Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cinco meses após a fuga inédita de dois detentos, a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, terá sua segurança externa reforçada a partir de uma reforma orçada em R$ 36,4 milhões.
As obras incluem a construção de um muro perimetral, ou seja, ao redor de toda a instalação, além da reforma e reforço com chapas de proteção balística de quatro torres de vigilância e do posto de controle.
A construção da nova barreira perimetral em torno da penitenciária de Mossoró vai custar R$ 15,4 milhões. A ausência do equipamento foi apontada no estudo técnico das obras como fator que facilitou a fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, em fevereiro. A dupla aproveitou outra reforma na unidade e usou um alicate “esquecido” no canteiro de obras para cortar um alambrado.
“A fuga evidencia falhas no sistema de segurança e levanta questões sobre a eficácia das medidas adotadas para conter a evasão de detentos. Nesse incidente, os presos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento conseguiram escapar utilizando métodos aparentemente simples. A fuga ocorreu simplesmente pelo corte do alambrado externo, que foi fato facilitador para êxito da toada”, aponta o estudo.
Apesar de ninguém ter provas testemunhal ou cabal mas tudo indica que aquela fuga que fugiram dois detentos, a fuga foi facilitada, porque um caso desse a própria polícia encobre para não desmoralizar os próprios policiais, porque pelo o buraca que os presos passaram, que na realidade eles passaram por outro lugar o mesmo não passaram por buraco algum e eles mesmo depois de livre cavaram o buraco, segundo foi testado nesse buraco só cabia no máximo um garoto magro de 12 anos, e não dois caras parudos como os presos. Ninguém tem prova, nem ao mesmo tempo podemos condenar, porque segundo o código penal diz que na ausência de provas absorva o réu, seguindo esse parametro, apesar que 90% da população de Natal e de Mossoró, acredita na facilitação da fuga. Depois aconteceu uma outra fuga dessa vez na Alcáçus, dois presos também, só que esses trabalhavam no presidio e gozava de alguma regalia, fugiram com maior tranquilidade de lá.