Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Andrew Harnik/Getty Images
Um comitê interministerial para elaborar uma resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros deve ser instalado na próxima semana. Os trabalhos serão comandados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio com apoio da Fazenda, Casa Civil, Itamaraty e Relações Institucionais.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e Indústria, Geraldo Alckmin, vai coordenar o diálogo com o setor empresarial. Na segunda-feira (14), o governo começa os trabalhos com uma reunião com representantes dos setores mais afetados.
O decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade, visto como essencial para fazer frente às tarifas, está na Casa Civil “na boca do forno” para ser publicado. A expectativa é de que o texto saia no começo da próxima semana.
A decisão de criar o comitê foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A lista de empresários que vão integrar o grupo ainda está em formação, mas a ideia é contemplar todos os segmentos impactados, incluindo carne bovina, suco de laranja, café, tecnologia e a indústria aeroespacial, com possível participação da Embraer.
Além de pensar em como negociar com os EUA, o comitê também vai discutir caminhos alternativos caso não haja acordo, como a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou nesta sexta-feira (11), que já determinou medidas à equipe de relações exteriores da pasta para abrir novos mercados para os produtos afetados.
“O que nós vamos fazer, enquanto isso, com aqueles produtos que mais sofrem com essa taxação — principalmente café, laranja, suco de laranja e a nossa carne — é ampliar os mercados”, declarou o ministro em evento em Cuiabá (MT).
Nesta semana, Lula também voltou a dizer que, se não houver diálogo possível, o país vai retaliar. “Se não tiver jeito no papo, nós vamos estabelecer a reciprocidade: ‘Taxou aqui, vamos taxar lá’”, afirmou.
Alckmin classificou a medida dos EUA como “totalmente equivocada” e lembrou que o Brasil mantém tarifa média de 2,7% para produtos americanos. “Nós que deveríamos estar reclamando do déficit da balança comercial”, disse.
A expectativa do governo é tentar uma solução diplomática antes da entrada em vigor da tarifa, marcada para 1º de agosto.
CNN Brasil
o galego gagá tá mais criança que o Bozo… fazendo birra e ferrando todo mundo,…
Nós Brasileiros é que estamos indo para o buraco com esse desgoverno de um CORRUPTO que voltou a cena do CRIME, e está completamente DECRÉPITO. Lulis, o seu Desguvernis e o Supremo irão definitivamente enterrar este País. O Governo Americano não está nenhum pouco preocupado com essa retaliação proposta pelos CORRUPTOS DA ESQUERDA.
Ainda tem gente que acha que Alexandre de Moraes é herói do Brasil
Esse país não tem como dar certo
Usando o que tem guardado pela elite do PT, vai sobrar dinheiro para enfrentar o galego doido.
Donald Trump não vai dormir hoje por causa da reunião dos tupiniquins kkkkk
Eu não entendo porque a esquerda tá reclamando da taxa de 50%, tavam pedindo mais impostos o mês inteiro, agora reclamam?
Donna Trampi mi discupi, a gente pode converça e resovê iço na mesa di bar?
Dentro da minha ignorância, penso que a figura central para essa reunião é Alexandre de Morais, vulgo Xandão.
O mote da reunião é ANISTIA.
Resolveu isso daí, mandou Xandão para uma embaixada por aí a fora.
Pronto!!
A paz volta a reinar.
Mas é somente um palpite de um ignorante.
Não sei de nada tá??
Eles aí é quem sabe.
Bora ver, assistir, é só o que nos resta.
Sonha, Yeltins…
O Bozo vai pra cadeia!
Tô sabendo, muito embora injustamente.
O que foi que o bozo fez??
Tú sabe dizer.???
Apresente provas.
Ajude aí.