Eleições 2022

Bolsonaro vence Lula em todas as regiões, menos no Nordeste, aponta pesquisa MDA/CNT

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro vence o ex-presidente Lula em todas as regiões, exceto no Nordeste, é o que aponta a pesquisa MDA/CNT divulgada neste sábado (29).

Veja os números da pesquisa estimulada.

Sudeste: Lula 40%, Bolsonaro 49% (Brancos e nulos: 8%; Indecisos: 3%; margem de erro: 3,4%);

Nordeste: Lula 69%, Bolsonaro 25% (Brancos e nulos: 3%; Indecisos: 3%; margem de erro: 4,2%);

Sul: Lula 37%, Bolsonaro 54% (Brancos e nulos: 6%; Indecisos: 2%; margem de erro: 5,8%);

Norte/Centro Oeste: Lula 35%, Bolsonaro 61% (Brancos e nulos: 3%; Indecisos: 1%; margem de erro: 5,6%)

Confira também o resultado da pesquisa considerando apenas os votos válidos.

Sudeste: Lula 45,4%, Bolsonaro 54,6% (margem de erro: 3,4%)

Nordeste: Lula 73,1%, Bolsonaro 26,9% (margem de erro: 4,2%)

Sul: Lula 40,8%, Bolsonaro 59,2% (margem de erro 5,8%)

Norte/Centro Oeste: Lula 36,7%, Bolsonaro 63,3% (margem de erro: 5,6%)

 

A pesquisa realizou 2.002 entrevistas de 26 a 28 de outubro de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01820/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%

Opinião dos leitores

  1. Eu sou mineiro e acredito nos meus irmãos nordestinos. Não podemos deixar o PT voltar. Amanhã é bolsonaro reeleito.

  2. Bolsonaro, você vai ganhar em todas regiões, menos no nordeste e espero que na segunda feira você exclua esses lixos do nordeste, tire tudo que esse vagabundos têm direito sou nordestino mais tenho nojo desses lixos, eles recebem o que você tá dando e dizem que vão votar em Lula.

    1. Boa noite!! Temos que respeitar o povo nordestino!! Eles são trabalhadores e muito sofridos, porém durante décadas tem enfrentado forte influência de governos de esquerda, logo teremos, com o tempo, que orientá-los a ter uma visão mais clara de que o assistencialismo é uma moeda de troca que sempre os deixará na miséria e sem futuro decente.

  3. O presidente está ganhando nos maiores colégios eleitorais do Brasil e diminuindo a diferença no NE. Creio que já virou e será reeleito. A volta do PT seria uma catástrofe.

  4. Sou nordestino e não sou burro, sou família, pátria e Deus por isso voto 22 Jair Messias Bolsonaro para o Brasil melhor0

  5. Eu acho que é o contrário o nordestino se vende por qualquer coisa sim ,gostam de viver na miséria ,de esmola do governo,talvez nem seja burrice mais ignorância mesmo.eu sou nordestina mais sou Bolsonaro

  6. É por isso que o Nordeste é a região mais pobre, com o povo mais miserável e violento do Brasil.

    1. O Nordeste não faz parte do seu Brasil é? Fico sem entender esse tipo de comentário. Se você mora no Nordeste e acha isso da região, então procure uma região mais rica, com o povo menos miserável e mais segura.

  7. Pq o povo nordestino não é burro, nem se vende! O povo do nordeste sempre foi a força de trabalho do país e sabe o que foi esses anos pós golpe! Poderia ser qualquer um cachorro, aqui bolsonaro e sua claque não se cria! Orgulho de ser nordestino!

    1. Quando eles descobrirem que não precisam de assistencialismo , qie e um povo forte e trabalhador, o jogo vira.

    2. Eu tenho orgulho de ser nordestino!!! E é por causa desse orgulho que não voto mais em ladrão, trabalhei minha vida toda sem pegar no que é dos outros, votei nesse ladrão 2 vezes em Dilma 2 vezes mas abrir meus olhos e vi que eu era iludido com migalhas enquanto o PT roubava aos montes…Tenha orgulho de ser nordestino e não de ser um jumento

    3. Ora nordestino não se vende. Kkkkkk. Esses votos é atrás de auxílio, bolsas…

    4. Vc prefere continuar acreditando em um mentiroso corrupto ladrão que nem água pra vcs levou, parabéns pela escolha vcs se merecem.

    5. Perdeu uma oportunidade de ficar calado. Esses são votos tirados da miséria e do analfabetismo da região mais atrasada do país. Infelizmente.

  8. Pesquisa que vale é só a que o molusco está na frente.
    No 1° turno riam dos apoiadores do bozo quando criticavam pesquisas. É patético.

  9. Se caso se confirmar e Lula vencer devido ao Nordeste, estamos lascados duplamente, primeiro que ele não vai ter interesse em tirar o Nordeste da dependência do PT, leia-se continuaremos lascados. Em segundo ira ter um boicote do restante do Brasi, vai se iniciar com o boicote dos caminhoneiros,

    1. Verdade. Se ele tirar esse povo daqui da miséria o PT nunca mais na vida ganha uma presidência

  10. Essa tática é manjada: Gritar vitória para animar a tropa e também para ter discurso em caso de derrota amanhã.
    No 1° turno a péia foi de 6 milhões…agora eu quero ao menos 10 milhões pró Lula…
    Tchau Jair…

    1. Vamos chamar nossos colegas de presídio e vamos pras ruas. Sou ex presidiário e voto no meu colega Lula.

    2. que vergonha, eleger um ladrao!
      petistas se conforme, o sul não vai deixar essa mundiça do nordeste eleger um ladrao!

    3. Isso mesmo, gostei de se apresentar e mostrar seu ladrão de estimação LULADRAO. Bandido bom e corajoso, só faltou colocar seu nome, mais isso é comum na quadrilha de nove dedos, cada um tem sua alcunha.

  11. Resumo da ópera:
    Bolsonaro: 72.706.000 de votos válidos;
    Lula: 71.452.000 de votos válidos
    O BEM está vencendo o MAL

  12. A pesquisa aponta sobre Votos válidos: Bolsonaro tem 72.705.867 votos, enquanto Lula tem 71.451.913 votos. O bem está vencendo o mal 🇧🇷

  13. Sou nordestino, ladrao e ex presidiário, voto em Lula. Vou roubar muito nesses próximos quatro anos!

  14. Vamos lá pessoal, vamos votar em LULADRAO, pois todo mundo deve ter um LADRÃO prá chamar de seu. Como vc se parece com o cachaceiro LULADRAO o rato 🐀 de nove dedos, vote nesse canalha e mostre como vc se parece com ele. Queria q aqui ficasse claro quem são esses vagabundo, colocando o nome nessa lista. Começamos por mané a diarreia ambulante……veja o outros.

  15. Nasci no sertão, menti de montão, lasquei o povão, roubei a nação, andei de camburão, fui para prisão e hoje me sinto honesto.

  16. 2.000 pessoas?
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PAE: Prefeito Allyson lança programa inédito com 5 mil bolsas mensais para alunos de Mossoró

Foto: Divulgação 

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, lançou nesta quinta-feira (09), edital do Programa de Apoio ao Estudante (PAE), com oferta de 5 mil bolsas mensais para estudantes do 1º ao 9º da Rede Municipal de Ensino. O programa é o feito na história da educação de Mossoró.

As inscrições poderão ser feitas de 14 a 31 de outubro pelo site https://mossorocidadeeducacao.mossoro.rn.gov.br/programas-e-projetos.

Os estudantes que participarem do programa receberão R$ 200 por mês nos meses letivos e a bolsa prêmio no valor de R$ 300 nos meses de julho e janeiro, desde que atinjam boa nota na escola.

Para participar do programa, os estudantes devem cursar do 1º ao 9º ano, em vulnerabilidade socioeconômica comprovada via CadÚnico, ter carteira de vacinação atualizada, participarem das avaliações e aprendizagem, eventos escolares e atividades complementares e ter frequência média anual superior a 85%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

María Corina se diz “chocada” após ganhar Prêmio Nobel da Paz

Foto: Reprodução

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, disse nesta sexta-feira (10) que está chocada após vencer o Prêmio Nobel da Paz de 2025, durante uma ligação telefônica com Edmundo Gonzalez, ex-líder da oposição venezuelana.

Segundo o comitê, Machado recebeu a premiação por promover os direitos democráticos e combater a ditadura.

Durante a conversa, ela também pôde ser ouvido dizendo a Gonzalez que “não conseguia acreditar”.

“Estamos todos chocados de alegria. Este é um grande sucesso, um grande sucesso”, respondeu Gonzalez.

Machado, uma engenheira industrial de 58 anos que vive escondida, foi impedida em 2024 pela justiça venezuelana de concorrer à presidência e, assim, desafiar o presidente Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013.

Ela então se dedicou à campanha para seu substituto, o ex-embaixador Gonzalez, atraindo multidões que às vezes chegavam a milhares de pessoas em atos na Venezuela, de acordo com participantes e imagens capturadas pela mídia.

Mas vários membros do círculo íntimo de Machado enfrentaram prisão, incluindo seu chefe de segurança na época da campanha, e seis membros de sua equipe se refugiaram na embaixada da Argentina depois que promotores emitiram mandados de prisão.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Agora é lei: Ceará-Mirim valoriza o queijo artesanal e o produtor local

Foto: Divulgação

Ceará-Mirim deu um passo importante na valorização da agricultura familiar e da economia rural com a Lei Municipal nº 2.353, de 23 de setembro de 2025, que regulamenta a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru no município.

A nova legislação, sancionada pelo prefeito Antônio Henrique, estabelece regras específicas que vão desde as condições sanitárias das propriedades rurais até as boas práticas de ordenha, fabricação, maturação e transporte, garantindo qualidade, segurança alimentar e valorização da tradição local.

O texto define ainda o que é considerado queijo artesanal, o conceito de queijeira e os critérios técnicos para certificação e registro junto ao Serviço de Inspeção Municipal, assegurando a origem e a rastreabilidade dos produtos.

Entre os principais pontos, a lei determina que as propriedades produtoras devem estar livres de tuberculose e brucelose, manter controle rigoroso da qualidade do leite e seguir padrões de higiene e maturação conforme as normas federais e estaduais.

Com essa iniciativa, Ceará-Mirim se consolida como referência na valorização da produção artesanal, fortalecendo o setor agropecuário, estimulando o empreendedorismo rural e garantindo ao consumidor um produto de excelência, com identidade cultural e valor agregado.

“Nosso objetivo é apoiar os pequenos produtores, valorizando a tradição local e garantindo que o queijo artesanal de Ceará-Mirim seja sinônimo de qualidade e segurança. É mais um passo importante na construção de um município que alia desenvolvimento e responsabilidade”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

A Lei nº 2.353/2025 também prevê fiscalização permanente e capacitação contínua dos produtores, reforçando o papel do poder público na organização, modernização e fortalecimento do setor agropecuário.

O produtor rural e presidente do EmpreLeite — Associação dos Empreendedores de Leite, Marinho Neto, também destacou a importância da iniciativa:

“A lei do queijo artesanal aprovada por Ceará-Mirim não só beneficia o município, como também teve um cuidado e um olhar para todo o Rio Grande do Norte. Vários outros municípios vão ter Ceará-Mirim como exemplo para legalizar suas queijeiras. O prefeito entendeu a necessidade de o município abraçar a ideia da legalização municipal das queijeiras artesanais”, ressaltou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

María Corina, opositora de Nicolás Maduro, vence Prêmio Nobel da Paz

Foto: Jesus Vargas/Getty Images

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, foi anunciada como vencedora do Prêmio Nobel da Paz nesta sexta-feira (10). O Comitê Norueguês do Nobel reconheceu o trabalho de Machado “na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e na busca de uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.

Segundo o comitê, a política venezuelana ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”, destacando seu esforço contínuo em meio à crise política e social no país.

O Prêmio Nobel da Paz, que concede cerca de 11 milhões de coroas suecas — aproximadamente US$ 1,2 milhão —, será entregue em Oslo no dia 10 de dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, fundador da premiação.

O anúncio deste ano concentrou a atenção na Venezuela, em contraste com as especulações sobre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não foi premiado devido a ações consideradas incompatíveis com os princípios de paz do comitê.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CGU aponta uso de CNHs vencidas em esquema de descontos indevidos de aposentados

Foto: Leonardo Pains – Ascom/CGU

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que a União Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Unibap) apresentou fichas de filiação contendo carteiras de habilitação vencidas para justificar descontos em benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas. Segundo o órgão, os documentos indicam possíveis “fraudes, vício de consentimento ou uso indevido de dados pessoais”. A defesa da entidade nega irregularidades.

A apuração teve origem em fiscalização do INSS, que foi analisada posteriormente pela CGU. O processo foi aberto após aumento expressivo de filiações e dezenas de reclamações de beneficiários alegando descontos não autorizados em seus proventos. Entre dezembro de 2023 e 2024, o INSS solicitou à Unibap a apresentação de 86 fichas de filiação para verificar a regularidade das autorizações.

De acordo com o relatório, muitas das CNHs apresentadas estavam vencidas desde 2019, embora as supostas filiações tenham ocorrido a partir de 2021, levantando suspeitas de fraude. Em um exemplo, um beneficiário filiou-se em junho de 2022 e, menos de 30 dias depois, registrou reclamação alegando não ter autorizado o desconto, o que, segundo a CGU, indica “fortes indícios de fraude ou uso indevido de dados pessoais”.

O documento reforça que o uso de CNHs vencidas e a rápida contestação dos descontos por parte de aposentados contribuem para a suspeita de autorizações fraudulentas, dentro do contexto da Operação Sem Desconto, que investiga o esquema nacional de descontos irregulares em aposentadorias e pensões.

Segundo a CGU, “esse cenário indica, com razoável grau de probabilidade, a possível obtenção ilícita de dados pessoais e o preenchimento fraudulento das fichas de filiação, comprometendo a legalidade, a veracidade e a integridade dos documentos apresentados”.

Opinião dos leitores

  1. Por isso que o PT e Lula querem acabar com as autos Escolas. Assim fica mais fácil a gatunagem e dificulta as investigações.

  2. A turma do Luizinho Nove Dedos voltou a cena do crime com sangue nos olhos e mais audaciosos como nunca, oh turma pra gostar do que é alheio.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Congresso do Peru derruba a presidente Dina Boluarte, em votação relâmpago

Foto: Ernesto BENAVIDES / AFP

O Congresso do Peru derrubou a presidente Dina Boluarte nesta sexta-feira (10) em uma votação relâmpago, motivada por uma crise de segurança e pela crescente onda de escândalos que cercava a mandatária. Com 118 votos favoráveis, a chefe de Estado, que assumiu em dezembro de 2022, foi afastada do cargo.

José Jerí, de 38 anos e atual presidente do Congresso, foi empossado como novo presidente do país em cerimônia realizada ainda nesta manhã. Ele ficará no cargo até julho de 2026, enquanto o Peru se prepara para realizar eleições gerais em abril do próximo ano. Jerí pertence ao partido conservador Somos Peru e passa a integrar o grupo dos chefes de Estado mais jovens do mundo.

Boluarte enfrentou desde sua posse uma série de protestos reprimidos com violência, que deixaram dezenas de mortos, além de processos por suposto abandono de cargo e envolvimento no escândalo “Rolexgate”, após a revelação de joias de luxo não declaradas. Sem partido próprio e sem apoio popular, sua gestão ficou marcada por crises constantes e pelo avanço do crime organizado.

O novo presidente, Jerí, prometeu adotar uma postura dura contra a criminalidade e a insegurança, principal crítica à ex-presidente. Em seu discurso no Congresso, declarou que “o principal inimigo está lá fora, nas ruas, nas gangues criminosas. Como inimigos, devemos declarar guerra a eles”.

Com a destituição, Boluarte perde o foro privilegiado e poderá ser processada e eventualmente condenada. O Peru, desde 2016, já teve sete presidentes, incluindo Boluarte, com três destituídos pelo Congresso e outros dois que renunciaram antes de sofrer impeachment.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

É amanhã a festa 50TINHAS no Bar 294

Foto: Divulgação

A 5a Edição da 50tinhas será no dia 11 de outubro às 17h no Bar 294, na Avenida Deodoro, em Petrópolis. O evento promete ser uma grande festa com atrações como:

  • Sueldo Soares
  • Vitrola Livre (DJ Maurílio Jordan)
  • Diogo das Virgens

Além da música e da boa bebida, o 50tinhas oferecerá uma experiência gastronômica com petiscos e caldos regionais, além de comidas de boteco.
A 5ª edição da festa, consolidada como sucesso de público, tem a frente esse ano, o idealizador Carlos Sérgio Moura, em parceria com Diogo das Virgens e Tinho Medeiros.

Garanta sua senha em um desses locais:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Preço de passagem a R$ 8 mil faz governo adiar missão na Amazônia antes da COP30

Foto: André Borges – EFE

O governo federal foi obrigado a adiar um evento internacional que apresentaria o pirarucu como modelo de sustentabilidade global, por causa do preço das passagens aéreas, que chegaram a ultrapassar R$ 8.000. A “Missão Pré-COP30 – Manejo Sustentável do Pirarucu” estava prevista para acontecer no fim de outubro, no Amazonas.

Coordenada pelos ministérios da Pesca, da Ciência e pelo Instituto Mamirauá, a ação reuniria autoridades brasileiras, diplomatas e pesquisadores estrangeiros para mostrar, em campo, o trabalho de comunidades ribeirinhas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, referência mundial no manejo do peixe símbolo da Amazônia.

A ideia era destacar como o pirarucu saiu da beira da extinção para uma exploração controlada, gerando renda a centenas de famílias e fortalecendo cadeias produtivas rastreáveis e certificadas. O objetivo era projetar o Brasil como liderança em bioeconomia durante a COP30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

Segundo o MPA, o fim do acordo de codeshare entre Azul e Gol fez o valor das passagens no trecho Brasília–Tefé saltar de R$ 1.700 para mais de R$ 8.000, além de aumentar o tempo de viagem de 5 para até 18 horas. Com isso, a missão ficou inviável logisticamente, já que não havia orçamento público para custear os deslocamentos dos convidados.

Diante do impasse, o governo e o Instituto Mamirauá decidiram adiar a ação para 2026. Hoje, a única forma alternativa de chegar a Tefé sem avião é por barco, em viagens que duram ao menos 12 horas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula elogia Jorge Messias e diz a aliados que ele está “maduro” para o STF

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou, nos últimos dias, o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e sinalizou a aliados que ele é seu nome preferido para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.

A dois interlocutores próximos, Lula afirmou que Messias está “maduro” para assumir uma cadeira na Corte e que sua eventual indicação não seria apenas uma aposta. O presidente reconheceu que enfrentará pressão de diferentes setores para escolher outros nomes, mas indicou que não está disposto a ceder.

Messias viajou nesta quinta-feira (9) com Lula para Salvador e teve uma conversa reservada com ele. O teor do encontro não foi divulgado. Evangélico, o advogado-geral da União é considerado um homem de confiança do presidente e tem bom trânsito no Congresso, no STF e junto a figuras importantes do governo, como Jaques Wagner (PT-BA) e Fernando Haddad.

No ano passado, Messias esteve próximo de chegar ao Supremo, mas Lula optou por Flávio Dino para a vaga deixada por Rosa Weber, destacando o perfil jurídico e político do então ministro da Justiça. Agora, a escolha do novo nome ganha peso em meio à crise de articulação com o Congresso, cenário em que o STF tem sido peça-chave para garantir a governabilidade.

Conhecido por seu perfil conciliador, Messias costuma brincar dizendo ser “terrivelmente pacificador”, em referência à expressão usada por Jair Bolsonaro ao indicar André Mendonça em 2021. Uma ala do PT pressiona Lula para indicar uma mulher — desde a aposentadoria de Rosa Weber, apenas Cármen Lúcia representa o gênero feminino na Corte.

Outro nome cotado é o do ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula, porém, insiste para que ele concorra ao governo de Minas Gerais em 2026, mirando um palanque forte no segundo maior colégio eleitoral do país.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sanções dos EUA e vida pessoal: os bastidores da decisão de Barroso de deixar o STF

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Luís Roberto Barroso decidiu antecipar sua saída do Supremo Tribunal Federal (STF) e não permanecerá na Corte até 2033, quando completaria 75 anos e teria de se aposentar compulsoriamente. A decisão, amadurecida desde 2022, foi motivada por uma combinação de fatores pessoais e políticos, entre eles o impacto das sanções impostas pelos Estados Unidos, a perda da esposa e o desejo de passar mais tempo com a família.

Em entrevista à CNN, no fim de setembro, Barroso relembrou o trato que havia feito com a esposa, Tereza, que enfrentava complicações de um câncer no fêmur: assim que deixasse a presidência do STF, em setembro de 2025, deixaria também o cargo para que pudessem viajar e aproveitar a vida juntos. “Infelizmente, ela faleceu antes, essa motivação específica eu já não tenho. Mas a vida é feita de ciclos”, disse.

Nos últimos anos, novos elementos reforçaram sua decisão. As sanções dos EUA, que suspenderam os vistos do ministro e de seus familiares, afetaram diretamente sua rotina. Colaborador da Harvard Kennedy School, Barroso costumava passar parte das férias nos Estados Unidos, onde se dedicava à leitura e à escrita. A restrição se tornou um fator incômodo e simbólico.

Ele também demonstrava desconforto com o clima dentro da Corte fora da presidência. Pela primeira vez desde que assumiu a cadeira, em 2013, passou a integrar a Segunda Turma, formada por ministros com os quais tem menos proximidade — Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques.

No discurso de despedida, Barroso afirmou que sua saída “nada tem a ver com qualquer fato da conjuntura atual”, mas ressaltou os impactos que os ônus do cargo têm sobre familiares: “acabam se transferindo aos nossos entes queridos, que sequer têm responsabilidade pela nossa atuação”.

A vida pessoal também pesou. Barroso se tornou avô há poucos meses e quer dedicar mais tempo ao neto Rafael. Além disso, se anima com a ideia de circular com mais liberdade, sem o aparato de segurança intensificado desde que o STF virou alvo do bolsonarismo.

Após uma “reflexão profunda”, como descreveu a interlocutores, Barroso concluiu que sua missão como magistrado foi cumprida. Agora, pretende focar em “espiritualidade, literatura e poesia”, longe da rotina intensa do tribunal.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *