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No início dessa semana, a Clínica Vivianny Lopes – especializada em reabilitação neurofuncional – publicou em suas redes sociais um comunicado informando “dificuldades contratuais e operacionais em sua parceria com a Unimed Natal”, fruto da irregularidade dos pagamentos do plano de saúde à clínica. De acordo com a publicação, a situação “comprometeu a regularidade dos atendimentos realizados por meio do referido convênio”. O caso foi relatado em reportagem do Diário do RN na quarta-feira (04). “É uma perseguição mesmo, não é?”, indagou a proprietária da Clínica em conversa com a reportagem.
A Unimed Natal, por sua vez, emitiu nota afirmando que as informações recentemente divulgadas pela Clínica Vivianny Lopes, “não correspondem à realidade dos fatos”.
A nota afirma que “os contratos firmados com nossos prestadores de serviços são cumpridos com rigor, dentro dos prazos e conforme os termos acordados. No caso específico da Clínica Vivianny Lopes, a pedido da própria clínica, que alegou dificuldades para cumprir seus compromissos internos, a Unimed Natal adiantou valores, de forma excepcional, demonstrando, mais uma vez, sua postura responsável e colaborativa”.
RESPOSTA CLÍNICA
Depois da nota oficial da Unimed Natal, a Clínica Vivianny Lopes voltou a se pronunciar e rebateu o plano de saúde.
“Apesar do que foi amplamente veiculado, esclarecemos que as alegações apresentadas pela operadora não refletem com exatidão os fatos vivenciados no contexto da parceria existente entre as instituições”.
De acordo com a Clínica, o que aconteceu foi “de maneira pontual e excepcional, o cumprimento de obrigações por parte da operadora, com o repasse financeiro referente a um montante devido em razão de desequilíbrio sequenciado dos valores repassados nos meses de janeiro a abril de 2025, sendo realizado após o prazo previsto, ainda que com atraso”. A clínica destaca ainda que “tal circunstância não pode ser interpretada como regra ou padrão de conduta, mas sim como um episódio isolado em meio a diversas dificuldades já enfrentadas por esta clínica, as quais seguem sendo tratadas por vias formais e administrativas”.
O comunicado finaliza relatando a dificuldade de diálogo e falta de interesse para resolução do problema por parte do plano de saúde: “Ressaltamos que diversos pontos pendentes, previamente notificados à UNIMED NATAL, permanecem sem resposta efetiva, gerando instabilidade no vínculo contratual e desequilíbrio na operação da clínica. As pendências apontadas, inclusive de ordem técnico-operacional, beneficiam exclusivamente a operadora, que até o momento não demonstrou disposição concreta para resolvê-las. (…) Diante disso, reiteramos nossa disposição ao diálogo e esperamos que a UNIMED NATAL estabeleça, com a urgência que a situação exige, um canal legítimo, objetivo e honesto de tratativa com as clínicas credenciadas, respeitando os valores que busca representar institucionalmente”.
Diário do RN
UNIMED Natal está falindo. Apostou alto na rede própria e atirou no próprio pé. Desorganização e desrespeito generalizado.