Há poucos dias do presidente dos Estados Unidos Donald Trump concluir a imposição de sobretaxas a alguns países, governadores brasileiros criticaram, neste sábado (26), as ações do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às tarifas de 50% em cima dos produtos brasileiros. As medidas entrarão em vigor, segundo o líder norte-americano, dia 1º de agosto.
Falando para um público formado por investidores, empresários e profissionais do setor econômico, Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr (PR) foram aplaudidos diversas vezes, durante participação em evento da XP, especialmente ao direcionarem críticas ao Palácio do Planalto.
Para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD-PR), “o governo [de Lula] não sabe onde quer chegar”
“Hoje temos um governo que demonstra que não sabe onde quer chegar, é um governo que, sobre uma questão tão importante, que é o tarifaço do Trump, muita vezes o Brasil se vitimiza demais, o Trump fez isso com a China, com Índia, com o Canadá, com o México”, disse o Ratinho Jr.
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), governador de São Paulo, mostrou preocupação com as tarifas que, entre outros malefícios, tendem a ameaçar as exportações de laranja no estado paulista.
“Estamos conversando, buscando parlamentares americanos, empresas americanas, agentes do governo americano que podem se sensibilizar com o problema. Infelizmente hoje a gente tá vivendo um momento em que se busca tirar proveito do país, querendo dividir o país”, afirmou.
Já Ronaldo Caiado (União-GO), governador de Goiás, disse que Lula “não quer resolver o problema do tarifaço” e que os governadores estão “sofrendo com a irresponsabilidade” das ações do presidente.
“O Brasil é dos brasileiros, mas nem eu, nem o Tarcísio, nem o Ratinho fomos consultados pra ele tomar essa posição, não. Nós, governadores, estamos sofrendo por uma irresponsabilidade do seu Lula, que até hoje não mandou ninguém pra fazer o trabalho da chancelaria. Nós não estamos de acordo com a posição dele”, expôs Caiado.
O painel com os três governadores foi um dos mais aguardados do dia no evento, que reúne lideranças políticas e econômicas para discutir o cenário atual e as perspectivas para o futuro do Brasil.
Acordo com os EUA
Para Ratinho Júnior, o caminho para um acordo do governo brasileiro com os Estados Unidos é o diálogo.
“É alguém ir lá e sentar com os Estados Unidos…e parar de falar da desdolarização do comércio. A Índia nunca tocou nesse assunto, a China nunca tocou nesse assunto, aí foi um brasileiro querer falar de desdolarização do comércio, quer dizer, uma falta de inteligência”, declarou.
Tarcísio segue a mesma linha do governador do Paraná e acrescentou que “se a gente não botar a bola no chão, não agir como adulto e resolver o problema, quem perde é o Brasil”.
Ronaldo Caiado disse que o governo “destruiu” o Itamaraty, “hoje é um Itamaraty muito mais ideológico. O Brasil fica cada hora com uma frasesinha de efeito: ‘Ai o imperador do mundo, ai eu vou chupar jabuticaba’, não tem nada de responsabilidade”.
Recado para Trump
Durante evento em São Paulo na última sexta-feira (25), Lula afirmou que determinou o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), líder da comitiva de mediação com os Estados Unidos. No entanto, segundo o petista, “ninguém quer conversar com ele”.
“Queria dizer pro presidente Trump, que esse moço aqui, o Geraldo Alckmin, é o meu vice-presidente, o cara mais calmo que eu conheço, um exímio negociador, não levanta a voz e não manda carta, ele só quer conversar”, disse o presidente brasileiro.
Lula ainda mandou um recado para Trump: “O dia que você quiser conversar, o Brasil está pronto e preparado pra discutir e te mostrar o quanto você foi enganado com as informações que te deram. Você vai saber a verdade sobre o Brasil e quando você souber da verdade você vai falar: ‘Lula, eu não vou mais taxar o Brasil, vamos ficar do jeito que tá’.
“Eu quero que o Trump nos trate com a delicadeza e o respeito que eu trato os Estados Unidos e o povo americano”, finalizou.
CNN Brasil
BOLSONARO,homem corajoso que jurou defender a pátria com a própria vida, se preciso fosse. Patriota ao extremo, mesmo recebendo um pais falido pela a esquerda, a Pandemia do FIQUE EM CASA que a Economia vem depois, vem devagarinho,fazendo as obras pelo Brasil afora. A Esquerda, por sua vez, priorizou obras trilionárias nos países comunistas, socialistas, como Cuba, Venezuela, Guatemala, Argentina, Moçambique, Angola e muitos outros, via BNDES-, muitos sem garantias suficientes e O BRASIL COMO FIADOR. Essas dívidas Jamais serão pagas.Eu, você é quem estamos pagando, como avalista. Para evitar ser caloteiro internacional, o Brasil tem que honrar esses compromissos, retirando do orçamento de algum ministério-, às vezes, até do FAT-FUNDO DE AMPARA AO TRABALHADOR. Por outro lado, a esquerda deixou de construir obras de UNFRAESTRUTURA e dar empregos aos brasileiros.Essa herança maldita, teremos de pagá-la ainda por muitos anos. Por que a gasolina está extremamente cara? E a energia também? PESQUISE, É FÁCIL. A ORIGEM FOI DA ERA DO MAL. Eu sei, eu pesquiso. Porisso que fui para a direita.
Senhor Domingos seu comentário não condiz com os pensamentos de um ex-esquerdista, ou seja, seu comentário é mais uma fake news do gabinete digital.
Meus parabéns Presidente Bossonaro pela Sua Atitude, Eu E Muitos PATRIOTAS BRASILEIROS Ficamos Felizes Com A
Sua Visita Ao Recife Só Assim Muitos Brasileiros Onestos Vão Entenderem Que O Nosso BRASIL Tem Um Verdadeiro Patriota Brasileiro Comandando O Nosso BRASIL, É NOSSA OBRIGAÇÃO REELEGER O PRESIDENTE BOSSONARO PARA COMANDAR O NOSSO BRASIL Pelo Segundo MANDATO
Se não fosse ano de eleição o vagabundo da república tava imitando pessoas com falta de ar pra defender a cloroquina….
Repito: esquerda nos poderes estadual e municipal dá nisso… o Estado de Pernambuco governado pela esquerda + a cidade do Recife governado pela esquerda = a tragédia. Acorda Nordeste.
Se ele não visita, tem crítica. Se visita, apanha também. Ações opostas geram o mesmo mimimi.
Isso foi tragédia anunciada.
Qual o partido do Governador de Pernambuco?
Advinha…
O Véio Bolsonaro vai ajudar aqueles que foram desprezados pelo Governador do PT Paulo Câmara.
O Véio é bom, o Véio é espetacular.
Vai ser recebido pelo povo ordeiro e ser A protegido por Deus.
É um facínora de grau elevado!
Será que ele não vai querer participar de uma “Lanchiata nas águas da enchente” esse senhor para aparecer ele não mede as consequências.
No mínimo vai zombar de quem perdeu um ente querido.. já que não vai poder pilotar moto sem capacete..
Ano de eleição, segundo lugar nada pesquisas , o home agora vai dar uma de bom samaritano e vai visitar tudo que é lugar agora kkkkkk.
Primeiro, não é por ser eleição, segundo, é 70% no primeiro turno fácil. Você sabe muito bem disso. Agora não perde a oportunidade pra falar merda. Aceita que dói menos!
Certeza que você é um sujeito desinformado, ou anda com uma venda nos olhos *
Vai se preparando pra sofrer ao ver a recepção do homem. Enquanto que o ladrão, não bota a cara na rua. Faz passeata virtual klkk
Ele foi na tragédia da Bahia e pessoas como você também falaram o mesmo. Se não fosse você estaria chorando do mesmo jeito. Pra você que se dane as mortes . O que importa é criticar.
Essa sirigaita, tá mesmo com a sirigaita frouxa e o juízo também.
Talvez seja a derrota no 1º se aproximando.
Se eu mostrar que ele visitou áreas de desastre em anos não eleitorais vc se convence do contrário?