Política

Em VÍDEO, alunos de colégio militar no AM chamam Bolsonaro de ‘salvação da nação’

Diante de dois policiais militares, nove filas de alunos do terceiro ano de uma escola estadual em Manaus repetem em coro, com as mãos para trás, o que um dos policiais grita: “Convidamos Bolsonaro, salvação dessa nação/ Nos quatro cantos ouvirão completa nossa canção”.

A cena consta de vídeo gravado no Colégio Waldocke Fricke de Lyra, uma das oito escolas administradas pela PM por meio de um acordo com a Secretaria de Educação do Amazonas.

Ao final, uma aluna em traje militar, dirigindo-se ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ), diz: “Gostaríamos que o senhor pudesse nos honrar com a sua presença em nossa formatura militar”. Outra aluna completa: “Nosso convite deve-se a sua trajetória ética e o seu compromisso com a educação”.

O vídeo foi distribuído nas redes sociais por Bolsonaro na sexta-feira (4). Ele diz que se trata de um convite “irrecusável”: “Um exemplo de ensino que deveria ser adotado em todas as escolas públicas do Brasil”.

A iniciativa foi classificada de “doutrinação nazifascista de crianças e adolescentes” pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Glen Wilde Freitas. “É igual ao que se fazia nas escolas alemãs dos anos 1930.”

Freitas, que também é o representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), disse que, antes do episódio, já recebeu relatos de alunos expulsos por reclamar da doutrina rígida. Nesta segunda-feira (7), ele solicitou uma explicação ao comando da PM e à Secretária de Educação sobre o convite a Bolsonaro.

Nas redes sociais, um estudante que aparece no vídeo criticou a iniciativa. “Simplesmente não abri minha boca como muitos, escola doutrinada. A comissão de formatura em nenhum momento veio me perguntar se era a favor de fazer o vídeo, simplesmente obrigaram, depois ficaram dizendo que a maioria concordou, só não falo mais porque ainda estudo nessa instituição, não temos mais direito de definir nossa posição política”, escreveu.

No domingo (6), a Folha questionou o comandante da PM, coronel David Brandão, sobre o assunto. Ele prometeu responder no dia seguinte, o que não ocorreu.

A reportagem entrou em contato esta segunda-feira (7) com a assessoria do secretário da Educação, Trone Bentes, mas ele tampouco respondeu à solicitação.

Também foi pedido um comentário ao deputado estadual Platiny Soares (DEM), aliado de Bolsonaro a autor de um projeto de lei inspirado no movimento Escola sem Partido, mas ele também se recusou a comentar.

Folha de São Paulo

 

Opinião dos leitores

  1. O cara é um politico profissional de carteirinha.
    Tipo as familias daqui que acabaram com nosso estado
    Esta a 28 mamando na teta da política , junto aos seus outros dois filhos . E vem mais um terceiro.
    Car de pau de pai pra filho.
    Teve Copa , olimpíadas e muitos carnavais .
    E o salvador da patria não conhecia Cabral, Cavendish ou o Eike ???
    Nem muito menos sabia da Delta ou carioca Engenharia ???
    Ou é muito incompetente ou um conivente com a quadrilha que faliu o RJ.
    Vamos eleger o novo e tirar da política OS PROFISSIONAIS ..peloamordedeussss

  2. Quem tem família e filhos volta em Bolsonaro,desconfie de quem não vai votar Bolsonaro,pessoas de bem querem Bolsonaro

    1. Justamente por ter filhos que eu não voto em Bolsonaro. Não quero filho meu indo se arriscar numa guerra idiota com a Coréia do Norte.

  3. Escola sem partido ?! , çéy, acho bonita disciplina e ordem, mas não apoio militarismo em uma escola, absurdo vídeo, lembrou vídeos de Hittler… vai pra lá capeta…. o bolsominions enlouquecem.

  4. É difícil conviver em um mundo que as pessoas gostem do que é certo!
    O cqc (programa da band) já tentou queimar essa escola a alguns anos atrás, não conseguiu!
    Agora os idiotas úteis tentam de toda forma destruir a imagem de Bolsonaro!
    Não sei pq tem gente que tanto medo de ORDEM e Organização!
    Deve ser melhor roubar!

  5. Se fosse uma escola defendendo Lula já iriam chamar pra aprovar a "Escola sem Partido" e estariam chamando de "Doltrinados"…mentira minha ?

  6. Esses marionetes de Bolsonaro estão perdendo tempo. O mercado financeiro quer Doria e o povo quer Lula. A luta é essa. O resto é balela sem chance nenhuma. Não adianta comprar pesquisa. Estão só jogando dinheiro fora.

  7. Ta mais perto que longe, melhor JAIR se acostumando!
    #Bolsonaro2018
    #LulaNaCadeia #LevaOPTTodoJunto #PTralhas

  8. Pelo visto a Escola sem Partido só vale para quem tem ideologia com a esquerda não é? não via até agora nenhuma nota do sr. deputado Rogério Marinho, autor da proposta, condenando o ato. O que aconteceu nos atos contra a PEC 241, me parece bem mais grave uma propaganda e indução explicitas dentro de uma instituição de ensino e órgão público, PM. Ha, mas nesse caso é uma manifestação espontânea, não é?

  9. Interessante que quando esquerdistas idolatram Che Guevara nas escolas estão corretos. Um sujeito que é um confesso assassino de milhares de pessoas

  10. Todas as pesquisas feitas até agora comprovam o crescimento do Bolsonaro. E o melhor é que o seu eleitorado é maior justamente entre os jovens e os de melhor instrução. Ou seja, os brasileiros conscientes e o futuro do nosso país.

    1. Ceará, meu amigo de discussões.
      A imagem que eu tenho de Bolsonaro é de um sujeito ainda meio cru em certos temas.Eu penso que a agenda econômica dele ainda está sendo moldada. Acho que, como milico, ainda tem certo estatismo nas veias. Mas vejo nele um cara que conhece a próprias limitações e tende a delegar e a ouvir quem sabe. Não é como Dilma que não entende de um monte de assunto (estou é gentil) e tenta impor as coias no berro. Tenho medo de que se queime esse cartucho e se dê depois o Brasil de volta para as esquerdas.

    2. É pertinente sua preocupação, Netto. Mas, penso que precisaremos dar um crédito de confiança a ele. E não creio que tenhamos muitas opções viáveis eleitoralmente. Penso que o Doria poderia ser uma outra opção mas tenho medo de alguns de seus companheiros de partido. Gosto do discurso do Bolsonaro e penso que ele pode surpreender quanto a suas ideias. Lembremos que o Itamar Franco não entendia de economia (lembra da reedição do Fusquinha que ele obrigou a VW a voltar a produzir?) mas foi no seu governo (e com a decisiva contribuição do FHC) que nos livramos da inflação, que já havia desmoralizado vários economistas de renome.

  11. BG
    E o que as Universidades Federais do Oiapoque ao Chui fizeram e fazem??????, são comunistas ganhando muitíssimo bem dando aula quando querem e a população sendo enganada com promessas vans. E os alunos sendo iludidos por grande parte desses indivíduos. Fora pt.

  12. -o povo precisa de bolsonaro como o estados unidos precisava de donald trumpt,a economia e o emprego cresceu 4,4% enquanto obama so queria encher os estados unidos de latinos e muçulmanos, o brasil precisa de um candidato que olhe para a família e dos programas de auditorio do brasil que so passa a influenciar os jovens a gostar do que a tv passa,a mídia brasileira acabou com a boa música,mas so passa o sertanejo que não é sertanejo,so ensina os jovens a ser antipaticos,egoistas e a so pensar em dinheiro,fama e ser arrogantes,viva o brasil,bolsonaro 2018! são paulo do potengi juventude com bolsonaro 2018!

  13. Fizeram algo "parecido" na creche que funciona dentro do Campus da UFRN. Não vi OAB ou "direitos dos manos" se indignarem. Ou seja, hipocrisia pura !!!

  14. Patético. Um político q está há 30 anos mamando no estado e nao tem nenhum projeto aprovado.
    Esse fascista só sabe vomitar discurso fácil pro seu público composto principalmente de idiotas.

  15. Os alunos, de vontade própria, não podem se manifestar?

    A midia pira quando percebe que o establishment não esta fazendo o efeito esperado. kkkkkkkkkkk

  16. Ganharam quanto? Defender um canal na , LADRÃO, MERCENÁRIO, TORTURADOR. MEU DEUS QUANTA INOCÊNCIA

    1. Nada! Quem quer o bem do país não ganha um centavo para se opor ao lulismo.

      Roubou quanto e onde? Torturou quem? Se vendeu quando?

    2. JACIL você é petista de raiz, acusa e mente difamando pessoas sem ter qualquer comprovação das barbaridades que fala. Os petistas estão cada vez mais desesperados com o crescimento de Bolsonaro rumo a Presidência da República em 2018.
      Mostre onde e quando Bolsonaro cometeu um dessas mentira que você disse sobre ele?
      Se quiser que mostre as de LULA, começo imediatamente e talvez amanhã consiga terminar a lista.

  17. Da mesma forma que condeno a doutrinação esquerdista nas escolas e universidades, condeno também essa manifestação. Temos que saber que escola foi instituída para ensinar. Quem tiver seus amores políticos que guarde para si.

  18. Ainda que Bolsonaro, ou qualquer outro candidato, esteja repleto de boas intenções de nada adiantará se não renovarmos o Congresso Nacional em pelo menos 95% de seus quadros.
    Não nos esqueçamos que em uma Democracia nunca se governa sozinho, a menos que se instaure uma ditadura.

  19. Show, quem sabe com Bolsonaro o Brasil volta ao lema de sua bandeira: ORDEM e PROGRESSO.
    Já que nos últimos 13 anos só vimos destruição da família, populismo contra a economia, corrupção como forma de governo, aparelhamento estatal, usurpação dos fundos de pensão, nenhuma reforma prometidas por 04 campanhas e uma infinidade de descaminhos nos rumos do país.
    BOLSONARO 2018

    1. BG virou comunista? BG se decida, coxinha, mortadela ou bolsominion?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fux relatará no STF pedido para obrigar Câmara a instalar CPI do INSS

Foto: Fellipe Sampaio /STF

O ministro Luiz Fux vai relatar, no Supremo Tribunal Federal (STF), um recurso apresentado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para obrigar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as fraudes no INSS.

O deputado de oposição ao governo Lula entrou com um mandado de segurança no Supremo, sob o argumento de que a Corte possui jurisprudência para determinar à Câmara a criação imediata da CPI, como fez na época da pandemia.

A oposição protocolou, no último mês, um requerimento de criação de uma CPI para investigar fraudes em descontos na folha de aposentados. O pedido conta com as assinaturas mínimas necessárias, mas aguarda uma decisão de Hugo Motta.

Hugo segurou o pedido após justificar que, antes de qualquer decisão, irá analisar a instalação dos colegiados pendentes. Há uma lista de 14 colegiados que aguardam instalação na Casa.

Segundo o regimento, apenas cinco CPIs podem funcionar simultaneamente na Câmara. Hoje, a Casa não tem nenhuma em atividade.

Como “plano B”, como a iniciativa não avançou na Câmara, a oposição se movimentou para protocolar um requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), formada por deputados e senadores.

A sessão do Congresso para deliberar sobre a instalação da CPMI em questão ficará para junho, comunicou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Ele descartou realizar uma sessão só para a possível leitura do requerimento do colegiado.

CNN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Fávaro diverge de Marina e apoia projeto de flexibilização ambiental

Foto: Guilherme Martimon/MAPA

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a defender, nesta sexta-feira (23) o projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental. Nas palavras do ministro, é uma proposta que traz diversos avanços “sem precarizações”. Questionado sobre a posição da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, Fávaro afirmou que respeita a posição da ministra.

“Respeito o posicionamento da ministra, talvez ela fazendo uma análise mais profunda do texto pode haver divergências, e é respeitoso isso”, disse em entrevista à jornalistas.

Marina criticou duramente a iniciativa durante um evento nesta semana. “Não podemos retroceder nem um centímetro nas agendas que o Brasil já avançou, inclusive no licenciamento ambiental, que agora sofreu um golpe de morte no Congresso Nacional”, afirmou.

Na quarta-feira (21), o Senado aprovou o projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental que, entre outras coisas, dispensa o licenciamento para algumas entidades e empreendimentos. A proposta tramitava por mais de duas décadas.

Para Fávaro, a matéria pode garantir ao Brasil um crescimento sustentável. “Eu particularmente acho que é um projeto que avança muito sem precarização. Eu acho que é um projeto de lei que quando transformado em lei vai dar ao Brasil uma grande capacidade, principalmente para licenciar obras de infraestrutura. Que vai então garantir ao Brasil, um crescimento sustentável. Crescimento econômico tem que estar aliado a investimento em infraestrutura. Precisamos de mais portos, aeroportos, rodovias, ferrovias”, exemplificou.

O ministro da Agricultura já havia defendido o projeto do licenciamento ambiental antes. Após reunião com a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), na última terça-feira (20), Fávaro afirmou que certamente o projeto encontraria muito apoio dentro do governo, citando nominalmente os ministros Jader Filho, das Cidades, e Renan Filho, dos Transportes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mourão nega intenção de golpe por parte de Bolsonaro

Foto: Alan Santos/PR

O senador Hamilton Mourão (Republicanos) afirmou nesta sexta-feira, 23, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) jamais mencionou ou participou de reunião para discutir a “minuta do golpe”, durante depoimento como testemunha no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Em todas as oportunidades, em nenhum momento ele [Bolsonaro] mencionou qualquer medida que representasse ruptura do ‘status quo’. As nossas conversas sempre foram em torno da transição”, afirmou.

Segundo Mourão, que na época era vice-presidente, “Bolsonaro estava pronto para entregar o governo” para o presidente Lula (PT).

Ao ser questionado sobre o 8 de janeiro, o senador afirmou que estava “dentro da piscina” de sua casa. Mourão também disse desconhecer qualquer participação de Bolsonaro ou de outros ex-integrantes de seu governo na articulação que culminou nos atos de vandalismo.

“Eu sou vítima de ataques constantes na internet, faz parte do jogo político. Mas tenho certeza que não partem de companheiros que tive dentro do Exército, partem desses grupos que vicejam nesse pântano das redes sociais”, acrescentou.

Mourão foi indicado pelo ex-presidente Bolsonaro como testemunha de defesa no processo.

STF ouve testemunhas

A fase de depoimentos no processo contra o núcleo central da trama golpista começou na última segunda-feira.

Ao todo, 82 testemunhas devem ser ouvidas até 2 de junho. As oitivas, conduzidas por juízes auxiliares do gabinete de Alexandre de Moraes, são realizadas por videoconferência e acompanhadas pelas defesas dos réus, representantes da PGR e ministros do STF.

Réus como Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto acompanham as sessões por videoconferência. Bolsonaro assiste de seu gabinete no PL, em Brasília, enquanto Braga Netto participa da prisão especial em que está detido, em uma unidade militar no Rio de Janeiro.

Entre os réus estão, além de Bolsonaro e Garnier, o deputado Alexandre Ramagem (ex-chefe da Abin), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça), Augusto Heleno (ex-chefe do GSI), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

O grupo responde por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas, somadas, podem ultrapassar 40 anos de prisão.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Silas Malafaia critica Moraes por ameaça a Aldo Rebelo: “Ditador”

Foto: Isabella Finholdt/Especial Metrópoles

Organizador das últimas manifestações pró-anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, o pastor Silas Malafaia usou suas redes sociais para criticar Alexandre de Moraes: “O ditador do Brasil”.

No texto, Malafaia usou as audiências do Supremo Tribunal Federal (STF) com testemunhas em ação penal que analisa trama golpista, realizadas por meio de videoconferência, para atacar o ministro.

Malafaia referiu-se às advertências de Moraes às testemunhas que participaram das audiências por videoconferência até o momento. Desde o dia 19, testemunhas de acusação e de defesa dos réus do núcleo 1, o de Jair Bolsonaro (PL), falam ao STF. As audiências vão até 2 de junho.

Nesta sexta (23/5) Moraes advertiu o ex-ministro da Defesa (gestão 2015-2016) Aldo Rebelo que ele poderia ser preso por desacato se não se comportasse na audiência.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Coordenador da reforma diz que PEC não tratará da estabilidade do servidor


O deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), coordenador do novo grupo de trabalho da Câmara que discutirá a reforma administrativa, disse que o projeto não irá tratar da estabilidade dos servidores públicos. Afirmou, ainda, que os supersalários citados na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 podem ser debatidos no âmbito da reforma.

Em entrevista nesta sexta-feira (23), o parlamentar esclareceu que o grupo não adotará integralmente nem a PEC 32, apresentada durante o governo anterior, nem as propostas do atual governo Lula.

“A PEC 32 eu também não gosto dela, eu acredito que o debate dela foi interditado justamente por aquilo que eu falei antes, por exemplo, atacar a questão da estabilidade do servidor”, afirmou Pedro Paulo.

Estabilidade do servidor

Apesar das críticas, o deputado reconheceu que a PEC 32 possui elementos que merecem análise: “Ela tem alguns pontos que eu acho que têm que ser estudados que podem ajudar, como por exemplo, nós não vamos tratar de estabilidade, mas o servidor estatutário não é o único RH, a força de trabalho que o Estado pode dispor para prover serviços públicos”.

Pedro Paulo mencionou a possibilidade de flexibilizar a utilização de outros serviços, como contratações temporárias para determinadas áreas, um aspecto presente na PEC 32 que pode ser considerado nas discussões.

Divergências com o governo atual

O parlamentar também expressou discordâncias em relação à proposta de reforma administrativa apresentada pelo Ministério da Gestão. Ele citou como exemplo os critérios de progressão e avaliação de desempenho contidos no projeto de lei recentemente aprovado.

“Os critérios de progressão, de avaliação e desempenho que constavam do projeto de lei que nós aprovamos essa semana e que motivaram o presidente Hugo Motta a retirar a parte da reforma administrativa e jogar isso para o grupo de trabalho é algo que tem também divergências aqui na casa em relação a esse modelo”, explicou.

O grupo de trabalho coordenado por Pedro Paulo buscará, portanto, um caminho próprio para a reforma administrativa, considerando aspectos de propostas anteriores, mas sem se limitar a elas, visando encontrar soluções que atendam às necessidades do serviço público e sejam viáveis politicamente.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STTU anuncia novos horários da faixa reversível da avenida Felizardo Moura; confira

Foto: Heilysmar Lima

Com a liberação do tráfego total na Ponte de Igapó, oficializada pelo DNIT,  a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) informa os novos horários de operação para a faixa reversível na avenida Felizardo Moura. Com o novo cenário viário da região, a via passará a funcionar com o seguinte esquema de horários:

• Das 5h às 11h59 – Faixa liberada no sentido Zona Norte / Centro
Das 12h às 12h29 – Faixa fechada para ajustes operacionais
  • Das 12h30 às 22h59 – Faixa liberada no sentido Centro / Zona Norte
    • Das 23h às 4h59 – Faixa fechada

A STTU reforça a importância dos condutores estarem atentos à sinalização e respeitarem os horários de funcionamento para garantir a segurança e fluidez no trânsito. Agentes de mobilidade estarão monitorando a operação para orientar os motoristas e garantir o cumprimento das determinações.

Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais da STTU, por meio dos números 156, 3232 1003, 3232 9105, 3232 9107 e 9 8870 3862.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Havia brechas e foram fechadas”, diz Haddad sobre decisão de suspender parte de aumento do IOF; veja medidas que continuam em vigor

Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou nesta sexta-feira (23) o motivo da decisão de suspender parte de aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), como aplicações no exterior. Com a medida, a alíquota zero está mantida nesses casos.

“No conjunto do que foi anunciado, está tudo mantido, mas este item foi revisto e eu penso que vai fazer bem revê-lo antes mesmo da abertura do mercado, pra evitar algum tipo de boataria e especulações em torno de objetivos que o governo não tem”, afirmou Haddad, completando que “havia brechas” no imposto e que “foram fechadas”.

A equipe econômica havia feito anúncio na tarde dessa quinta (22), congelando R$ 31,3 bilhões em despesas do Orçamento para cumprir meta fiscal. Na proposta de aumento do IOF, o tributo sobre aplicações nacionais de investimentos em fundos no exterior seria de 3,5%, o que repercutiu mal no mercado financeiro.

O segundo de dois pontos do recuo no imposto envolveu remessas enviadas do Brasil para o exterior destinadas a investimentos: essas permanecem com alíquota de 1,1%, em vez do reajuste para 3,5% definido antes da revisão.

“Esse item é muito residual”, ponderou Haddad sobre IOF. “Nós entendemos que, pelas informações recebidas, valia a pena fazer revisão desse item. Revisão era justa e correta. Mandamos para Casa Civil e decreto de revisão foi processado e já está publicado no Diário Oficial da União [de hoje], em edição extraordinária”, continuou.

Uma reunião ontem à noite no Palácio do Planalto reuniu integrantes do governo e técnicos da equipe econômica. Haddad viajou para São Paulo e participou virtualmente do encontro. Após tratativas, a publicação foi feita nas redes sociais.

“O ministro da Fazenda informa que, após diálogo e avaliação técnica, será restaurada a redação do inciso II do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior”, disse o ministério.

Medidas que continuam em vigor

Outras mudanças no IOF seguem valendo a partir desta sexta-feira (23), como:

  • Aumento do IOF para compra de moeda estrangeira em espécie, que passou de 1,1% para 3,5%;
  • Para cartão de crédito e débito internacional, cartões pré-pagos e cheques-viagem: aumento da alíquota de 3,38% para 3,5% por operação;
  • Criação de alíquota de 5% para aportes elevados em planos de previdência complementar (VGBL).

A expectativa do governo é arrecadar R$ 20,5 bilhões com a padronização da alíquotas do IOF.

SBT News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes discute com Aldo Rebelo em audiência no STF e faz ameaça: ‘Se o senhor não se comportar, vai ser preso por desacato’

Foto: Igo Estrela/Metrópoles | Pedro França/Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repreendeu o ex-ministro e ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo, nesta sexta-feira (23), durante depoimento dele na ação que investiga uma suposta trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

Rebelo depõe na condição de testemunha de defesa, no caso. Durante a oitiva, ele foi questionado se o ex-comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, teria colocado tropas à disposição do presidente da República.

O ex-ministro afirmou que é preciso considerar o que significa uma “força de expressão” na língua portuguesa.

“É preciso levar em conta que na língua portuguesa nós conhecemos aquilo que se usa muitas vezes que é a força da expressão. A força da expressão nunca pode ser tomada literalmente. Quando alguém diz que ‘estou frito’ não significa que está dentro de uma frigideira, quando diz que ‘está apertado’ não significa que está submetido a uma pressão literal. Quando alguém diz estou a disposição, a expressão não precisa ser lida literalmente”, respondeu Rebelo.

A resposta irritou Moraes: “O senhor estava na reunião quando o almirante Garnier disse a expressão? Então o senhor não tem condição de avaliar a língua portuguesa naquele momento. Atenha-se aos fatos”.

Rebelo rebateu: “Em primeiro lugar a minha apreciação da língua portuguesa é minha e eu não admito censura”.

Moraes: “Se o senhor não se comportar, o senhor será preso por desacato”.

Rebelo: “Estou me comportando”.

Moraes: “Então se comporte e responda à pergunta”.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a ouvir nesta sexta-feira (23) as testemunhas de defesa dos réus Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e de Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, na ação que apura uma suposta tentativa de golpe articulada pela cúpula do ex-presidente Jair Bolsonaro.

g1

Opinião dos leitores

    1. E o lulismo a maior das podridões que existe na humanidade!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda; saiba como fazer

Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

A Receita Federal libera a partir das 10h desta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento será feito no dia 30 na forma definida pelo contribuinte ao entregar a sua prestação de contas: Pix ou depósito em conta bancária.

Segundo o órgão, o lote terá 6.257.108 pessoas, que receberão um total de R$ 11 bilhões na maior quantia paga pela Receita na história. Até então, o recorde havia ocorrido no primeiro lote de 2024, que devolveu R$ 9,5 bilhões.

Como fazer a consulta

  • Entre no site de consulta da restituição: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/
  • Informe CPF, data de nascimento e selecione 2025 em Exercício
  • No captcha, faça um tique em “Sou humano” e clique em Consultar
  • Em seguida, o programa informa se você está na lista de restituição

Outra opção é fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e celulares ou pelos sites Meu Imposto de Renda e e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

O contribuinte pode baixar o aplicativo da Receita Federal para tablet e celular nas lojas da App Store (para iPhone e iPad) e da Play Store (para aparelhos com Android). É preciso tomar cuidado com golpes. O desenvolvedor do aplicativo oficial da Receita é Serviços e Informações do Brasil.

O lote conta apenas com pessoas que têm prioridade para receber, exceto quem optou por usar a declaração pré-preenchida e receber a restituição por Pix. Quem escolheu as duas formas e enviou a declaração no começo do prazo, sem pendências, entrou no primeiro lote.

Saiba tudo sobre o primeiro lote de restituição do IR

Veja quem está no primeiro lote

  • 240.081 idosos acima de 80 anos
  • 2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos
  • 199.338 pessoas com deficiência ou moléstia grave
  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 2.375.076 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e também optaram por receber via Pix

Segundo a Receita, também haverá pagamento de restituição a contribuintes que entregaram declarações de anos anteriores, mas que caíram na malha fina e agora receberão, após terem acertado as pendências.

A restituição ocorre quando o imposto pago e retido ao longo de 2024 é maior do que o tributo devido no ano pelo contribuinte.

A Receita afirma que “assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte”. Portanto, se houver erros nos dados bancários é preciso corrigi-los para receber a devolução.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Setor de comércio e serviço critica alta do IOF anunciado pelo governo Lula e pede revisão no Congresso

Foto:  Unsplash/Rupixen

A União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) repudiou o aumento do IOF anunciado pelo governo. A entidade, que representa os setores de comércio e serviços, aponta que a medida penaliza empresas e consumidores, especialmente as micro e pequenas que dependem do crédito de curto prazo.

A União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) repudiou o aumento do IOF anunciado pelo governo. A entidade, que representa os setores de comércio e serviços, aponta que a medida penaliza empresas e consumidores, especialmente as micro e pequenas que dependem do crédito de curto prazo.

A UNECS afirma que, mesmo com a revisão parcial das medidas após pressão do mercado, os aumentos que entraram em vigor agravam o ambiente de negócios no país.

Após pressão de agentes de mercado na noite de quinta-feira (22), a Fazenda recuou sobre a tributação de fundos com aplicação no exterior e investimentos de pessoas físicas para fora do país, mantendo as alíquotas como são praticadas atualmente.

Segundo a entidade, o setor já enfrenta desafios estruturais como carga tributária elevada, burocracia excessiva, insegurança jurídica e custos financeiros acima da média internacional.

A elevação do IOF, diz a nota, contraria a promessa de simplificação tributária e fomento à competitividade.

A entidade cobra do Congresso Nacional a revisão das mudanças e afirma que espera sensibilidade social por parte das autoridades econômicas.

“O setor de comércio e serviços, responsável por mais de 70% do PIB nacional, não pode ser penalizado com medidas que comprometem a recuperação econômica”, conclui.

O decreto do governo elevou as alíquotas do IOF sobre operações de crédito para empresas, unificou a taxa de 3,5% sobre remessas e compras internacionais e passou a tributar aportes mensais acima de R$ 50 mil em planos de previdência.

A equipe econômica estima arrecadar até R$ 18 bilhões com a medida em 2025.

CNN

Opinião dos leitores

  1. *O GOVERNO DO LULA É IGUAL BEBÊ REBORN: CUSTA CARO, NÃO SERVE PRA NADA E SÓ MALUCOS GOSTAM* 🤣🤣

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *