Ricardo Stuckert/PR
Com a criação do IVA (Imposto Sobre Valor Agregado), o Brasil pode ter o maior imposto sobre o consumo do mundo. Segundo a projeção do governo federal, a alíquota padrão do IVA deve ficar em torno de 28%. Atualmente, o país com a maior taxa é a Hungria, com 27%, de acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e a União Europeia
O IVA será implementado a partir do ano que vem. Ele foi instituído pela reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional. Nesta quinta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que regulamentou as normas que vão alterar a cobrança de impostos sobre o consumo.
Segundo a reforma, o IVA será composto pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), tributo federal, e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), de competência dos estados e dos municípios. Esses impostos vão substituir os atuais tributos sobre o consumo: PIS, Cofins, ICMS, ISS, e IPI.
O novo sistema de impostos passará por um teste em 2026. De 2027 a 2033, será feita uma transição gradual para os tributos que compõem o IVA.
A alíquota padrão do IVA será aplicada aos bens e serviços que não tiveram nenhum tratamento favorecido pela reforma tributária. Segundo o secretário extraordinário da reforma, Bernard Appy, nos próximos dias o governo federal vai divulgar a futura alíquota padrão sobre o consumo, que segundo ele deve ficar em torno de 28%.
Segundo o secretário, as mudanças que mais pesariam na alíquota foram rejeitadas na Câmara e, portanto, provavelmente, ela ficará em torno de 28%.
Apesar disso, Appy destacou que a estimativa de que a alíquota padrão seja na casa de 28% se trata apenas de uma “projeção”. “A projeção dos dados que temos hoje aponta para alíquota de 28%, não quer dizer que será essa”, disse.
Questionado sobre o teto da alíquota estabelecido pelo Congresso de 26,5%, Appy disse que essa questão só terá de ser revista em 2031.
R7
Faz o L, bocado de G4LA.
Me causa estranheza o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ex ministro do Bozo ter sido um dos defensores da REFORMA TRIBUTÁRIA, que se debatia há décadas no Congresso Nacional. Como toda reforma, uns vão ganhar, e outros vão perder.
Existem várias reformas, aquela que favorece o indivíduo e aquela no intuito de saquear o indivíduo, como foi a do Lulinha. Talvez Tarcísio tenha sido a fovor de uma reforma digna. A petralhada não para de procurar cabelo em 🥚
E ainda há otário que acredita que a questão do Pix não era visando cobrar impostos, através da malha fina. EU ACHO É POUCOOOOO 👒😵💫🔨; 🐦⬛🪨👌;🫏⚰️🌿
Era para o mito ter baixando-nos impostos para 5%, aí Lula não teria como subir, mas o danado fez o contrário e ainda deu um calote nos precatórios e eu fiquei sem receber o meu.
Foi prá isso que fizeram o L. Impostos nível Suíça e serviços públicos nível Nigéria.
Sugéria.
Se adivinho que Luladrão ia lascar com os petralhas como está lascando, teria votado nele… kkkkkkk
O PT é especialista em aumentar ou criar imposto.
Lula, o presidente corrupto e medíocre.