As aparições televisivas do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) nas últimas semanas pesaram na decisão dos Estados Unidos de atacar a Venezuela no sábado (3.jan.2026). A informação é do jornal The New York Times.
Fontes não identificadas disseram ao veículo que as danças e demonstrações de indiferença de Maduro nas últimas semanas convenceram assessores do presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) de que o líder venezuelano estava testando o que acreditava ser um blefe.
As aparições de Maduro na televisão estatal venezuelana chamaram de integrantes da equipe de Trump. Em 31 de dezembro, em um evento oficial, Maduro dançou ao som de música eletrônica que incluía sua própria voz repetindo frases como “paz sim” e “não à guerra” em inglês. Na ocasião, o venezuelano disse: “É a música número 1 da temporada venezuelana, não poderia barrar da lista Billboard”.
Durante essa mesma apresentação, antes do início da música, Maduro declarou: “Vitória! Para sempre. Chega de guerra louca! Paz! Para sempre”. Ele também disse aos norte-americanos: “Digam ao povo dos Estados Unidos: não à guerra. Não queremos guerra no Caribe e na América do Sul. Não, não à guerra, sim à paz. Não à guerra louca, não à guerra louca!”.
Em comício em 10 de dezembro, Maduro (PSUV, esquerda), cantou e dançou “Don’t worry, be happy”, música de 1988 de Bobby McFerrin.
O presidente venezuelano Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) cantou e dançou ao som de “Don’t Worry, Be Happy” de Bobby McFerrin, clássica canção de reggae, em comício na 4ª feira (10.dez.2025). O líder voltou a pedir paz, em meio a escalada da tensão com os EUA
No discurso, o líder venezuelano voltou a pedir paz e amor, e não “crazy war” (guerra louca, em português). Dedicou a canção aos norte-americanos “que estão contra a guerra”
A decisão sobre o ataque foi tomada na Casa Branca, enquanto as aparições de Maduro eram transmitidas pela televisão estatal venezuelana.
Segundo o The New York Times, Maduro não aceitou um ultimato de Trump no final de dezembro. O presidente norte-americano havia exigido que o líder venezuelano renunciasse ao cargo e aceitasse ir para a Turquia, em um “exílio luxuoso”.
Após a captura de Maduro, a Casa Branca decidiu colocar a vice-presidente Delcy Rodríguez no comando do país.
Poder360
BG avisa a prefeitura de Macaíba que taxa de transmissibilidade está ficando crítica , que hoje ele lançou um decreto liberando aparti de amanhã as festas em Macaíba .
Apena curiosidade: porque não dá nomes aos bois!!??? É tão difícil? Pense! Numa secretaria para gostar de deixar as pessoas anciosas e aflitas.
Né isso