Educação

EMOÇÃO: Irmãs são aprovadas juntas em 1º e 2º lugares no curso de medicina na UFRN

Foto: Arquivo Pessoal

Duas irmãs da cidade de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte, foram aprovadas juntas para o curso de medicina na Universidade Federal do RN (UFRN). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (22) no site do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Maria Clara de Oliveira Belarmino, de 17 anos, e Maria Eduarda, de 18, passaram em 1º e 2º lugar nas vagas destinadas a alunos oriundos da rede pública. E a diferença foi mínima de uma para a outra: 54 décimos – enquanto Clara teve pontuação de 795.92, Eduarda fez 795.38.

Com a aprovação das duas e nas duas posições mais altas possíveis, a família teve um dia de comemoração e muita emoção. “É uma alegria imensa, uma felicidade. A gente não sabe nem dimensionar. É alegria, é vontade de chorar, é tudo. É uma mistura de sentimentos. E gratidão”, comemorou o pai, Girleno Belarmino Moreira.

A aprovação só foi possível graças a união das irmãs. Elas contam que estudaram juntas para o curso e entenderam que dessa forma conseguiriam aprender mais e ter mais chances de aprovação. “Como a gente queria a mesma coisa, tínhamos o mesmo objetivo, a gente se ajudou muito nessa reta final. Fazíamos revisão juntas, assistíamos aulas juntas, corrigíamos erros uma da outra”, explicou Maria Eduarda.

Outro que fez parte do ciclo de ensino delas foi o pai Girleno Belarmino, que é professor de português. Na área de linguagem, as duas acertaram 43 questões das 45. As duas revisavam questões juntas e também contavam com a ajuda do pai. Além de estudar, as irmãs contam que também foi preciso abdicar de momentos com amigos e de outras coisas que gostam para se dedicarem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Infelizmente temos que ter noção de que precisamos que abdicar de algumas coisas num ano de aprovação. Abdicar de alguns momentos para no futuro poder viver o melhor junto daquelas pessoas que te apoiaram no caminho”, falou Maria Eduarda.

As irmãs, que estudavam no IFRN, contam que, diante da pandemia, o processo de ensino on-line apresentou percalços para o aprendizado. Por outro lado, isso possibilitou elas se dedicarem a cursinhos virtuais e estudarem mais em casa. Ela reforça ainda que foi fundamental ter a tranquilidade em casa e não sentir a pressão por uma possível aprovação.

“Se eu não passasse esse ano, eu poderia ter outras oportunidades, então eu nunca tive essa pressão familiar. Eu me sentia muito tranquila”.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Ex aluna do IFRN, parabéns por vcs tirarem dois lugares de dois filhos de famílias privilegiadas desse sistema social seboso!

  2. Parabéns à Família do Sr. Girleno Berlamino Moreira! Parabéns Meninas! O sabor de uma Vitória, depende da intensidade da Luta! Maria Clara e Maria Eduarda, Vocês são exemplos a serem seguidos por outros jovens Potiguares e Brasileiros! VOCÊS SÃO MAIS QUE VENCEDORAS!

  3. Parabéns para toda família, não as conheço mas desejo sucesso que tenham mais vitórias Eulalia Fontes de Natal R

  4. Somos de Natal e moramos, Ficamos felizes, digo para essas meninas que perserverar, e acreditar que Deus estara sempre junto de quem busca crescer com os proprios esforços, parabéns essa primeira fase já foi vencida, pois a luta começa agora sigam em frente vocês já mostraram que são capazes de ir em busca dos seus objetivos. Parabéns para os seus país que estarão sempre juntos na caminhada.

  5. Parabéns meninas, como professor da escola publica fico muito feliz pôr ver filhos de trabalhadores galgando rstes espaços quê em um passado não muito distante pertencia a elite podre deste país, pelo que vejo essas são opiniões falhadas na ignorância e falta de conhecimento, foi o presidente LULA, que através das leis das cotas que permitiu que os filhos da classe trabalhadora por esse ter as mesmas oportunidades q os filhos da elite é é isso q tem incomodado essa galera ranzinza e irracional, hoje metade das vagas das universidades públicas estão garantidas para filhos de trabalhadores graças às leis q o presidente LULA aprovou no congresso, claro é evidente que não tem vagas para todos mais garante aos melhores e mais dedicados da escola pública chegarem a universidade pública e elas estão de parabéns por inclusive ter alcançado o primeiro lugar, e aos ignorantes resta estudarem e pesquisaram para não falarem tanta idiotices, não faz mal se informar para não falar tanta besteira.

  6. Essa é mais uma demonstração que aluímos da Rede pública de ensino são capacitamos, é só estudar e ter foco.

  7. Esse post é para mostrar que quando se quer uma denominada coisa é temos foco, determinação, tudo acontece. Independente do governo seja que partido for o que faz para o bem da população não é nada mais que seu papel de governante. Em vez de vc’s ficarem falando de políticos A, B, ou C orem para que quem estiver a frente da nação faça o melhor para todos.

  8. Fé em DEUS, pensamento igual com muito foco e apoio dos pais foi tudo que contaram para suas vitórias paridênticas alcançarem. Recebam meus parabéns, meninas e futuras médicas com os desafios apenas no começo.

  9. Parabéns pra essa família, em especial as meninas tão dedicadas e estudiosas, Que Deus abençoe suas vidas.

  10. Obrigado presidente Lula. Esse é o BRASIL 🇧🇷 verdadeiro que esse presidente maluco quer acabar . Vica LULA GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO

    1. Sai DOENTE IMUNDO! Lula mandou o gabarito pra elas foi? Apesar que falcatruas e pilantragem é a especialidade dele. Mas o mérito é todo delas, que abdicaram de muitas coisas, para pode investir nos estudos! A depender do Luladrão e toda sua quadrilha, esse seria um país de analfabetos, pois desse forma é mais fácil ter massa de alienados e manobrados. Veja o que sua “guvernadora” fez com a educação do nosso estado! Até hoje os alunos da rede pública estão sem direito a escola. Você deve ser um verme parasita que vive as custas das tetinhas dos PTRALHAS!

    2. Que isso tem haver com LULADRAO, vai tomar teu remédio e deixar de puxar o saco de um Bandido, do contrário tu vai ficar igual a ele, só falando merda.

    3. Vixe que pessoa violenta. Vou tracar o perfil dessa criatura.
      MILITAR DA RESERVA, vivia em casa enchendo o saco da patroa. O doido assumiu e colocou ele em um cargo comissionado. Vive defendendo o doido em fia de banco e já brigou até na igreja. Como todo militar da reserva não sabe e nunca soube fazer nada . Pelo jeito de escrever ou é cabo ou terceiro sargento .

    4. Essa luciana aí deve ser funcionária pública que o marido para se ver livre vive mandando ela com um saco nas costas para puxar o saco do doído . Fraca como profissional de saúde , tem um parafuso um menos que a neurocirurgia não deu jeito . Pelo jeito de escrever foi candidata e não teve nem mil votos

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Bandigalado é uma das atrações da festa 50TINHAS Verão, nesta sexta (23), no Paçoca do Pilão em Pirangi

Foto: Divulgação

A Bandigalado Rock Natal será uma das atrações da festa 50TINHAS VERÃO, que vai acontecer nesta sexta, 23 de janeiro, no espaço de eventos do restaurante Pacoça de Pilão, na avenida Márcio Marinho, em Pirangi, a partir das 18 horas. Irão se apresentar, além da Bandigalado, o DJ Maurílio Jordan (Vitrola Livre) e o músico multi-instrumentista Diogo das Virgens. Os ingressos já estão no terceiro e último lote e podem ser adquiridos na plataforma Outgo, no bar 294 em Natal e no próprio Paçoca do Pilão, em Pirangi.

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).

A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos.

Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos privados e, mais recentemente, se apresentou no badalado Fest Bossa & Jazz, em agosto de 2025, na famosa praia de Pipa, o que rendeu à banda um novo convite para se apresentar na Paraíba, em novembro, na edição do Fest Bossa & Jazz em Bananeiras.

O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses.

Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade. Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Allyson Bezerra, Carlos Eduardo Xavier e Álvaro Dias são os nomes que disputarão o Governo do RN

Foto: Reprodução

Os três nomes confirmados para a disputa no Governo do RN para o pleito de 2026 são:

Allyson Bezerra (União Brasil), atual prefeito de Mossoró, aparece como um dos principais nomes na disputa pelo governo potiguar. Bezerra tem consolidado apoio e visibilidade, impulsionado pelo forte desempenho eleitoral na segunda maior cidade do estado e presença consistente em levantamentos eleitorais.

Do campo governista, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (conhecido como Cadu Xavier, PT), surge como a alternativa apoiada pela base da atual gestão da governadora Fátima Bezerra. Cadu tem defendido propostas para enfrentar desafios como a situação fiscal do estado e tem buscado ampliar sua presença política no interior e entre setores do eleitorado que apoiam continuidade administrativa.

No campo da oposição e de centro-direita, Álvaro Dias (Republicanos), ex-prefeito de Natal, tem se posicionado como opção competitiva entre os eleitores, aproveitando sua experiência administrativa na capital potiguar e articulando apoios em diferentes regiões do estado.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PL confirma Álvaro Dias como candidato ao Governo do RN em coletiva às 10h

Foto: Reprodução

O senador Rogério Marinho (PL), presidente estadual do Partido Liberal e líder da oposição no Senado Federal, convocou uma entrevista coletiva para esta quarta-feira (21), a partir das 10h, em que vai confirmar Álvaro Dias como candidato do grupo liderado por Marinho, Styvenson Valentim e Paulinho Freire.

A coletiva acontece na sede do PL do Rio Grande do Norte, em Natal, em um momento decisivo das articulações políticas da oposição potiguar. Todos os detalhes da coletiva, análises e informações de bastidores você acompanha no programa Meio-Dia RN, desta quarta-feira, com BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Mastercard suspende uso de cartões do Will Bank, do grupo do Banco Master

Foto: Reprodução

A Mastercard anunciou na terça-feira (20) que suspendeu o uso dos cartões do Will Bank, fintech do Banco Master, em sua rede.

“Nós, assim como os reguladores, acompanhamos de perto as operações do Will Bank há algum tempo para entender como as regras da nossa rede estavam sendo cumpridas, a fim de apoiar os participantes do ecossistema que dependem de seus serviços”, afirmou a Mastercard em nota.

“Diante de mudanças no atendimento a essas obrigações, e considerando também nossos próprios requisitos regulatórios, suspendemos o uso dos cartões do Will Bank em nossa rede”, completou.

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento. Conforme comunicado do BC, decisão foi tomada em extensão ao comprometimento da sua situação econômico-financeira, da sua insolvência e do vínculo de interesse do Banco Master.

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, é um dos controladores da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento.

O Banco Central também nomeou nesta quarta o liquidante do Banco Master, Eduardo Bianchini, como liquidante da Will Financeira. A autarquia ainda decretou a indisponibilidade de bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.

Além de Vorcaro, também eram controladores da instituição a Will Holding Financeira S.A,; Master Holding Financeira S.A.; 133 Investimentos E Participações Ltda.; Armando Miguel Gallo Neto; Felipe Wallace Simonsen.

Em novembro de 2025, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, após a Polícia Federal prender o dono Daniel Vorcaro por um esquema de fraude bancária.

Foram liquidados de forma extrajudicial o Banco Master S/A, do Banco Master de Investimento S/A, do Banco Letsbank S/A, e da Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários.

A ação “foi motivada pela grave crise de liquidez do Conglomerado Master e pelo comprometimento significativo da sua situação econômico-financeira, bem como por graves violações às normas que regem a atividade das instituições integrantes do SFN [Sistema Financeiro Nacional]”, informou o BC em nota na época.

O Banco Master Múltiplo S/A, que detém o Will Bank, foi colocado sob o Raet (Regime Especial de Administração Temporária) “tendo em vista a possibilidade concreta de solução que preserva o funcionamento” do banco digital, segundo o BC.

O Raet é uma solução para reorganizar a instituição ao BC, ao permitir que ocorra uma solução de mercado, como transformação, incorporação, fusão, cisão ou transferência do controle acionário.

Vorcaro, ex-dirigente do Master e do BRB são investigados por emissão de títulos de crédito falsos.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Tartaruga é encontrada morta em praia de Natal

Foto: Cemam

Uma tartaruga da espécie caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (20) na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. O animal foi visto por banhistas boiando no mar, na altura do mercado público da praia.

Segundo o artesão Adailson do Nascimento, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a retirada da tartaruga da água. Quatro militares participaram da operação, levando o animal até a faixa de areia.

Em seguida, biólogos do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram chamados e constataram a morte da tartaruga.

“A gente percebeu que a tartaruga tinha vindo a óbito pela interação com outra espécie, que a gente vem investigando, inclusive. É a ingestação do peixe baiacu. A partir dessa interação ela morre por asfixia. É uma ocorrência que vem sendo registrada nos últimos anos”, disse a bióloga Gleyciane Ferreira, do Cemam.

Dados do centro apontam que, de 1º a 20 de janeiro, 45 animais marinhos encalharam no litoral do Rio Grande do Norte, no trecho que vai da praia de Sagi, no Litoral Sul, até São Miguel do Gostoso, no Litoral Norte. Do total, cerca de 90% dos animais já estavam mortos.

Somente nas últimas semanas, pelo menos outros três animais marinhos foram encontrados mortos na Região Metropolitana de Natal: duas tartarugas e um golfinho. Os registros ocorreram nas praias de Ponta Negra, em Natal, e em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim.

Segundo o Cemam, o aumento no número de animais encalhados nesta época do ano está relacionado à maior aproximação das espécies da região costeira, principalmente em busca de alimento, mas também a maior interação com os seres humanos, lixo e embarcações.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estátua de Cristiano Ronaldo é incendiada em Portugal

Foto: Reprodução

Um ato de vandalismo atingiu um dos principais pontos turísticos da Ilha da Madeira, em Portugal. A estátua de Cristiano Ronaldo instalada na área externa do Museu CR7 foi incendiada por um homem que filmou toda a ação e divulgou as imagens nas redes sociais.

Nas gravações, o autor despeja um líquido inflamável sobre a escultura em tamanho real e, em seguida, ateia fogo.

O caso é tratado como crime pelas autoridades portuguesas.

Em nota oficial, a Polícia de Segurança Pública (PSP) informou que abriu investigação para apurar o ocorrido. Segundo a imprensa local, o suspeito já teria sido identificado e seria conhecido por outros episódios semelhantes registrados anteriormente na região.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula prepara debandada no ministério e pode perder mais de 20 ministros para as urnas

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Além da saída já encaminhada de Gleisi Hoffmann, que aceitou o convite de Lula para disputar o Senado pelo Paraná, o governo federal deve enfrentar uma debandada no primeiro escalão até abril. Ao todo, outros 21 ministros precisam deixar os cargos para concorrer nas eleições de outubro, o que promete provocar um esvaziamento significativo na Esplanada.

No caso de Gleisi, a avaliação interna do PT é estratégica: o nome da ministra fortaleceria a chapa no Paraná, ao lado do deputado estadual Requião Filho (PDT), e aumentaria a competitividade contra o senador Sergio Moro (União Brasil) e o grupo do governador Ratinho Júnior (PSD). Embora a ministra tivesse planos de disputar a Câmara, aliados afirmam que ela se mostrou “animada” com a candidatura ao Senado.

A articulação também marca a reaproximação entre o PT e o grupo de Requião, após atritos recentes e a saída do deputado do partido. A leitura é que a aliança amplia o campo da esquerda no estado e mantém Ratinho Júnior pressionado no cenário local, enquanto o Planalto tenta montar palanques fortes em estados estratégicos.

Do outro lado, a oposição segue fragmentada. Moro enfrenta dificuldades partidárias para viabilizar uma candidatura ao governo estadual, enquanto Ratinho Júnior ainda avalia quem lançará como sucessor. O resultado é um tabuleiro em ebulição, que deve se intensificar à medida que ministros deixam o governo e o clima eleitoral toma conta de vez de Brasília.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Avião de Trump enfrenta problema após decolagem e retorna à base

Foto: Mandel Ngan/AFP

O Air Force One, avião presidencial dos Estados Unidos, enfrentou um problema elétrico logo após a decolagem e precisou retornar à Base Conjunta Andrews, em Maryland, nesta terça-feira (20), no horário local. O presidente Donald Trump seguia para o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, quando a falha foi identificada cerca de 30 minutos após a partida.

Em nota, a Casa Branca informou que a tripulação detectou um “pequeno problema elétrico” e decidiu, por cautela, retornar à base. A aeronave pousou em segurança por volta da 1h10 (horário de Brasília), e Trump e sua comitiva embarcaram posteriormente em um avião menor para dar continuidade à viagem.

A troca de aeronave provocou atraso na agenda do presidente em Davos. Inicialmente, Trump discursaria às 10h30 (horário de Brasília), mas o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o compromisso deve sofrer um atraso de aproximadamente três horas.

Não é a primeira vez que aviões da frota presidencial enfrentam incidentes. Trump, inclusive, já fez críticas públicas aos atuais modelos do Air Force One e aguarda a entrega de novas aeronaves, que só devem ficar prontas após o fim de seu segundo mandato.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE prevê gasto milionário com caixas de papelão para transporte de urnas

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu uma licitação para a compra de caixas de papelão destinadas ao transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições nacionais deste ano. O valor estimado do contrato é de R$ 2,193 milhões, conforme documentos do próprio tribunal.

A informação é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. Ao todo, a Corte pretende adquirir 12.850 caixas, ao custo unitário de R$ 170,73. Segundo o TSE, a reposição é necessária porque muitas embalagens de modelos antigos estão danificadas e não oferecem mais segurança no manuseio e armazenamento dos equipamentos.

O tribunal argumenta que, apesar de serem feitas de papelão, as caixas são consideradas itens duráveis, mas sofrem desgaste com o uso contínuo, podendo rasgar ou deformar. Além disso, sustenta que a fabricação não é simples, já que exige testes específicos de resistência, durabilidade e proteção das urnas.

De acordo com o TSE, o Rio de Janeiro será o estado que mais receberá as novas embalagens, com cerca de 3,2 mil unidades. Em seguida aparece o Paraná, cujo Tribunal Regional Eleitoral deverá receber aproximadamente 1,1 mil caixas.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Nada escapa nesse governo de bandidos, onde eles colocam as patas, tem roubo, corrupção e mentiras. É isso que aconte, em um governo composto só por criminosos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital do Coração completa 26 anos como referência em saúde cardiovascular em Natal

Inaugurado em janeiro de 2000, o Hospital do Coração de Natal completa 26 anos de funcionamento em 2026. Ao longo desse período, a unidade se consolidou como uma das principais referências em saúde cardiovascular no Rio Grande do Norte, ampliando sua atuação e estrutura ao longo de mais de duas décadas.

Inicialmente voltado à cardiologia, o hospital passou a incorporar outras especialidades médicas, como pneumologia, hematologia, radiologia e neurologia, o que ampliou o escopo de atendimento e permitiu uma abordagem mais integrada aos pacientes. A ampliação dos serviços acompanhou investimentos em infraestrutura hospitalar e na formação de equipes médicas especializadas.

O Hospital do Coração integra o Grupo Athena Saúde, o terceiro maior grupo de saúde do Brasil, o que amplia ainda mais sua solidez, capacidade de investimento e padrão de qualidade. Mesmo fazendo parte de um grande grupo nacional, a instituição mantém o atendimento a pacientes de diversos convênios.

De acordo com a instituição, a atuação do Hospital do Coração está ancorada em uma combinação de qualificação profissional e tecnologia médica, com investimentos contínuos em equipamentos e processos assistenciais. Esse conjunto de fatores contribuiu para o reconhecimento do hospital no cenário estadual e nacional, especialmente nas áreas da medicina de alta complexidade como cirurgias cardiovascular, neurocirurgias, ortopedia e oncologia.

Além do atendimento clínico, o hospital destaca a preocupação com o acolhimento de pacientes e familiares, buscando oferecer condições de conforto durante o tratamento. A proposta é associar assistência médica especializada a práticas voltadas ao bem-estar e à segurança dos usuários do serviço de saúde.

Ao completar 26 anos de atividades, o Hospital do Coração mantém como diretriz o lema “Especializado em você”, reafirmando a missão de oferecer atendimento médico-hospitalar com foco na pessoa e na confiança construída junto à população potiguar ao longo de sua trajetória.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *