Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A maioria dos brasileiros não tem guardado nenhum dinheiro como reserva para emergências ou em caso de perda de renda do trabalho. Quase a metade da população com 16 anos ou mais também não contribui para a Previdência, o que sugere um futuro financeiro sombrio na velhice.
Os dados constam de pesquisa nacional Datafolha realizada no dia 5 de dezembro em 135 municípios. Foram ouvidas 2.004 pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, 67% dos brasileiros (dois terços) não têm qualquer reserva financeira para atender contratempos maiores. Os que têm algum dinheiro guardado para manter o mesmo padrão de vida por um período menor que três meses também são poucos: 10%.
Apenas 6% consideram ter reservas para se manter entre seis meses e um ano. Outros 6% privilegiados afirmam que sua poupança poderia sustentá-los, sem rebaixar o padrão, por mais de um ano.
A pesquisa mostra também que apenas 52% dos brasileiros contribui para o sistema oficial do INSS. Por meio de contribuições mensais ao longo da vida ativa, a Previdência garante aposentadorias mensais entre R$ 1.320,00 e R$ 7.507,49.
Apenas uma parcela pequena (13%) declarou ter algum plano de previdência privada, normalmente contratado para reforçar os proventos da Previdência na hora de se aposentar.
Outro dado preocupante da pesquisa é que diminuiu de 12% para 8%, nos últimos cinco anos, o total de brasileiros que de alguma maneira se prepara para a aposentadoria.
Um atenuante nesse quadro é que mais de um terço dos brasileiros (36%) declaram aplicar dinheiro em caderneta de poupança ou em algum outro tipo de investimento.
Folhapress
A que eu tinha o Crente Trader levou.
Quem ganha acima de cinco salários mínimos já tem dificuldade em votar na gente. É porque essa pessoa ficou ruim? Não. É porque possivelmente essa pessoa elevou um milímetro o padrão de vida dela, de aprendizado dela, e nós não aprendemos a conversar com ela.
Luiz Inácio Lula da Silva
CONFESSOU QUE QUEM ELEVA O APRENDIZADO, DEIXA DE SER BURRO, NÃO VOTA MAIS NO PT.
Vai chegar o momento que o sistema simplesmente não vai poder pagar aposentadorias sobre pena de inviabilizar os investimentos do governo. Todo aposentado, no futuro , vai ganhar, no màximo 2 salários mínimos e a contribuição e idade vão aumentar. Tudo isso porque o Brasil envelheceu, está com baixa taxa de natalidade e os véios estão vivendo cada vez mais, mesmo todo cagado em cima de uma cadeira de rodas e as custas de remédios e não tem PT, direita ou esquerda que dê jeito, pois os números são implacáveis.
Os aposentados contribuíram a vida inteira com sua força de trabalho pra garantir seu sustento na aposentadoria , a questão tb passa pelo estado mastodôntico gastador e a juventude do nem/nem , não trabalham e nem estudam , e são milhões hoje !
Vale também lembrar o “auto nível ” de corrupção que há no Brasil, independente do governo, está no sangue…. e a tendência é piorar por causa da ignorância do povo brasileiro.