Política

Bolsonaro: “Não mais aceitaremos que qualquer atrocidade usando a força do poder passe por cima da nossa Constituição”; Veja o discurso completo

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi ovacionado por uma multidão na Esplanada dos Ministérios na manhã desta terça-feira (7). Em seu breve discurso, o chefe do Executivo afirmou que atrocidades não podem passar por cima da nossa Constituição e disse também que “ou o Poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos“.

O palanque de onde discursou o presidente estava tomado por apoiadores, assessores e ministros, como Fabio Faria (das Comunicações), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), general Walter Braga Netto (Defesa) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). Logo após a fala do presidente, a multidão começou a se dispersar.

Imagem: reprodução

Leia abaixo a íntegra do discurso do presidente:

Nós não mais aceitaremos que qualquer atrocidade usando a força do poder passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer certeza que venha de fora das 4 linhas da Constituição.

Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas para o nosso Brasil. Ou o chefe desse Poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos. Porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada Poder da República.

Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela, se enquadra ou pede para sair.

O Supremo Tribunal Federal perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele Tribunal. Nós todos aqui, sem exceção, somos aqueles que dirão para onde o Brasil deverá ir. Temos em nossa bandeira escrito “ordem e progresso”, é isso que queremos.

Não queremos ruptura, não queremos brigar com Poder nenhum, mas não podemos admitir que uma pessoa turve a nossa democracia. Não podemos admitir que uma pessoa coloque em risco a nossa liberdade. Eu jurei um dia, juntamente com Hamilton Mourão, vice-presidente do meu lado, juntamente com Braga Netto, ministro da Defesa, darmos a nossa vida pela pátria.

Todos vocês que porventura não fizeram esse juramento fizeram outro, também igualmente importante, dar a sua vida pela sua liberdade. A partir de hoje, uma nova história começa a ser escrita aqui no Brasil.

Peço a Deus mais que sabedoria, força e coragem para bem decidir. Não são fáceis as decisões. Não escolham o lado do conforto. Sempre estarei ao lado do povo brasileiro. Esse retrato que estamos tendo nesse dia não é de mim nem ninguém em cima desse carro de som. Esse retrato é de vocês.

É um comunicado, é um ultimato para todos que estão na Praça dos Três Poderes, inclusive eu, presidente da República. Para onde devemos ir, cada um de nós deve se curvar à nossa Constituição Federal. Nós temos essa obrigação. Se queremos paz e harmonia, devemos nos curvar à nossa Constituição.

Enquanto vocês estiverem comigo, eu estarei com vocês. Não importa, não importa quais obstáculos porventura tenhamos ao longo do nosso caminho. Cheguei aqui. Entendo por uma missão de Deus, e a Ele devo a minha 2ª vida. E devo também a condução dessa nação. Todos nós somos passageiros nessa Terra. Todos nós temos responsabilidades. Todos nós temos o dever de lutar para aquilo que se faça de melhor para cada um de nós.

Indo para o encerramento, peço que me ouçam hoje, por volta de 16h, lá na [avenida] Paulista. Como chefe do Executivo, seria mais fácil ficar em casa, mas como sempre disse ao longo de toda a minha vida de político, sempre estarei onde o povo estiver.

Vou a São Paulo e retorno. Amanhã estarei no Conselho da República, juntamente com ministros, juntamente com o presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Com essa fotografia de vocês, mostrar para onde nós todos devemos ir. Acredito no Brasil. Acredito em vocês. E todos nós acreditamos em Deus. Muito obrigado a todos vocês. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Poder 360

Opinião dos leitores

    1. Na hora que quiserem votar o impedimento do Presidente Bolsonaro, o STF e o congresso serão fechados.

  1. Que hipocrisia!
    Ainda bem que só tem mais um 7 de setembro para esse maluco e seus seguidores.

    1. Está com medo de outra manifestação dessa? dias melhores virão…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Diesel dispara, ameaça safra e crise no combustível já pressiona preço dos alimentos

Foto: Btudio / Shutterstock.com

A disparada no preço do diesel e as restrições de oferta já começam a afetar diretamente o agronegócio brasileiro, justamente no período crítico entre a colheita e o plantio da segunda safra. O cenário é reflexo da alta internacional do petróleo, impulsionada pela escalada do conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã.

Produtores de diversas regiões, do Sul ao Centro-Oeste, relatam dificuldades para abastecer máquinas e garantir o transporte da produção. O impacto atinge desde o arroz do Rio Grande do Sul até a soja e o milho do Centro-Oeste, além das usinas de açúcar e etanol de São Paulo.

O problema já chegou às bombas. Dados da Agência Nacional do Petróleo apontam que o diesel ficou cerca de 19,4% mais caro desde o início do conflito, pressionando o custo do frete, que subiu entre 10% e 12%. Esse efeito em cadeia preocupa o governo, que vê risco direto de alta nos preços dos alimentos, especialmente carnes, já que o milho — base da ração animal — também pode encarecer.

Além do campo, serviços públicos também sentem o impacto. Levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul indica que quase metade das prefeituras consultadas enfrenta dificuldades para manter veículos e máquinas em operação por falta de combustível.

Diante da crise, o governo federal tenta reagir com medidas emergenciais, como redução de tributos, reforço na fiscalização de preços e discussão sobre linhas de crédito para produtores. Ainda assim, o temor é de que o diesel caro se transforme em mais um fator de pressão no bolso do consumidor nos próximos meses.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CV incendeia empresa de internet por recusa em pagar “taxa” e escancara avanço do “pedágio digital” do crime

Foto: Reprodução

Um ataque criminoso contra uma provedora de internet em Japeri-RJ expôs o avanço de facções sobre serviços básicos nas periferias. A empresa teve a estrutura incendiada após se recusar a pagar uma “taxa” imposta por integrantes do Comando Vermelho.

A ação, tratada como retaliação direta, evidencia uma nova frente de atuação do crime organizado: a exploração de serviços essenciais. Em diversas regiões do país, grupos criminosos já impõem cobranças ilegais para permitir a operação de internet, gás, transporte e até segurança privada.

Moradores acabam sendo diretamente afetados. Sem acesso à internet após o ataque, comunidades ficam ainda mais isoladas, enquanto empresas enfrentam um dilema: pagar para operar ou correr o risco de perder tudo. A prática tem sido chamada, informalmente, de “pedágio digital”.

O fenômeno não se restringe ao Rio de Janeiro e já é observado em outros estados, como Ceará, Bahia e Pará. Especialistas apontam que a extorsão recorrente tem se tornado uma fonte de renda significativa para facções, muitas vezes superando atividades tradicionais como o tráfico de drogas.

O caso reforça o alerta sobre a expansão do poder paralelo em áreas onde o Estado tem presença limitada, ampliando o controle do crime sobre a economia local e o cotidiano da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Fábio Dantas defende Ezequiel Ferreira ao Senado e vê deputado como “candidato de todos” no RN

Vídeo: Reprodução/Instagram @98fmnatal

O ex-vice-governador Fábio Dantas voltou a defender publicamente a candidatura do deputado Ezequiel Ferreira ao Senado nas eleições de 2026. Em entrevista ao programa Repórter 98, ele afirmou que o parlamentar pode surgir como um nome capaz de unificar diferentes forças políticas no estado.

Segundo Dantas, Ezequiel reúne um diferencial raro no cenário atual: trânsito entre grupos ideológicos distintos. Para o ex-vice-governador, o presidente da Assembleia Legislativa pode se consolidar como um “candidato de todos”, dialogando com setores da esquerda, da direita e do centro.

A avaliação é de que essa capacidade de articulação pode ser decisiva em uma disputa majoritária, especialmente em um ambiente político fragmentado. Dantas destacou que, caso consiga reunir essas afinidades, Ezequiel terá força para construir uma candidatura competitiva ao Senado.

O ex-vice-governador também lembrou que já defende esse cenário há mais de um ano e reforçou a importância estratégica da vaga no Senado. Na visão dele, a experiência política e a atuação do deputado em pautas sociais e econômicas pesam a favor de uma eventual candidatura.

Nos bastidores, o movimento é visto como mais um passo na articulação para 2026, com Ezequiel ganhando força como possível nome de consenso no Rio Grande do Norte.

Com informações de 98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reunião secreta escancara crise e aprofunda divisão interna no STF

Foto: Fellipe Sampaio/STF

Uma reunião reservada no Supremo Tribunal Federal, realizada no último dia 12 de março, expôs o clima de tensão entre ministros e aprofundou o racha interno em meio às repercussões do caso envolvendo o Banco Master.

O encontro foi articulado por Gilmar Mendes junto ao presidente da Corte, Edson Fachin. Inicialmente restrita aos dois, a reunião ganhou novos participantes poucos minutos depois, com a entrada de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Nos bastidores, parte dos ministros cobra de Fachin uma postura mais firme na defesa da imagem do tribunal, especialmente diante de suspeitas que envolvem colegas como Moraes e Dias Toffoli. O presidente, porém, tem adotado um discurso de autocontenção, o que vem sendo interpretado como indireta e gerando incômodo dentro da Corte.

As divergências também passam pela condução institucional da crise. Ministros pressionam para que Fachin assuma protagonismo e lidere uma resposta conjunta, enquanto criticam a aposta do presidente em pautas individuais, como a proposta de criação de um código de ética para magistrados.

Após o encontro, decisões de integrantes do STF foram vistas como reveses a investigações em curso sobre o Banco Master. Ao mesmo tempo, Fachin articulou internamente para acelerar o julgamento que manteve a prisão de Daniel Vorcaro, numa tentativa de conter o desgaste público.

O episódio evidencia um tribunal dividido sobre como reagir à crise e reforça o clima de desconfiança entre ministros em um dos momentos mais delicados recentes do Judiciário brasileiro.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Janja expõe rotina e vídeo de Lula malhando viraliza nas redes

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reprodução/Instagram @metropoles

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva publicou um vídeo que chamou atenção nas redes sociais ao mostrar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um treino de musculação. “Domingo começou forte!!! Aliás, todo dia é assim!”, escreveu na legenda.

Nas imagens, Lula aparece realizando exercícios de pernas com pesos e vestindo uma bermuda do Corinthians, time pelo qual torce. A intensidade da atividade surpreendeu internautas e impulsionou a repercussão do vídeo.

A prática de exercícios físicos faz parte da rotina do presidente, que já declarou acordar por volta das 5h para treinar diariamente.

O presidente completará 81 anos em outubro, em meio ao período eleitoral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Obra emperra e dragagem do Porto de Natal é adiada mais uma vez

Foto: Adriano Abreu

A dragagem do Porto de Natal sofreu um novo atraso e agora deve começar apenas na segunda quinzena de abril. Inicialmente prevista para janeiro e depois remarcada para março, a obra segue travada por entraves técnicos e burocráticos.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o adiamento ocorre por pendências envolvendo aprovações junto ao Idema e à Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte. Os projetos ainda passam por validações finais antes da liberação definitiva.

Orçada em R$ 54,5 milhões, a obra é considerada essencial para aumentar a competitividade do terminal potiguar. O serviço será executado pela DTA Engenharia, responsável pela ampliação do calado e melhoria das condições de operação.

Com o novo atraso, o próprio governo já admite impacto no cronograma final. A previsão mais recente indica que os trabalhos devem se estender até agosto, adiando a entrega que antes era esperada entre junho e julho.

A dragagem é vista como peça-chave para permitir a chegada de navios maiores, ampliar rotas comerciais e melhorar o escoamento de cargas. Apesar disso, novas exigências ambientais e operacionais ainda podem gerar custos extras e atrasos adicionais na obra.

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Morre Gerson Brenner, galã dos anos 90 que teve vida marcada por tragédia

Foto: Reprodução/Instagram

O ator Gerson Brenner morreu nesta segunda-feira (23), aos 66 anos. A informação foi confirmada por familiares. Ícone da televisão nos anos 1990, ele estava afastado da carreira há décadas, após sofrer graves sequelas de um tiro na cabeça durante um assalto.

Com passagens marcantes pela TV Globo, Brenner ganhou destaque em novelas como Rainha da Sucata, além de atuar em produções como Top Model e Perigosas Peruas. Ele iniciou a carreira nos palcos e estreou na televisão nos anos 1980, consolidando-se como um dos galãs da época.

