Brasil

Da coleta de material reciclável à viagem na Europa. Saiba mais sobre a catadora que passou a faixa ao presidente Lula

Reprodução/ Instagram

Do lixo reciclável à Roma, como mostra em suas redes sociais- Aline Sousa, de 33 anos, foi uma das oito pessoas responsáveis por passar a faixa presidencial a Luis Inácio Lula da Silva, durante a posse, neste domingo (1º). A catadora exibiu recentemente como foi sua incursão em terras europeias através da internet. 

Aline é catadora de materiais recicláveis desde os 14 anos, assim como a mãe e a avó. Mãe de sete filhos, também é a atual presidente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop-DF). E ainda é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.

Com informações do G1 

Opinião dos leitores

  1. O problema não é ela viajar com o dinheiro que ela ganha trabalhando na cooperativa. Mas me pergunto, todos os cooperados desta cooperativa conseguem fazer o mesmo? Imagino que não e isso é o problema. A renda não é igualmente distribuida entre os cooperados e sendo assim não tem igualdade entre todos. E esse é o sistema da iniciativa privada que é condenados por muitos.

  2. Ela tem que trabalhar em Duque de Caxias e explicar para os catadores daqui e outros que mal sobrevivem pelo Brasil agora, como ela conseguiu esse feito. Quem vive e convive com o Brasil de verdade, desconhece essa “realidade” . São gerações famintas e sem esperança. Peça a Aline Sousa para dar um pulinho na nossa cidade, para ajudar seus irmãos catadores.

    1. ela deve ter achado um bilhete de loteria premiado porque eu desconheço outra pessoa que catando latas consegue viajar, muito menos para Europa.

  3. Senhor tonto do andar de encima, todo trabalho precisa ser organizado por pessoas qualificadas para ser bem sucedido, ser presidente significa responsabilidades sob todos os setores da cooperativas que gera emprego e renda a muitos parceiros sim Sr.

  4. Ser catadora é uma coisa. Ser presidente de uma cooperativa de catadores é outra. Ela é ex catadora.
    PT sendo PT: usando as pessoas para tirar vantagens em algo.
    E o pior é que as pessoas se deixam ser usadas.

  5. Aos bolsonaristas mal perdedores, sou cooperativista há mais de 40 anos. O cooperativismo é uma forma de associação que propõe diversas formas de trabalho aos seus associados a fim de alcançar objetivos em comum. O diferencial dessas organizações está na busca pela erradicação da pobreza, por meio de uma estrutura democrática que não distingue raça, cor, gênero, orientação sexual, circunstância econômica e etc.

    Isso tudo porque as cooperativas baseiam-se em ética, valores e princípios, reinvestindo em suas comunidades e se preocupando com o bem-estar das pessoas de todo o mundo.

    No mundo todo, existem cerca de 3 milhões de Cooperativas, as quais empregam mais de 280 milhões de pessoas. Esses números servem para que tenhamos uma noção maior da grandiosidade alcançada por esse sistema econômico, trazendo impacto direto na vida de todos nós. O lema do cooperativismo é o mesmo o dos Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas: “UM POR TODOS E TODOS POR UM”

    1. Mas ja vi cooperativa dizer “eu por mim, todos por mim”. Gestão deu calote nos cooperados e quem pagou a conta foram…

      Entendeu, Robby Hood?

      Kkkkkkkk

    2. Um pelos tolos e os tolos por um, é assim que funciona uma cooperativa distribuindo migalhas a maioria e riquezas a minoria, assim como teu partido que faz a fará nas custas da maioria.

  6. Paulo Guedes já reclamava de que havia uma farra de domésticas viajando para a Disneylândia. Agora, reclamam que uma catadora de lixo viaja para a Europa. Dizem que a esquerda tem inveja de quem trabalha para viajar e conquistar bem materiais. Porém, a direita acha que o pobre (seja de direita ou de esquerda) não tem direito a nada, ainda que trabalhe bastante… (ou seria inveja, essa que vocês dizem existir nas pessoas de esquerda?). Ora, se a mulher trabalha, ela tem direito a vijar para onde quiser, conquistou trabalhando, ou isso só é privilégio da direita e dos apoiadores de Bolsonaro?

  7. Que exemplo maravilhoso dessa mulher! Emocionou a muitos de nós! Que tenhamos olhos livres de preconceitos para as profissões mais humildes… que são na verdade essenciais para o desenvolvimento de nosso país! Parabéns a quem viu o vídeo dela até o final nas redes sociais, ao invés de sair falando abobrinhas sem sentido…

  8. Ela é trabalhadora, sustenta-se, portanto, com seu trabalho. Interessante ver a imensa ignorância das pessoas q acham que alguém q trabalha com lixo reciclável tem de ser obrigatoriamente miserável. Ela e a família provam que são pessoas dignas e batalhadoras.

  9. Acho, no mínimo estranho, uma pessoa que a vida inteira trabalha com recicláveis, que tem dificuldades de comprar alimentos (imagine moradia), viajar para Paris. Todo angu tem seu caroço… Esperem e verão! Sobre ela ser presidente (a) da cooperativa e ajudar muitas famílias, é puro fake. Como presidente, ela tem mais benefícios que todos que fazem parte da mesma.

  10. Acho que vou virar catadora. Será que assim consigo ir para a Europa? Sim porque com diploma tá difícil. Ah sim, ¨esclareço¨que sou branca e hetero. Acho que não tenho chance não né?

  11. O que e ser catador de lixo?
    O seria uma cooperativa?
    Uma união de pessoas com objetivo comum.
    Os os produtos , no caso, recicláveis são concentrados num só local e a venda direcionada numa firma em obter lucro pra todos.
    Todos tem acesso aos lucros e despesas .
    Ir a Europa não requer grandes ganhos e , dependendo da profissão e cargo, são convidados
    Julgar uma pessoa pelo fato de ser “catadora de lixo” é preconceito e ignorância dia duros cultos.
    Essa profissão em cooperativa, limpa nosso planeta
    Vc faz luxo seletivo em sua casa?
    Eu faço !
    E isso facilita o trabalho deles em prol de toda comunidade viva

  12. Qual a razão de estarem subestimando a profissão dos catadores? É uma atividade importante e digna que pode ser muito rentável! Qualquer trabalhador pode guardar dinheiro para realizar uma viagem internacional.

  13. Começou a catar lixo em 2003 primeiro ano do governo Lula, o PT passou 16 anos no poder com Lula e Dilma e ela continuou sendo catadora, não melhorou de vida, coitada deve tá esperando pela picanha agora…

  14. Talvez o dinheiro q ela gasta da COOPERATIVA para viagens na Europa daria pra tirar muitos catadores a ter uma vida mais digna… é tudo Farinha do mesmo saco, se pegarem uma brechinha foda-se os pobres !!! Exemplos não faltam: Lula, Zé Dirceu, Renan Calheiros, Gedel e os 11 do STF… coitadinha

    1. O trabalho dela não conta, né? Só porque é pobre quando realiza algo com suor e trabalho é por que está roubando? Deixa de ser cretino!

    2. Nossa, só falta dizer que ela roubou a Cooperativa para viajar.
      Ou quem sabe, vc seja uma pessoa tão autruista, e espera que outros também sejam

    3. Se você provar que ela viaja com dinheiro da cooperativa, eu me rendo a você e passo a morar em frente a um quartel, pedindo a saída de Lula; caso contrário fica parecendo apenas um opinião baseada em “achologia” destilando preconceito e ódio social contra alguém que batalha desde os 14 anos. Falar sem comprovar é fácil, essa é a tática da direita. É a velha e boa fofoca que ganhou novo nome gourmetizado: “fake news”.
      Por fim, você só diz isso porque sente a necessidade de estar correto em suas convicções politico-ideologias, mesmo que não tenha nenhuma base concreta para comprovar o que você diz. Você não aceita que alguém que pense politicamente diferente de você tenha uma vida digna. Fuça parecendo que só quem pensa igual a você (que seja de direita) tem o direito de conquistar bens materiais ou viajar para a Europa. Lamentável.

  15. Os governantes ,não tem a obrigação de livrar a população de uma nação da miséria econômica.,e sim ,criar recursos, para a melhoria de todos .

    1. Até o último dia 31 isso era de responsabilidade única e exclusiva do Presidente. Só foi o ladrão tomar posse que tiraram esse B.O das contas dele. hahahaha

    2. Tem ao menos a OBRIGAÇÃO de tentar. Não é o caso do atual Presidente eleito, que tem a SATISFAÇÃO de empregar a quem ele bem entender.

  16. Ela é toda a família foram catadores desde os governos petistas. O PT nunca os tiraram da miséria

    1. Ela é presidente de uma cooperativa que emprega e da sustento a várias famílias. Definitivamente, ser miserável, não tem nada a ver com não ter dinheiro. Tem muita gente cheia de dinheiro e extremamente miserável.

    2. Dona Sheila, a senhora precisa pesquisar sobre cooperativa. Essa moça não dá emprego e muito menos sustento pra ninguém, pois uma cooperativa não funciona como uma empresa. Muito pelo contrário. Se ela é presidente da cooperativa ela ganha em cima do trabalho dos demais catadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa libera mais liberdade para cannabis medicinal no Brasil

Foto: Reprodução

A Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (28), novas regras para o uso da cannabis medicinal no Brasil, ampliando o acesso de pacientes a medicamentos à base de canabidiol e regulando a publicidade de produtos derivados da planta. A medida permite que farmácias de manipulação vendam fitofármacos e amplia a concentração de canabinóides para tratamentos de doenças graves.

A decisão segue determinação do STJ, que exigia regras claras até 31 de março. As normas entram em vigor seis meses após a publicação, mantendo restrições à manipulação enquanto a agência define critérios de qualidade e regulamentações específicas.

Atualmente, a Anvisa já autoriza a importação de produtos à base de cannabis e fiscaliza associações e farmacêuticas do setor.

Entre 2015 e 2025, mais de 660 mil autorizações de importação individual foram registradas, e atualmente 49 produtos de 24 empresas estão liberados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PEC da Segurança só anda depois do Carnaval, prevê relator

Foto: Reprodução

A PEC da Segurança Pública, uma das prioridades do governo Lula para 2026, só deve começar a ser discutida com força depois do Carnaval. O relator da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), prevê a apresentação do substitutivo às bancadas da Câmara na semana de 23 e 24 de fevereiro.

Após esse passo, a expectativa é que o texto avance para a comissão especial e, na sequência, para votação no plenário. Mendonça Filho destacou que a medida vai receber atenção da Câmara e da base governista ao longo do primeiro semestre, reforçando a segurança como pauta central do Executivo.

O relator explicou que a ideia é apresentar o substitutivo bancada por bancada, em vez de apenas aos líderes partidários, garantindo que todos os deputados tenham acesso ao texto antes da votação. Ele também informou ter conversado com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, e que uma reunião de trabalho está marcada para a próxima semana.

Mendonça Filho defendeu ainda que projetos relacionados à segurança, como o PL Antifacção, só avancem após a definição da PEC, que serve como arcabouço constitucional. Outros temas, como CPIs e acordos internacionais, seguem fora da pauta imediata, segundo o deputado, que cita o acordo Mercosul–União Europeia como relevante, mas ainda dependente de mensagem presidencial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Mauro Cid sai da ativa e vai para reserva remunerada do Exército

Foto: Reprodução

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai passar à reserva remunerada do Exército a partir deste domingo, 1º de fevereiro. O pedido de saída da ativa foi aprovado pelo comandante da Força, Tomás Miguel Paiva, segundo comunicado do Centro de Comunicação Social do Exército.

Cid ganhou notoriedade por sua delação no processo que investigou a suposta tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023. Em setembro, a Primeira Turma do STF o condenou a dois anos de prisão em regime aberto, junto com Bolsonaro, por cinco crimes: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

O ministro Alexandre de Moraes deixou claro que a delação não concede perdão judicial, indulto ou anistia em casos contra a democracia. Ainda assim, a Turma restituiu bens apreendidos e estendeu benefícios da colaboração a familiares, reforçando que “o Estado não pode abandonar quem colaborou”.

Na reserva remunerada, Cid mantém vínculo com o Exército e poderá ser convocado em situações excepcionais. O regime garante proventos integrais ou proporcionais, que no ano passado variaram de R$ 18.419 a R$ 32.540 mensais, dependendo do tempo de serviço e do posto alcançado, segundo dados do Portal da Transparência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Valdemar avisa: se direita se unir, Flávio Bolsonaro pode vencer no primeiro turno

Foto: Reprodução

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, não tem dúvidas: se a direita se unir em torno do senador Flávio Bolsonaro, a vitória pode vir ainda no primeiro turno. A afirmação surge depois do anúncio de Ronaldo Caiado sobre sua saída do União Brasil e a formação de uma trinca de governadores do PSD com planos de disputar a Presidência.

Valdemar rejeita qualquer chance de terceira via. Para ele, dividir forças no campo da direita seria um erro estratégico. “Não há espaço para terceira via. Quem vai estar no segundo turno é o Flávio”, disse, em entrevista ao SBT News nesta quarta-feira (28).

O dirigente partidário também fez um apelo para que os partidos de centro-direita se engajem na campanha do senador ainda no primeiro turno. “Vamos trabalhar, quando o Flávio voltar de viagens no exterior, para unir todo esse pessoal da direita e do centro”, afirmou, ao comentar o movimento de Caiado com a sigla de Gilberto Kassab.

Para Valdemar, a definição da candidatura deve acontecer até abril. Ele acredita que qualquer atraso pode comprometer a consolidação da chapa da direita e abrir espaço para dispersão de votos no pleito de 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Empresa de Vorcaro fatura R$ 303,6 milhões em contratos com governo Lula

Foto: Reprodução/NOVO

A fabricante de insulinas Biomm, cujo principal acionista é o banqueiro Daniel Vorcaro, fechou ao menos três contratos com o Ministério da Saúde em 2025, totalizando R$ 303,65 milhões. O fornecimento envolve insulina humana e glargina, com entrega programada ao SUS e parcerias com instituições como Fiocruz, Wockhardt e Fundação Ezequiel Dias, segundo informações do Poder360.

Entre os acordos, estão: R$ 142 milhões para insulina humana em junho, R$ 131 milhões para insulina glargina em novembro, e mais R$ 30,65 milhões para 2,01 milhões de doses de glargina, com prazo máximo de entrega até abril de 2026. O contrato prevê validade de 12 meses, prorrogável por até 10 anos.

Mesmo com o banco Master, fundado por Vorcaro, passando por uma grave crise de liquidez e sendo liquidado pelo Banco Central em novembro de 2025, o empresário manteve contato frequente com o Planalto. Registros apontam ao menos quatro visitas de Vorcaro ao Palácio do Planalto em 2023 e 2024, incluindo um encontro fora da agenda oficial com o presidente Lula em dezembro de 2024.

A relação entre Vorcaro e o governo também já tinha sido evidenciada durante a inauguração da fábrica da Biomm em Nova Lima (MG), em abril de 2024. Embora Vorcaro não tenha comparecido, Lula esteve com outros acionistas da empresa, consolidando o vínculo entre a fabricante de insulina e o Executivo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com mais de 300 cidades ativas, Brisanet possui maior cobertura 5G do Nordeste

Foto: Divulgação

Empresa genuinamente nordestina, nascida na cidade de Pereiro (CE), a Brisanet alcançou no final do ano passado o posto de maior cobertura 5G do Nordeste, com pouco mais de 850 mil clientes 5G e um alcance de quase 15 milhões de pessoas. Dados da ANATEL do último mês de novembro mostram que a telecom cearense assumiu a dianteira no número de Estações SMP (Serviço Móvel Pessoal) na região, com cobertura 5G ativa em mais de 300 municípios.

A marca é fruto de um investimento de cerca de R$ 500 milhões somente no ano passado e reflete o movimento de expansão contínua da Brisanet. A operadora já soma 8,5 mil colaboradores espalhados por todo o Nordeste e tem como diferencial a aposta em cidades de pequeno e médio porte, utilizando a tecnologia como vetor de desenvolvimento regional.

“Nós somos uma empresa nordestina, que acredita no crescimento e na potência da região. Nosso objetivo é levar internet de qualidade para a maior quantidade possível de pessoas, sobretudo para as que moram afastadas dos grandes centros, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento do interior do Nordeste. Usar a conectividade para melhorar a vida das pessoas”, destaca o CEO e fundador, José Roberto Nogueira.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Farra do INSS chega a Lulinha, que contrata advogado e pede acesso a inquérito no STF

Foto: Reprodução

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, passou a ser oficialmente representado por advogado nas investigações da Operação Sem Desconto, que apura o esquema conhecido como Farra do INSS. Ele é investigado pela Polícia Federal como possível sócio oculto do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, apontado como chefe de um esquema milionário de fraudes previdenciárias.

A defesa será feita pelo criminalista Guilherme Suguimori Santos, que solicitou ao STF, no dia 19 de janeiro, acesso ao inquérito que tramita na Corte. Segundo ele, Lulinha ainda não teve acesso aos autos e aguarda decisão do STF para conhecer o conteúdo da investigação, afirmando estar “às cegas” sobre o material reunido pela Polícia Federal.

Até então, Lulinha não havia constituído advogado formalmente, sob o argumento de que não era investigado. As manifestações públicas eram feitas por meio de um interlocutor, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que sempre frisou não atuar como defensor do filho do presidente. Com o avanço da apuração, a situação mudou de patamar.

De acordo com a Polícia Federal, referências a Lulinha surgiram após a análise de materiais apreendidos com investigados ligados ao Careca do INSS, preso desde setembro.

A PF informou ao ministro André Mendonça que, embora existam menções ao nome do filho do presidente e transferências suspeitas envolvendo pessoas próximas, ainda não há, até o momento, elementos objetivos que comprovem envolvimento direto de Lulinha no esquema criminoso.

Opinião dos leitores

    1. Já bolsonaro não deixaria nunca essa investigação acontecer! Tem vídeo dele afirmando que mudaria qualquer um que fosse investigar e fuder amigo ou alguém da família dele…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Antes do Banco Master, BRB tentou comprar outros dois bancos, diz ex-presidente à PF

Foto: Bruno Esaki/Metrópoles

O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, afirmou em depoimento à Polícia Federal que a instituição tentou comprar outros dois bancos antes de fechar negócio com o Banco Master. A declaração foi prestada em 30 de dezembro e revelada pelo Metrópoles.

Segundo Paulo Henrique, o movimento começou ainda em 2021, quando o BRB passou a buscar parceiros para ampliar sua capacidade financeira e ganhar competitividade no mercado. Naquele ano, o banco tentou adquirir uma instituição privada, cujo nome não foi divulgado.

Em 2022, a estratégia avançou para um banco público: o BRB apresentou proposta para comprar 25% do Banco do Estado de Sergipe. A negociação, no entanto, não prosperou, e a instituição seguiu em busca de um parceiro que agregasse competências que o BRB não possuía ou tinha dificuldade de desenvolver.

O ex-presidente relatou que o BRB iniciou a compra da carteira do Banco Master em julho de 2024. Já em janeiro de 2025, segundo ele, surgiu a proposta para aquisição de parte das ações do banco controlado por Daniel Vorcaro.

No depoimento à PF, Paulo Henrique afirmou que a decisão de avançar sobre o Banco Master se deu após o BRB identificar “complementaridades” entre as operações das duas instituições, argumento usado para justificar o negócio que hoje está no centro das investigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputados acionam TCU contra Lewandowski por vínculo com Banco Master

Foto: Arquivo/STF

Vinte e um deputados federais acionaram o TCU, nesta quarta-feira (28), para pedir investigação sobre pagamentos feitos pelo Banco Master ao ex-ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. A representação é liderada pela deputada Rosângela Moro (União-PR) e questiona um possível vínculo financeiro durante o período em que ele ocupava cargo no governo federal.

Segundo o documento protocolado no TCU, Lewandowski teria recebido R$ 6,5 milhões do Banco Master em 21 meses, a título de consultoria jurídica. Desse total, R$ 5,2 milhões teriam sido pagos enquanto ele exercia a função de ministro de Estado, o que levanta suspeitas sobre conflito de interesses.

A representação afirma que o contrato previa pagamentos mensais de R$ 250 mil por serviços de consultoria e participação em reuniões estratégicas do banco. Para os parlamentares, mesmo com a alegação de afastamento formal do escritório, o fluxo de recursos de uma instituição privada para um ministro em exercício representa “grave risco à integridade pública”.

Os deputados destacam que a advocacia é proibida para ocupantes de cargos de cúpula do Executivo. O documento cita o Estatuto da OAB, que considera incompatível o exercício da advocacia por ministros de Estado, reforçando que a conduta pode caracterizar violação legal.

Suspeita de conflito de interesses

A representação também aponta que a permanência dos pagamentos pode ter comprometido a independência funcional do cargo. Isso porque o Ministério da Justiça exerce influência institucional sobre a Polícia Federal, órgão responsável por investigar crimes no sistema financeiro, o que, segundo os parlamentares, agrava a suspeita de benefício patrimonial indevido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes pede e governo aciona EUA para extradição de Ramagem

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O governo brasileiro oficializou o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que está nos Estados Unidos. A solicitação foi feita pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, e encaminhada pelo Ministério da Justiça.

Segundo o ministério, o pedido foi entregue pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado norte-americano no dia 30 de dezembro de 2025. Não há prazo definido para que a solicitação de extradição seja analisada.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro (PL), Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão no processo que apura a chamada trama golpista. Em setembro do ano passado, ele deixou o Brasil e passou a morar em Miami.

Durante as investigações, o STF havia proibido Ramagem de sair do país. De acordo com a Polícia Federal, ele fugiu pela fronteira com a Guiana e seguiu para os Estados Unidos usando passaporte diplomático, que não estava apreendido. No fim de 2025, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a cassação do mandato do parlamentar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *