Imagem: Shutterstock
O Brasil ganhará mais um ponto de conexão de internet de alta velocidade com a Europa. Um cabo submarino de fibra óptica ligará as cidades de Fortaleza, no Ceará, a Sines, em Portugal, e permitirá o tráfego de dados de 72 terabits por segundo e latência de 60 milissegundos.
A ancoragem do cabo aconteceu nesta segunda-feira (14), na Praia do Futuro, e o projeto tem expectativa de conclusão para meados de 2021. Segundo o Ministério das Comunicações, o cabo ainda se estenderá para pontos no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa.
“Temos hoje um cabo que já faz essa conexão, mas de voz, entre Brasil e Europa, que passa pelos Estados Unidos, mas que já tem mais de 20 anos. A vida útil de um cabo de fibra óptica que faz esse tipo de tráfego, ele tem uma durabilidade em torno de 25 anos”, explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a capacidade de transmissão de dados será 7 mil vezes maior que a atual: “a iniciativa vai nos preparar para receber o 5G”. Imagem: Cléverson Oliveira/MC
A instalação do cabo submarino será feita por uma empresa privada, a Ellalink, e custará R$ 1 bilhão. O cabo tem 6 mil quilômetros de extensão, podendo chegar a 5 quilômetros de profundidade em alguns locais. Atualmente, a comunicação entre Brasil e Europa passa antes pelos Estados Unidos, o que dobra o caminho percorrido: 12 mil quilômetros.
“O Brasil é um dos países que mais produz dados no mundo, e com o 5G nós teremos um aumento ainda maior. Então, nós precisamos de escoamento”, completa Faria.
Entenda a importância dos cabos submarinos
É bastante provável que você já tenha ouvido falar de cabos submarinos. Eles são usados em trechos de mar para ligar estações terrestres e, assim, transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. Para isso, são instalados no assoalho oceânico.
Olhar Digital
Kkkk se tiver velocidade como existe em Buenos Aires que você falar via Watsarp dentro de qualquer sala nos locais difíceis já é um bom começo. Falando em comunicação cadê o satélite alugado para falar via Internet em qualquer parte do Brasil. Ou será que foi mas uma peça super faturada pelo PT na época Igual algumus navios que não chegaram nem a navegar e já são ferro velho. Tenho uma amiga que diz que o problema da coisas públicas é que quando passa a política todos deixam de lado o patrimônio público aí qualquer malandro arma ? e diz que é o dono ou pai da criação. Mas ninguém que pagar o leite. Que são os impostos. Mas ficar com o equipamento todos querem, basta ver a Petrobrás e suas sucatas que estão espalhadas no RN. Os carros só anda a ? O CE é táo estrategista que a Petrobrás continua sem ter sua área subtraída no processo de expansão.
Em todo país sério, a localização dos cabos submarinos são segredos de estado…
E vcs duvidando da ponte de Miguel Mossoró entre Natal e Fernando de Noronha. Kkkk
Não julguem o pobre ministro. Ele já pegou o bonde andando. Sem contar q os cearense tem mais capacidade, não ver o tamanho das cabeças, aqui no RN não fazemos nem o dever de casa
O RN ganha o que para os estados vizinhos? Eita estado fraco!
Na gestão do Lula perdemos a refinaria e consequentemente a Petrobrás e ganhamos um presídio Kkkķ Eita PT bom para o RN.
O turismo de bandidos aumentou.
Vamos perder um HUB DE TELECOMUNICAÇÕES, graças ao silêncio da nossa classe política. Jamais um Ministro cearence traria um benefício desse para o RN. Vamos perder empregos na área de telecomunicações. Lamentável!!
O Ministro das Teles tem, ao menos, curso superior?
O cabo atual com quase 20 anos parte de Natal para Europa. Por esse motivo o RN é melhor local no Nordeste para CALL CENTER, por isso que temos vários instalados aqui. Como Fabio Faria não é potiguar escolheu agora Fortaleza/ CE para instalação do novo cabo para a Europa. VAMOS PERDER MAIS UMA VEZ PARA O CEARÁ.