Foto: Reprodução
Um dos principais produtos exportados pelo Rio Grande do Norte, as frutas frescas como o melão deverão ter uma queda de produção entre 15% e 20% em 2022. A estimativa é produtor Luis Roberto Barcelos, diretor da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
A situação pode causar impactos na criação de vagas de empregos no estado. O setor agropecuário emprega pouco mais de 12 mil potiguares com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“A gente está muito preocupado. Neste ano, estamos vivendo uma situação que nunca tinha visto antes. Excesso de chuva, que para o começo da safra não é bom, embora que para o médio e longo prazo seja bom. E tivemos aumento de insumos, como adubos, defensivos, embalagens, diesel, energia. Tudo subiu demais”, afirmou o produtor.
Outro problema para os empresários é o câmbio. Isso porque as frutas exportadas pelo Rio Grande do Norte são negociadas em Euro – moeda que ficou mais barata que o dólar pela primeira vez em 20 anos. Além disso, os produtores estão se vendo em meio a problemas logísticos, que deverão dificultar o embarque das mercadorias nos portos regionais. Segundo ele, alguns navios deixaram de parar nos portos.
“O setor agrícola teve até um aumento do consumo durante a pandemia. O problema da pós-pandemia é a incerteza. É que nós teremos que aumentar o preço em Euro, em moeda estrangeira, e a dúvida é se o consumidor vai absorver esse aumento de preço. Com certeza não. Tudo que sobe preço, diminui o consumo. Tudo isso gera uma grande incerteza”, pontuou.
De acordo com ele, a fase de plantio da safra 2022 começou há cerca de um mês, já em volumes menores e os produtores esperam que o cenário para este ano possa ficar mais claro. A fase de exportação deve começar em agosto. “Haverá uma redução do volume, de 15% a 20%, mas a gente está tentando ver se consegue repassar pelo menos uma parte desse aumento de custo, para que a gente não tenha um colapso financeiro na área produtiva”, pontuou.
96 FM
Boa tarde BG!
O senhor poderia fazer uma reportagem mostrando os postos de combustíveis de Natal?
É que estão fazendo cartel, pois não chegaram aos 18% !
Todo lugar que passamos tá a mesma coisa.
Obg!
BG parece que tem parentes dono de postos ou no sindposto RN. Todo comentário meu, ele bloqueia.
Conversa, omi, tu posta 50 comentários por dia, sobre tudo menos a matéria.
DESDE QDE QUE ESSE BOLSONARO FOI ELEITO QUE É SÓ DESGRAÇA NESSE PAÍS
Ele é a própria desgraça.
Bolsonaro agora manda na chuva?
Eu tenho uma chácara em Extremoz, lá tenho 8 pés de coco, 1 de manga espada, graviola, goiaba, 2 de acerola, abacate, planto macaxeira, feijão Verde, tenho pé de limão, abóbora e melancia, caju e pinha.
Eita bora chamar o Mito pra lá quando ele vinher em natal!!!!!!!!
E quem acha ruim é só planta um pede mamao de laranja de maça de couve no quintal, hó povinho pra reclamar
Verdade, ninguém quer plantar nada, não querem trabalho.
Vocês duas se merecem, faz um blog para namorarem.
Xiola vai mergulhar na piscina de semem do governo mais NostraDá e Manuel Fresco
Querem trabalho não, é tudo preguiçoso, for olhar os quintal deles é tudo cheio de mato com o muro verde de lodo bucado de cebozo
Berg, não dá para mergulhar, vocês duas tomaram tudo. Nunca bateste um prego em barra de sabão,”cebozo”.