A trajetória do ator, no entanto, foi drasticamente interrompida em 1998, quando ele foi baleado durante um assalto na Rodovia Ayrton Senna. A bala atravessou seu cérebro, deixando sequelas severas que comprometeram fala, mobilidade e capacidades cognitivas.

Apesar das limitações, Brenner seguiu sendo acompanhado pela família ao longo dos anos. Ele vivia em São Paulo, sob cuidados da esposa, e mantinha contato próximo com os filhos.

A morte do ator gerou comoção e relembrou a carreira de sucesso e a história de superação de um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira nos anos 90.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI recua e descarta condução de ex de Vorcaro antes de notificação oficial

Foto: @marthagraeff/Instagram

O presidente da CPMI do INSS, o senador Carlos Viana, afirmou que não pretende pedir a condução coercitiva da empresária Martha Graeff enquanto ela não for formalmente notificada para depor.

Segundo o parlamentar, a medida só pode ser adotada caso a testemunha seja devidamente citada e, ainda assim, deixe de comparecer na data marcada pela comissão. Até o momento, Graeff não foi localizada para receber a notificação oficial.

Apesar disso, Viana reforçou a importância do depoimento da ex-noiva de Daniel Vorcaro. De acordo com ele, a empresária pode esclarecer possíveis conexões do investigado com integrantes do meio político e do Judiciário.

A dificuldade em localizar Graeff tem atrasado os trabalhos da CPMI. A empresária reside atualmente nos Estados Unidos e manteve um relacionamento de cerca de dois anos com Vorcaro, alvo central das investigações.

Nos bastidores, a expectativa é que a comissão intensifique as tentativas de notificação para viabilizar o depoimento, considerado peça-chave para o avanço das apurações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Vorcaro inicia depoimentos à PF e avança para possível delação premiada

Foto: Reprodução

O banqueiro Daniel Vorcaro iniciou depoimentos formais à Polícia Federal, em Brasília, em uma fase que pode resultar em acordo de delação premiada. Segundo fontes da investigação, os relatos começaram após a assinatura de um acordo de confidencialidade.

De acordo com a Polícia Federal, Vorcaro já vinha mantendo conversas preliminares com investigadores, mas agora passou a prestar depoimentos oficiais. Essa etapa é considerada uma espécie de pré-delação, já que o conteúdo ainda será analisado e precisa de validação da Justiça.

Os depoimentos estão sendo acompanhados por advogados do banqueiro, conforme informações do SBT News. Atualmente, ele está preso na superintendência da Polícia Federal no DF, o que facilita o acesso dos investigadores responsáveis pelo caso.

Segundo as investigações, o inquérito apura suspeitas de irregularidades na venda de ativos envolvendo o Banco Master e o Banco Regional de Brasília (BRB).

Ainda conforme apurado pela Polícia Federal, as investigações identificaram uma rede de contatos do empresário que inclui autoridades e empresários. O fato de manter esses contatos, por si só, não configura crime, mas há suspeitas em análise relacionadas a possíveis práticas como corrupção, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Fábio Dantas diz que vereadores de Natal vão deixar União Brasil e critica José Agripino

Imagens: Reprodução/98 FM Natal

O ex-deputado estadual Fábio Dantas afirmou nesta segunda-feira (23) que vereadores de Natal que desejam disputar as eleições de 2026 devem deixar o União Brasil, mesmo sem a autorização formal do partido.

Segundo ele, nomes como Robson Carvalho e Camila Araújo devem sair do partido e não enfrentarão impedimentos jurídicos no processo.

“Vão sair de todo jeito. Vão sair e a gente vai defendê-los para que consigam não ter problema eleitoral. Não vai ter, não”, disse o ex-deputado, em entrevista a 98 FM Natal.

Dantas criticou a decisão do ex-senador José Agripino, presidente estadual do União Brasil, de negar a carta de anuência aos vereadores. Ele apontou que outras lideranças partidárias autorizaram saídas de filiados em situações semelhantes.

“Acho que é um grande erro do senador José Agripino ter tomado essa decisão de não dar liberação”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *