Foto: Reprodução
O primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte, realizado nesse domingo (7) na Band RN, serviu como apresentação para os postulantes à vaga, com exceção de Fátima Bezerra (PT). Com grande audiência, chegou a ultrapassar as 10 mil pessoas simultâneas no YouTube, sem contar a TV aberta.
Fátima começou arrasadora, o formato facilitou no primeiro bloco. Ficou muito claro que ela foi a única que realmente mergulhou em sua preparação para o debate. Por gerir o Estado, tem recursos, conhecimentos dos números e uma equipe que com certeza lhe preparou bem, Fátima é disciplinada.
Já Fábio Dantas (Solidariedade) não começou bem. No primeiro bloco começou mal e apenas “levantou a bola” para a governadora. Porém, do segundo bloco em diante, o debate se tornou um tiroteio para Fátima e o ex-vice governador aproveitou e foi quem finalizou melhor.
Independente do que ela queira, Fátima caiu em duas armadilhas. Ainda no primeiro bloco, ela pediu três direitos de resposta e saiu da parte técnica, onde começou tão bem, e focou no discurso de politização e se sentiu extremamente incomodada com as críticas a sua gestão. Na minha visão a governadora cometeu outro erro, foi ter escolhido Fábio como seu grande adversário no debate.
Fábio, com o tempo passando, cresceu. Ficou mais seguro durante o debate, implementou o que vem destacando durante sua campanha em entrevistas e puxou para municipalização.
No caso de Styvenson Valentim (Podemos), ele sofreu com a bipolaridade: por duas vezes confundiu o debate com um ringue. Duas “pegadinhas” em que Styvenson caiu não foram jogadas por nenhum candidato, ele mesmo foi de encontro. Uma foi a pergunta de Fátima sobre as mulheres e outra sobre os policiais de Danniel Moraes (PSOL). Em ambos os casos, não houve agressão, apenas perguntas, mas o senador retrucou ao jeito dele, também bateu recorde de caras e bocas. O senador foi bem em defender suas ações no senado.
Danniel Morais, fez o papel que coube ao PSOL. Para quem imaginou que iria acontecer uma dobradinha entre seu partido e o PT, se enganou.
Ele foi o mais incisivo sobre a gestão de Fátima, principalmente na área da saúde, destacando a situação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel por várias vezes. Daniel foi muito mal em tentar defender o projeto do PSOL que defende “os pequenos bandidos”. Styvenson foi no queixo dele.
Apesar de ter acertado em puxar para o bolsonarismo, Clorisa Linhares (PMB) demostrou não ter conhecimento de alguns assuntos do RN, além de ter ficado muito nervosa, o que é normal para o 1º debate. Sua finalização no debate, em que fez uma oração – mesmo defendendo a família e questões religiosas – foi apelativo. De toda forma sai melhor que entrou, teve uma grande visibilidade.
No final, fica a dúvida se Fátima irá a outros debates, já que os formatos não irão facilitar. Fábio Dantas, por sua vez, acabou com excelência.
PROPOSTAS
Poucas propostas foram apresentadas. Pouquíssimas.
CONCLUSÃO DO DEBATE
Para resumir, apesar de Fátima ter iniciado de forma arrasadora, o debate não foi bom para ela. Principalmente porque vários recortes de suas falas irão servir para contestação pública: na imprensa e no programa eleitoral e sua gestão foi atacada por todos os adversários em todas as áreas.
Tenho dúvidas se a governadora irá em outros debates no 1º turno, principalmente se o formato for o da BAND da noite deste domingo.
O debate nem tirou e nem levou voto para ninguém, mas é muito importante para analisarmos os candidatos.
A BAND está de parabéns, assim como a amiga Ana Ruth Dantas pela apresentação. Golaço.
BG
Vou de fatima mesmo.!! o resto todos totalmente despreparados!!
Fátima do PT mais uma vez foi medilcre
Bg, vou aproveitar este espaço para pedir a você que nos ajude. O semáforo que fica na via costeira, na rotatória que entra para mãe Luíza, está apagado há mais de um mês. Já liguei para sttu e para aPM. Ninguém resolve. Será que vão aguardar um acidente grave com mortes?
Faça um vídeo e nos envie
A governadora cobrou do Fábio responsabilidades no governo Robison. Desde quando vice manda ou resolve alguma coisa. Senão vejamos: o vice dela tem voz?
E as cidades tem vice? A maioria da população desconhece estes personagens.
Infelizmente, temos que optar pelo menos ruim. Fábio Dantas. Aguentar este governo mais quatro anos, é viver na eterna escuridão, não merecemos. Que Deus nos proteja.
Seria cômico se não fosse trágico… Com Fátima continuamos a mesma mer**, com outros só trocamos as moscas.
Estado precisando de alguém que dê incentivos e estrutura para a instalação de novas empresas, que melhore a infra estrutura da cidade para receber turistas e divulgar nosso estado pelo Brasil e o mundo, o que adianta termos algumas praias mais lindas do Brasil se nossa estrutura é péssima. Precisamos melhorar a saúde com investimento e equipamentos, melhorar nossas escolas que estão totalmente sucateadas. Nossa segurança é insuficiente perante a bandidagem que só cresce e muita gente defende.
Infelizmente não temos muitas opções, temos que pensar muito, continuamos com esse governo pífio ou tentamos mudar???
Tudo normal! A governadora Fátima mostrando seu compromisso com o RN; o candidato “Mamãe Deixou” sem conhecer absolutamente nada do estado; o vice das 4 folhas atrasadas tentando justificar o injustificável e a Bolsominion usando a religião para se promover, igual ao genocida do Planalto. Resultado: Fátima eleita no primeiro turno!
BG, sejamos honestos. Fábio Dantas vem para a campanha como representante do caos que ele mesmo aponta que o estado “vive hoje”. É só olharmos para quem viu com bons olhos a sua candidatura: Seu ex “chefe” Robinson, que elogiou a candidatura dele (Fábio) ao governo do estado. O candidato falou na questão de segurança pública e mostrou completo despreparo e desconhecimento do tema ao tentar opinar em algo que a gestão que ele fazia parte disse que iria resolver. Em 2018 o RN era considerado um dos estados mais violentos do país. Já em 2021, o número de mortes violentas caiu quase 20%. Fábio fez de conta que durante a gestão na qual ele fez parte de 2014 até 2018 foi mil maravilhas, sendo que ela não soube conter a criminalidade no estado. Há destaque para a rebelião na penitenciária estadual de Alcaçuz, um dos episódios que o estado passou por momentos de terror e medo. Quem não lembra de quando o governo federal precisou intervir e mandar o próprio exército para conter o avanço da criminalidade do estado quando as polícias já não davam mais conta? Será que a população vai dar um troféu de governador a um ex vice que agora faz de conta que nunca participou da gestão? O povo do Rio Grande do Norte sabe o que quer, e quer continuar avançando.
Decidi ontem meu voto : só deu Fátima no debate , os demais faziam vergonha, até rezar foram rezar no debate …pronto, por isso q vou de 13….
Uma ruma de Bosta. CONCLUSÃO. Estamos fudidos de novo.
O debate foi fraco no formado e nas discussões.
A oposição perdeu uma ótima oportunidade de massacrar um governo sem obras, sem realizações que atrasou o RN em 30 anos.
A saúde no RN está pior que a 10 anos atrás.
A segurança no RN tem número assustadores e índices piores que a 10 anos atrás;
A educação pública tem a pior a qualidade do nordeste e uma das piores no Brasil;
A infra estrutura rodoviária é caótica, com 90% das rodovias em estado de calamidade;
O RN não tem nada novo para mostrar, nenhuma obra estruturante foi feita;
Stiveson entrou de última hora na corrida, vai precisar melhorar muito.
Fábio vem crescendo, apesar de se mostrar perdido na conquista da rejeição acima de 50% da governadora.
Os outros candidatos são apenas para se mostrar na mídia, sem qualquer chance, devem ter outros objetivos futuro.
O debate foi morno, esperava muito mais.
Sem defesa de lado, a governadora do RN não tem o que mostrar na gestão dela e Fábio tem crescido mais que o esperado. Agora vem Stevenson para tirar votos da governadora. Tudo indica que terá segundo turno, coisa que a esquerda não esperava.
Defendeu e seguiu o “para tudo, fecha tudo”, de forma radical, ao ponto de anular sua gestão. Fiou focada em anular a concorrência política.
Resultou em escolas públicas sem aula em 2020 e 2021, saúde levada ao caos no atendimento, segurança inexistente, sem obras, sem reformas, apenas com nada e com muitas desculpas para apresentar.
Sem esquecer que só faz acusar Bolsonaro injustamente, pois o governo federal enviou milhões e diversas viaturas ao RN e ela quer tomar tudo que o governo federal destinou ao RN como se fosse coisa do governo dela.
Passou todo seu governo sem oposição e sendo aplaudida por boa parte da mídia e aí, deitou em berço esplêndido esquecendo de trabalhar pelo RN.
Mas uma coisa ela vez com força, aparelhou as instituições públicas de forma imoral e ilegal.
Tem nomeação a cargos fictícios através de portarias em banda de lata, em todo setor, a cada sala do governo do estado. Só não vê e constata quem faz questão de fechar os olhos.
Esse são os fatos, de resto, pura torcida e muito mi mi mi cheio de narrativas como a esquerda adora.
Caros leitores, assisti o debate na integra e concordo com o resumo do BG. Mas vejamos no momento o RN esta com candidatos despreparados, e que em vez de mostrar proposta, um novo formato de gestao. leva o tempo apenas trocando acusações. *Leitores observem bem*. O RN Campeão de arrecadação e os candidatos não tem proposta de melhorias.
Fábio Dantas é mais do mesmo. Ou seja, sempre preocupado em derrubar o político da gestão atual, com a mesma imposição de voz e discursos de todos os outros políticos até agora.
Styvesson apresentou de forma tímida números, falta ainda o traquejo com relação a tempo disponível e se recuperar de forma mais rápida quando é contrariado.
Daniel tem o discurso de sindicalista, governar para um grupo com interesse homogêneo é fácil, difícil para um estado.
Concordo com a colocação sobre Clorisa.
Fátima desconhece os números do governo e sabe que infelizmente nosso estado não cresce na iniciativa privada e é gigante no pagamento de servidores.
Tirando Styvesson que acaba sendo kamicase ao dizer com todas as palavras que tem que haver cortes. O restante disfarçou com estado mínimo ou se quer tocou no assunto.
A Clorisa agora ficou conhecida… e tem propostas SIM..
Manoel Tacot vai ser o fiel da balança nessa eleição
O que eu vi foi uma oposição sem informação, um ex governador que não consegue apagar o passado e um senador apático. Fátima deu de capote. A oposição ainda não se encontrou.
Tudo fraco,até á reporte
Debate fraco sem tezão!
kkkkkkkkkk Homi, desiste o cara é mais fraco que caldo de biloca. Contra fatos não há argumentos. É amigo? Declare, eu insisto pq sou amigo. kkkkkkkkkkkkkkk