Polícia

Com Fátima Bezerra entre membros, Comissão de Direitos Humanos do Senado realiza vistoria na prisão de Lula

Foto: Reprodução Twitter

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado têm visita marcada para as 14h desta terça-feira (17) nas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Os parlamentares querem verificar as condições da “sala especial” em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está encarcerado há dez dias pela Operação Lava-Jato para cumprimento da pena de 12 anos e um mês no caso triplex do Guarujá (SP).

“Finalmente amanhã vou estar com ele pessoalmente (Lula). Finalmente nós aprovamos na semana passada um requerimento da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. E nós comunicamos, não pedimos autorização, nós comunicamos a juíza da Vara de Execução Penal que estaria vindo 11 senadores para cá”, afirmou o líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), durante discurso na noite desta segunda (16/4) no acampamento montado do lado de fora da PF, em Curitiba, em apoio a Lula.

“Nós comunicamos, claro, era impossível vetarem uma ida da Comissão de Direitos Humanos para conversar com o presidente Lula. Hoje a juíza deu o ok. Nós iríamos de todo jeito”, afirmou

Lindbergh é um dos parlamentares que integrará a comitiva e disse que terá oportunidade de falar em nome dos manifestantes a Lula sobre a situação do acampamento em resistência à sua prisão Os petistas consideram o petista “um preso político”. São cerca de mil acampados nas ruas do entorno do prédio da PF.

Nessa segunda-feira (16/4), a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba, responsável pela execução da pena de Lula na PF, comunicou a polícia e o Ministério Público Federal da vistoria e solicitou à comissão dados sobre os membros que estarão no local e sobre sua aprovação.

“Embora não tenha chegado ao conhecimento deste Juízo qualquer informação de violação a direitos de pessoas custodiadas na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, já dotadas de defesas técnicas constituídas, tampouco tenha sido expressa no ofício a motivação da aprovação da diligência, dê-se, desde logo, ciência à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e ao Ministério Público Federal”, despachou a juíza.

Carlina Lebbos diz ter sido comunicada pela comissão da aprovação, no dia 11, da diligência “a fim de verificar as condições de encarceramento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos demais presos naquela sede” e pediu: “solicite-se à Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado Federal que envie o anexo mencionado no ofício e indique os membros da Comissão que pretendem realizar a diligência, considerando a necessidade de preservação da segurança e funcionamento do estabelecimento”.

Lula está detido em uma cela especial preparada para ele no quarto andar do prédio, com banheiro próprio, sem grades, armário, cama, cadeira, mesa e uma TV, em local isolado da carceragem, onde estão os demais detentos – 20 ao todo, metade deles da Lava-Jato.

A Comissão de Direitos Humanos informou que participarão da vistoria 14 membros, a maior parte do PT (titulares e suplentes): Regina Sousa (PT-PI), Paulo Paim (PT-RS), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Rocha (PT- PA), Fátima Bezerra (PT-RN),Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), Roberto Requião (MDB-PR), João Capiberipe (PSB-AP), Lívia da Mata (PSB-BA), Telmário Mota (PTB-RR) e Angela Portela (PDT-RR).

Em parecer emitido na noite desta segunda-feira, a força-tarefa da Lava-Jato requereu à Justiça que fosse autorizada “em caráter excepcional” a vistoria da “Comissão a verificar as condições de encarceramento do apenado, nos termos do pedido apresentado. Desde que sejam observadas as restrições contidas na Lei de Execução Penal, notadamente o art. 50, inciso VII, bem como outras eventuais condições de segurança impostas pelo Departamento de Polícia Federal”.

“Nessa senda, impende salientar que outros pedidos de diligência apresentados por comissões parlamentares consistentes em visita à prisão ou ao preso deverão ser previamente submetidos ao Juízo para autorização e deverão especificar a natureza da diligência e da circunstância de fato que a motivou, devendo para tanto serem apresentados os documentos legislativos específicos.”

A vistoria à PF em Curitiba – o berço da Lava Jato – foi aprovada na quarta-feira (12/4), após requerimento da senadora Vanessa Grazziotin, um dia depois de a visita de 11 governadores a Lula, ser barrada pela Justiça.

Ao vetar a visita de políticos ao ex-presidente, a juíza Carolina Lebbos decidiu expressamente que “não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal”.

A magistrada destacou trecho da ficha individual do apenado, referindo-se à decisão do juiz Sérgio Moro, que mandou prender Lula. “Além do recolhimento em Sala do Estado Maior, foi autorizado pelo juiz a disponibilização de um aparelho de televisão para o condenado. Nenhum outro privilégio foi concedido, inclusive sem privilégios quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Polícia Federal, a fim de não inviabilizar o adequado funcionamento da repartição pública, também não se justificando novos privilégios em relação aos demais condenados”.

Barrados pela Justiça, os governadores deixaram uma carta manuscrita para o petista. “Infelizmente, a lei de execução penal não foi cumprida adequadamente e não pudemos abraçá-lo pessoalmente”, registra o documento. “Mas, por nosso intermédio, milhões de brasileiros e brasileiras estão solidários e sendo a sua voz por um Brasil justo, democrático, soberano e livre.”

Outras visitas

No despacho desta segunda, a juíza abriu prazo de um dia também para que o MPF se manifeste sobre o direito de visitas pedido pela senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e outros políticos, como o pré-candidato a presidente Ciro Gomes.

Lula entra hoje no décimo dia de cárcere na Lava-Jato. Após rendição, na sexta-feira (6/4), ele foi preso no sábado (7/4) e chegou na sede da Superintendência da PF em Curitiba nas derradeiras horas do dia para início de cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na “sala de Estado-Maior”, preparada para recebê-lo, no quarto andar do prédio, onde está isolado desde então – com contato apenas com os advogados e a família.

Desde que foi a aberto o processo de execução de pena e expressamente determinado que estavam vetados privilégios adicionais a Lula, além de uma “cela” especial, seis pedidos de políticos foram apresentados requerendo o direito de ver o ex-presidente como “amigo”.

O filho do ex-ministro José Dirceu – condenado na Lava-Jato – e a senadora Gleisi foram os primeiros a requererem o direito. Escolhida pelo ex-presidente como sua porta-voz com o partido durante a prisão, ela esteve na PF minutos depois de sua chegada no sábado. O pedido foi feito pelo escritório do ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão.

A senadora alega ser presidente do PT e “amiga pessoal” do preso Como Lula é presidente de honra da legenda e pré-candidato oficial ao cargo de presidente da República, o pedido argumenta existir “urgência”. Com base na Constituição, na Lei de Execução Penal e acordos internacionais, a senadora faz o pedido, de forma similar ao apresentado no mesmo dia pelo filho de José Dirceu. O MPF informou na noite desta segunda ontem não ver problema em relação à visita dos dois.

Foram apresentados também pedidos de visitas como amigos dos políticos Eduardo Suplicy, Carlos Lupi, André Figueiredo e Ciro Gomes. Nesta segunda, foi a vez do argentino Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel solicitar visitação. Nesses casos, o MPF pediu que a defesa de Lula se manifeste sobre tais requerimentos, “a fim de que esclareça” se eles “figuram na condição de amigos pessoais do apenado”.

Esquivel também requereu direito de vistoriar a cela de Lula e da carceragem “na condição de Prêmio Nobel da Paz e presidente de Organismo de Tutela Internacional dos Direito Humanos”. Nesse caso, o MPF deu parecer contrário a vistoria.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. Será que nos demais presídios os Direito Humanos vão também???
    País de primeiro mundo é assim, tratamento igualitário para todos os cidadão.
    Parabéns. kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Emocionado, Rogério Marinho anuncia saída da disputa pelo Governo do RN

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Blog do Bagada (@blogdobagada)

Vídeo: Blog do Bagada

O senador Rogério Marinho se emociona ao falar sobre Bolsonaro e o pedido do ex-presidente para que ele seja um dos coordenadores da campanha do pré-candidato Flávio Bolsonaro à presidência. Também não conteve a emoção ao falar sobre a sua decisão de não mais ser pré-candidato ao Governo do RN.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PESQUISA ATLAS: Bolsonaro e Lula são os mais rejeitados por eleitores

Foto: Reprodução

Pesquisa AltasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (21) mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como os políticos de maior rejeição no país: metade do eleitorado diz rejeitar os nomes que disputaram o segundo turno das eleições presidenciais de 2022 e simbolizam os campos da polarização política do país.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro é rejeitado por 50% dos eleitores, 0,3 ponto percentual à frente dos 49,7% registrados por Lula.

Em seguida, vem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), com 47,4%. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL-DF) registra 44,9% de rejeição e está em quinto lugar no ranking, superada por Renan Santos (Missão), com 45,6%.

Nos cenários de intenção de voto em primeiro e segundo turno, a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg aponta liderança de Lula e desempenhos idênticos de Flávio, Michelle e Tarcísio em disputa direta com o petista.

Entre os pré-candidatos a presidente, a rejeição não fica inferior a 40%, segundo os dados da pesquisa. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 42,1%; o do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), 41,7%; e o de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 41,1%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é rejeitado por 40,7% dos eleitores, e o do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), tem 39,9%.

A lista também traz o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), com 36,9% de rejeição – a AtlasIntel simulou cenários de primeiro turno em que o petista substitui Lula como candidato do campo governista.

Entre os nomes que já foram citados como potenciais candidatos, o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) tem rejeição de 43,4%, enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) marca 44,7%.

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.418 eleitores, entre os dias 15 a 20 de janeiro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro do levantamento é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-02804/2026.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pesquisa diz tamanho de pênis ideal para mulheres chegarem ao orgasmo

Foto: Reprodução

Há uma polêmica que já aqueceu muita roda de bar: qual é o tamanho “perfeito” do pênis para ajudar uma mulher a atingir o orgasmo? Um levantamento recente trouxe respostas surpreendentes e afirma que o número mágico seria cerca de 8 polegadas — ou algo em torno de 20 centímetros — para “maximizar” as chances de uma mulher chegar lá.

Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 4 mil mulheres on-line sobre suas experiências sexuais, o comprimento de cerca de 20 cm teria tido a maior taxa de orgasmo feminino — e, curiosamente, tanto pênis de 4 polegadas (10 cm) quanto de 11 polegadas (28 cm) alcançaram índices similares de sucesso.

Ou seja: não é um “quanto maior, melhor” universal — como muitos memes na internet insistem em sugerir — e, para algumas mulheres, pênis realmente gigantes podem ter o mesmo desempenho de um tamanho mediano quando o assunto é prazer sexual.

Pesquisas científicas publicadas em periódicos também mostram que, quando medidas de verdade são coletadas em laboratório, a preferência feminina tende a ser por tamanhos apenas um pouco maiores que a média, e que a circunferência pode importar tanto quanto o comprimento.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Bandigalado é uma das atrações da festa 50TINHAS Verão, nesta sexta (23), no Paçoca do Pilão em Pirangi

Foto: Divulgação

A Bandigalado Rock Natal será uma das atrações da festa 50TINHAS VERÃO, que vai acontecer nesta sexta, 23 de janeiro, no espaço de eventos do restaurante Pacoça de Pilão, na avenida Márcio Marinho, em Pirangi, a partir das 18 horas. Irão se apresentar, além da Bandigalado, o DJ Maurílio Jordan (Vitrola Livre) e o músico multi-instrumentista Diogo das Virgens. Os ingressos já estão no terceiro e último lote e podem ser adquiridos na plataforma Outgo, no bar 294 em Natal e no próprio Paçoca do Pilão, em Pirangi.

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).

A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos.

Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos privados e, mais recentemente, se apresentou no badalado Fest Bossa & Jazz, em agosto de 2025, na famosa praia de Pipa, o que rendeu à banda um novo convite para se apresentar na Paraíba, em novembro, na edição do Fest Bossa & Jazz em Bananeiras.

O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses.

Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade. Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Allyson Bezerra, Carlos Eduardo Xavier e Álvaro Dias são os nomes que disputarão o Governo do RN

Foto: Reprodução

Os três nomes confirmados para a disputa no Governo do RN para o pleito de 2026 são:

Allyson Bezerra (União Brasil), atual prefeito de Mossoró, aparece como um dos principais nomes na disputa pelo governo potiguar. Bezerra tem consolidado apoio e visibilidade, impulsionado pelo forte desempenho eleitoral na segunda maior cidade do estado e presença consistente em levantamentos eleitorais.

Do campo governista, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (conhecido como Cadu Xavier, PT), surge como a alternativa apoiada pela base da atual gestão da governadora Fátima Bezerra. Cadu tem defendido propostas para enfrentar desafios como a situação fiscal do estado e tem buscado ampliar sua presença política no interior e entre setores do eleitorado que apoiam continuidade administrativa.

No campo da oposição e de centro-direita, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

 

Opinião dos leitores

  1. Até gostei de Álvaro na prefeitura, mas pra governo, vamos precisar de um candidato mais arrojado, para tomar decisões duras e impopulares, e Álvaro não tem esse perfil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL confirma Álvaro Dias como candidato ao Governo do RN em coletiva às 10h

Foto: Reprodução

O senador Rogério Marinho (PL), presidente estadual do Partido Liberal e líder da oposição no Senado Federal, convocou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (21), a partir das 10h, em que vai confirmar Álvaro Dias como candidato do grupo liderado por Marinho, Styvenson Valentim e Paulinho Freire.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mastercard suspende uso de cartões do Will Bank, do grupo do Banco Master

Foto: Reprodução

A Mastercard anunciou na terça-feira (20) que suspendeu o uso dos cartões do Will Bank, fintech do Banco Master, em sua rede.

“Nós, assim como os reguladores, acompanhamos de perto as operações do Will Bank há algum tempo para entender como as regras da nossa rede estavam sendo cumpridas, a fim de apoiar os participantes do ecossistema que dependem de seus serviços”, afirmou a Mastercard em nota.

“Diante de mudanças no atendimento a essas obrigações, e considerando também nossos próprios requisitos regulatórios, suspendemos o uso dos cartões do Will Bank em nossa rede”, completou.

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. Conforme comunicado do BC, decisão foi tomada em extensão ao comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse do Banco Master.

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, é um dos controladores da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.

O Banco Central também nomeou nesta quarta o liquidante do Banco Master, Eduardo Bianchini, como liquidante da Will Financeira. A autarquia ainda decretou a indisponibilidade de bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.

Além de Vorcaro, também eram controladores da instituição a Will Holding Financeira S.A,; Master Holding Financeira S.A.; 133 Investimentos E Participações Ltda.; Armando Miguel Gallo Neto; Felipe Wallace Simonsen.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, após a Polícia Federal prender o dono Daniel Vorcaro por um esquema de fraude bancária.

Foram liquidados de forma extrajudicial o Banco Master S/A, do Banco Master de Investimento S/A, do Banco Letsbank S/A, e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

A ação “foi motivada pela grave crise de liquidez do Conglomerado Master e pelo comprometimento significativo da sua situação econômico-financeira, bem como por graves violações às normas que regem a atividade das instituições integrantes do SFN [Sistema Financeiro Nacional]”, informou o BC em nota na época.

O Banco Master Múltiplo S/A, que detém o Will Bank, foi colocado sob o Raet (Regime Especial de Administração Temporária) “tendo em vista a possibilidade concreta de solução que preserva o funcionamento” do banco digital, segundo o BC.

O Raet é uma solução para reorganizar a instituição ao BC, ao permitir que ocorra uma solução de mercado, como transformação, incorporação, fusão, cisão ou transferência do controle acionário.

Vorcaro, ex-dirigente do Master e do BRB são investigados por emissão de títulos de crédito falsos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Tartaruga é encontrada morta em praia de Natal

Foto: Cemam

Uma tartaruga da espécie caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (20) na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. O animal foi visto por banhistas boiando no mar, na altura do mercado público da praia.

Segundo o artesão Adailson do Nascimento, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a retirada da tartaruga da água. Quatro militares participaram da operação, levando o animal até a faixa de areia.

Em seguida, biólogos do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram chamados e constataram a morte da tartaruga.

“A gente percebeu que a tartaruga tinha vindo a óbito pela interação com outra espécie, que a gente vem investigando, inclusive. É a ingestação do peixe baiacu. A partir dessa interação ela morre por asfixia. É uma ocorrência que vem sendo registrada nos últimos anos”, disse a bióloga Gleyciane Ferreira, do Cemam.

Dados do centro apontam que, de 1º a 20 de janeiro, 45 animais marinhos encalharam no litoral do Rio Grande do Norte, no trecho que vai da praia de Sagi, no Litoral Sul, até São Miguel do Gostoso, no Litoral Norte. Do total, cerca de 90% dos animais já estavam mortos.

Somente nas últimas semanas, pelo menos outros três animais marinhos foram encontrados mortos na Região Metropolitana de Natal: duas tartarugas e um golfinho. Os registros ocorreram nas praias de Ponta Negra, em Natal, e em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim.

Segundo o Cemam, o aumento no número de animais encalhados nesta época do ano está relacionado à maior aproximação das espécies da região costeira, principalmente em busca de alimento, mas também a maior interação com os seres humanos, lixo e embarcações.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. Pronto.Agora vão dizer que essa tartaruga morreu por conta do banho a noite na praia da redinha!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estátua de Cristiano Ronaldo é incendiada em Portugal

Foto: Reprodução

Um ato de vandalismo atingiu um dos principais pontos turísticos da Ilha da Madeira, em Portugal. A estátua de Cristiano Ronaldo instalada na área externa do Museu CR7 foi incendiada por um homem que filmou toda a ação e divulgou as imagens nas redes sociais.

Nas gravações, o autor despeja um líquido inflamável sobre a escultura em tamanho real e, em seguida, ateia fogo.

O caso é tratado como crime pelas autoridades portuguesas.

Em nota oficial, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que abriu investigação para apurar o ocorrido. Segundo a imprensa local, o suspeito já teria sido identificado e seria conhecido por outros episódios semelhantes registrados anteriormente na região.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Os idiotas vão tomar conta do mundo, não pela capacidade, mas pela quantidade, eles são muitos.
    Nelson Rodrigues.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula prepara debandada no ministério e pode perder mais de 20 ministros para as urnas

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Além da saída já encaminhada de Gleisi Hoffmann, que aceitou o convite de Lula para disputar o Senado pelo Paraná, o governo federal deve enfrentar uma debandada no primeiro escalão até abril. Ao todo, outros 21 ministros precisam deixar os cargos para concorrer nas eleições de outubro, o que promete provocar um esvaziamento significativo na Esplanada.

No caso de Gleisi, a avaliação interna do PT é estratégica: o nome da ministra fortaleceria a chapa no Paraná, ao lado do deputado estadual Requião Filho (PDT), e aumentaria a competitividade contra o senador Sergio Moro (União Brasil) e o grupo do governador Ratinho Júnior (PSD). Embora a ministra tivesse planos de disputar a Câmara, aliados afirmam que ela se mostrou “animada” com a candidatura ao Senado.

A articulação também marca a reaproximação entre o PT e o grupo de Requião, após atritos recentes e a saída do deputado do partido. A leitura é que a aliança amplia o campo da esquerda no estado e mantém Ratinho Júnior pressionado no cenário local, enquanto o Planalto tenta montar palanques fortes em estados estratégicos.

Do outro lado, a oposição segue fragmentada. Moro enfrenta dificuldades partidárias para viabilizar uma candidatura ao governo estadual, enquanto Ratinho Júnior ainda avalia quem lançará como sucessor. O resultado é um tabuleiro em ebulição, que deve se intensificar à medida que ministros deixam o governo e o clima eleitoral toma conta de vez de Brasília.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *