Comportamento

Criticado por papel de pedófilo, Fábio Porchat se defende: “Tudo mentirinha”

Criticado nas redes sociais desde o domingo (13), por conta de uma cena polêmica do filme Como se Tornar o Pior Aluno da Escola, o ator e apresentador Fábio Porchat falou com exclusividade à coluna LeoDias nesta segunda (14). Ao citar a polêmica, fez questão de lembrar que Cristiano, o pedófilo que interpreta no longa, é um vilão. E também ressaltou que foi contratado para trabalhar na produção, sem qualquer vínculo com a concepção da obra.

“Vamos lá: como funciona um filme de ficção? Alguém escreve um roteiro e pessoas são contratadas para atuarem nesse filme. Geralmente o filme tem o mocinho e o vilão. O vilão é um personagem mau. Que faz coisas horríveis. O vilão pode ser um nazista, um racista, um pedófilo, um agressor, pode matar e torturar pessoas”, explicou.

Na sequência, Porchat lembrou de outros personagens malvados que marcaram época no cinema e na TV: “O Marlon Brando interpretou o papel de um mafioso italiano que mandava assassinar pessoas. A Renata Sorah roubou uma criança da maternidade e empurrava pessoas da escada. A Regiane Alves maltratava idosos. Mas era tudo mentira, tá gente? Essas pessoas na vida real não são assim”, lembrou o humorista.

Fábio Porchat ainda fez questão de salientar que intérpretes de grandes vilões costumam até ser reconhecidos por suas atuações emblemáticas em premiações como o Oscar. E fez uma ressalva: retratar temas polêmicos, como a pedofilia, em produções do audiovisual não é o mesmo que fazer apologia ao crime: “quando o vilão faz coisas horríveis no filme, isso não é apologia ou incentivo àquilo que ele pratica, isso é o mundo perverso daquele personagem sendo revelado. Às vezes é duro de assistir, verdade. Quanto mais bárbaro o ato, mais repugnante. Agora, imagina se por conta disso não pudéssemos mais mostrar nas telas cenas fortes como tráfico de drogas e assassinatos? Não teríamos o excepcional Cidade de Deus? Ou tráfico de crianças em Central do Brasil? Ou a hipocrisia humana em O Auto da Compadecida. Mas ainda bem que é ficção, né? Tudo mentirinha”, finalizou.

Entenda o caso: Ministro da Justiça determina “providências cabíveis” contra filme de Fábio Porchat e Danilo Gentili no catálogo da Netflix com cena acusada de incentivo à pedofilia

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Creio que não adianta tentar se explicar o inexplicável. Hoje temos um STF que nada pune a não ser se a pessoa está à favor do povo. Os artistas são escolhidos de acordo com que se aproxima do personagem, do contrário, a polêmica que causou o Especial de Natal, se Porchat optou em participar desse filme asqueroso é porque se identifica com o personagem.

    1. Verdade. Foi o STF que anulou as provas da rachadinha do miliciano filho do Bozo.
      Tenha fé.

  2. Creio que não adianta tentar se explicar o inexplicável. Hoje temos um STF que nada pune a não ser se a pessoa está à favor do povo. Os artistas são escolhidos de acordo com que se aproxima do personagem, do contrário, a polêmica que causou o Especial de Natal, se Porchat optou em participar desse filme asqueroso é porque se identifica com o personagem.

  3. Na verdade tudo isso se enquadra numa inversão de valores, o poste mijando no cachorro como muitos escrevem aqui, uma simples ficção ou declaração são suficientes pra seus autores serem cancelados, enquanto os autores reais de mortes, misérias, desemprego, sofrimento de povo em corredores de hospitais a espera de tratamentos que não chegam, desaguando em sequelados e óbitos, além da violência urbana e rural, em verdade essas elementos nocivos e propulsores de todos esses males são endeusados, defendidos nos comentários dos blogs e nas mídias sociais com tanta veemência que quem tentar desmacará-los, são imediatamente rechaçado como gado, de direita, de esquerda, da quadrilha. Então é só isso que querem os corruptos canalhas, eles lutam com todas as forças pra manter a impunidade, e que o mal maior ” a corrupção ” prevaleça, como também proliferam seus guerreiros idiotas, que são induzidos a destruir o mundo presente e futuro de suas proles e
    criando uma de insegurança e incertezas. Bando de desgraçados imbecis, aprendam a distinguir o certo do errado.

    1. CPI dos Filmes já. Tem que se investigar todos os atores que fazem papel de estupradores, assassinos, maus maridos, prostitutos, etc… esse pessoal pode tá usando os filmes para encobrir assassinatos. Aqueles corpos que aparecem são atores fingindo-se de mortos, ou são mortos de verdade? CPI já.

    2. Pedro, a corrupção é o mal maior de uma nação, não um filme. Não seja estúpido, imbecil!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN assina contrato de R$ 16,7 milhões para construir parque urbano na Via Costeira

Foto: reprodução/TN

O Governo do Rio Grande do Norte assinou o contrato para construção do Costeira Parque, novo parque urbano que ficará na Via Costeira, na antiga área do Vale das Cascatas. O acordo com o Consórcio Cieng Costeira Parque, publicado nesta quinta-feira (27), prevê investimento de R$ 16,7 milhões e prazo de execução entre 540 e 600 dias.

A obra será financiada pelo Idema, usando recursos da Taxa de Inspeção e Licenciamento Ambiental. A contratação foi feita por concorrência eletrônica.

O projeto inclui:

  • Estacionamento com 185 vagas e bicicletário

  • Quadras de areia

  • Pista de skate e patins

  • Academia ao ar livre

  • Playground

  • Espaço para artesanato, camping e piqueniques

  • Pista de caminhada e corrida

  • Lanchonetes, área administrativa e posto do Corpo de Bombeiros

O parque terá áreas voltadas ao lazer, esporte, cultura e convivência.

O projeto foi anunciado pela primeira vez em 2017, mas foi suspenso após questionamentos do MPF e decisões judiciais que apontaram irregularidades no edital. Em 2020, houve nova tentativa de retomada, que também não avançou.

Enquanto isso, o espaço virou ponto informal de lazer, parapente e piqueniques, mas precisou ser isolado recentemente por causa de erosões provocadas pela chuva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em visita a Bolsonaro, Jair Renan diz que pai se sente injustiçado e está muito mal: “teve crises de soluço a noite toda”

Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL-SC) visitou nesta quinta-feira ex-presidente Jair Bolsonaro, preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Segundo ele, o pai está fragilizado, continua com crises de soluço e se sente injustiçado. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

Renan relatou que encontrou o pai por cerca de 30 minutos:

Meu pai está muito mal. Ele teve crises de soluço a noite toda. Encontrei com ele durante 30 minutos e ele estava com crise de soluço. É muito triste o que está acontecendo.

Ele afirmou ter levado livros de caça-palavras para distraí-lo e disse que evitaram falar de política:

Tentei levantar o ânimo do meu velho. Como filho, está sendo muito triste ver tudo isso. Conversei com ele mais sobre futebol. Tentei distrair a cabeça do meu velho. Tentar tirar um sorriso dele… Muito difícil. Está se sentindo injustiçado.

A visita ocorreu após idas de Flávio e Carlos Bolsonaro, autorizadas pelo STF. Desde a prisão, a família tem seguido protocolos rígidos, como tempo limitado e proibição de celulares.

Bolsonaro foi preso no sábado por ordem do ministro Alexandre de Moraes, que apontou risco de fuga. Na terça-feira, Moraes determinou o trânsito em julgado da condenação e o início imediato do cumprimento da pena na PF.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Neoenergia Cosern desmente boato sobre desligamento de energia no próximo sábado (29) no RN

A Neoenergia Cosern divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (27), desmentindo uma informação sobre um suposto desligamento da energia em todo o Rio Grande do Norte no próximo sábado (29). O boato circulou pelas redes sociais e em grupos de WhatsApp.

O boato cita que o suposto desligamento aconteceria durante a tarde, inclusive durante o horário da final da Copa Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras. A notícia falsa segue os moldes de um outra espalhada em 2019, na ocasião em que o Flamengo disputou a final Libertadores contra o River Plate.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Congresso impõe série de derrotas ao governo e derruba vetos em meio à crise com o Planalto

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O Congresso Nacional impôs um novo revés ao governo Lula nesta quinta-feira ao derrubar uma série de vetos presidenciais e restabelecer pontos centrais do Orçamento de 2025, do Propag e do novo marco do licenciamento ambiental. A sessão conjunta de deputados e senadores marcou uma das maiores demonstrações de força do Legislativo desde o agravamento da crise entre governo e Congresso.

Apesar do movimento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), negou que a votação seja uma resposta política e afirmou que o Parlamento apenas cumpre seu papel constitucional.

Propag: derrota mais sensível

A maior preocupação da equipe econômica foi a derrubada de trechos essenciais do Propag, o novo programa de renegociação das dívidas estaduais. A articulação foi conduzida pelo governador do Rio, Cláudio Castro (PL), que passou os últimos dias no Congresso em reuniões com líderes do Centrão, governistas e oposição.

O acordo que destravou a votação foi fechado na manhã desta quinta-feira na residência oficial do Senado. Com isso, foram derrubados vetos que o Ministério da Fazenda tentava preservar, como:

  • uso de recursos do FNDR para abater juros;

  • permissão para estados reduzirem dívida ao executar obras federais;

  • dedução de despesas realizadas pelos estados entre 2021 e 2023.

A reversão aumenta o risco fiscal, segundo a Fazenda, e exigirá que o Tesouro refaça cálculos e negociações com os estados.

Licenciamento ambiental: pontos estruturais caíram

No licenciamento ambiental, o Congresso manteve alguns vetos, mas derrubou dispositivos considerados estratégicos pelo governo, como:

  • dispensa de licenciamento para atividades de impacto mínimo;

  • redução das exigências de estudos prévios;

  • diminuição do peso de pareceres de órgãos como Funai e Iphan.

A Frente Parlamentar da Agropecuária atuou para recompor o texto original aprovado pelo Congresso.

Crise política como pano de fundo

A ofensiva ocorre em meio ao desgaste entre Planalto e Legislativo. Na véspera, Alcolumbre e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não compareceram à cerimônia de sanção da ampliação da faixa de isenção do IR, gesto visto como recado político.

Alcolumbre segue insatisfeito com a escolha de Jorge Messias para o STF, enquanto Motta acumula atritos com o PT — da PEC da Blindagem à recente crise envolvendo a fuga de Alexandre Ramagem.

Mesmo após tentativas de aproximação, como a reunião entre Motta e a ministra Gleisi Hoffmann, as votações desta quinta-feira evidenciam que a relação com o Congresso ainda está longe de pacificada.

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula usou apenas 15% das verbas de combate ao feminicídio

Foto: Getty Images

O governo Lula utilizou menos de 15% dos recursos destinados ao plano de combate ao feminicídio, segundo relatório da Consultoria de Orçamento do Senado solicitado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

O Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, lançado em março de 2024, recebeu R$ 1,4 bilhão para 2024 e 2025, mas apenas 14,7% foi executado até junho de 2025. Em 2024, só 28,4% da verba prevista foi usada; em 2025, até junho, a execução caiu para 5,3%.

O relatório destaca que o feminicídio segue em alta: foram 1.492 casos em 2023, o maior número desde 2015.

Gabrilli criticou a baixa execução: “Não é falta de norma, é falta de prioridade”. A consultoria admite dificuldade em identificar todas as ações ligadas ao plano, mas aponta “baixa execução” geral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projetos pilotos do Programa de Aquicultura Familiar avançam em São Gonçalo

O Programa de Aquicultura Familiar, lançado na gestão do prefeito Jaime Calado durante a 5ª edição da Feira Agropecuária da Região Metropolitana de Natal (Agrofest), segue avançando em seu processo de implantação no município de São Gonçalo do Amarante.

Durante o evento, foram instalados três tanques demonstrativos para exposição do cultivo de peixes e camarões. Ao final da feira, esses equipamentos foram sorteados entre os participantes moradores de São Gonçalo. Após o sorteio, equipes da Secretaria de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (SEMADA) visitaram as propriedades dos contemplados para avaliar e definir os locais adequados para a instalação dos tanques.

Com os dois primeiros tanques já montados, a etapa seguinte consistiu no abastecimento com água e na instalação do equipamento de aeração do reservatório, onde os peixes serão cultivados. Na manhã da última sexta-feira (21), foi realizada a fase de povoamento, com a inserção dos alevinos (filhotes de peixes na sua fase inicial de desenvolvimento) nos tanques localizados na comunidade de Barra de Camaragibe e no bairro Santa Terezinha.

Em Barra de Camaragibe, o agricultor Emílio Etevaldo recebeu um tanque de 11 metros de comprimento por 5 metros de largura, no qual cultivará aproximadamente 500 peixes. Já no bairro Santa Terezinha, o morador Clinto Francisco foi contemplado com um reservatório de 12 metros por 6 metros, com capacidade para cerca de 1.000 peixes.

Os alevinos foram adquiridos pelos próprios beneficiados, que contarão com acompanhamento técnico da SEMADA durante todo o período de cultivo, até a despesca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: Carros de luxo, relógios e até jatinho são apreendidos pela PF em operação contra produção ilegal de remédio para emagrecer

Carro de luxo e avião apreendidos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (27), durante a chamada 'Operação Slim'. — Foto: Reprodução/GloboNews

Relógios apreendidos pela Operação Slim, da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (27). — Foto: Reprodução/GloboNews

Avião apreendido pela Polícia Federal (PF) durante a chamada 'Operação Slim', nesta quinta-feira (27). — Foto: Reprodução/GloboNewsFotos: Reprodução/GloboNews

Na operação contra uma quadrilha que produzia ilegalmente o medicamento de emagrecimento Mounjaro (Tirzepatida) deflagrada nesta quinta-feira (27), a Polícia Federal areendeu carros de luxo, relógios caros e até um avião, registrado em nome de um laranja, segundo os investigadores.

A operação cumpriu 24 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Um dos principais alvos é o médico e escritor Gabriel Almeida, que atende em um consultório instalado em uma mansão no bairro dos Jardins, em São Paulo, e tem mais de 750 mil seguidores nas redes sociais.

De acordo com a PF, Almeida e outros profissionais manipulavam ilegalmente o princípio ativo do Mounjaro, sem autorização da Anvisa, sem pagar patente e divulgavam o produto como se fosse regularizado. Eles ofereciam o tratamento para emagrecimento nas redes sociais.

A investigação durou quase um ano e começou após uma denúncia da empresa detentora da patente do medicamento.

Operação da PF mira quadrilha que fabricava remédio para emagrecimento Mounjaro ilegalmente — Foto: DivulgaçãoImagem: divulgação/PF

O que diz Gabriel Almeida

Em nota, a defesa do médico Gabriel Almeida disse:

“O Dr. Gabriel Almeida é médico, escritor e palestrante. Ele não fabrica, não manipula e não rotula qualquer espécie de medicamento. A acusação de que ele seria responsável pela produção de fármacos é fática e tecnicamente impossível, visto que sua atuação profissional se restringe, exclusivamente, à medicina clínica e à docência.

A relação do Dr. Gabriel Almeida com a substância Tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro) é estritamente científica e acadêmica. Em suas redes sociais, cursos e palestras, o médico exerce sua liberdade de cátedra para analisar, à luz de estudos internacionais, a farmacocinética da substância. O médico não faz propaganda de produtos ilegais; ele promove o debate técnico sobre as diferenças, vantagens e desvantagens entre a medicação de referência e as possibilidades da medicina personalizada (manipulados), sempre pautado na literatura médica vigente. Confundir debate científico com comércio ilegal é um erro grave de interpretação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal apreende celular e computador da mulher de Ramagem

Foto: reprodução

A Polícia Federal apreendeu o celular e o computador de Rebeca Ramagem, esposa do deputado Alexandre Ramagem, durante seu embarque para Miami há cerca de dez dias. Os investigadores buscam informações sobre a possível rota de fuga do parlamentar, condenado a 16 anos de prisão por participação em uma trama golpista e que deixou o país antes do início do cumprimento da pena.

A PF suspeita que Ramagem tenha viajado por Roraima, seguido para a Guiana e, de lá, voado para os Estados Unidos. Ele deixou o Brasil primeiro, enquanto a esposa e as filhas embarcaram entre os dias 16 e 17 de novembro.

Post de Rebeca Ramagem no Instagram.

Já dentro do avião, Rebeca fez uma publicação afirmando que teve o celular apreendido e que a filha também teve o aparelho retido após buscas da PF. Segundo ela, as malas da família foram retiradas da aeronave para revista, o que teria causado pânico nas crianças, de 7 e 14 anos. Rebeca disse não ser alvo de investigação e classificou a operação como um abuso atribuído ao ministro Alexandre de Moraes.

Rebeca Ramagem é procuradora do Estado de Roraima e segue no cargo, sem pedido de afastamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FIERN e SENAI lançam Projeto Rota Impulsiona Moda nesta sexta-feira (28)

Foto: divulgação

A FIERN e o SENAI realizam nesta sexta-feira (28), às 10h, a solenidade de lançamento do Programa de Capacitação Profissional para Oficinas de Costura – Projeto Rota Impulsiona Moda. A iniciativa é viabilizada por meio de emenda parlamentar do senador Rogério Marinho (PL-RN), que garantiu os recursos necessários para a execução do programa e participará do evento. O ato será no auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria, sede da FIERN.

O Impulsiona Moda tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva têxtil e de confecção no Rio Grande do Norte, oferecendo formação técnica e qualificação para profissionais que atuam nas oficinas de costura do Estado. O programa busca ampliar a produtividade, gerar emprego e renda e criar condições para a expansão do setor.

A emenda destinada por Rogério Marinho permitiu ao SENAI estruturar o projeto e, em parceria com o SEBRAE RN, assegurar que ele alcance empreendedores, trabalhadores e iniciativas locais ligadas ao segmento da moda. A ação integra o conjunto de investimentos do parlamentar em projetos voltados ao desenvolvimento econômico e ao estímulo à formação profissional no RN.

Durante o lançamento, serão apresentados os objetivos, etapas e metas do programa, além do cronograma de implantação das capacitações. Representantes da FIERN, do SENAI e do setor produtivo também participarão da solenidade.

Rota Impulsiona Moda
Data: 28/11/2025 (Sexta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório 7º andar, na Casa da Indústria, sede da FIERN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hoje é dia de “Quinta da Bossa” com Leís Ferreira no Cicchetti Natal

A melhor combinação de gastronomia de excelência e música de qualidade te espera hoje, das 18h às 21h, no Restaurante Cicchetti Natal (@cicchettinatal), no Midway Mall.

A Quinta da Bossa é estrelada pelo cantor Leís Ferreira, que vai deixar a sua noite com música boa, enquanto você saboreia pratos incríveis em um ambiente elegante.

Serviço:
Quinta da Bossa
Restaurante Cicchetti Natal
Shopping Midway Mall – 3º Piso

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *