Foto: reprodução/Youtube
Brasil e Israel assinaram neste domingo (7) um acordo bilateral de cooperação na luta contra a pandemia da covid-19 e em áreas, como tecnologia e segurança.
O acordo foi selado durante um evento em Jerusalém com os respectivos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e Gabi Ashkenazi.
“Além da parte médica, concordamos em trabalhar juntos nas áreas de tecnologia, inovação, segurança, agricultura, ciência e espaço. Ajudaremos o Brasil de todas as maneiras possíveis e estudaremos formas de aprofundar a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos e outras soluções para lidar com o vírus”, anunciou Ashkenazi em uma aparição conjunta com o diplomata brasileiro.
Araújo lidera a delegação brasileira em visita oficial a Israel até terça-feira (9). Entre eles está o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que nos últimos anos fortaleceu os laços com o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
A cerimônia começou com a assinatura de uma declaração conjunta dos dois ministros, que expressaram sua simpatia mútua e elogiaram os laços entre as autoridades israelenses e brasileiras.
Araújo descreveu Israel como “um parceiro-chave em áreas absolutamente decisivas para o Brasil”, como novas tecnologias e a estratégia para enfrentar o coronavírus.
“Israel está dando o exemplo liderando o caminho na vacinação e na luta contra a pandemia”, destacou o ministro. “O Brasil também tem iniciativas interessantes em termos de pesquisa e quer compartilhá-las. Queremos ser um parceiro [de Israel] para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos”, acrescentou.
Ainda ontem, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que há uma vacina contra a covid-19 sendo desenvolvida por cientistas brasileiros e que os resultados preliminares dos estudos serão apresentados ao governo israelense pela missão chefiada por Araújo. Está programado um encontro da delegação com Netanyahu amanhã.
Mais da metade da população de Israel já recebeu pelo menos uma dose do imunizante fabricado pela farmacêutica americana Pfizer. O país lidera a campanha de vacinação mais rápida do mundo e pretende que a maioria de sua população de 9,2 milhões de habitantes seja inoculada até o final deste mês.
O Brasil, por sua vez, aplica vacinas do laboratório chinês Sinovac e da anglo-sueca AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com doses importadas e outras de produção local.
A pandemia teve forte impacto no Brasil, cujo presidente se destacou como um dos líderes mundiais mais céticos quanto à sua gravidade. Até agora, o país está perto de 11 milhões de infecções e ultrapassou 264 mil mortes.
R7
Olha o patriotismo dessa corja!
Aqui no Brasil não usam máscara em desrespeito a nossa nação e ao nosso povo.
Em Israel todos de máscaras dando até o cotovelinho pra cumprimentar.
Covardes mentirosos!
Que bonitinho o beato Salú fazendo a saudação de cotovelo. Teve que levar algumas chamadas para aprender a se comportar longe do puteiro que habita
A comissão do BRASIL que se encontra em Israel para estudar um imuniznte (aeresol), tiveram seu embarque festejado pela presença do Sr.Presidente. Todos estavam sem máscaras , houve abraços e brindes de boa viagens. Acreditem… todos desembarcaram em Israel de Máscaras e muito comprenetados… conclusão é que eles respeitam mais o vírus de Israel do que o nosso.
O doidinho das desrelações exteriores passeando com nossos impostos.
PIXU está impressionado com as agressões rasteiras. PIXU foi chamado de jumento . PIXU é da paz, PIXU é zen. Vamos pregar a paz
Ótima parceria!!?
Olha aí bolsonaristas.
De máscaras e distantes neh?
É assim que países civilizados fazem.
A incompetência desse governo beira o ridículo.
Parabéns ??????????
Os negacionistas do PSDB, PT e resto da esquerda ficam tristes.
Faltou só BG o relato da vergonha que Beato Salú passou . Foi obrigado a colocar a máscara , em um constrangimento típico dos negacionistas . Toda a delegação foi testada antes de entrar no país e obrigada a usar máscara. O Brasil ?? passando vergonha a todo momento .
A esquerda não cansa de passar vergonha.
Sempre usando termos pejorativas para ofender pessoas de bem.
Puxuleko é coisa do petrólao, corrupção nos desgovernos lulopetistas…
Você tem que dá sua opinião de jumento. Relaxa que dói menos!!
Se você não fosse tão alienado saberia que qualquer pessoa que vem de outros países precisam apresentar exame com 72 horas de antecedência.
É verdade, vi as fotos de toda a comitiva antes da viagem, sem máscara, e na chegada em Tel Aviv, tifos com máscaras. O negacionismo só vale aqui, lá fora tem lei.