem Val, nem Rachadinha, nem Queiroz que pagava tudo pra vós, não tinha Milcheque e os sete talões e por aí vai.

    2. Malandro é malandro e mané é mané. Chora mané! O homem vai até 26.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça critica STF ‘ativista’ e ‘escalada de benefícios financeiros’ para juízes

Foto: Divulgação/Lide

O ministro do STF André Mendonça afirmou nesta segunda-feira (17) que juízes e promotores devem ser bem remunerados, mas dentro de um “teto mais respeitoso”. Ele disse que a função exige altos níveis de responsabilidade e risco, mas que os limites salariais precisam ser cumpridos.

As declarações foram feitas durante almoço do Lide, em São Paulo. Mendonça também defendeu a revisão de benefícios do Judiciário, como os 60 dias de férias, e disse haver preocupação no STF com a “escalada de benefícios financeiros” no sistema de Justiça.

Crítica ao ativismo judicial

Mendonça criticou a decisão do STF que ampliou a responsabilidade das redes sociais pela moderação de conteúdo. Ele afirmou que a Corte praticou “ativismo judicial” ao impor regras sem aprovação do Congresso — posição na qual ficou vencido no julgamento.

Segundo ele, cabe ao Legislativo definir restrições e ao Judiciário apenas aplicar a lei. “O problema é achar que o Judiciário deve dar a última palavra”, disse o ministro.

Com informações de Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neoenergia Cosern decide suspender temporariamente cobrança de novas taxas na conta de luz para quem gera energia solar


Foto: Anderson Viegas/g1 MS/ARQUIVO

A Neoenergia Cosern decidiu suspender temporariamente a cobrança de novas taxas na conta de luz para quem gera energia solar, enquanto dialoga sobre o tema com o Governo do Estado.

As cobranças foram alvo de reclamações dos clientes desde a semana passada. As reclamações registradas nos últimos dias relatam aumentos entre 200% e 600% nas contas de energia.

A decisão da suspensão das cobranças foi comunicada aos Procons municipal e estadual em reunião realizada nesta segunda-feira (17).

Confira a íntegra da nota abaixo:

NOTA

Natal (RN), 17 de novembro de 2025

A Neoenergia Cosern informa que tomou a decisão de suspender temporariamente, desde a semana passada, a emissão do faturamento dos clientes de Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD II e III) enquanto dialoga com o Governo do Estado a respeito do tema. A decisão foi comunicada aos representantes dos Procons Estadual e Municipais em reunião realizada na sede da Neoenergia Cosern em Natal nesta segunda-feira (17).

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após ir à COP30, chanceler da Alemanha diz que ‘todos ficaram felizes em voltar daquele lugar’

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou que todos os jornalistas que o acompanharam à COP30, em Belém, “ficaram felizes” de deixar “aquele lugar” e viajar de volta para o país europeu. O cristão-democrata fez a declaração durante seu discurso em evento da Confederação de Comércio alemã, na última quinta-feira, 13, em Berlim.

“Nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. E perguntei a alguns jornalistas que estavam comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’”, disse Merz. “Ninguém levantou a mão”.

Jornalistas alemães que estão em Belém cobrindo a COP30 explicam que Merz é conhecido por cometer gafes, especialmente de cunho xenófobo. No mês passado, ele falou que os imigrantes estavam mudando a paisagem das cidades alemãs, o que ele considerou um problema. Quando questionado por um jornalista o que queria dizer com isso, o político conservador respondeu: “Pergunte à sua filha, se você tiver uma.” Integrantes a extrema direita no país costumam dizer que os imigrantes são um perigo para as mulheres brancas da Alemanha.

Um portal de notícias alemão comparou a atitude do chanceler ao de um turista alemão preconceituoso que, segundo a piada, voltou para casa respondendo o seguinte aos colegas de trabalho sobre se tinha gostado ou não do Brasil: “Ah, sabe como é: tive a impressão de que lá só existem jogadores de futebol e prostitutas.” Ao que o chefe dele comentou: “Minha mulher é brasileira.” E o funcionário, prontamente: “Em que time ela joga?”

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAIXA-PRETA DOS CORREIOS: Estatal alega sigilo para negar dados sobre resultado de PDVs

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Após registrar prejuízo de R$ 4,3 bilhões no 1º semestre e pedir aval do Tesouro para um empréstimo de R$ 20 bilhões, os Correios negaram ao Estadão informações sobre seus Programas de Demissão Voluntária (PDVs), alegando sigilo estratégico.

O jornal solicitou via Lei de Acesso à Informação dados como número de adesões, incentivos oferecidos e economia obtida com a redução do quadro. A estatal informou apenas que realizou quatro PDVs desde 2017 (2017, 2019, 2020 e 2024) e enviou os regulamentos internos, sem detalhar resultados.

A empresa argumenta que atua em regime competitivo e que divulgar esses dados “comprometeria o planejamento organizacional e a posição competitiva” dos Correios. A estatal afirmou estar amparada na LAI, na Lei das Estatais e no decreto 7.724/2012. O Estadão recorreu da decisão.

Especialistas ouvidos sob reserva afirmam que o sigilo deveria valer apenas para informações individuais de funcionários — o que não foi pedido. Dados consolidados, segundo eles, deveriam ser públicos. Para Sérgio Lazzarini, professor do Insper, usar a Lei das Estatais para ocultar informações contraria o propósito da própria legislação, criada para ampliar a transparência.

O Ministério da Gestão afirmou que os Correios estão sob o Ministério das Comunicações, que por sua vez disse acompanhar a reestruturação da empresa. A Fazenda informou que o tema cabe à Sest. Os Correios não comentaram.

Um novo PDV é uma das bases do plano de reestruturação preparado pelo presidente da estatal, Emmanoel Schmidt Rondon. Saber o desempenho dos programas anteriores seria essencial para avaliar a eficácia da estratégia.

Além do novo crédito de R$ 20 bilhões, a estatal já possui R$ 1,8 bilhão tomado com Citibank, ABC Brasil e BTG Pactual. Também deve R$ 128,8 milhões ao ABC Brasil e R$ 162,5 milhões ao Daycoval.

Com informações de Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mendonça diz que Brasil vive “estado de insegurança jurídica”

Imagem: reprodução/YouTube

O ministro do STF e do TSE, André Mendonça, afirmou nesta segunda-feira (17) que o Brasil enfrenta um “estado de insegurança jurídica” e desempenho inferior à média da América Latina em diversos indicadores internacionais de governança. A declaração foi feita durante o Almoço Empresarial Lide, em São Paulo.

Mendonça destacou que a Constituição coloca a livre iniciativa como um valor social essencial, mas avaliou que o país falha nas funções de incentivo e planejamento econômico. “Temos uma carência muito grande”, disse.

Indicadores de governança apresentados por Mendonça

O ministro comentou os seis indicadores usados pelo Banco Mundial para medir governança e apontou problemas em quase todos:

  • Participação social e liberdade de expressão (voice and accountability): único indicador em que o Brasil está acima da mediana regional, com pontuação próxima de 60. Mesmo assim, fica atrás de Argentina, Chile e Uruguai.

  • Estabilidade política e violência: Brasil está abaixo da média latino-americana. Mendonça citou que não conseguiu realizar um trabalho social no Rio por necessidade de “dialogar” com o crime organizado.

  • Efetividade do governo: desperdício, corrupção e burocracia “fazem o dinheiro público se esvair”.

  • Qualidade regulatória: considerado “entristecedor”; Brasil perde para México, Paraguai, Colômbia, Peru, Uruguai e Chile.

  • Rule of law (respeito às leis e contratos): país marca cerca de 40 pontos, o que, segundo ele, reforça a insegurança jurídica.

  • Controle da corrupção: tema que chamou de “problema humano universal”, mas com desafios específicos no Brasil, que não detalhou.

O ministro reforçou que melhorar a governança pública é essencial para fortalecer o ambiente de negócios e a confiança no país.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara Municipal aciona forças de segurança para votação do pedido de cassação de Brisa Bracchi

Brisa BracchiFoto: Elpídio Júnior

A Câmara Municipal de Natal vai receber reforço na segurança nesta terça-feira (18), dia em que será votado o pedido de cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi. O presidente da Casa, Eriko Jácome, solicitou apoio do BOPE, Batalhão de Choque, STTU e Guarda Municipal para garantir a segurança dos vereadores e do prédio.

O pedido de reforço ocorre após informações de que partidos de esquerda — incluindo o PT — e movimentos sociais estariam organizando uma ocupação da Câmara para tentar impedir a votação.

No perfil da vereadora Brisa Bracchi, o convite para a plenária do PT realizada nesta segunda-feira, que deve definir como será a manifestação prevista para o dia seguinte. Além disso, há o convite para ciclistas “ocuparem” as ruas de Natal, do lado de fora da Câmara Municipal de Natal.

LEIA TAMBÉM: Esquerda arma invasão à Câmara de Natal para tentar salvar mandato de Brisa Bracchi

96 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CRIANÇAS ENDIVIDADAS: INSS registra 763 mil empréstimos consignados em nomes de menores; dívida total já chega a R$ 12 bilhões

Foto: reprodução/.Gov

O caso de Clara**, 7 anos, ilustra um problema que explodiu nos últimos anos: ela tem uma dívida de R$ 38.278,80 feita por uma tia que tinha sua guarda. Como a menina não sabe escrever, uma selfie foi usada como assinatura. Hoje, o BPC de R$ 1.518 que Clara recebe sofre desconto mensal de R$ 540 para pagar o empréstimo.

Segundo o INSS, existem 763 mil empréstimos consignados ativos em nome de menores, com valor médio de R$ 16 mil. Somando todos, o montante ultrapassa R$ 12 bilhões. Há casos envolvendo até bebês com meses de vida.

O cenário foi permitido pela Instrução Normativa 136, de 2022, que autorizou empréstimos para menores sem necessidade de autorização judicial. A regra foi suspensa apenas em agosto de 2024, mas o estrago já estava feito.

Números do problema

  • 395 mil contratos foram feitos só em 2022.

  • Maior concentração: crianças de 11 a 13 anos (136 mil contratos).

  • Empréstimos explodiram de R$ 116 milhões (2021) para R$ 4,1 bilhões (2024).

  • Taxas chegam a 24,6% ao ano (consignado) e 33,8% ao ano (cartões RMC e RCC).

  • Só o Banco BMG tinha 101.434 contratos ativos do tipo RMC com menores em 2024.

Fraudes e ações na Justiça

Diversas decisões já anularam contratos considerados ilegais. Menores foram usados como “garantia” em empréstimos feitos por responsáveis, muitos em situação de negligência ou abandono. Em vários casos, o dinheiro sequer foi usado para beneficiar a criança.

Entidades como Anced e Abradeb moveram ações para cancelar contratos e pedir indenizações. O MPF também tenta responsabilizar o INSS e barrar as normas que permitiram o avanço da prática.

O que está sendo feito

O INSS afirma que:

  • reduziu o número de bancos parceiros de 74 para 59;

  • está revisando todos os contratos;

  • exige biometria do beneficiário desde maio de 2025;

  • proibiu, pela IN 190, que representantes legais façam consignados em nome de menores.

Especialistas defendem mudanças na lei, maior controle sobre bancos e investigação rigorosa pela Polícia Federal e Ministério Público para evitar novos casos.

*Nomes de crianças citados na reportagem foram alterados para preservar suas identidades

Com informações de UOL 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TARIFAÇO: ‘Prejuízo ao café brasileiro pode ser irreversível’, diz Conselho dos Exportadores de Café do Brasil

Imagem: reprodução

A tarifa de 40% aplicada pelos Estados Unidos ao café brasileiro está deixando o Brasil em clara desvantagem em relação aos concorrentes, que exportam com tarifa zero. O alerta é de Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, em entrevista ao Mercado Aberto, do Canal UOL.

Segundo Matos, a combinação entre safra menor em 2025 e barreira tarifária elevada aumenta o risco de o Brasil perder espaço no maior mercado do mundo — e essa perda pode se tornar irreversível. Ele afirma que, enquanto o Brasil enfrenta tarifa de 40%, concorrentes já avançam com contratos de curto, médio e longo prazo, fortalecendo relações comerciais e consolidando novos blends junto aos consumidores.

Matos considera mais viável ampliar a lista de produtos isentos do que obter uma isenção tarifária total temporária. Ele reforça que a competitividade é determinada não apenas pelo custo brasileiro, mas pela diferença em relação aos outros exportadores.

Apesar da queda nas vendas externas por causa da safra reduzida, o Brasil segue exportando para 120 países. Ainda assim, Matos diz que o país não pode perder espaço nos Estados Unidos, sede das principais empresas globais do setor, e defende que negociações bilaterais priorizem produtos estratégicos.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Curtas-metragens produzidos por alunos da Maple Bear Natal serão exibidos amanhã (18) em cinema da capital

A manhã desta terça-feira (18) vai se transformar em um verdadeiro festival de curtas-metragens produzidos pelos alunos da Maple Bear Natal. O “Short Film Festival: Golden Bear Natal”, acontece das 08h às 12h40, no Cinemark do Shopping Midway Mall. A exibição faz parte de projeto interdisciplinar que envolve Português, Inglês e Artes e coloca os alunos como verdadeiros protagonistas do processo criativo.

Neste ano, o projeto foi inspirado nos gêneros cinematográficos, e cada grupo criou um curta baseado em um gênero específico, como suspense, comédia, drama, entre outros. Os alunos desenvolveram roteiros, atuaram, dirigiram e editaram seus próprios curtas. Ao todo, serão 10 filmes exibidos no Cinemark, com a participação das famílias, professores e toda a equipe escolar.

Com a participação de 85 estudantes do Middle Years (Fundamental anos finais), o Golden Bear reforça o compromisso da Maple Bear Natal em proporcionar experiências significativas, que unem aprendizado, arte e protagonismo estudantil em um ambiente inspirador e criativo.

“Com o Golden Bear, mostramos que a escola é um espaço vivo de criação. Quando os alunos assumem o papel de protagonistas, eles desenvolvem autonomia, empatia, gestão do tempo e colaboração de forma natural. É uma experiência que amplia o aprendizado e fortalece a confiança de cada estudante”, disse a diretora pedagógica da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas.

SERVIÇO:

Short Film Festival: Golden Bear Natal
DATA: 18/11/2025 (terça-feira)
HORÁRIO: 08h às 12h40
LOCAL: Cinemark (sala 7)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pai e filho são presos dirigindo embriagados e sem habilitação durante blitz em São Gonçalo do Amarante

Foto: Polícia Militar/ Divulgação

A Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) registrou duas prisões por embriaguez ao volante na cidade de São Gonçalo do Amarante, na noite deste domingo (16). A ação se deu durante blitz na RN 160.

O pai de 42 anos, a bordo de um automóvel, apontou no teste de alcoolemia 0.43mg/l. Já o filho, que vinha logo em seguida, também estava embriagado, apontando 0.53mg/l.

Os infratores, além de embriagados, não possuíam Carteira de Habilitação. Ambos foram encaminhados à Central de Flagrantes e autuados com base no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê, além de multa, detenção de 06 meses a 03 anos.

Opinião dos leitores

  1. Enquanto uns leitores pensam “que absurdo!”, outros pensam, “tá aí uma meta a ser alcançada. Vou planejar com junin, mas nós não seremos pego, ṕois não somos tontos”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *