Geral

É sábado! Natiruts faz show de despedida em Natal; últimos ingressos estão à venda na loja Jorge Bischoff

Neste sábado, dia 13 de julho, a banda Natiruts apresenta na Arena das Dunas um dos eventos mais aguardados do ano em Natal. O grupo faz a sua última e emocionante apresentação na cidade. Os últimos ingressos para esse espetáculo imperdível estão à venda na loja Jorge Bischoff, localizada no piso L2 do Natal Shopping, e pela plataforma Eventim.

Ao longo de quase três décadas de carreira, o Natiruts conquistou o coração do público brasileiro e além-fronteiras, sendo reconhecido por sua identidade musical única e sua poderosa conexão com os fãs. Com mais de 100 faixas lançadas e uma carreira repleta de conquistas, a banda é uma das pioneiras da indústria musical nacional, tendo alcançado feitos notáveis como ser o primeiro nome brasileiro a ser exibido nos telões da Times Square, em Nova York.

Com 11 álbuns, mais de 1.500 shows e 2,5 bilhões de streams até o momento, o Natiruts está no auge de sua carreira, trazendo ao público um legado de hits memoráveis e uma energia contagiante em seus shows ao vivo. A turnê de despedida, intitulada “Leve com Você”, promete celebrar não apenas a música, mas também a jornada incrível que a banda trilhou ao longo dos anos.

“Estamos na fase mais plena e madura da banda e conseguimos concluir o que nos propusemos lá atrás”, comenta Luís Mauricio, co-fundador do Natiruts ao lado de Alexandre Carlo (responsável pelas composições). “Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso. Existe uma ideia de missão cumprida e a vontade de viver a experiência da despedida próximos do nosso público”, complementa Alexandre Carlo.

A estrutura preparada para a turnê “Leve com Você” promete amplificar a já conhecida energia positiva dos shows do Natiruts, proporcionando ao público uma experiência inesquecível e repleta de boas vibrações. O repertório da turnê incluirá desde os clássicos mais antigos até os super hits da banda, além de elementos surpresa que prometem surpreender e emocionar os presentes.

“Mais do que um show, vamos fazer uma celebração para que as pessoas saiam dali com a sensação de restauro. Esse é o poder do Natiruts”, conclui Alexandre Carlo.

Serviço:
Natiruts em Natal
Data: 13 de julho
Local: Arena da Dunas
Horário de Abertura da casa: 19h
Classificação Etária: entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Vendas online em: eventim.com.br
Bilheteria oficial: Jorge Bischoff, L2 Natal Shopping

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conselho de Ética da Câmara aprova suspender mandato de André Janones por três meses

Foto: reprodução

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) a suspensão do mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por três meses. Ele foi alvo de uma representação apresentada pela Mesa da Casa após ter se envolvido em bate-boca no plenário na última semana.

Janones ainda poderá recorrer, em até 24 horas, da decisão no plenário. A ação da Mesa pedia a suspensão cautelar do mandato por seis meses. O relator, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), apresentou parecer reduzindo o período.

Na representação, Janones foi acusado de comportamento “incompatível com o decoro parlamentar”. A ação foi apresentada após um ofício do corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA), ser enviado à Mesa. Antes, o Partido Liberal havia enviado pedido à Corregedoria Parlamentar solicitando a suspensão.

Janones e o seu advogado Lucas Pedrosa Marques compareceram à reunião do Conselho nesta terça. A defesa do parlamentar argumentou que Janones foi alvo de xingamentos na ocasião e que não há provas sobre as acusações contra ele. O advogado também defendeu uma apuração maior dos fatos.

Durante a sessão, Janones se defendeu das acusações de quebra de decoro e afirmou apenas reagiu a agressões. Ele ainda afirmou não ver ofensas na forma como se referiu ao colega Nikolas Ferreira. “Eu não vejo nenhuma ofensa, eu me desculpo pela confusão”, disse.

Na reunião, integrantes da oposição defenderam prazo maior de suspensão do mandato, enquanto deputados governistas pediram uma análise mais cuidadosa do ocorrido no dia 9 de julho.

A situação alvo de denúncia do PL (Partido Liberal), relatada pela Mesa na representação, ocorreu na última quinta-feira (9). Na ocasião, Janones teria provocado o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que discursava na tribuna.

O tumulto começou quando Nikolas usou a tribuna para ler a carta divulgada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que anunciava a aplicação de tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.

Janones, então, fez críticas ao colega, e foi chamado de “rachadinha” por integrantes da bancada do PL. Por várias vezes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou intervir para tentar colocar fim ao bate-boca entre governistas e oposição. Também solicitou auxílio da Polícia Legislativa.

Na data do ocorrido, Janones afirmou ter sido “agredido fisicamente” no plenário pelo que chamou de “tropa de choque bolsonarista” composta por 12 parlamentares. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou ter formalizado uma queixa-crime e feito exame de corpo de delito.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TARIFAÇO: Alckmin diz que considera pedir a Trump mais prazo para negociar taxas

Foto: Divulgação/VPR

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) confirmou, nesta terça-feira (15/7), a possibilidade de solicitar a extensão do prazo de negociações no âmbito do “tarifaço” de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras.

“Nós queremos resolver o problema e o mais rápido possível. Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou o vice-presidente após reunião com empresários do setor da indústria.

Alckmin também reforçou que o governo federal, ao lado dos setores prejudicados, trabalhará para reverter a sanção comercial anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Participaram da reunião, do lado do governo federal:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento;
  • Marcio Rosa, secretário-executivo;
  • Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior;
  • Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços;
  • Rodrigo Zerbone, secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior;
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil;
  • Bruno Moretti, secretário Especial de Análise Governamental da Casa Civil;
  • Jairo Gonçalves, assessor-chefe da Casa Civil;
  • Maria Laura da Rocha, embaixadora, ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores;
  • Maurício Carvalho Lyrio, embaixador, secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE;
  • Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, embaixador, diretor do Departamento de Política Comercial do MRE;
  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
  • Guilherme Mello, secretário de Política Econômica;
  • Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos;
  • Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento;
  • Olavo Noleto, secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da SRI;
  • Celso de Tarso, embaixador, chefe da Assessoria Especial Diplomática;
  • Vilma da Conceição Pinto, chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos e Sociais;
  • Daniel Brito, primeiro secretário da Assessoria Especial Diplomática.

Do lado dos setores, estavam presentes:

  1. Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer;
  2. Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  3. Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp);
  4. José Velloso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq);
  5. Haroldo Ferreira, presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados);
  6. Janaína Donas, presidente-Executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL);
  7. Fernando Pimentel, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT);
  8. Paulo Roberto Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci);
  9. Paulo Hartung, presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ);
  10. Armando José Giacomet, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci);
  11. Rafael Lucchesi, CEO da Tupy;
  12. Giovanni Francischetto, superintendente da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas);
  13. Edison da Matta, diretor Jurídico e de Comércio Exterior do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças);
  14. Cristina Yuan, diretora de Relações Institucionais do Instituto Aço Brasil;
  15. Daniel Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG;
  16. Fausto Varela, presidente SINDIFER;
  17. Bruno Santos, diretor executivo ABRAFE;
  18. Alexandre Almeida, diretor da RIMA

Brasil é principal alvo do tarifaço

Desde o início da semana passada, os EUA têm notificado oficialmente os países sobre a implementação de tarifas unilaterais na importação de produtos e bens. Até o momento, 24 parceiros comerciais foram taxados.

O Brasil foi o maior prejudicado pela sanção comercial de Trump, com uma tarifa de 50%. Em resposta, o governo brasileiro defendeu a soberania nacional e se mostrou aberto para negociar com os norte-americanos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz recebe Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O município de Extremoz foi reconhecido nacionalmente pelas ações exitosas na promoção da alfabetização das crianças. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (15), no Holiday Inn Natal, a cidade recebeu o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação.

A premiação destaca o esforço da gestão municipal em garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa, consolidando Extremoz como referência no ensino fundamental inicial.

O selo foi entregue durante o Seminário Estadual Pró-Alfa RN, que também celebrou outras 180 escolas públicas do Rio Grande do Norte. Extremoz integra o grupo seleto de municípios potiguares que conquistaram o selo na categoria mais elevada.

“Esse reconhecimento é fruto do trabalho conjunto da nossa equipe da Secretaria de Educação, professores e gestores escolares, que priorizam o futuro das nossas crianças”, destacou a prefeita Jussara Sales.

Extremoz segue avançando, garantindo educação de qualidade e construindo um futuro melhor para suas crianças.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Trump discute sanções a Gonet por pedir prisão de Bolsonaro

Foto: STF

O governo de Donald Trump discute, nesta terça-feira (15/7), medidas a serem adotadas após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pedir a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro com penas que chegam a 43 anos de prisão.

Um dos temas em análise pela Casa Branca é a possibilidade de aplicar sanções a Gonet, nos mesmos moldes das estudadas contra o ministro Alexandre de Moraes (STF).

As punições cogitadas contra o magistrado e o procurador são via Lei Magnitsky e Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional. O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro participa das conversas em Washington.

Trump acusa o Supremo Tribunal Federal e o governo Lula de promoverem “ataques vergonhosos” contra Bolsonaro e anunciou a imposição de tarifas a produtos brasileiros. Ministros do STF ouvidos pela coluna garantem que a Corte não mudará a forma de atuar devido à pressão dos Estados Unidos.

Em fevereiro, o senador republicano Shane David Jett, aliado de Trump, enviou uma carta a Gonet pedindo “esclarecimentos sobre medidas adotadas pelo MPF/PGR para combater ilegalidades noticiadas na imprensa brasileira e internacional diante da possibilidade de sanções americanas”.

Pedido de prisão

Gonet pediu a prisão de Bolsonaro e o apontou como “líder da organização criminosa” que planejava o golpe de Estado após a eleição de Lula em 2022.

O procurador-geral também acusa o ex-presidente de ter cometido os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo à vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Janones é cercado, leva chute e diz à polícia que foi apalpado por deputado do RN

O deputado federal André Janones (Avante-MG) registrou boletim de ocorrência contra dois parlamentares da oposição por agressão, injúria e importunação sexual. O episódio aconteceu na última quarta-feira (9/7), durante uma sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. As informações são do colunista Paulo Cappeli, do Jornal Metrópoles.

Segundo o relato feito à polícia e obtido pela imprensa, Janones afirma que foi cercado por cerca de 20 parlamentares bolsonaristas enquanto gravava um vídeo no plenário, durante o pronunciamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a tarifa de 50% imposta pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Na gravação feita por Janones, ele aparece apontando para Nikolas e dizendo: “Está ali, defendendo o canalha que agora quer taxar os brasileiros”. Logo em seguida, é possível ver o grupo adversário se aproximando e gritando “Não à rachadinha”, em alusão às acusações que pesam contra Janones.

Entre os parlamentares que o cercaram, Janones destacou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), que, segundo ele, “se aproxima pela frente, dá a volta e desfere um chute atrás do joelho”. A ação foi registrada por outro deputado que também filmava a confusão no plenário.

Na própria gravação feita por Janones, ele reage e questiona o parlamentar: “O que é isso? O que é isso?”, afirma.

Em depoimento à polícia, Janones relatou que, ao tentar retornar ao seu assento, “foi impedido por cerca de 20 deputados que o cercaram e, especificamente, os deputados federais Evandro Gonçalves da Silva Junior (dep. Sargento Gonçalves PL/RN) e Giovani Cherini (PL-RS) o agrediram fisicamente com socos na altura do abdômen e costas, além de chutes na altura da canela”.

O parlamentar ainda afirmou que foi alvo de apalpadas e xingamentos. “O deputado disse ainda que levou vários empurrões desses parlamentares. Os demais agressores ainda não foram identificados. Informa ainda que, durante as agressões físicas, por diversas vezes, vários deputados – sendo identificado como um deles o deputado Evandro (Sargento Gonçalves) – apalparam suas partes íntimas, nádegas e pênis, causando-lhe grande constrangimento e sofrimento emocional”, diz o boletim.

Além disso, Janones relatou ter sido xingado com palavras de baixo calão: “bandido, ladrão, vagabundo, chupador de rola”, segundo o documento policial.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que instaurou inquérito para apurar as denúncias. Até o momento, nem Sargento Gonçalves nem Giovani Cherini comentaram publicamente as acusações.

98 FM Natal com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

Cidadãos denunciam venda de agendamento para emissão de RG por até R$ 20 no RN; serviço é gratuito

Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Todo o processo para emissão da carteira de identidade é gratuito, mas tem pessoas pagando e outras ganhando dinheiro para agendar o atendimento pelo site do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) no Rio Grande do Norte.

Cidadãos que confirmaram que pagaram taxas a pessoas para realizarem o agendamento disseram que optaram pelo serviço após passarem dias tentando marcar o atendimento, mas sem sucesso.

“Você escolhe a Central do Cidadão, o horário da manhã ou tarde e amanhã eu agendo para você ir. Sempre agenda num dia para ir no outro. Eu cobro só a taxa do meu serviço, que eu presto serviço agendando, certo? A taxa é de R$ 20, cada pessoa. Você me passa os dados, faz o pix, deixa tudo certinho para no dia seguinte eu agendar. Quando eu agendar, mando o comprovante para você”, disse uma das prestadoras do serviço à reportagem, que se passou por um cidadão interessado.

A mulher ainda afirmou que chega a atender 10 pessoas por dia e também realiza agendamento para atendimentos no Detran e em outros órgãos públicos.

“Todo dia eu estou aqui agendando, faça chuva, faça sol, eu estou agendando meus clientes”, disse.

Outra ‘agendadora’ procurada pela reportagem do g1-RN cobra mais barato pelo serviço: R$ 10. Os serviços são oferecidos através de grupos de whatsapp.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) confirmou que já recebeu denúncias sobre a venda de agendamentos pela internet, disse que informa os casos à Polícia Civil e orientou a população a não pagar pelo atendimento.

Segundo o órgão, 1.400 vagas de agendamento são abertas diariamente em todo o estado, sempre às 8h, gratuitamente, pelo site do instituto.

“O que essas pessoas fazem? Elas abrem às 8 horas, ficam ali com os dados da pessoa e fazem o agendamento. Mas não precisa você pagar para fazer isso. Você mesmo pode fazer. Você abre às 8 horas. A gente vai lançar (o agendamento) sempre às 8 horas”, afirma Pedro Meira, subcoordenador do Instituto de Identificação do Itep.

Ainda de acordo com o subcoordenador, as atuais carteiras de identidade são válidas até 2032 e a população só deve procurar atendimento em caso de necessidade, como perda ou rasura da carteira atual.

Além disso, ele afirmou que o serviço de emissão da CIN também é realizado por mais de 100 Câmaras e Prefeituras municipais no Rio Grande do Norte.

Usuários relatam dificuldade

O mecânico Edmilson Ferreira não pagou para agendar atendimento no site do Itep, mas demorou dias para conseguir garantir a vaga.

“Foi uma dificuldade para fazer esse agendamento. Sempre que eu entrava no site pela manhã, a partir das 8h, dizia que estava indisponível ou já estava lotado. Eu ficava tentando, né? Tentando, tentando até conseguir”, relatou.

Já outra usuária do serviço, que pediu para não ser identificada, confirmou à reportagem que pagou R$ 10 para garantir o atendimento.

“Eu não estava conseguindo ter o acesso ao site, não conseguia fazer o agendamento por mais de 30 dias e a moça conseguiu em menos de 2 dias”, argumentou.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Educação de Assú é reconhecida com Selo Criança Alfabetizada


A educação de Assú recebeu um novo reconhecimento nesta segunda-feira (15). O município foi contemplado com o Selo Nacional Criança Alfabetizada, categoria Bronze, concedido pelo Ministério da Educação. A entrega da premiação aconteceu durante o 4º Seminário Estadual Pró-Alfa RN, realizado em Natal, evento coordenado em Regime de Colaboração entre SEEC e UNDIME.

Na ocasião, foram apresentados os índices de alfabetização do estado, com base nos resultados do SIMAIS ALFA – sistema estadual que avalia o desempenho da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O selo reconhece os municípios que obtiveram avanços concretos na garantia do direito à alfabetização na idade certa.

Com o selo Bronze, Assú marcou presença no evento com os articuladores regionais e municipais, além dos dirigentes da Secretaria Municipal de Educação e da 11ª DIREC, reforçando o compromisso coletivo com a qualidade do ensino.

Além da entrega dos selos, o seminário contou com uma programação formativa voltada aos professores alfabetizadores da rede pública municipal. Foram promovidos momentos de formação, trocas de experiências e apresentação de práticas pedagógicas voltadas à melhoria dos processos de alfabetização nas escolas.

A Prefeitura de Assú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemorou a conquista como reflexo do trabalho integrado entre escola, equipe técnica e gestão. O prefeito Lula Soares, que participou do evento ao lado do secretário de Educação, José Amilton de Oliveira, e de toda a equipe, destacou o valor desse reconhecimento:

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho feito com responsabilidade, dedicação e muito amor pela educação. Esse selo é motivo de orgulho para toda Assú e prova que investir nas nossas crianças é investir no futuro da cidade”, disse Amilton.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Bandidos rendem família na porta de casa em Nova Parnamirim e roubam celulares, bolsas e outros objetos

Uma família viveu momentos de tensão na manhã desta terça-feira (15) em Nova Parnamirim, por volta das 6h30, ao ser rendida por indivíduos armados na porta de casa.

Os criminosos obrigaram todos a voltarem para dentro da residência, inclusive o filho, que já estava no carro.

Durante o assalto, houve um disparo, mas ninguém ficou ferido. Os indivíduos roubaram celulares, bolsas e outros objetos pessoais.

Eles fugiram em um Siena branco com placa clonada. A placa verdadeira pertencia a um Siena vermelho.

A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente ao local.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: 51,2% acreditam que o governo Lula deve retaliar os EUA por taxas

Foto: reprodução

Para 51,2% dos brasileiros, o governo federal deveria retaliar o governo dos Estados Unidos (EUA) diante da decisão do presidente Donald Trump de taxar em 50% os produtos do país, de acordo com a pesquisa do AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15). 

Já para 40,9% da população, não deveria haver retaliação do governo. Outros 7,9% não souberam responder. 

Foram entrevistados 2.841 eleitores brasileiros entre os dias 11 e 13 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O último levantamento para avaliar essa questão foi realizado em abril deste ano, quando indicou que 41,7% dos brasileiros concordavam com a retaliação. Enquanto 48,5% desaprovavam uma ação do governo. Outros 9,9% não souberam responder. 

A pesquisa também avaliou como os brasileiros acreditam que o governo federal deveria retaliar o país norte-americano. A mesma porcentagem de pessoas favoráveis à retaliação (51,2%), acreditam que a solução seria aumentar as tarifas sobre os produtos americanos. 

Como você acha que o governo deveria retaliar os Estados Unidos? 

  • Aumentar as tarifas sobre os produtos americanos: 51,2% 
  • Reforçar relações diplomáticas e comerciais com rivais dos EUA, como a China: 28,6% 
  • Reduzir a dependência do dólar americano: 14,5% 
  • Suspender pagamentos de direitos autorais e patentes de medicamentos americanos: 2,4% 
  • Impor restrições a investimentos norte-americanos: 1,5% 
  • Outra medida: 1,8%

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estudantes simulam a COP 30 em Natal e mergulham nos desafios da crise climática global

A COP 30, que será realizada no Brasil em novembro deste ano, chegou mais cedo para os estudantes do Colégio Porto, em Natal. Nesta terça-feira (15), os alunos participaram de uma mini simulação da conferência internacional sobre mudanças climáticas, como parte da programação do projeto interdisciplinar HUMANITAS 2025. O evento envolveu exposições científicas, debates temáticos, apresentações culturais e uma imersão no universo das negociações ambientais globais.

Com o tema “Ciência, povos, presente e futuro na COP 30”, o projeto propôs aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio refletir sobre questões como o papel da Amazônia no equilíbrio do clima, financiamento internacional, desmatamento zero e transição energética. A ideia foi construir um espaço de aprendizado onde o conhecimento científico se transforma em ação cidadã.

Na simulação da conferência, os alunos assumiram o papel de países, ONGs e setores industriais, negociando acordos e propondo soluções para os desafios ambientais. “Esse trabalho é muito importante para a gente entender que, não só para o Brasil, a transição energética é fundamental para o mundo inteiro. Ele reflete questões climáticas, sociais e econômicas”, destacou Maria Eduarda Sarmento, aluna do 1º ano, que representou o Brasil nas discussões.

Além das negociações, os estudantes apresentaram pesquisas em forma de banners e slides temáticos. A aluna Ana Carolina Barros, da 2ª série, contou que sua equipe estudou o cenário atual do financiamento climático internacional. “A gente viu que os países mais desenvolvidos são os que mais financiam, mas colocam seus interesses à frente das necessidades dos países que realmente sofrem com as mudanças climáticas. Isso abriu os nossos olhos”, afirmou.

O evento também teve espaço para produções artísticas e literárias, como o Farol Literário e um show de talentos que encerrou a programação. Para os mais jovens, como Ruy Barbalho, do 6º ano, o destaque foi a construção de uma linha do tempo e de uma maquete sobre a história e os costumes da Amazônia. “Entendi que esse tema foi escolhido porque a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e é muito importante para a COP 30 que vai acontecer em Belém”, explicou.

A orientadora pedagógica Kennia Ísis reforça que o HUMANITAS é uma oportunidade para os alunos vivenciarem o conhecimento na prática. “É importante debater temas de relevância mundial no cenário escolar. Isso contribui para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas. Aqui, o conhecimento científico é posto em prática”, afirmou.

Ao conectar ciência, arte e cidadania, o Colégio Porto proporciona aos estudantes uma vivência transformadora — e coloca a educação ambiental no centro da formação das próximas gerações.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *