Foto: Elisa Elsie
As chuvas no estado potiguar ficaram 65% acima do estimado para o mês de agosto. Era esperado a média de 28.5mm, mas as precipitações chegaram a 47.2mm. Os dados são do último relatório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
De forma geral, as chuvas foram bem distribuídas em todo o território potiguar. A região Oeste registrou a maior média de chuvas com 49,3mm, superando a marca esperada de 11,9 mm e apresentando um aumento de 314,5%.
“Agosto vem repetindo o cenário dos meses anteriores apresentando acumulados de chuvas acima do normal em todas as regiões do Estado. O interior do estado, por exemplo apresentou médias acima do esperado principalmente nas regiões Oeste e Central”, comentou do chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.
As chuvas resultaram de algumas condições meteorológicas como a ocorrência resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico (La Ñina) na altura da linha do Equador, liberando mais umidade e o aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico Sul que favorecem a formação de nuvens de chuva.
Os maiores acumulados aconteceram em Natal (Leste Potiguar) 183,6,6 mm, Major Sales (Oeste Potiguar) 136,8 mm, Boa Saúde (Agreste Potiguar) 83,2 mm e São Bento do Norte (Central Potiguar) com 54 mm.
A previsão para o próximo trimestre é de poucas chuvas no estado, porém devido ao aumento da circulação de ventos as temperaturas são mais amenas. As médias previstas são de 15.9 mm em setembro; 7.5 mm em outubro e 13.4mm em novembro.
“Setembro e outubro são meses em que o vento sopra com maior intensidade, com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas, mas com pouco volume”, explicou Bristot.
Balanço mês de agosto de 2022:
Oeste Potiguar- 49.3mm/11.9mm
Central Potiguar- 18.8mm/7.6mm
Agreste Potiguar- 35,3mm/25,3mm
Leste Potiguar- 85.2mm/ 69.2mm
Estado- 47,.2mm/28.5mm
Graças ao meu bom Deus.
Obrigado senhor por tanta abundância de chuvas na nossa sofrida região.
Só o senhor é capaz de fazer isso por nós e mais ninguém.
Obrigado!!!!!
Parabéns ao pessoal da Emparn no tocante as PREVISÕES do tempo.
Depois da instalação do super computador no inpe, melhorou de mais os estudos.
Parabéns ao PR Bolsonaro que mandou instalar.
Valeu Gilmar Bristot.
Nos últimos anos, o sr vem sendo cirúrgico nas suas falas.
Quem está falando contra é porque não tem conhecimento de causa, falam como que estivessem falando, ainda no início do novo milênio,prabesse povo, passa despercebido, não viram a nova realidade.
Esse meteorologista Bistrot, não acerta uma, só depois que passar é que ele acerta.
Suas previsões são fracas. Já fui uma vez em Jardim do Seridó, assistir sua palestra.
Concordo plenamente, esse setor da EMPARN usa o método da adivinhação. Meu avô materno tinha um joanete que previa melhor, não errava uma.