Foto: Reprodução/Instagram/@janjalula
Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou oficialmente as atribuições da primeira-dama, Janja Lula da Silva, dentro da estrutura do Palácio do Planalto. O texto, de nº 12.604, foi publicado em agosto e altera normas de 2023 para dar à primeira-dama maior acesso aos serviços do Gabinete Pessoal da Presidência.
Com a mudança, o Gabinete Pessoal passa a ter a função de “apoiar o cônjuge de Presidente da República no exercício das atividades de interesse público”. O órgão é responsável por organizar a agenda presidencial, cerimônias oficiais, correspondências, discursos, além de zelar pelo acervo e pelas residências oficiais.
A medida vem após a AGU (Advocacia-Geral da União) ter publicado, em abril, uma orientação normativa que autoriza o cônjuge do presidente a representar o chefe do Executivo em atividades culturais, sociais ou cerimoniais — desde que não assuma compromissos em nome do governo, atue de forma voluntária e preste contas de suas ações.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) afirmou em nota que os normativos “estabelecem as balizas legais inerentes a tal atuação e contribuem para a transparência no exercício das atividades”.
Nossa esse desgoverno ja deu o que tinha que dar,em vexame é claro!
Nossa esse desgoverno ja deu o que tinha que dar,em vexame é reclamo!
O Brasil já teve dona Ruth Cardoso como primeira dama, joje é Janja, meu Deus que abismo ?
Estão dando corda demais a essa cuidadora de idoso.
Agora vai!!
Era só o que faltava.
Ainda bem que não votei nessa mundiça.
Definitivamente o governo do Brasil virou um puteiro.
Lula está gagá e decrepto. Precisa urgentemente ser interditado.
Pronto… agora o sem noção, depois de ter feito coisas boas para o País, usa seu poder extremo para nomear a cuidadora de idosos como pessoa tão sem noção como ele… e os inteligentes que se cuidem….
Isso e só pra poder viajar ir primeiro do que o presente ladrão e fazer farra com o nossos impostos e só pra isso que o decreto serve da legalidade para a deslumbrada CANJA