Geral

Eleições na Venezuela: EUA pedem divulgação imediata dos resultados detalhados

Foto: Reprodução/ Instagram

Os Estados Unidos pediram ao governo da Venezuela para que divulgue “imediatamente” dados específicos sobre as eleições presidenciais, citando preocupações sobre a credibilidade da vitória de Nicolás Maduro.

Altos funcionários do governo Biden disseram nesta segunda-feira (29) que as autoridades eleitorais venezuelanas devem divulgar os “resultados detalhados da eleição em nível distrital”.

Um alto funcionário da administração observou que estes dados são exigidos pela lei venezuelana e devem estar disponíveis imediatamente. Outra autoridade do governo americano afirmou que se os resultados eleitorais forem credíveis, “então este deveria ser um ato muito simples e que eles poderiam cumprir com bastante facilidade”.

“Se houver resistência em fornecer essa informação adicional, então penso que se torna muito problemático quando se trata da capacidade dos Estados Unidos ou de outros membros da comunidade internacional para julgar se estas eleições foram de fato inclusivas e credíveis”, disse o segundo funcionário.

“A nossa maior preocupação neste momento é que as análises e os dados que temos sobre estas eleições – que são independentes dos resultados do Conselho Nacional Eleitoral – estejam em desacordo com os resultados anunciados pelas autoridades venezuelanas”, o alto funcionário do governo americano afirmou.

“Portanto, na nossa opinião, essa discrepância precisa de ser investigada e abordada antes de podermos encerrar as contas desta eleição”, acrescentou.

As autoridades recusaram-se a fornecer detalhes sobre que medidas os EUA ou a comunidade internacional estariam dispostas a tomar se as autoridades venezuelanas não divulgassem os dados ou se os resultados fossem considerados fraudulentos, mas não descartaram sanções.

No entanto, “a possibilidade de alterar retroativamente licenças anteriormente concedidas”, como a da Chevron, não está atualmente sendo considerada, disse o segundo funcionário americano.

A primeira autoridade disse que começariam a ter conversas em fóruns como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o G7 sobre o “caminho coletivo a seguir”.

Já o outro funcionário acrescentou: “Continuaremos a avaliar a nossa política de sanções em relação à Venezuela à luz dos interesses gerais da política externa nacional dos EUA, das ações e não ações tomadas por Maduro e seus representantes, e da direção geral da viagem à medida que avançamos o nosso envolvimento bilateral mais amplo dos EUA com a Venezuela”.

As autoridades defenderam o alívio das sanções concedidas pela administração Biden, sugerindo que as eleições de domingo não teriam ocorrido como aconteceu sem esse recurso.

“Apesar de todos os problemas que estamos discutindo agora, o fato da Venezuela ter realizado ontem uma eleição, que permitiu que um candidato da oposição estivesse nas urnas e que o processo de votação ocorresse, só aconteceu como resultado das calibrações que fizemos com a nossa política de sanções no ano passado”, disse a segunda autoridade.

Ele acrescentou: “Agora que enfrentamos um cenário potencialmente novo, vamos levá-lo em consideração ao traçar o caminho a seguir em relação às sanções contra a Venezuela”.

O primeiro funcionário argumentou que as eleições na Venezuela de domingo, nas quais estiveram presentes observadores internacionais, proporcionam uma enorme quantidade de dados sobre a vontade dos eleitores venezuelanos “face à falta de transparência da CNE.”

“Eu diria que estamos em uma posição muito melhor agora do que há três anos”, disse a autoridade americana.

CNE proclama Nicolás Maduro presidente; oposição aponta fraude

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela proclamou Nicolás Maduro como presidente da Venezuela para um novo mandato nesta segunda-feira (29), um dia após as eleições presidenciais no país.

O novo mandato de Maduro no poder será entre 2025 e 2031.

O resultado do CNE indica que Maduro venceu com 51,2% dos votos contra 44,2% de Edmundo González.

Oposição denuncia fraude

O grupo de oposição que se uniu contra a candidatura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que houve fraude no pleito em que ele foi reeleito para um terceiro mandato.

Segundo os opositores, Edmundo González venceu com cerca de 70% dos votos.

Fonte: CNN

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso o fantoche Zelenski está no poder na Ucrânia sem sequer realizar eleições. Hipocrisia, a gente vê por aqui…

  2. Gonzáles ganhou com 70% dos votos, mas não levou porque o ditador tem ao seu lado o sistema e as Forças Armadas. Bolsonaro também ganhou e acredito com um percentual maior perto dos 80%, mas não levou porque além de ser uma pedra no sapato do sistema, nunca teve o alto comando das Forças Armadas ao seu lado.

    1. A cloroquina comeu o juízo desse também.
      Deixa de ser besta mangote de abestado.

    2. Essa esquerda, assim como abestado, não vale um supositório usado.

  3. É SÓ PEDIR AO CELSO AMORIM E AO
    JOÃO PEDRO STÉDILE. FORAM FAZER O QUE LÁ? POR QUE LULA TÁ DEMORANDO PRA RECONHECER?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Cantor Daniel Donato lança CD de Verão “Bagunçando Seu Coração” e surge como novo nome do forró

Foto: Divulgação

O verão acaba de ganha uma nova trilha sonora com o lançamento do CD “Bagunçando Seu Coração” do cantor Daniel Donato @danieldonatoofc. Com a assinatura da Beat Music!, o projeto já está disponível nas plataformas “Sua Música” e “YouTube”, consolidando Donato como uma das principais apostas do forró para 2026.

O CD combina a essência do forró contemporâneo, misturando batidas modernas com a raiz do gênero. As faixas refletem a identidade única do artista, que vem conquistando o cenário nordestino com seu carisma, presença de palco e interpretações marcantes.

“Bagunçando Seu Coração” é um convite para dançar e se emocionar. As canções mantêm viva a tradição do forró, enquanto conversam com uma nova geração de ouvintes.

Para a Beat Music! @beatmusic.eventos, que gerencia a carreira de Daniel Donato, 2026 será um ano decisivo para o cantor, com foco na expansão de seu público e na consolidação de seu nome no cenário nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro deixa prisão em NY e é levado para tribunal

Foto: Reprodução

O presidente deposto da Venezuela Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) deixou na manhã desta 2ª feira (5.jan.2026) a prisão em que está em Nova York (EUA) e foi transportado a um tribunal da cidade norte-americana. A audiência está marcada para as 12h no horário local de Nova York (14h em Brasília).

O venezuelano fez parte do transporte de helicóptero e, depois, foi transferido para um veículo. Estava acompanhado de diversos agentes. Ao sair do helicóptero, Maduro aparentou estar mancando. Além dele, sua mulher, Cilia Flores, também foi levada ao tribunal.

Nesta 2ª feira (5.jan), o juiz deverá tratar de procedimentos iniciais, como leitura formal das acusações, direitos do réu e definição sobre custódia. A medida se dá 2 dias depois de Maduro ser capturado pelas forças norte-americanas, sob o governo de Donald Trump (Partido Republicano).

O venezuelano enfrenta acusações de narcoterrorismo, importação de cocaína para os EUA e crimes relacionados a armas.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

“Eu assumo meu erro”, diz jovem que deixou amigo para trás no Pico Paraná

Foto: Reprodução

A jovem, identificada como Thayane Smith, que deixou para trás Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, em uma trilha no Pico Paraná, na cidade de Campina Grande do Sul, em Curitiba, disse que errou ao largar o amigo no percurso que seguiam na quinta-feira (1º).

Em entrevista à Ric Record Paraná, ela afirmou que conversou com a família de Roberto e comentou sobre o futuro do jovem. Veja abaixo:

Esse foi meu erro. Eu conversei com família e eu assumo meu erro. Eu sei que errei nisso de ter deixado ele ter vindo sem mim, mas tinham outras pessoas com ele. Não tinha como se perder. Não sei o que aconteceu.

Ao ser questionada sobre o que é possível fazer nesse momento, Thayane ainda disse que “agora é manter o equilíbrio e esperar os bombeiros darem o resultado final e fazerem o trabalho deles. Não podemos fazer nada.

“Não tem o mesmo estilo de vida”, disse jovem após deixar amigo em trilha

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump diz que Irã pode ser “atingido com muita força” em meio a protestos

Foto:  Reuters 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou o Irã no domingo (4) sobre uma forte resposta caso as forças de segurança intensifiquem a violência contra os manifestantes no país do Oriente Médio.

“Estamos acompanhando de perto. Se eles começarem a matar pessoas como fizeram no passado, acho que serão duramente atingidos pelos Estados Unidos”, declarou Trump a repórteres ao ser questionado sobre os protestos no Irã.

Pelo menos 16 pessoas foram mortas durante uma semana de manifestações no país, segundo grupos de direitos humanos no domingo, enquanto as manifestações contra a inflação crescente se espalhavam pelo país, provocando confrontos violentos entre manifestantes e forças de segurança.

Trump havia ameaçado anteriormente ajudar os manifestantes caso enfrentassem violência, dizendo na sexta-feira (2): “Estamos prontos para agir”, sem especificar quais ações estava considerando.

Essa advertência provocou ameaças de retaliação contra as forças americanas na região por parte de altos funcionários iranianos. O Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o Irã “não se renderá ao inimigo”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Zelenski sobre Venezuela: “Se é possível lidar com ditadores assim, os EUA sabem o que fazer a seguir”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez uma piada em referência a uma possível intervenção futura dos EUA na Rússia, ao ser questionado por um jornalista sobre a ação na Venezuela, neste sábado, 3, e a prisão do presidente Nicolas Maduro.

“O senhor poderia comentar sobre a situação na Venezuela? Como devemos reagir?”, perguntou o repórter ucraniano.

“Bom, o que eu posso dizer? Se é possível lidar assim com ditadores, então os EUA sabem o que fazer a seguir”, afirmou, arrancando risos dos jornalistas, numa referência velada a uma possível intervenção na Rússia de Vladimir Putin.

No entanto, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, Zelensky segue governando sem convocar novas eleições.

O comentário foi feito em uma entrevista coletiva realizada após uma reunião de segurança nacional com conselheiros de outros países europeus. O vídeo foi publicado na rede social X pelo repórter Sam Pancher, do site Metrópoles.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com faturamento anual de R$ 10 bilhões, fontes de renda do PCC vão do tráfico de drogas aos contratos públicos e franquias, apontam investigações

Foto: Avener Prado/Folhapress

Investigações recentes mostram que recursos do PCC (Primeiro Comando da Capital) foram identificados em pequenos negócios e grandes empresas, incluindo firmas que prestam serviços ao poder público, franquias, empreendimentos ilegais na Amazônia e empresas no interior de São Paulo. Em muitos casos, as estruturas eram usadas para lavagem de dinheiro, mas apurações mais recentes indicam investimento direto da facção em negócios lícitos.

Segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP), há indícios de envolvimento do PCC em empresas de ônibus que atuaram na capital paulista e na compra de usinas sucroalcooleiras investigadas na Operação Carbono Oculto, que aponta presença de pessoas ligadas à facção em diferentes etapas da cadeia de combustíveis. O promotor Lincoln Gakiya, do Gaeco, estimou em R$ 10 bilhões o faturamento anual da organização.

O PCC consolidou-se como um dos principais grupos de tráfico de drogas da América do Sul, com atuação em países produtores de coca, envio de drogas para a Europa e a África e parcerias com organizações estrangeiras, como a máfia italiana ’Ndrangheta. A expansão se intensificou a partir de 2016, após a morte de Jorge Rafaat Toumani, quando a facção passou a dominar a chamada “rota Caipira”, entre Paraguai, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

A facção também atua na rota do Solimões, usando grupos locais e, em períodos de seca, helicópteros para transporte de drogas. Outras fontes de renda incluem contravenção, como jogos ilegais, golpes financeiros por telefone e internet, além de fraudes em licitações públicas.

Operações policiais identificaram lavagem de dinheiro em casas de apostas, lojas de carros de luxo e empresas de transporte público. Em 2024, a Operação Fim da Linha investigou a UPBus, ligada a líderes do PCC. Em julho de 2025, a Justiça condenou Vagner Borges Dias por liderar um esquema de fraude em licitações associado à facção, envolvendo contratos em diversos municípios paulistas.

Na Operação Carbono Oculto, autoridades apontaram que uma organização ligada ao PCC controla desde usinas sucroalcooleiras até postos de combustíveis e lojas de conveniência. Em uma das redes investigadas, com cerca de 200 estabelecimentos, foram encontradas bombas adulteradas e indícios de lavagem de dinheiro.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, estaria na Rússia, diz Agência Reuters

Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

Delcy Rodríguez, declarada presidente interina da Venezuela, está na Rússia, disseram à agência de notícias Reuters quatro fontes familiarizadas com seus movimentos no sábado (3), depois que o presidente Donald Trump afirmou que o presidente Nicolás Maduro havia sido capturado pelas forças dos EUA após um ataque ao país.

O irmão dela, Jorge Rodríguez, chefe da Assembleia Nacional, está em Caracas, disseram três fontes com conhecimento de seu paradeiro.

Delcy Rodríguez apareceu em uma mensagem de áudio na televisão estatal no início do dia, pedindo uma prova de vida de Maduro e da esposa Cilia, enquanto Jorge Rodríguez não apareceu desde o ataque.

UOL com informações de Reuters

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Dois ônibus são alvos de assalto na avenida Mário Negócio, em Natal

Um bandido praticou assaltos a ônibus, na avenida Mário Negócio, em Natal, na noite de domingo (4). Reportagem do Via Certa Natal conversou com o motorista de um dos ônibus, vítima da ação criminosa.

“Ele botou a mão na cintura dizendo que estava com uma arma, anunciando o assalto”, disse o motorista que também informou que o criminoso estava com tornozeleira eletrônica.

Segundo o motorista, um passsageiro tentou pegar o criminoso que fugiu e soltou uma bolsa e nela estava um carregador que identificava a numeração da tornozeleira. “Agora é fácil de achá-lo, agora cabe à polícia ir atrás”, afirmou.
O celular e outros bens que foram tomados no assalto foram recuperados.

O motorista ainda afirmou que vários colegas de trabalho já foram assaltados pelo mesmo indivíduo, segundo relatos semelhantes das características do criminoso. “Já tem motorista que passa no ponto de ônibus e não para”.

Ao fim da reportagem do Via Certa, o motorista fez um desabafo, afirmando que polícia tem nas ruas e que o problema são as leis frágeis que permitem que criminosos retornem às ruas. “Pense bem na hora de votar”, aconselhou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Thabatta Pimenta diz que protocolou representação contra Nikolas Ferreira, alegando que deputado ‘pediu o sequestro de Lula’

Foto: CMN | Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A vereadora Thabatta Pimenta anunciou, nas redes sociais, que protocolou uma representação contra o deputado federal Nikolas Ferreira. Segundo ela, o parlamentar divulgou uma imagem que sugeriria o sequestro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por militares dos Estados Unidos.

Imagem: reprodução

Thabatta afirmou que a imunidade parlamentar não pode ser usada para justificar crimes e avaliou que a publicação ultrapassa o campo da provocação política. De acordo com a vereadora, o conteúdo pode violar a Lei nº 14.197/2021, que trata de crimes contra o Estado Democrático de Direito.

imageImagem: reprodução

A parlamentar também criticou o que chamou de tentativa de normalizar discursos de ódio e condutas ilegais sob a justificativa de humor ou opinião política. Ela disse ainda que seguirá cobrando responsabilização por esse tipo de episódio e que não pretende recuar do que considera a defesa da democracia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Fuck you, Lula”, diz conselheiro de Trump após crítica à ação dos EUA na Venezuela

Imagem: reprodução/X

O conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Jason Miller, reagiu de forma ofensiva às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à ação militar americana contra a Venezuela, realizada no sábado (3/1).

Em publicação na rede X, Miller compartilhou uma reportagem sobre a declaração de Lula e escreveu: “Vai se foder, Lula. Agora todos nós sabemos qual é a sua posição”, em tradução livre. A operação dos EUA resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

Horas após o ataque, Lula afirmou que a ação ultrapassou uma “linha inaceitável”, classificando os bombardeios e a captura do chefe de Estado como uma grave afronta à soberania da Venezuela e ao direito internacional. Segundo ele, o uso da força cria precedentes perigosos e ameaça a estabilidade internacional, além de lembrar episódios históricos de interferência na América Latina.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *