A taxa de transmissibilidade (RT) da pandemia da Covid-19 nesta terça-feira, 04, no RN continua variando. A média é de 0,98, mas 63 municípios estão na zona de perigo (RT acima de 2), outras 78 cidades estão na zona de risco (taxa entre 1,03 e 2), há 2 municípios na zona neutra (entre 1 e 1.03) e apenas 24 municípios estão registrados na zona segura (RT menor que 1). A taxa é um dos principais indicadores para medir a evolução de uma doença endêmica como a provocada pelo novo coronavírus.
A coordenadora e articuladora de redes de atenção à saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Samara Dantas, apresentou as informações em entrevista coletiva para atualização de dados e prestação de contas das ações do Governo do RN no enfrentamento à pandemia, realizada na Escola de Governo em Natal. “É preciso que a população continue com as medidas de prevenção, distanciamento social e uso correto da máscara para conseguir manter o cenário controlado e evitar que esta taxa aumente e mais pessoas sejam contaminadas”, destacou a coordenadora.
BG avisa a prefeitura de Macaíba que taxa de transmissibilidade está ficando crítica , que hoje ele lançou um decreto liberando aparti de amanhã as festas em Macaíba .
O amistoso entre Dinamarca e Ucrânia foi encerrado aos 19 minutos do segundo tempo para atendimento a Eriksen, meia dinamarquês, que se sentiu mal em campo. A seleção dinamarquesa vencia por 2 a 1, neste domingo, na cidade de Odense-DIN.
Eriksen colocou a mão na região do tórax e caiu no gramado. As imagens de transmissão cortaram o atendimento ao jogador. Os torcedores das duas seleções ficaram de pé, aplaudiram e cantaram o nome do meia do Wolfsburg, de 34 anos. Os dois times se reuniram no centro do campo, com ambos os treinadores no meio, e fizeram uma roda.
De acordo com informações da imprensa da Dinamarca e da Federação de Futebol dinamarquesa, Eriksen está consciente e foi para o hospital realizar exames. O telão do estádio anunciou o fim do jogo e deixou uma mensagem de que o jogador passa bem:
“Partida encerrada. Eriksen está bem dentro das circunstâncias”.
Em junho de 2021, na estreia da Dinamarca na Eurocopa contra a Filândia, Eriksen caiu desacordado no gramado e precisou receber massagem cardíaca durante atendimento médico que durou cerca de 15 minutos. Foi transferido para um hospital, se recuperou e voltou a jogar em fevereiro de 2022.
A Dinamarca vencia neste domingo a Ucrânia com gols de Dorgu e Mæhle. Para a Ucrânia Viktor Tsygankov descontou. Tudo durante o primeiro tempo.
O Santo Antônio do Povo 2026 segue fazendo história em Ceará-Mirim. Após uma abertura marcada por grande público na sexta-feira (5), a segunda noite da festa, realizada neste sábado (6), reuniu uma verdadeira multidão e confirmou o evento como um dos maiores festejos juninos do Rio Grande do Norte.
Promovida pela Prefeitura de Ceará-Mirim, a programação deste sábado levou milhares de pessoas ao espaço do evento para acompanhar os shows de Luan Estilizado, Márcia Fellipe, Giannini Alencar, Jotavê, Magnu Show e Edyr Vaqueiro. Moradores, visitantes e turistas lotaram a arena da festa, em uma noite de muita animação, segurança e valorização da cultura nordestina.
Além do sucesso de público, o Santo Antônio do Povo segue impulsionando a economia local. Comerciantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, donos de bares, restaurantes, salões de beleza e diversos empreendedores comemoram o aumento das vendas e a intensa movimentação registrada na cidade durante os dias de festa.
“A maior satisfação é ouvir o mototaxista, o taxista, o ambulante, o comerciante, o dono do salão de beleza, os bares, restaurantes e tantos outros trabalhadores dizendo que a cidade está movimentada e que as vendas aumentaram. É para isso que trabalhamos: para promover uma grande festa, valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo, gerar emprego, renda e oportunidades para o nosso povo. Ver Ceará-Mirim movimentada, aquecendo a economia e beneficiando quem vive do seu trabalho, é o que nos deixa mais felizes”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
A programação será encerrada neste domingo (7) com mais uma grande noite de atrações. Sobem ao palco Mara Pavanelly, Nuzio Medeiros, Israel Fernandez, Cunhado Show, Alex do Acordeon, Fabiana Souto e Segundo Sanfoneiro.
Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes com conforto, organização e segurança, o Santo Antônio do Povo segue consolidado como uma das maiores e mais tradicionais festas juninas da região do Mato Grande, fortalecendo a cultura, impulsionando a economia e gerando oportunidades para o povo de Ceará-Mirim.
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na manhã deste domingo, em Natal, do lançamento da pré-candidatura à reeleição do deputado estadual Luiz Eduardo. O evento foi marcado por uma grande mobilização popular e reuniu lideranças políticas de mais de 80 municípios potiguares, demonstrando a força política do parlamentar e a ampla rede de apoios construída em todas as regiões do estado.
Entre as autoridades presentes estavam a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra; o prefeito de Canguaretama, Leandro Varela; o prefeito de Ielmo Marinho, Fernando; a pré-candidata a deputada federal Nina Souza; o pré-candidato a deputado federal Kelps Lima; o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira; e o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças políticas de todas as regiões do estado.
Durante o evento, Álvaro Dias destacou a atuação parlamentar de Luiz Eduardo e atribuiu a grande participação popular ao trabalho desenvolvido pelo deputado junto aos municípios potiguares.
“Luiz Eduardo é um candidato diferente. Tem realizado um trabalho corajoso e combativo na Assembleia Legislativa, sempre defendendo os interesses da população e dos municípios. Essa multidão presente aqui hoje é o reconhecimento do trabalho que ele vem desenvolvendo ao longo dos anos junto ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou Álvaro.
A expressiva participação de lideranças municipais também representou um importante gesto de fortalecimento à pré-candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Rio Grande do Norte.
O nutricionista Claudio Williams realizará uma live no Instagram, na próxima terça-feira (9), às 19h30, para falar sobre estratégias de emagrecimento com foco na saúde e na mudança de hábitos.
Cláudio vai apresentar um passo a passo voltado para pessoas que desejam perder peso de forma orientada ao longo de 21 dias, abordando práticas relacionadas à alimentação, rotina e cuidados necessários para quem busca reduzir medidas sem comprometer a saúde.
Wesley não defenderá a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026. O lateral-direito da Roma foi diagnosticado com uma lesão na perna esquerda e está fora do Mundial. Para seu lugar, Carlo Ancelotti chamou o volante Ederson, da Atalanta, que chegou a ser convocado na primeira lista do técnico italiano, em junho de 2025, mas não entrou em campo.
A CBF comunicou o corte neste domingo, após a lesão do jogador na partida contra o Egito, em Cleveland, no último amistoso de preparação antes da competição. Ele passou por exame de imagem, e a ressonância magnética constatou lesão muscular no músculo adutor da coxa esquerda.
Wesley foi substituído aos 16 minutos do primeiro tempo por Danilo no jogo contra o Egito. Ele pediu para sair após sentir dores na perna esquerda. O jogador recebeu atendimento médico de Rodrigo Lasmar e da equipe médica. Os jogadores do banco de reservas consolaram o lateral.
As opções na pré-lista de Ancelotti para a lateral direita eram Paulo Henrique, do Vasco, e Vitinho, do Botafogo. Os zagueiros eram: Alex Ribeiro (Lille), Léo Ortiz (Flamengo), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Natan (Real Betis), Thiago Silva (Porto) e Vitor Reis (Girona).
Os brasileiros bateram recorde no consumo de vinho ao longo de 2025. O país registrou consumo de 4,4 milhões de hectolitros no ano passado, o maior já registrado no Brasil pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Um hectolitro equivale a 100 litros.
O número representa uma alta de 41,9% em relação a 2024, segundo estimativas divulgadas pela OIV. Assim, o Brasil foi um dos poucos que tiveram aumento no consumo no mercado mundial de vinhos em 2025, que recuou 2,7%.
Diante destes dados expressivos, um estudo traçou um “raio-x” no consumo de vinhos no país ao longo de 2025. Os estados da Região Sul se destacaram.
O Rio Grande do Sul foi o estado com maior nível de consumo per capita no Brasil, com consumo de 3,35 litros por habitante ao longo do ano, segundo o levantamento da consultoria de inteligência de mercado Ideal BI. Em seguida, aparece Santa Catarina, com 3,02 litros por habitante.
O Espírito Santo ficou em terceiro lugar, com consumo de 2,12 litros por habitantes. Fecham o top 5 o Distrito Federal (1,95 L/hab) e Minas Gerais (1,76 L/hab).
O estado de São Paulo é o maior consumidor total com seus mais de 46 milhões de pessoas, concentrando 26% do volume total, mas ficou em sexto lugar com 1,64 litro por habitante.
Só o dinheiro de pagadores de impostos devem ter pago a metade desse consumo, a outra metade de fato foi paga e consumida por pessoas que aprecia a bebida.
Depois de dois dias de programação na Arena das Dunas, com shows e grande participação do público, o São João de Natal chega ao encerramento do primeiro fim de semana. A festa abriu a programação junina na capital e segue reunindo moradores e visitantes em uma agenda que se estende ao longo do mês de junho.
A programação continua neste domingo (7), na Arena das Dunas, com apresentações de Ricardo Britto, Natanzinho, Henry Freitas e Mano Walter. Os shows dão sequência às atividades do primeiro polo do evento, que seguirá recebendo atrações nacionais e artistas locais nas próximas semanas.
A Prefeitura do Natal reforça o pedido para que o público contribua com a campanha solidária do São João de Natal por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível. As arrecadações são destinadas ao Banco de Alimentos de Natal, em ação coordenada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.
As doações podem ser feitas nos pontos de coleta instalados nas entradas dos eventos. Entre os itens que podem ser entregues estão arroz, feijão, leite em pó e outros produtos da cesta básica. A campanha será mantida até o fim da programação do São João de Natal, contribuindo para ampliar o atendimento às instituições e às pessoas acompanhadas pela rede socioassistencial do município.
O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.
PROGRAMAÇÃO SÃO JOÃO DE NATAL
Polo Arena das Dunas (Estacionamento)
07 de junho
* Ricardo Britto
* Natanzinho
* Henry Freitas
* Mano Walter
13 de junho
* Circuito Musical
* Fagner
* Zezé Di Camargo e Luciano
* Zezo
14 de junho
* Daniel Donato
* Matheus e Kauan
* Xand Avião
* Léo Foguete
19 de junho
* Israel Fernandes
* Raynel Guedes
* Bruno e Marrone
* Nattan
A Copa do Mundo 2026 deve elevar o volume de recursos destinados às apostas esportivas no Brasil. Segundo estimativa da consultoria H2 Gambling Capital, os depósitos realizados por apostadores durante o torneio podem crescer entre R$ 20 bilhões e R$ 25 bilhões.
A projeção ocorre em meio à expansão do mercado de apostas online, regulamentado no país desde janeiro de 2025. De acordo com dados da Receita Federal, a arrecadação de impostos sobre o setor passou de R$ 2,2 bilhões para R$ 4,5 bilhões nos quatro primeiros meses de 2026, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Crescimento do mercado regulamentado
A receita das empresas licenciadas alcançou R$ 12,2 bilhões entre janeiro e abril deste ano. Desde o início da regulamentação, o Ministério da Fazenda concedeu 85 licenças, que autorizam a operação de 187 sites de apostas.
O setor reúne empresas nacionais e estrangeiras e tem ampliado sua presença por meio de publicidade e patrocínios esportivos, especialmente no futebol.
Mais apostadores
Segundo o governo federal, cerca de 25 milhões de CPFs realizaram apostas em 2025. No primeiro semestre daquele ano, eram 17 milhões.
O gasto médio mensal por apostador foi estimado em R$ 123, considerando os valores depositados descontados os prêmios recebidos.
Debate sobre endividamento e dependência
O crescimento do setor ocorre paralelamente a discussões sobre os impactos das apostas na renda das famílias.
Estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que 4,4% dos apostadores apresentam quadro de “jogo problemático”, caracterizado por dependência e prejuízos financeiros ou pessoais. O índice é superior à média global, estimada em cerca de 2%.
Entidades do comércio e especialistas também relacionam a expansão das apostas ao aumento do endividamento de parte da população, embora não haja consenso sobre o peso exato dessa influência.
Mercado ilegal segue relevante
Outro desafio apontado por empresas e autoridades é a atuação de plataformas não autorizadas.
Estimativas do setor indicam que as apostas clandestinas ainda representam uma parcela significativa do mercado brasileiro, movimentando bilhões de reais sem recolher tributos ou cumprir as regras estabelecidas para operadores licenciados.
Além das bets ilegais, empresas do setor têm cobrado medidas contra plataformas estrangeiras de previsão de eventos, que também disputam usuários no país.
Um turista foi flagrado pulando nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar um celular que deixou cair. A cena foi registrada por outros visitantes na manhã deste sábado (6), no lado brasileiro que fica em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Nas imagens, é possível ver o momento em que ele se pendura na passarela, pula e fica próximo às quedas d’água. Depois de pegar o celular, ele sobe na estrutura para retornar.
A administração do Parque Nacional do Iguaçu não divulgou a identidade do turista, disse apenas que ele é um brasileiro.
A situação foi atendida por bombeiros civis da unidade, que atuam no monitoramento das trilhas e da passarela de acesso à Garganta do Diabo.
“Ao tomar conhecimento da situação, os profissionais realizaram a intervenção imediata, orientaram o visitante sobre os procedimentos de segurança e acompanharam o turista até o término do passeio, quando ele foi retirado do parque”, informou a administração.
Em nota, o Parque Nacional do Iguaçu reforçou que é expressamente proibido ultrapassar, subir ou sentar nos guarda-corpos, seja para tirar fotos ou recuperar objetos.
Segundo a administração do parque, os visitantes recebem orientações de segurança das equipes de emergência que atuam de forma permanente na unidade e por meio da sinalização instalada ao longo do percurso.
A inadimplência das empresas brasileiras voltou a crescer em abril e atingiu o maior nível da série histórica da Serasa Experian. Pela primeira vez, o país chegou a 9 milhões de CNPJs negativados, alta de 1,5 milhão em relação aos 7,5 milhões registrados um ano antes.
O total de dívidas em atraso também bateu recorde, chegando a 63,7 milhões de débitos, que somam R$ 220,9 bilhões. Em média, cada empresa inadimplente possui 7,1 contas negativadas e dívida de R$ 24,6 mil.
Juros altos mantêm pressão
Segundo a economista-chefe da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, o ambiente de crédito continua restritivo para as empresas.
“O dado de inadimplência vem sinalizando uma tendência de manutenção em um patamar bastante elevado e com potencial de quebrar novos recordes ao longo de 2026.”
Ela afirma que, apesar do início da redução dos juros, o custo do crédito ainda segue elevado e insuficiente para aliviar a situação financeira das empresas.
Setor de serviços lidera inadimplência
Entre as empresas negativadas, a maior concentração está no setor de serviços, que responde por 55,6% do total. Na sequência aparecem:
Comércio: 32,4%;
Indústria: 8,1%;
Setor primário: 0,9%.
Na origem das dívidas, os principais credores são:
Serviços: 31,7%;
Bancos e cartões: 19,4%;
Cooperativas: 8,6%;
Utilities (água, energia e gás): 7%;
Telefonia: 5,7%.
Sudeste concentra mais empresas negativadas
A região Sudeste reúne o maior número de empresas inadimplentes do país.
Estados com mais CNPJs negativados:
São Paulo: 3,07 milhões;
Minas Gerais: 881,6 mil;
Rio de Janeiro: 864,7 mil;
Paraná: 588,9 mil;
Rio Grande do Sul: 518,1 mil.
Micro e pequenas empresas são as mais afetadas
As micro e pequenas empresas representam a maior parte dos negócios inadimplentes, com 8,5 milhões de CNPJs negativados, também um recorde da série histórica.
O grupo acumula:
57,6 milhões de dívidas;
R$ 191,8 bilhões em débitos;
Dívida média de R$ 22,5 mil por empresa.
“As micro e pequenas empresas continuam sendo as mais vulneráveis a um ambiente de crédito restritivo”, afirma Camila Abdelmalack.
Segundo a economista, a dependência de crédito de curto prazo e a dificuldade para recompor o capital de giro ajudam a manter a inadimplência em níveis elevados.
Esse Desgoverno do PT não vai sossegar enquanto não transformar esse paz em uma Venezuela!! A crise é geral.. o dinheiro sumiu do mercado! Muitas lojas e empresas fecharam as portas.
Vamos BEM MAL Gustavo Mafra, do jeito que a cobrança gosta, sem fome, sem terra, sem emprego, sem bolsa, sem pespectiva, sem dinheiro, segurança, saúde e sendo tratados com gentalha, que é conduzida pelo cabresto da mentira e dos otarios, é isso, não são só vcs, nós também somos.
Obrigado Papai Lula, vamos dobrar estes números neste terceiro trimestre, confiamos na sua capacidade, estamos com você !! Vamos quebrar este país de uma vez.
BG avisa a prefeitura de Macaíba que taxa de transmissibilidade está ficando crítica , que hoje ele lançou um decreto liberando aparti de amanhã as festas em Macaíba .
Apena curiosidade: porque não dá nomes aos bois!!??? É tão difícil? Pense! Numa secretaria para gostar de deixar as pessoas anciosas e aflitas.
Né isso