Política

Desaprovação do governo Fátima sobe para 68,53%, aponta pesquisa Consult

Foto: Iara Morselli/Divulgação

O governo Fátima Bezerra (PT) é desaprovado por 68,53% da população do Rio Grande do Norte, é o que aponta a pesquisa Consult, contra 19,59% de aprovação dos 1.700 entrevistados. Não souberam dizer, 11,88%.

A pesquisa do Instituto Consult foi feita entre os dias 15 e 17 de fevereiro em todas as regiões do Estado.

Há seis meses, a Consult Pesquisa mostrava uma desaprovação de 57,82%, um crescimento de 10,71%. Já o índice de aprovação do governo Fátima Bezerra caiu 10,88%, no começo de setembro de 2023, a aprovação chegou a 30,47%.

A desaprovação do governo Fátima Bezerra passa de 50% em todas as regiões do Estado, a mais alta em Mossoró, 82,%, seguido de Natal, 73,2%; Alto Oeste, 72,2% e Seridó, 71,3%. O mais alto índice de aprovação é de 30,0%, na região Central Cabugi/Litoral Norte e o menor, Mossoró, 10,7%.

Por gênero, os índices de aprovação do governo Fátima Bezerra é o seguinte: homens, 18,6% e mulheres, 20,4%. Desaprovação é de 69,2% (homens) e 67,9% (mulheres).

No quesito idade, a maior aprovação é de 22,7% na faixa etária acima de 59 anos e menor, 15,9%, as pessoas com menos de 25 anos. Quanto a desaprovação, o maior indice, 72,8%, na faixa dos 35-44 anos e o mais baixo, 62,1% a faixa de 45,-59 anos.

Já no segmento religioso, a maior aprovação é 26,9% entre os espíritas e a menor, 12,2% entre os evangélicos.

A desaprovação é maior entre os evangélicos, 76,9%, indo até 52,% entre os que informaram ter outra religião.

Quanto ao nível escolar, o melhor despenho do governo Fátima é entre as pessoas que não informaram a escolaridade, 38,5% aprovam. O índice mais baixo de aprovação é entre o pessoal de ensino médio, 17,7%. Dentre os que desaprovam, o maior índice, 76,0%, é o pessoal de nível superior.

Com informações de Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Fico me perguntando… Como petista é tão burro? O fumo entrando e eles rindo. Pessoa que pariu!!!

  2. Essa PESQUISA não me consultou. Para mim tá sendo o melhor GOVERNO dos últimos 30 (trinta) anos. Imagine quando LULA começa abrir as torneiras para o RN.

  3. Há um ano atrás a elegeram no primeiro turno com quase 60% dos votos. O povo tem o governo que merece. Agora é tarde pra reprovar ou reclamar.

    1. Simples de explicar, o povo foi iludido com “o melhor vai começar” o povo que votor em Lula, Vitor em Fátima, achando que, como o cachaceiro no poder, não ia faltar dinheiro. Mas eu posso garantir que, o pior ainda vai começar!!!

    2. Explicacao: “O mundo gira, metade do tempo na luz, a outra metade na escuridão”, essa teve o tempo da luz, o destino agora é a escuridão.

  4. As pessoas que não informaram a escolaridade (provavelmente por ser baixa) são as que mais aprovaram o governo. Bem que o atual presidente informou: quanto mais uma pessoa melhora de vida, menos ela acredita nos governantes do PT. Quem disse isso foi o líder maior do próprio partido.

    1. Ele ainda disse: quem estuda também, não vota no PT. Kkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Troféu Cultura 2025 é lançado hoje em Natal — e promete sacudir a cena potiguar

Foto: Divulgação

A cultura potiguar tem holofote garantido nesta terça-feira (18) com o lançamento oficial da XXII edição do Troféu Cultura 2025, no Solar Bela Vista, às 17h30. O evento, comandado pelo produtor cultural Toinho Silveira, abre a temporada da maior premiação artística do RN e apresenta novos projetos de incentivo.

Além da tradicional premiação que reconhece talentos de música, teatro, dança, literatura, audiovisual e artes visuais, Toinho apresenta duas apostas para ampliar o fomento local: “Natal de Luz e Cultura” e “Arte Potiguar na Palma da Mão”, iniciativas que pretendem aproximar o público da produção artística do estado.

Segundo o produtor, é um convite para que artistas, imprensa e apoiadores fortaleçam a cena cultural sem depender do improviso governamental.

O lançamento também confirma a data da grande noite do Troféu Cultura: 25 de fevereiro de 2026, no Teatro Riachuelo — promessa de casa cheia e vitrine nacional para o trabalho dos potiguares. A expectativa é de uma edição histórica, marcada por diversidade, profissionalismo e valorização do setor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes acusa “núcleo golpista” de plano de assassinato e absolve general

Foto: STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, abriu fogo nesta terça-feira (18) contra o chamado Núcleo 3 da trama golpista de Jair Bolsonaro. Ele condenou nove réus por crimes que vão de associação criminosa a planejamento de assassinato de autoridades, incluindo ele próprio, o então presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin. Apenas o general Estevam Teóphilo foi absolvido por falta de provas.

Segundo Moraes, os réus tinham “planejamento e ato executório” prontos, mas o plano de matar autoridades não se consumou por um recuo de última hora de Bolsonaro, que não conseguiu a adesão do comandante do Exército.

Entre as provas, estão conversas pelo app Signal, localização por antenas de celular e planos detalhados como o “Punhal Verde e Amarelo”, que previa uso de armamento pesado.

Dois réus, o coronel Márcio Nunes de Resende Júnior e o tenente-coronel Ronald Ferreira de Araújo Júnior, receberam condenações menores por incitação e associação criminosa, enquanto seis militares e um policial federal pegaram penas por organização criminosa armada, golpe de Estado e ameaça à democracia.

Moraes descreveu os planos como uma tentativa de “ditadura” com restrição ao Supremo, censura à imprensa e prisão de opositores, comparando ao golpe civil-militar de 1964.

A investigação da PF revelou que o grupo chegou a monitorar o presidente eleito Lula, com intenção de envenenamento ou uso de substância que causasse colapso orgânico. Outras operações, como Tempus Verictatis e Luneta, mostraram arsenal pesado, explosivos e planejamento militarizado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MEC anula três questões do Enem por suspeita de antecipação e aciona PF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) acionou a Polícia Federal e anunciou a anulação de três questões do Enem 2025 após a divulgação de perguntas muito semelhantes às da prova por um universitário cinco dias antes do exame.

O estudante Edcley Teixeira, que participa dos pré-testes do Inep, publicou em uma live no YouTube questões quase idênticas às aplicadas no último domingo. Ele afirma lembrar das perguntas usadas nesses testes e vende aulas on-line baseadas nelas.

Segundo o MEC, nenhuma questão foi divulgada integralmente, mas foram identificadas “similaridades pontuais”. A pasta afirma que os itens anulados tinham relação com conteúdos apresentados por Edcley.

A live, feita em 11 de novembro, mostrou, por exemplo, uma questão de Biologia com quatro alternativas idênticas às da prova oficial. Em seus stories, ele também exibiu outras questões com todas as alternativas iguais às do Enem — inclusive uma sobre ruído sonoro.

Edcley diz ter antecipado questões também em 2023 e 2024 usando o mesmo método: memorizar itens dos pré-testes, como o Prêmio Capes Talento Universitário, onde o Inep avalia possíveis questões do exame.

O MEC afirmou que a PF investigará possível quebra de sigilo, e reforçou que o processo de elaboração do Enem segue protocolos de segurança. O Inep destacou que itens precisam ser pré-testados, o que permite que participantes tenham contato com perguntas que podem cair em futuras edições.

Edcley acumula seguidores nas redes vendendo cursos preparatórios e dizendo ser capaz de prever questões. Ele cursa Medicina na UFC e já foi vencedor do Prêmio Capes Talento Universitário, em publicação que chegou a ser divulgada pelo MEC.

Confira, abaixo, a nota na íntegra, publicada no site do MEC:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.

Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.

O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.

Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.

A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.

Veja abaixo a versão apresentada por Edcley e a respectiva questão no ENEM:

 

Questão de Edcley — Foto: Reprodução
Questão de Edcley — Foto: Reprodução

 

 

Questão do Enem — Foto: Reprodução
Questão do Enem — Foto: Reprodução

 

Versão apresentada por Edcley:

 

Questão apresentada por Edcley em live — Foto: Reprodução
Questão apresentada por Edcley em live — Foto: Reprodução

 

 

Questão Enem — Foto: Reprodução
Questão Enem — Foto: Reprodução

 

Com informações de O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Câncer de próstata e o sonho de ser pai: planejamento médico garante o futuro da família

Receber o diagnóstico de câncer de próstata exige decisões rápidas sobre o tratamento, mas isso não significa que os planos de ter filhos precisem ser deixados de lado. Com o avanço da medicina reprodutiva, hoje é, muitas vezes, possível conciliar a luta contra a doença com o sonho da paternidade.

Segundo o Dr. Haroldo Macedo, médico especialista do DNA Fértil, a chave para o sucesso é o planejamento. O ideal é pensar na preservação da fertilidade logo após o diagnóstico e antes do início de qualquer tratamento agressivo.

É a agilidade que faz a diferença. “A estratégia mais segura e simples é o congelamento de sêmen antes da cirurgia ou da radioterapia. É um processo rápido, que não atrasa o tratamento oncológico e garante que o material genético do paciente seja preservado com sua qualidade original”, explica o médico.

Essa medida funciona para dar a oportunidade à paternidade futura, permitindo que o homem foque em sua recuperação, sabendo que a possibilidade de ter filhos biológicos no futuro é real.

Ainda há caminhos após o tratamento para os pacientes que já iniciaram o tratamento ou passaram pela cirurgia de retirada da próstata, como explica o Dr. Haroldo, que traz uma mensagem de otimismo baseada na ciência:

“Muitos homens acreditam que a esterilidade é irreversível nesses casos, mas a tecnologia atual nos permite ir além. Mesmo quando não há ejaculação, muitas vezes é possível, utilizando técnicas avançadas, localizar e captar espermatozoides diretamente nos testículos, possibilitando a paternidade por meio da Fertilização in Vitro/ICSI”, esclarece o especialista.

Ainda segundo o médico, no DNA Fértil o trabalho em equipe pela saúde integral das pessoas atendidas vai além do laboratório. A equipe atua em sintonia com um urologista parceiro, visando garantir o melhor tratamento possível. “Cuidar da fertilidade é cuidar da biografia desse homem. É garantir que, após o câncer, ele tenha opções abertas para construir a família que desejou”, finaliza o Dr. Haroldo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Curtas-metragens produzidos por alunos da Maple Bear Natal são premiados em sessão de cinema lotada

Uma manhã com direito a assistir vários filmes, se divertir e sair até com troféu na mão. Esse foi o clima durante a exibição dos curtas-metragens produzidos pelos alunos da Maple Bear Natal durante o Golden Bear. A sala 7 do Cinemark, no Shopping Midway Mall, ficou lotada por estudantes, pais, professores e equipe escolar. Após vários dias de trabalho criativo dos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais), os filmes produzido por eles foram apresentados em tela de cinema e, ao final, os grupos foram premiados em 16 categorias, com direito a troféu inspirado no Oscar e certificado.

A proposta, que integra as disciplinas de Português, Inglês e Artes, segue a metodologia canadense da Maple Bear, baseada no protagonismo estudantil e em processos de aprendizagem que vão além da tradicional prova escrita. Todos os roteiros, atuações, direções, filmagens e edições foram realizados pelos próprios alunos, uma imersão completa no universo cinematográfico.

Entre os premiados, o grupo do 6º ano comemorou a vitória em categorias como Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Plot Twist. “Foi muito legal e muito divertido. A gente nunca tinha testado isso antes. Aprendemos muito com os erros, mudamos ideias e crescemos durante o processo”, contou a estudante Nina Andrade, uma das participantes do filme.

O entusiasmo também tomou conta dos pais. Para Ricardo Dantas, pai de Nina, a atividade representa um diferencial significativo. “É fantástico porque desenvolve sociabilidade, responsabilidade e trabalho em equipe. Eles passam por todas as etapas, do roteiro ao produto final. É uma metodologia fora da caixa, que coloca as crianças diante da realidade do mundo, trabalhando objetivos, convivência e vida cotidiana”, avaliou.

Segundo a sócia da Maple Bear Natal, Julyana Freitas, o Golden Bear é um instrumento pedagógico que traduz a abordagem canadense adotada pela escola: interdisciplinar, criativa e centrada na autonomia do estudante.
“É uma forma diferente de avaliação. Eles demonstram o aprendizado de outra maneira, não apenas escrevendo em uma prova. Trabalham gêneros textuais, artes, língua inglesa, expressão criativa e ainda desenvolvem habilidades de vida”, explica.

Para a diretora pedagógica Mona Lisa Dantas, o Golden Bear é um marco anual na escola porque sintetiza a essência da metodologia Maple Bear. “É um terreno fértil para que as crianças coloquem em prática seu espírito de criatividade e liderança. Elas entendem que podem fazer qualquer coisa acontecer. A escola organiza o espaço e as condições para que floresçam cada vez mais”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dono do Banco Master, Daniel Vorcaro foi preso pela PF quando tentava embarcar de jatinho para o exterior

Foto: Ana Paula Paiva/Valor

A Polícia Federal decidiu antecipar a prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, após suspeitar que ele pudesse fugir do país. O banqueiro foi preso na noite de segunda-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A detenção ocorreu horas após o anúncio da venda do banco para a Fictor Holding Financeira, que afirmou ter fechado um acordo com um consórcio formado por investidores dos Emirados Árabes Unidos.

Segundo integrantes da PF envolvidos nas investigações, chamou atenção a “coincidência” entre a divulgação da venda do banco e a viagem internacional marcada por Vorcaro. Investigadores afirmam que a proximidade dos eventos levanta suspeitas, embora não exista comprovação de que o executivo estivesse em fuga.

Vorcaro alegou que viajava a Dubai para se reunir com os supostos investidores dos Emirados Árabes que participariam do consórcio anunciado pela Fictor. Na segunda-feira, ao divulgar a aquisição, a empresa declarou ter se associado a um grupo desses investidores para comprar o Banco Master e prometeu um “aporte imediato” de R$ 3 bilhões para reforçar a estrutura de capital da instituição financeira.

A PF deflagrou nesta terça-feira a Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de criação e negociação de carteiras de crédito insubsistentes. Esses títulos, de acordo com a PF, teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.

Além da prisão de Vorcaro na noite de segunda-feira, agentes cumprem nesta terça-feira outros quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão. As ações acontecem no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. Entre os demais alvos estão pessoas ligadas ao banco Master.

Lauro Jardim – O Globo

Opinião dos leitores

  1. Em breve, algum ministro do STF anula as provas e determina a soltura do meliante assim como fez com o chefe da quadrilha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bandidos arrombam sex shop em Ponta Negra e furtam produtos e dinheiro; prejuízo causado é de R$ 7 mil

Um sex shop em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi arrombado por dois criminosos na madrugada de domingo (16). O crime aconteceu por volta das 4h30, na Rua Cabo de São Roque, próximo ao Natal Shopping.

Os bandidos furtaram produtos da loja, equipamentos eletrônicos, dinheiro e até um fogão usado pelos funcionários. O prejuízo estimado é de R$ 7 mil.

A loja funciona no local desde setembro. A ação foi registrada por câmeras de segurança. Segundo a proprietária, Flávia, os criminosos cortaram um cabo do sistema interno, mas não levaram a câmera, permitindo a preservação das imagens. Ela afirma que os ladrões escolheram produtos de maior valor.

Flávia relatou sentimento de insegurança e disse que outros lojistas da galeria também já foram furtados. “A segurança está deixando a desejar. A gente se sente vulnerável e no prejuízo”, afirmou.

Com informações de Agora RN

Opinião dos leitores

  1. E a segurança que a governadora diz ser das melhores do Brasil? Um país onde seu governate defende o crime explicitamente, jamais vai ter segurança em lugar algum. Eu jamais seguirei politico que está do lado crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge galpão abandonado com pneus em Macaíba

Um galpão abandonado pegou fogo nesta terça-feira (18) na Avenida Jundiaí em Macaíba, na Grande Natal. O incêndio de grandes proporções, que atinge uma área usada para descarte de pneus, provocou uma fumaça escura, densa e que pode ser vista de longe.

O Corpo de Bombeiros informou em nota que atua com quatro equipes de combate a incêndio no local, concentrando esforços na proteção da UPA de Macaíba, que fica nas proximidades. A Defesa Civil Municipal e a Polícia Militar também foram acionadas e acompanham a ocorrência.

De acordo com informações de populares ao Corpo de Bombeiros, moradores teriam colocado fogo em uma área de vegetação próxima e, devido ao vento, as chamas se descontrolaram e alcançaram o galpão. Não há registro de feridos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Movimentos sociais e partidos políticos realizam vigília em defesa da vereadora Brisa em frente à Câmara de Natal

Foto: Nathallya Macedo / Agora RN

Movimentos sociais, partidos políticos e militantes realizam, desde a manhã desta terça-feira (18), uma vigília em frente à Câmara Municipal de Natal em defesa do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT), alvo de um processo de cassação.

O ato conta com estrutura para receber os participantes e reúne falas políticas, além de apresentações culturais e artísticas ao longo do dia.

A sessão que definiria o futuro do mandato da vereadora foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Em decisão provisória, o desembargador Cornélio Alves determinou a interrupção imediata da votação prevista para esta terça-feira. Apesar da suspensão, o presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), convocou nova sessão para quarta-feira (19), às 9h.

Os manifestantes afirmam que permanecerão mobilizados até a realização da votação ou até que o processo seja definitivamente suspenso.

Programação (18/11)

16h00 – Aula Pública: Por que Brisa fica?
18h00 – Ato inter-religioso Brisa Fica
19h00 – Batucada Brisa Fica
19h30 – Batalha de rima
20h00 – Roda de Samba
20h30 – Rafa Brito
21h00 – Palco aberto Brisa Fica
21h30 – DJ Pajux pelo Brisa Fica
22h – Mostra de curtas Brisa Fica

Opinião dos leitores

  1. Há um movimento para derrubá-la! Se houve uma conduta errônea da parlamentar, há maneiras de puní-la, sem que perca o mandato. Está claro uma real discriminação.
    Deus no comando!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] CPMI do INSS: deputada pergunta se depoente tomou Rivotril

Uma cena chamou atenção durante a oitiva desta terça-feira (18/11) da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao questionar o alfaiate João Camargo, depoente do dia, a deputada Coronel Fernanda (PL-MS) perguntou se ele havia tomado rivotril para ficar “paradinho”.

“O senhor passou por algum treininho, tomou algum rivotril, alguma coisa assim, para ficar nessa feição como se nada tivesse acontecido?”, perguntou a parlamentar ao depoente, que tem habeas corpus para se manter em silêncio.

O alfaiate foi convocado à CPMI após investigações apontarem ligação entre ele e uma empresa que recebia repasses milionários da Associação Amar Brasil Clube de Benefícios. Além disso, ele também é considerado uma figura próxima a outros acusados de envolvimento no esquema fraudulento, conhecidos como “golden boys”.

Além de Camargo, a Comissão também ouve Cecília Rodrigues Mota, apontada como presidente de associações usadas para aplicar golpes em aposentados e pensionistas pela Polícia Federal (PF), também presta depoimento nesta terça.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *