Diversos

Como são feitas as pesquisas eleitorais e por que elas não são mentirosas – mesmo que você nunca tenha sido entrevistado

Foto: Nelson Jr / TSE

Uma pessoa adulta tem entre cinco e seis litros de sangue. Mesmo assim, os médicos conseguem descobrir doenças como a anemia extraindo alguns poucos mililitros de um paciente – em um exame como o hemograma.

A analogia acima se aplica às pesquisas eleitorais e de opinião: com os métodos certos, é possível conhecer o pensamento e as tendências em um grupo tão grande quanto os eleitores brasileiros (146 milhões de pessoas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral) a partir de entrevistas com uma pequena parte deste contingente – amostras de 2 mil pessoas ou até menos.

Com as eleições de outubro se aproximando, as pesquisas (principalmente as eleitorais) se tornarão cada vez mais comuns. Os levantamentos dos institutos de pesquisas, porém, vão muito além da disputa pela Presidência da República: são usados também para conhecer tendências de opinião das pessoas sobre determinados temas e para planejar estratégias de marketing das empresas.

Em eleições acirradas, é comum que candidatos e militantes ataquem o resultado de pesquisas eleitorais (especialmente quando se saem mal). Mas não se deixe enganar: políticos, marqueteiros e partidos conhecem o valor das pesquisas para entender e se posicionar da melhor forma durante a disputa, e muitas vezes encomendam suas próprias pesquisas antes de tomar decisões.

— Para os partidos políticos e candidatos, os resultados das pesquisas são fundamentais para as decisões estratégicas das campanhas eleitorais, desde a definição do melhor candidato ou coligação partidária até a avaliação da forma de se comunicar com o eleitor —, conta Daniel Cersosimo, diretor do instituto de pesquisas Ipsos.

Mesmo assim, é possível que você nunca tenha respondido a uma pesquisa eleitoral e talvez não conheça ninguém que tivesse participado desses levantamentos. Então, como confiar que os resultados são verdadeiros?

No fim das contas, pesquisas eleitorais tentam “prever” o que vai acontecer quando chegar o dia da votação. E a evidência existente até agora é de que, na maioria das vezes, os levantamentos são bem sucedidos nesta tarefa, principalmente quando são realizados mais perto da data do escrutínio.

Em fevereiro do ano passado, por exemplo, cientistas políticos da Universidade de Houston (EUA) verificaram que pesquisas feitas duas semanas antes da votação conseguiram acertar o resultado de 10 entre 11 eleições em países latino-americanos, entre 2013 e 2014 (uma eficácia de 90,9%).

Um resultado similar aparece em um levantamento do site de notícias jurídicas Jota, que considerou 3.924 pesquisas eleitorais brasileiras nas eleições nacionais de 1998 a 2014.

Por fim, é possível que durante a campanha surjam textos nas redes sociais mencionando “pesquisas” que não existem, para favorecer este ou aquele candidato. Para saber se uma pesquisa foi realmente feita ou não, basta consultar o TSE. Todas as pesquisas confiáveis feitas no país estão registradas neste banco de dados da Justiça Eleitoral.

A BBC Brasil conversou e enviou questionamentos por e-mail a diretores de três grandes institutos de pesquisas com atuação no Brasil (Ibope, Datafolha e Ipsos) para entender como são feitos estes levantamentos.

Como é feita uma pesquisa?

Primeiro, os pesquisadores definem uma amostra que seja representativa do grupo a ser pesquisado, usando dados públicos. O objetivo é escolher um número limitado de pessoas, cujas características sejam parecidas com a do grupo maior que se queira pesquisar (que os estatísticos chamam de universo).

Para que a pesquisa esteja correta, a amostra precisa corresponder ao universo dentro de alguns critérios (escolaridade, idade, gênero, etc). Esses critérios são chamados de variáveis. Por exemplo: os últimos dados do TSE mostram que 52,4% dos 146,4 milhões de eleitores brasileiros são mulheres. Portanto, uma amostra de 2.000 eleitores deverá ter 52,4% de mulheres (1.048 eleitoras).

— A amostra deve ser uma reprodução do universo a ser representado, com as mesmas proporções de segmentos sócio-econômicos —, diz o diretor do Datafolha, Mauro Paulino.

E como escolher exatamente os locais do país em que serão aplicados os questionários?

— São sorteadas cidades de pequeno, médio e grande porte nas mesorregiões (recortes dentro de cada Estado) definidas pelo IBGE —, explica Paulino.

É que a proporção de moradores de capitais ou de cidades do interior também é considerada na formação da amostra.

As variáveis levadas em conta mudam de instituto para instituto e de acordo com o objetivo do levantamento.

— Quanto mais as variáveis escolhidas estiverem relacionadas com o objeto do levantamento, melhor será a amostra —, diz a diretora do Ibope Márcia Cavallari. No caso do Ibope, as variáveis consideradas geralmente são as de gênero, faixa etária, escolaridade e ramo no qual a pessoa trabalha (ou se é desempregada).

Depois de calculada a amostra, é preciso fazer as entrevistas com as pessoas que preencham aqueles critérios.

Cada instituto de pesquisa tem a própria forma de fazer isto: o Ibope determina a área em que o entrevistador fará a pesquisa usando os chamados “setores censitários” definidos pelo IBGE (isto é, a mesma divisão do território usada no Censo brasileiro). A vantagem disto, diz Cavallari, é poder saber exatamente onde cada entrevista ocorrerá – o pesquisador é enviado a uma área contínua, situada em um único quadro urbano ou rural.

— A partir daí, o entrevistador vai percorrer esse território (o do setor censitário) até preencher todas as entrevistas que estavam designadas para ele —, diz Cavallari.

Já o Datafolha usa outra metodologia, baseada nos chamados “pontos de fluxo”: os pesquisadores são mandados a locais fixos, e entrevistam os passantes.

Segundo Mauro Paulino, o Instituto têm mapeados mais de 60 mil pontos deste tipo, que são atualizados constantemente.

“Todos os questionários são aplicados com o uso de tablets, que permitem a geolocalização online do entrevistador, gravação das entrevistas e checagem instantânea das respostas, que são enviadas para a central de dados no mesmo instante em que são colhidas”, escreveu ele à BBC Brasil.

Por último, os dados são reunidos e tratados estatisticamente pelos institutos.

Você nunca foi entrevistado?

No caso de uma pesquisa de intenção de voto, por exemplo, o universo a ser estudado corresponde ao número de eleitores do Brasil – 146,4 milhões de pessoas, segundo o último número do TSE (março de 2018).

Como as pesquisas eleitorais geralmente ouvem cerca de 2 mil pessoas, a chance de você estar entre os “escolhidos” é realmente pequena – o que não torna o levantamento menos válido.

“As pesquisas de opinião são realizadas por meio de técnicas de amostragem reconhecidas internacionalmente, de modo que a abordagem de apenas uma pequena parcela da população já é suficiente para retratar o todo”, escreve Cersosimo, do Ipsos, em e-mail à BBC.

“Da mesma forma (que num exame de sangue), uma pesquisa eleitoral pode entrevistar cerca de mil pessoas e chegar a resultados que representam toda a população, desde que seja realizada com os métodos corretos de amostragem e dentro de uma margem de erro”, continua o diretor do Ipsos.

E por que os institutos não conseguem eliminar a “margem de erro” que existe nas pesquisas? Basicamente, porque seria preciso entrevistar todos os 146 milhões de eleitores, diz Márcia Cavallari, do Ibope.

— Quanto mais entrevistas você faz, mais cai a margem de erro —, diz Cavallari.

— Mas, a partir de um certo ponto, você pode aumentar o quanto quiser a sua amostra (o número de entrevistas) que a margem de erro varia pouco — , conta a CEO do Ibope. No Brasil, as pesquisas eleitorais costumam variar entre 2% e 4% de margem, para mais ou para menos.

Enquete não é pesquisa

As pesquisas são cientificamente criadas para fazer com que as respostas sejam dadas por pessoas que “representem” o todo do grupo que se quer conhecer – em uma pesquisa eleitoral para presidente, este “todo” é o universo dos eleitores brasileiros.

Já as enquetes de um site ou página não têm qualquer controle de quem vai responder às perguntas – por isso, podem acabar “ouvindo” de forma desproporcional pessoas de uma determinada classe social, faixa de escolaridade, profissão ou até inclinação política. Os resultados estarão, portanto, distorcidos.

— Podemos destacar, por exemplo, a limitação que ocorre pelo próprio público, uma vez que parte da população não tem acesso à internet. Do mesmo modo, o perfil de quem responde espontaneamente às enquetes não é o perfil geral do eleitor, o que acaba enviesando os resultados—, diz Daniel Cersosimo, do Ipsos.

— Por isso mesmo existe uma diferenciação do que pode ser chamado de pesquisa, com métodos que devem ser seguidos, e enquetes, que podem ser feitas sem adoção de critérios científicos —, diz ele.

GaúchaZH – ClicRBS

 

Opinião dos leitores

  1. Essas pesquisas são tão honestas quanto o Paulo Maluf. Nas últimas eleições, ficou patente que os resultados apresentados são manipulados. Nas últimas eleições, o filho de Bolsonaro, candidato a deputado pelo Rio, segundo as pesquisas, tinha 7% de intenção de votos. Foi eleito com 14%. Ou seja, o erro foi gritante. Outro exemplo: a recente eleição de Katia Abreu. As pesquisas a colocavam em 1° lugar, depois da eleição, ela ficou em 3°. É esse tipo de manipulação que estamos presenciando. O ibope e o Datafolha são suspeitos de fraudes. Não acretido nessas pesquisas. Elas só servem para endossar as futuras fraudes nas urnas. Triste Brasil, país de doutrinados!

  2. Interessante, os cientistas da universidade de Houston (EUA), acertaram 10 dentre 11 eleições nos países latinos, masssss, não conseguiram acertar o resultado da eleição para presidente no próprio país deles. ??? Que situação.??

  3. Tá certo Bruno, pra sentir o sabor de uma feijoada, não precisa comer ela toda, mas não é o caso das pesquisas eleitorais no Brasil. Aqui a sacanage impera tudo em nome dos INTERE$$E$ que só Deus sabe. Não cabe na cabeça de ninguém que Lula, preso tenha votos suficiente pra ganhar a eleição em primeiro turno. Só os militontos acha possível. Veja! Lula solto no alge da carreira não conseguiu, como é que agora preso o partido sucumbindo consegui? Não tem cabimento, essas pesquisas do IBOPE E DATA FOLHA É DUVIDOSA SIM.

  4. A comparação com exame de sangue é ridícula. A composição do sangue é homogênea, o eleitorado não. Essas técnicas de pesquisa não atendem ao critério de aleatoriedade, é tudo pseudo-réplica

  5. Pesquisas, pesquisas, pesquisas… a quantos anos a massa vem sendo influenciada por elas? Por sorte hoje temos as mídias sociais que desmentem e contestam tanta manipulação barata.
    As recentes pesquisas divulgadas pelo IBOPE e o DATAFOLHA tiveram em comum alguns fenômenos intrigantes, vejamos:
    01 – Nelas o número de indecisos caiu inexplicável, quase um repentino fenômeno (sabemos que não existiu isso);
    02 – Um candidato sem fazer campanha cresceu quase 10% na intenção de votos, sem fato novo, sem mudança do quadro eleitoral;
    03 – A concentração de votos do líder na pesquisa, em determinadas regiões é oposta aos números constatados recentemente e divergem da receptividade que o tal candidato teve quando esteve nas cidades selecionadas fazendo campanha antecipada; Todos testemunharam a fracassada tentativa de mostrar popularidade;
    04 – O segundo colocado apresentou números bem menores daquele que se vê quando ele visita as cidades, onde é recebido abraçado pelo povo em quantidade que chama atenção, mesmo nas cidades do norte e nordeste, como mostram e provam os vídeos que as redes de televisão se recusam a levar ao ar.
    Quem quiser se deixar enganar por elas, façam, mas a realidade encontrada nas ruas é bem diferente dos números que foram cuidadosamente apresentados.

    1. Excelente ponto de vista.

      Os esquerdistas q achavam a candidatura do bolsomito um atremenda de uma papanguzada hoje se pelas de medo… Podem meter o kctada, ele aguente…. O único candidato q consegue se comunicar com o povo e com a realidade… Sem medo de errar quanto mais ele fala q vai dizer com a bandidagem mais cresce e a petezada chora… Com medo da peia. Digno de ser presidente! Falam q ele não sabem nem falar… Por certo esqueceram da tapada da Dilma… Ali sim é uma jumenta estocadora de baboseira… Vão dormir chorões!!! Aguente a reada! Bolsonaro2018

  6. Não existe manipulação de pesquisas. Alguém tem uma Mula-sem-cabeça para me vender? Pago com ouro que de Saci me emprestou.

  7. CORRIGINDO: Quando disse PESQUISA DIRECIONADA era para ser PESQUISA ESTIMULADA.
    Os institutos de pesquisa mais tradicionais sabem como direcionar o resultado de uma pesquisa e gerar resultado diferente da realidade das ruas.

  8. Ser entrevistado ou não, é um detalhe obscuro diante de tanta manipulação na forma de aplicação de pesquisa.
    Qual a diferença entre pesquisa manipulada e mentirosa?
    Qual é o fator diferenciador entre a pesquisa direcionada e a manipulação?
    Como toda pesquisa pode ser considerada válida se foi feita cheia de vícios?
    Roda nas mídias sociais um entrevistador de conhecido instituto de pesquisa que foi preso e fazia a entrevista, DESCONSIDERANDO O NOME DE UM CANDIDATO NA RESPOSTA ESPONTÂNEA, bem como, O NOME DO MESMO CANDIDATO NÃO CONSTAVA ENTRE AQUELES QUE PODERIAM SER VOTADOS NA PESQUISA DIRECIONADA.
    Uma flagrante manipulação que vai gerar enorme distorções no resultado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após Lula chamar traficantes de “vítimas”, governo corre para mostrar “recorde” no combate ao tráfico

Foto: Ricardo Stuckert

Lula falou e se enrolou. Na Indonésia, disse que “traficantes de drogas são vítimas dos usuários também”. A frase viralizou — e não foi por bom motivo. A oposição não perdoou, e críticos viram mais uma prova do discurso frouxo do governo.

O governo correu para apagar o incêndio. Nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Comunicação Social divulgou nota reforçando que o Brasil não tolera o tráfico. Em 2024, a Polícia Federal apreendeu R$ 7 bilhões em bens de criminosos, e a Polícia Rodoviária Federal confiscou 850 toneladas de drogas — recordes históricos.

As operações contra o crime organizado quase dobraram em dois anos: de 1.875, em 2022, para 3.393, em 2024. A nota cita ainda a PEC da Segurança Pública e outros projetos enviados ao Congresso, que, segundo o governo, visam “desmantelar as estruturas que alimentam o crime”. A prática, pelo menos, mostra resultado — ao contrário das palavras de Lula.

O presidente tentou se retratar nas redes sociais, chamando a frase de “mal colocada” e reforçando que mais importante que palavras são as ações. Citou os recordes em apreensão de drogas e as operações históricas. Mas o estrago já estava feito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Maduro desafia EUA e anuncia brigada internacional para “enfrentar americanos” no Caribe

Foto: Arquivo

O ditador venezuelano Nicolás Maduro voltou a atacar os Estados Unidos nesta sexta-feira (24), acusando Washington de “inventar uma guerra eterna” enquanto aumenta sua presença militar no Caribe. Segundo ele, os americanos estariam rompendo promessas de paz e preparando confrontos na região.

Para se contrapor, Maduro anunciou a criação das Brigadas Internacionalistas Simón Bolívar, uma força de voluntários de todo o mundo para “defender a Venezuela pela independência, soberania e paz”. O chavista compartilhou vídeos nas redes sociais de apoiadores se preparando para a brigada, mas não deu detalhes de como será a operação ou quem vai comandá-la.

O alerta americano vem junto com a movimentação de um grupo de ataque de porta-aviões para o Caribe, incluindo o USS Gerald R. Ford, maior porta-aviões do mundo, movido a reator nuclear. A frota partiu da Europa por ordem do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, mas ainda não se sabe onde exatamente será posicionada.

Analistas observam que Maduro usa a retórica de guerra para mobilizar apoio interno e regional, enquanto mantém o controle sobre o país. Até agora, Caracas não detalhou como funcionará sua brigada internacional, e o Departamento de Estado americano não comentou as declarações do ditador, aumentando a tensão militar no Caribe.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Petrobras avança na Amazônia e MPF tenta frear: leilão polêmico coloca foz do Amazonas em risco

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) não está de brincadeira. Nesta sexta-feira (24), recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para tentar barrar a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas. O alvo? A decisão que manteve o leilão de blocos exploratórios e a concessão de licença de pesquisa à Petrobras.

Na prática, a estatal já está com a liberação do Ibama em mãos desde segunda-feira (20) e pode começar a perfuração da sonda exploratória na Margem Equatorial “imediatamente”. A operação inicial ocorre em águas profundas do Amapá, a 175 km da costa e 500 km da foz do rio Amazonas.

O MPF questiona a legalidade do leilão. Segundo o órgão, antes de autorizar qualquer pesquisa, o governo deveria exigir Estudo de Impacto Climático (EIC), Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS) e consulta às comunidades indígenas. “A ausência desses estudos e consultas é uma grave ofensa ao ordenamento jurídico e aos compromissos internacionais do Brasil”, alertou o órgão.

A Petrobras, por sua vez, garante que esta fase é apenas de pesquisa. A perfuração do poço FZA-M-059 deve durar cerca de cinco meses, tempo para avaliar se há petróleo e gás em quantidade economicamente viável. Não há produção de petróleo ainda, reforça a empresa.

O impasse acende o alerta: de um lado, a necessidade de energia e desenvolvimento; do outro, a pressão ambiental e jurídica. Enquanto a justiça decide, a Amazônia vê chegar as primeiras sondas de exploração em sua foz — e com elas, o debate sobre futuro econômico e preservação ambiental esquenta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

O sabor do RN toma conta da cozinha do Papo de Fogão Sabor & Tradição

Oxe, essa edição tá de dar água na boca! 🤤

Tem Nhoque do Sertão com banana da terra, funduta de queijo manteiga e rosbife preparado pelo Chef Henrique Sobrinho, do Dunnas Restaurante, de Natal/RN que você vai se acabar de comer. E, na Dica Rápida, o Chef, professor e embaixador do Feito Potiguar Jonatã Canela, do Restaurante Navarro de Natal, vai preparar um mil folhas com brigadeiro de milho e calda de goiabada que é um desmantelo de bom.

Dois pratos cheios de sabor, tradição e orgulho Feito Potiguar! 💛

Assista o #PapoDeFogão e se apaixone pelo sabor do RN!

SÁBADO
BAND MARANHÃO e PIAUÍ – 8h

PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz testa tecnologia brasileira da ONU que promete antecipar desastres ambientais e se destaca na COP30

Foto: Banco de Imagens

O município de Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, ganhou destaque internacional ao ser escolhido como cidade-piloto da plataforma Aruanã.ai, ferramenta de inteligência artificial ambiental desenvolvida no Brasil e recentemente selecionada pela ONU para ser apresentada na COP30, em Belém (PA).

Criada pela empresa Local DC, sediada em Sorocaba (SP), a Aruanã.ai utiliza tecnologia avançada de visão computacional, análise contextual e aprendizado profundo para monitorar e proteger o meio ambiente em tempo real. O sistema é capaz de detectar queimadas, desmatamentos, poluição e danos à fauna e flora, emitindo alertas automáticos que ajudam a prevenir desastres ambientais.

Em Extremoz, a tecnologia está sendo testada em áreas costeiras e de preservação ambiental, apoiando políticas locais de sustentabilidade e segurança ambiental. Os primeiros resultados do uso da ferramenta no município serão apresentados oficialmente na Zona Verde da COP30, espaço dedicado a inovações e soluções sustentáveis com impacto global.

“Além da análise automatizada de dados, estamos estimulando a participação da comunidade, permitindo que moradores validem e enviem informações ambientais. A proposta é transformar cidadãos em agentes ativos de preservação e reforçar a educação ambiental local”, destacou a prefeita Jussara Sales.

Com essa iniciativa, Extremoz se posiciona como referência em inovação e sustentabilidade, sendo o único município potiguar a participar de um projeto brasileiro reconhecido pela ONU e que promete revolucionar o monitoramento ambiental no mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Homem que não sai com os amigos duas vezes por semana põe saúde em risco, alerta pesquisa

Foto: Freepik

Um estudo da Universidade de Oxford mostrou que homens precisam se encontrar com os amigos pelo menos duas vezes por semana para manter corpo e mente saudáveis. Não é só diversão: é questão de saúde de verdade.

O psicólogo Robin Dunbar, que conduziu a pesquisa, explica que esses encontros — jogando futebol, tomando uma cerveja ou só conversando — reduzem sintomas de depressão, fortalecem o sistema imunológico e ajudam a recuperar mais rápido de doenças. Ignorar a resenha não é frescura, é perigoso.

Mesmo com tantos benefícios, cerca de 40% dos homens só se encontram com os amigos uma vez por semana ou menos. O resultado é perder parte dos efeitos positivos das amizades e colocar a própria saúde em risco. Rotina corrida não é desculpa.

A mensagem do estudo é clara: manter os amigos por perto não é luxo, é remédio. Se você está adiando aquela noite com a galera, está na hora de repensar prioridades e cuidar do que realmente importa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Vereadores de São José do Campestre registram BO contra vice-prefeito por ameaças veladas em rádio

Imagens: Reprodução

Vereadores de São José do Campestre registraram boletim de ocorrência contra o vice-prefeito Anderson Henrique Andrade, depois de declarações consideradas ameaçadoras durante entrevista na rádio 103.5 FM, em Nova Cruz, na última quinta-feira (23). Segundo o registro, Andrade teria dito que “estava muito à frente do que imaginam” e alertado que quem “mexesse juridicamente na situação da mesa diretora” poderia se “prejudicar juridicamente”.

O boletim destaca que os parlamentares Ana Clara Borges, Fernando, Eduardo e Dona Célia Lima se sentiram intimidados e preocupados com a própria integridade e de suas famílias. Eles pedem que a polícia abra investigação para apurar o teor das falas, registradas em áudio e vídeo durante a transmissão ao vivo da entrevista.

Conhecido pelo temperamento explosivo, o vice-prefeito já se envolveu em confusões públicas e brigas na praça, o que reforça a preocupação dos vereadores quanto à seriedade das ameaças.

Foto: Reprodução

As vereadoras Ana Clara Borges e Dona Célia Lima também solicitam que a investigação avalie o crime de violência política de gênero (artigo 359-P do Código Penal), além do crime de ameaça (artigo 147). Segundo elas, as falas do vice-prefeito configuram tentativa de intimidar e restringir o exercício do mandato delas por serem mulheres.

O boletim requer que o material de áudio da entrevista seja anexado como prova das supostas ameaças, que agora podem resultar em investigação formal e sanções legais. A cidade acompanha o caso de perto, preocupada com a postura do vice-prefeito e o clima de tensão na Câmara.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

DIÁRIAS FANTASMAS NO RN: Servidores e comparsas bolam esquema sujo e drenam R$ 158 mil do Estado

Foto: Arquivo

Dois servidores públicos do RN e 13 comparsas foram condenados por criar um esquema ardiloso: colocar nomes de pessoas que nunca trabalharam na Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) para receber diárias fantasmas. O prejuízo aos cofres do Estado chega a R$ 157.964,36.

A fraude veio à tona em 2015, denunciada pelo então coordenador do Fundo Estadual de Educação e Cultura. Os servidores manipulavam o sistema financeiro do Estado e enganavam terceiros para cederem suas contas bancárias, recebendo dinheiro sem saber de onde vinha. Alguns já devolveram parte do valor.

O juiz Geraldo Antonio da Mota deixou claro que os servidores agiram de forma consciente e dolosa. “A forma de agir nasceu da comunhão de pensamentos dos dois réus, principais responsáveis pelo desvio”, destacou na sentença.

O magistrado ainda cutucou os demais envolvidos: quem forneceu contas por tanto tempo deveria ter desconfiado. Persistir nessa conduta é, segundo ele, “no mínimo questionável”.

No fim, os condenados perderam a função pública, terão que ressarcir integralmente o Estado, pagar multa de R$ 315.928,72, ficaram com direitos políticos suspensos por 10 anos e estão proibidos de contratar com o poder público no mesmo período.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: CASO DE POLÍCIA: PM no RN investiga mulher que não pertence à corporação e usou farda e fuzil em treino

Imagens: Reprodução/G1 RN

Um vídeo divulgado nas redes sociais do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMRN mostrou uma mulher, que não faz parte da Polícia Militar, usando farda e fuzil durante um treinamento do curso de formação de praças em Natal. A corporação confirmou a abertura de um inquérito interno para apurar “supostos crimes de uso indevido de uniforme e material bélico por civil”, segundo o Boletim Geral da PMRN.

O procedimento tem prazo inicial de 40 dias, podendo ser prorrogado por mais 20 caso sejam necessárias perícias ou diligências adicionais, conforme informado pelo G1 RN.

Ainda não há detalhes sobre como a mulher teve acesso à farda e ao armamento, nem se haverá responsabilização criminal. O caso acende alerta sobre falhas na fiscalização e no controle de armas dentro da PM.

O episódio expõe fragilidade nos protocolos internos da corporação e preocupa quem acompanha de perto a atuação da PM no Rio Grande do Norte. Um civil circulando com material oficial em treino formal é situação que chama atenção imediata e gera repercussão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

Centro de Natal renasce e ganha nova vida: Prefeitura aposta em turismo moderno e passeios inéditos

Foto: Reprodução/Natal das Antigas

O Centro Histórico de Natal começa a retomar seu movimento turístico após anos parado. A Prefeitura deu o pontapé inicial nesta sexta-feira (24) com um FAMTour – visita de familiarização – para 20 guias da empresa Luck Receptivo. O objetivo é preparar os profissionais para os passeios que terão duração de até 1h30 e começam já em novembro.

Segundo o secretário de Turismo, Sanclair Solon, a ação busca capacitar os guias e testar roteiros estratégicos pelo centro da cidade. “Estamos criando um turismo moderno, com passeios curtos e de qualidade. A expectativa é que outros operadores também se interessem e ampliem a oferta em breve”, afirmou.

O historiador Alexandre Rocha, contratado para treinar os guias, ressaltou a importância do apoio do poder público e do trade turístico. “Meu papel é transmitir conhecimento, mas só com o engajamento da Setur e das empresas é que o turismo realmente vai se fortalecer no centro histórico”, disse.

A iniciativa envolve ainda órgãos municipais como STTU, Urbana e Guarda Municipal, além da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio. Os passeios serão realizados às terças e quintas-feiras, movimentando ruas e pontos históricos que estavam esquecidos.

Para a cidade, a retomada do turismo promete revalorizar o patrimônio histórico, aquecer o comércio local e devolver vida ao Centro de Natal, tornando-o novamente um ponto de encontro de turistas e moradores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *