A Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos favoráveis e 121 contrários, o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o país.
Agora, o projeto vai para sanção do presidente Lula. É a última etapa para 20 de novembro se tornar um feriado nacional.
Bancada negra negociou com Lira a votação do projeto como uma das primeiras pautas do grupo na Casa. O projeto foi aprovado pelo Senado em 2021 e estava parado na Câmara desde então.
O PL e o partido Novo orientaram suas bancadas a votar contra o projeto.
No começo do mês, a Câmara criou a bancada negra para dar mais protagonismo às pautas raciais na Casa. O grupo terá um representante no colégio de líderes — composto por lideranças de todos os partidos da Câmara e que decide quais projetos serão votados. O primeiro escolhido foi o deputado Damião Feliciano (União Brasil – PB), e a renovação será anual.
Atualmente, seis estados adotam o 20 de novembro como feriado do Dia da Consciência Negra. São eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Dia da Consciência Negra busca promover uma reflexão sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira e o impacto da cultura africana na formação da identidade cultural do país. A data é para valorizar a herança afro-brasileira e incentivar seu reconhecimento em instituições de ensino, organizações e espaços culturais.
UOL

E o presidente, dia desses, não estava comemorando que o próximo ano teria menos feriados ?
Por que não feriar também as consciências das demais cores ? Preconceito ?
Com certeza este Brasil não é sério. Ridículo esse feriado.
Então que dizer que em Natal teremos dois dias de feriados consecutivos, 20 e 21 de novembro???!!
Massa, acho que deveria ter também para gordos, magros, altos, baixos, novos, velhos, virgens, brancos, ricos, pobres…..ou putaria grande desses grupelhos.
Massa, acho que deveria ter também para gordos, magros, altos, baixos, novos, velhos, virgens, brancos, ricos, pobres…..ou pularia grande desses grupelho.
Agora ficou bom! em Natal virou um mega feriadão, 20 e 21 de novembro. Imagine quando cair numa quarta, e ponto facultativo na sexta…