Eleições 2022

Bolsonaro vence Lula em todas as regiões, menos no Nordeste, aponta pesquisa MDA/CNT

Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro vence o ex-presidente Lula em todas as regiões, exceto no Nordeste, é o que aponta a pesquisa MDA/CNT divulgada neste sábado (29).

Veja os números da pesquisa estimulada.

Sudeste: Lula 40%, Bolsonaro 49% (Brancos e nulos: 8%; Indecisos: 3%; margem de erro: 3,4%);

Nordeste: Lula 69%, Bolsonaro 25% (Brancos e nulos: 3%; Indecisos: 3%; margem de erro: 4,2%);

Sul: Lula 37%, Bolsonaro 54% (Brancos e nulos: 6%; Indecisos: 2%; margem de erro: 5,8%);

Norte/Centro Oeste: Lula 35%, Bolsonaro 61% (Brancos e nulos: 3%; Indecisos: 1%; margem de erro: 5,6%)

Confira também o resultado da pesquisa considerando apenas os votos válidos.

Sudeste: Lula 45,4%, Bolsonaro 54,6% (margem de erro: 3,4%)

Nordeste: Lula 73,1%, Bolsonaro 26,9% (margem de erro: 4,2%)

Sul: Lula 40,8%, Bolsonaro 59,2% (margem de erro 5,8%)

Norte/Centro Oeste: Lula 36,7%, Bolsonaro 63,3% (margem de erro: 5,6%)

 

A pesquisa realizou 2.002 entrevistas de 26 a 28 de outubro de 2022. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01820/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%

Opinião dos leitores

  1. Eu sou mineiro e acredito nos meus irmãos nordestinos. Não podemos deixar o PT voltar. Amanhã é bolsonaro reeleito.

  2. Bolsonaro, você vai ganhar em todas regiões, menos no nordeste e espero que na segunda feira você exclua esses lixos do nordeste, tire tudo que esse vagabundos têm direito sou nordestino mais tenho nojo desses lixos, eles recebem o que você tá dando e dizem que vão votar em Lula.

    1. Boa noite!! Temos que respeitar o povo nordestino!! Eles são trabalhadores e muito sofridos, porém durante décadas tem enfrentado forte influência de governos de esquerda, logo teremos, com o tempo, que orientá-los a ter uma visão mais clara de que o assistencialismo é uma moeda de troca que sempre os deixará na miséria e sem futuro decente.

  3. O presidente está ganhando nos maiores colégios eleitorais do Brasil e diminuindo a diferença no NE. Creio que já virou e será reeleito. A volta do PT seria uma catástrofe.

  4. Sou nordestino e não sou burro, sou família, pátria e Deus por isso voto 22 Jair Messias Bolsonaro para o Brasil melhor0

  5. Eu acho que é o contrário o nordestino se vende por qualquer coisa sim ,gostam de viver na miséria ,de esmola do governo,talvez nem seja burrice mais ignorância mesmo.eu sou nordestina mais sou Bolsonaro

  6. É por isso que o Nordeste é a região mais pobre, com o povo mais miserável e violento do Brasil.

    1. O Nordeste não faz parte do seu Brasil é? Fico sem entender esse tipo de comentário. Se você mora no Nordeste e acha isso da região, então procure uma região mais rica, com o povo menos miserável e mais segura.

  7. Pq o povo nordestino não é burro, nem se vende! O povo do nordeste sempre foi a força de trabalho do país e sabe o que foi esses anos pós golpe! Poderia ser qualquer um cachorro, aqui bolsonaro e sua claque não se cria! Orgulho de ser nordestino!

    1. Quando eles descobrirem que não precisam de assistencialismo , qie e um povo forte e trabalhador, o jogo vira.

    2. Eu tenho orgulho de ser nordestino!!! E é por causa desse orgulho que não voto mais em ladrão, trabalhei minha vida toda sem pegar no que é dos outros, votei nesse ladrão 2 vezes em Dilma 2 vezes mas abrir meus olhos e vi que eu era iludido com migalhas enquanto o PT roubava aos montes…Tenha orgulho de ser nordestino e não de ser um jumento

    3. Ora nordestino não se vende. Kkkkkk. Esses votos é atrás de auxílio, bolsas…

    4. Vc prefere continuar acreditando em um mentiroso corrupto ladrão que nem água pra vcs levou, parabéns pela escolha vcs se merecem.

    5. Perdeu uma oportunidade de ficar calado. Esses são votos tirados da miséria e do analfabetismo da região mais atrasada do país. Infelizmente.

  8. Pesquisa que vale é só a que o molusco está na frente.
    No 1° turno riam dos apoiadores do bozo quando criticavam pesquisas. É patético.

  9. Se caso se confirmar e Lula vencer devido ao Nordeste, estamos lascados duplamente, primeiro que ele não vai ter interesse em tirar o Nordeste da dependência do PT, leia-se continuaremos lascados. Em segundo ira ter um boicote do restante do Brasi, vai se iniciar com o boicote dos caminhoneiros,

    1. Verdade. Se ele tirar esse povo daqui da miséria o PT nunca mais na vida ganha uma presidência

  10. Essa tática é manjada: Gritar vitória para animar a tropa e também para ter discurso em caso de derrota amanhã.
    No 1° turno a péia foi de 6 milhões…agora eu quero ao menos 10 milhões pró Lula…
    Tchau Jair…

    1. Vamos chamar nossos colegas de presídio e vamos pras ruas. Sou ex presidiário e voto no meu colega Lula.

    2. que vergonha, eleger um ladrao!
      petistas se conforme, o sul não vai deixar essa mundiça do nordeste eleger um ladrao!

    3. Isso mesmo, gostei de se apresentar e mostrar seu ladrão de estimação LULADRAO. Bandido bom e corajoso, só faltou colocar seu nome, mais isso é comum na quadrilha de nove dedos, cada um tem sua alcunha.

  11. Resumo da ópera:
    Bolsonaro: 72.706.000 de votos válidos;
    Lula: 71.452.000 de votos válidos
    O BEM está vencendo o MAL

  12. A pesquisa aponta sobre Votos válidos: Bolsonaro tem 72.705.867 votos, enquanto Lula tem 71.451.913 votos. O bem está vencendo o mal 🇧🇷

  13. Sou nordestino, ladrao e ex presidiário, voto em Lula. Vou roubar muito nesses próximos quatro anos!

  14. Vamos lá pessoal, vamos votar em LULADRAO, pois todo mundo deve ter um LADRÃO prá chamar de seu. Como vc se parece com o cachaceiro LULADRAO o rato 🐀 de nove dedos, vote nesse canalha e mostre como vc se parece com ele. Queria q aqui ficasse claro quem são esses vagabundo, colocando o nome nessa lista. Começamos por mané a diarreia ambulante……veja o outros.

  15. Nasci no sertão, menti de montão, lasquei o povão, roubei a nação, andei de camburão, fui para prisão e hoje me sinto honesto.

  16. 2.000 pessoas?
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lulinha admite viagem paga por “Careca do INSS”, mas nega sociedade, diz jornal

Foto: Juca Varela

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, confirmou a pessoas próximas que teve despesas de viagem e hospedagem em Portugal custeadas pelo lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, preso sob suspeita de corrupção ligada a fraudes bilionárias contra aposentados. A informação é do jornal Estadão.

Segundo sua versão, relatada pelo jornal, o deslocamento ocorreu no fim de 2024 para visitar uma fábrica de cannabis medicinal, sem que tenha havido sociedade ou repasse de valores.

A relação entre os dois entrou no radar da Polícia Federal após um ex-funcionário de Antunes afirmar que eles seriam sócios e que o empresário pagaria R$ 300 mil mensais ao filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PF também encontrou mensagens em que o lobista tratava de pagamentos de R$ 300 mil ao “filho do rapaz”, sem identificação nominal. A investigação apura se a referência diz respeito a Lulinha.

Além do inquérito conduzido pela Polícia Federal, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou a quebra de sigilo bancário do empresário para examinar eventuais movimentações financeiras relacionadas ao caso.

Versão apresentada por Lulinha

De acordo com relatos de interlocutores ao Estadão, Lulinha afirma que conheceu Antunes por meio da empresária Roberta Luchsinger, também investigada pela PF por receber pagamentos do lobista.

Ele sustenta que foi convidado a conhecer uma planta de cultivo de cannabis medicinal na região de Aveiro, em Portugal, e que viajou em primeira classe com todas as despesas pagas por Antunes.

Ainda segundo sua versão, houve convite para integrar um empreendimento ligado ao setor, mas as tratativas não avançaram. O empresário nega ter recebido qualquer quantia do lobista e diz que suas movimentações bancárias demonstram apenas o recebimento de dividendos de suas próprias empresas, que, segundo ele, não prestaram serviços a Antunes.

InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[VÍDEO] O RETRATO DA INCOMPETÊNCIA: Viaturas da PM apodrecem em pátio na Zona Norte de Natal

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por ZN NEWS (@znnewss)

Vídeo:  ZN News 

O portal ZN News divulgou imagens que revelam o que classificou como um “verdadeiro cemitério de viaturas” na Zona Norte de Natal. A gravação mostra dezenas de veículos da Polícia Militar, pertencentes ao CPRE, acumulados no pátio da corporação, no Conjunto Santa Catarina.

A cena é um absurdo e representa um retrato preocupante da gestão estadual. Se não serve mais, por que não leiloou? Se algum serve, por que não recuperou? É um retrato da gestão do Rio Grande do Norte. 

Segundo a denúncia recebida, as viaturas estariam paradas há bastante tempo, expostas ao tempo, em meio à infestação de ratos e com risco de se tornarem focos do mosquito da dengue, situação que preocupa moradores.

As imagens  mostram uma grande quantidade de carros deteriorando enquanto a população enfrenta desafios na área de segurança pública.

Fica o questionamento: se essas viaturas estivessem em funcionamento, poderiam reforçar o policiamento e ampliar a segurança no estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

DER interdita trecho da RN-041 em Santana do Matos após danos na cabeceira de ponte

Foto: Gildenilson Santos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) interditou o tráfego em trecho da RN-041, entre a BR-304 e a área urbana de Santana do Matos, após identificação de problemas no asfalto na cabeceira da ponte sobre o rio São Miguel. A medida foi adotada em conjunto com a Defesa Civil do município por segurança.

De acordo com nota oficial divulgada neste domingo (1º), o DER acionou a empresa responsável pelas obras na rodovia para realizar vistoria técnica no local nesta segunda-feira (2), com o objetivo de avaliar as condições da estrutura e executar os reparos necessários.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram desgaste na cabeceira da ponte, o que gerou preocupação entre moradores quanto à segurança da estrutura, após as últimas chuvcas na região. Até o momento, não há informações sobre prazo para liberação do tráfego.

Ainda no último domingo, a Prefeitura de Santana do Matos também publicou um alerta aos motoristas nas redes sociais, informando que foram encontradas crateras e sinais de erosão. “Pedimos que os condutores redobrem a atenção, reduzam a velocidades e dirijam com responsabilidade, principalmente durante a noite e em períodos de chuva”, escreveu o executivo municipal.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasileira fica presa em porto de Dubai após conflito no Oriente Médio

Foto: Reprodução

A empresária mineira Ana Paula de Oliveira Graciani, de 38 anos, está parada desde sábado (28) no Porto Rashid, próximo às Ilhas Deira, em Dubai, após viagem de cruzeiro ser cancelada por causa do conflito que atinge o Oriente Médio. Ana Paula está com o marido e o filho e relatou incerteza à volta ao Brasil.

A empresária do ramo da moda relatou à CNN Brasil que foi informada pelo comandante do cruzeiro sobre a mudança de planos antes de ingressarem no navio por medidas de segurança. O trajeto consistia em três dias de viagem por Dubai e passaria pelas cidades de Doha, Barem e a capital Abu Dhabi.

“Desde sábado, o comandante sugeriu que não saíssemos do navio por segurança. Caso resolvamos sair, a responsabilidade é nossa”, afirmou.

Há pelo menos três mil passageiros vivenciando a mesma incerteza que Ana Paula e a família.

A reportagem entrou em contato com a empresa responsável pela viagem para saber quais medidas estão sendo tomadas para promover apoio aos viajantes.

“Ouvimos barulho”

A empresária informou que ouviu alguns barulhos no dia em que se iniciou o conflito. Os Estados Unidos lançou ataque contra as bases militares do Irã na madrugada de sábado (28) e atingiu alguns pontos de Doha e de Dubai, local onde a família está, durante o dia.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Trump diz que ofensiva no Irã seguirá até cumprir “todos os objetivos”

Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (1º) que a ofensiva militar contra o Irã continuará “até que todos os objetivos sejam alcançados”. Em pronunciamento na Casa Branca, o republicano fez um balanço da operação e disse que centenas de alvos foram atingidos, incluindo instalações da Guarda Revolucionária e sistemas de defesa aérea iranianos.

Segundo Trump, integrantes do alto comando militar iraniano “se foram”, em referência às mortes registradas na ofensiva iniciada no sábado (28/2), que atingiu a capital Teerã e outras regiões do país. “As operações de combate continuam neste momento com força total, e continuarão até que todos os nossos objetivos sejam alcançados. Temos objetivos muito fortes”, declarou.

O presidente norte-americano também lamentou as mortes de militares dos EUA durante o conflito e prometeu retaliar. “Infelizmente, é possível que haja mais [baixas]”, afirmou. Em seguida, fez um apelo direto aos militares iranianos: “Entreguem as suas armas e recebam total imunidade, ou encarem a morte certa. Será morte certa. Não será bonito.”

Mais cedo, Trump disse que 48 membros da cúpula iraniana morreram nos ataques, incluindo o líder supremo, Ali Khamenei. De acordo com a mídia estatal iraniana, mais de 200 pessoas morreram e cerca de 700 ficaram feridas após a ofensiva.

Em resposta, o Irã lançou ataques contra bases militares dos Estados Unidos em países da região do Golfo. Segundo autoridades norte-americanas, três soldados morreram e outros cinco ficaram gravemente feridos nas ações, ampliando a escalada do conflito no Oriente Médio.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lulinha admite que viagem a Portugal foi paga por Careca do INSS

Foto: Reprodução/X

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou a interlocutores que teve passagens aéreas e hospedagem em Portugal custeadas pelo lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Antunes está preso sob suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes bilionárias contra aposentados.

Segundo relatos atribuídos a pessoas próximas, Lulinha viajou ao país europeu no fim de 2024 para conhecer uma fábrica de cannabis medicinal na região de Aveiro, mas nega ter fechado qualquer negócio ou recebido pagamentos do lobista além da viagem. A investigação ganhou força após um ex-funcionário de Antunes afirmar à Polícia Federal que os dois seriam sócios e que haveria repasses mensais ao filho do presidente — o que é negado por Lulinha.

O caso é apurado pela Polícia Federal, que investiga se mensagens sobre transferências ao “filho do rapaz” mencionariam Lulinha. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS também determinou a quebra de seu sigilo bancário. Antunes é investigado por pagamentos a ex-dirigentes do INSS ligados a entidades suspeitas de descontos indevidos.

De acordo com as apurações, o lobista teria avançado na tentativa de adquirir um galpão em Portugal para operar no ramo da cannabis medicinal, chegando a assinar contrato e pagar sinal. Documentos apreendidos não citam o nome de Lulinha. Ele sustenta que não tem relação com o esquema investigado e que poderá comprovar, por meio de seus extratos bancários, que não recebeu valores do empresário.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Hezbollah lança mísseis contra Israel após morte de líder supremo

Foto: Divulgação

O Hezbollah reivindicou nesta segunda-feira (2) o disparo de foguetes contra o norte de Israel, classificando a ação como resposta à morte do líder supremo do Irã, Ali Khamenei. Segundo o grupo, o alvo foi uma instalação militar ao sul de Haifa. As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que interceptaram um dos projéteis e que outros caíram em áreas abertas, sem registro de vítimas.

O ataque é o primeiro do tipo desde o cessar-fogo firmado entre Israel e Líbano em novembro de 2024. Em comunicado, o Hezbollah afirmou que a ofensiva serve de “aviso” para que Israel deixe posições militares mantidas em território libanês desde a guerra do ano passado — presença que o grupo considera violação do acordo mediado pelos Estados Unidos.

A reação israelense foi imediata. A força aérea realizou bombardeios contra alvos ligados ao Hezbollah em Beirute, especialmente na região de Dahiyeh, reduto do grupo na capital libanesa, além de áreas no sul e no Vale do Bekaa. Explosões foram registradas durante a madrugada, levando moradores a deixar bairros atingidos.

O chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Eyal Zamir, declarou que o Hezbollah “abriu uma campanha” contra Israel e será responsabilizado por qualquer escalada. Paralelamente, as forças israelenses anunciaram novos ataques contra estruturas ligadas ao regime iraniano em Teerã, ampliando a tensão regional após a ofensiva contra o Irã no fim de semana.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após polêmica em Natal, ECAD se posiciona sobre cobrança em vigília católica na UFRN

Foto: Jéferson Fernandes

Depois da repercussão envolvendo a cobrança de R$ 12 mil em direitos autorais para a vigília católica “Consagra-te”, realizada no Anfiteatro da UFRN, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição divulgou posicionamento oficial explicando os critérios adotados.

Segundo a entidade, não há cobrança quando a música religiosa é utilizada em rituais litúrgicos dentro de templos, com caráter estritamente religioso. No entanto, o Ecad afirma que a taxa é devida quando há shows religiosos com apresentação de artistas e bandas para o público, mesmo que o evento seja gratuito.

De acordo com o órgão, a legislação brasileira determina que toda execução pública de música exige autorização e pagamento de direitos autorais, independentemente de haver cobrança de ingressos. Em eventos gratuitos, o cálculo é feito com base nos custos musicais da programação, como estrutura de som, palco e cachês.

Nota do Ecad na íntegra

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) esclarece que, por liberalidade, não realiza a cobrança de direitos autorais sobre o uso de música religiosa em rituais de liturgia, orações e explanação de doutrina, com caráter estritamente religioso, dentro do templo. Porém, a cobrança dos direitos autorais é devida quando a música é utilizada em shows religiosos, ou seja, quando existe a apresentação de cantores e bandas religiosas com a finalidade de apresentação para o público.

O licenciamento musical é obrigatório para toda pessoa física e jurídica que utiliza música publicamente em seus negócios e eventos e está previsto na Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/98). A ausência de finalidade econômica de um evento não é um requisito para a dispensa da cobrança dos direitos autorais. Eventos públicos, sejam gratuitos ou com cobrança de ingressos, não podem utilizar música sem a autorização dos autores e sem efetuar o licenciamento musical.

No caso de eventos sem cobrança de ingressos, o valor do direito autoral é calculado com base no custo musical do evento, que inclui despesas com som, montagem de palcos, cachês de artistas e demais gastos.

Os critérios de cobrança são baseados em normas internacionais e estão disponíveis para consulta no site oficial da instituição.

O Ecad está sempre disponível para esclarecer as dúvidas sobre o seu trabalho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FAB recorre a regra excepcional para evitar paralisação de programas militares

Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) precisou de uma solução orçamentária de última hora para manter seus principais projetos estratégicos em 2025. Documento interno aponta que a liberação de recursos só foi possível após a criação de um regime fiscal diferenciado para despesas de defesa, evitando a suspensão de contratos considerados prioritários.

A informação é do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles. A mudança ocorreu depois da promulgação da Lei Complementar nº 221, em novembro de 2025, que autorizou o governo federal a retirar determinadas despesas militares da meta fiscal e do teto de gastos por até seis anos, dentro de limites estabelecidos. Para 2025, parte dos investimentos pôde ser excluída das restrições, desde que enquadrada como investimento e voltada à Base Industrial de Defesa.

Segundo relatório da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o orçamento inicial aprovado na Lei Orçamentária não cobria todas as etapas contratuais previstas. Diante das limitações, houve necessidade de renegociar prazos e ajustar cronogramas até que a nova regra permitisse recompor os valores.

Com a flexibilização, programas como o KC-390, o FX-2 (caças Gripen) e os projetos de helicópteros HX-BR e TH-X ficaram fora das amarras fiscais. Ainda assim, os recursos só foram efetivamente liberados na segunda quinzena de dezembro, o que permitiu quitar pendências e concluir etapas contratuais antes do fechamento do exercício.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja momento em que vítimas chegam a hospital após resgate em cachoeira no RN

 

View this post on Instagram

 

A post shared by VIA CERTA NATAL (@aguiareporterr)

Vídeo: Via Certa Natal

As pessoas que ficaram ilhadas em uma cachoeira na zona rural de Serra de São Bento, no interior do Rio Grande do Norte, foram recebidas sob forte emoção na unidade mista de saúde do município na noite deste sábado. O grupo passou mais de cinco horas isolado após ser surpreendido por uma tromba d’água.

Vídeos mostram a chegada das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e das ambulâncias, com as vítimas sendo retiradas envoltas em mantas térmicas para evitar choque térmico. Parte delas veio em veículo da comunidade de Gameleira, cidade vizinha.

Entre as cenas mais marcantes estão os reencontros de familiares. Pais aguardavam com ansiedade na frente da unidade de saúde até reconhecerem filhos e parentes entre os resgatados, em meio a abraços e lágrimas de alívio.

O grupo havia sido surpreendido pela cheia repentina por volta das 16h e só foi retirado da área já por volta das 21h30, após uma operação em região de difícil acesso. Apesar do susto, todos foram resgatados com segurança.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *