Foto: Freepik
O percentual de brasileiros que acham que a situação econômica do país vai melhorar nos próximos meses caiu em dezembro, após atingir em outubro o maior patamar da série histórica da pesquisa Datafolha. Desde junho, os números só vinham aumentando, tendência interrompida neste primeiro levantamento feito após o segundo turno das eleições.
Os dados mostram diferenças relevantes nas avaliações dos entrevistados de acordo com suas escolhas políticas. O pessimismo com o futuro também aumentou, em especial, entre eleitores do atual presidente.
A situação econômica do país melhorou nos últimos meses para 26% dos entrevistados, de acordo com o levantamento realizado na última segunda (19) e terça-feira (20). Eram 34% às vésperas do segundo turno das eleições, quando o número estava em nível recorde da série histórica iniciada em 2015 para essa questão.
São 38% que viram a situação do país piorar nos últimos meses, ante 42% em outubro, uma oscilação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Para 35%, ficou igual. Eram 23% em outubro.
O Datafolha também perguntou sobre as expectativas para a economia. Avaliam que a situação econômica do país irá melhorar nos próximos meses 49% dos entrevistados, ante 62% na pesquisa de outubro —nível ainda elevado para a série que, nesse caso, começa em 2019.
São 20% que esperam piora. Eram 13% em outubro. Para 28%, a economia ficará como está, ante 16% na pesquisa anterior.
O Datafolha destaca que a expectativa com o futuro da economia está praticamente no mesmo nível do primeiro ano do governo atual, tanto em termos de otimismo como de pessimismo dos entrevistados.
No recorte eleitoral, a situação atual da economia é vista como positiva por 41% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) e por 11% dos que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O futuro é visto como positivo por 79% dos eleitores do petista e por 19% dos que votaram no atual presidente.
Situação pessoal
Em relação à situação econômica do próprio entrevistado, são 31% os que veem melhora nos últimos meses, ante 34% do levantamento anterior. Dizem que piorou 31%, ante 33% dois meses antes. Para 38%, ficou como estava. Eram 33% em outubro.
Em relação ao futuro, a expectativa de melhora na sua situação pessoal nos próximos meses caiu de 70% para 59% em relação à pesquisa anterior. A de piora passou de 5% para 11%.
Aqui também há diferenças em relação à opção política. Entre eleitores de Bolsonaro, 45% viram melhora nos últimos meses, 38% não esperam mudanças e 37% se mostram otimistas com a sua situação econômica nos próximos meses.
Entre os que votaram em Lula, apenas 17% viram melhora nos últimos meses, e 79% estão otimistas com o futuro.
A expectativa de melhora para a economia brasileira é maior entre desempregados (67%) e donas de casa (57%). Também é maior entre os mais pobres (57%) do que entre os mais ricos (18%), entre católicos (53%) do que entre evangélicos (41%) e moradores do Nordeste (64%) do que do Sul (34%).
Entre empresários, 51% dizem que sua situação econômica melhorou nos últimos meses e 52% estão otimistas com o futuro. A avaliação negativa é de 17% nos dois quesitos. Em relação ao futuro do país, 37% dizem que a economia ficará como está, 31% esperam melhora e 30%, piora.
Folha de S. Paulo
🔰🇧🇷 fatos incontestáveis, uma das menores inflação do mundo, menor que EUA e Europa, fato histórico , um dos melhores PIBs do mundo, desemprego caindo todo mês e renda média subindo, é o país que mais empregou no mundo, todas as grandes estatais deram lucros recordes, arrecadação recorde de impostos sem aumentar um imposto, só reduziu ou zerou, dívida pública caiu ao nível da pré pandemia, todos os Estados deram lucro durante a pandemia, gasto do governo com servidores caiu ao menor patamar em 26 anos, arrecadou bilhões com vendas e concessões de estatais, triplicou o bolsa família, implantou o marco do saneamento básico, que vai ser extinto pelo futuro governo, etc…
E os petralhas farão o que? Qual o plano de governo? Qual o projeto que os petralhas tem para gerar riquezas no país? Isso nenhum idiota acéfalo sabe responder, porque tudo que os petralhas apresentaram até hoje só representa gastos, indicações ideológicas e políticas, começa com o ministro da fazenda o cara que fez 2 meses de economia e ainda colou nas provas, é a mesma coisa de botar um cracudo para pilotar um avião, uma tragédia anunciada, furou o teto de gastos em 200 bilhões, vai doar dinheiro para os seus comparsas comunistas, a Argentina já é a primeira da fila com um pedido de 3 bilhões, cancelará as vendas de todas as estatais, vai aumentar e muito a contratação de servidores públicos, aumentará impostos, irá voltar com o imposto sindical, irá acabar com a PM e criar a guarda nacional, etc… Alguém em sã consciência acredita que este governo dará certo?
FAZ O L MANÉ!!¡!!🇧🇷🔰
E a Fome, o desemprego, a desigualdade, a perda de direitos trabalhistas e previdenciário, os cortes nos orçamentos da saúde e da educação, a invasão de terras e assassinatos de indígenas, as queimadas criminosas, a liberação de agrotóxicos, a distribuição de dinheiro público por meio do orcamento secreto, a ocultação de crimes e cousas erradas com sigilo de 100 anos
Maduro e Alberto Fernandez estão rindo à toa !!!
O melhor vai começar !!! Kkkkkkk
Ta ótima a economia hj. Vejamos, o pct de de cortes de frango que antes era de 1kg, hj são 700g; o rolo de papel higiênico que era de 30m, hj são 20; Achocolatado pronto que eram 200ml, hj são 180ml; Biscoito Wafer que era 160g hj são 100g, até a bebida, cerveja que eram 350ml passou a ser 270, e o Whisky que agora tem de 500ml, isso que é a economia bombando do governo bolsonaro é a metade de tudo pelo sobro do preço. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E a do Luladrão será o dobro de tudo, o dobro de cabide de emprego, o dobro da, o dobro de ministérios, o dobro de estatais falindo (a petrobras já comecou a despencar), inclusive o dobro da corrupção dos governos petistas anteriores,
Caindo a ficha.
Pior do que o Bozo, nunca haverá de aparecer.
Chorem patriotários.
Pior sob qual critério e sob que condições?
Assuma a diarréia que vcs fizeram nas urnas.
Fica menos feio.
Amaurótico e imbecil esférico !
Agora acreditam em pesquisa e no Datafolha. Kkkkkk
POR QUÊ SERÁ? KKKKKKK
Bolsonaro quebrou o país. Pior presidente disparado do globo terrestre. Xô maldição!
Mentira. Vá repetindo que cola.
Só os corruptos que estão otimistas com a assunção do nove dedos.
Vai na esquina onde o vento faz a curva não amola perdeu
FAZ O “L”🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