Foto: Gareth Fuller – WPA Pool / Getty Images
Até 160 cidades em 23 estados aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde. Os microdados de vacinação compilados pela pasta apontam que 1.254 pessoas foram inoculadas com doses de lotes do imunizante da Oxford/AstraZeneca cuja data de expiração já tinha passado.
No Rio Grande do Norte foram aplicadas 122 doses já vencidas em 25 municípios, a maior quantidade delas em João Câmara (30), Macaíba (30). (veja a lista completa mais abaixo).
Para chegar a informação, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, cruzou as informações oficiais sobre vacinas aplicadas com os registros de envios de imunizantes para as unidades da federação, onde constam a data de vencimento para cada lote.
O problema envolve as doses de três lotes de vacinas produzidas pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford fabricadas na Índia e importadas prontas pelo Brasil, os lotes 4120Z001, 4120Z004 e 4120Z005. São grupos de imunizantes cuja data de validade, de seis meses, já expirou.
Veja as cidades potiguares que aplicaram a vacina vencida:
Negligência e irresponsabilidade por incompetência das equipes envolvidas em toda a logística , desde o recebimento das vacinas 💉 até sua distribuição e aplicação das mesmas !
O pessoal que aplica essas vacinas não sabem ler para ver a data de validade? MACAÍBA E JOÃO CAMARA com 30 doses vencidas . Isso é uma VERGONHA.
ACORDA GENTE ! Até isso o povo tem que verificar a validade no frasco.
Vendo agora no site do Mais Vacina, vi agora que meu pai de 89 anos foi um dos que recebeu uma dose desse lote de vacinas vencidas. Isso é um caso de saúde, incompetência, improbidade, criminal ou tudo isso junto. Absurdo….
Quase fui vítima de remédio de pressão VENCIDO numa grande rede de farmácias. Liguei para a matriz no Ceará depois de meia hora no telefone recebi somente um MUITO OBRIGADO.