
O empresário potiguar Sérgio Azevedo, CEO da Dois A Engenharia e Tecnologia e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), foi eleito como membro da Conselho de Administração (CAD) da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica. No posto, que já ocupou até 2023, ele diz que o cenário atual do setor de energias renováveis, especialmente a eólica, é marcado por dificuldades estruturais que impactam diretamente a produção e distribuição de energia no Nordeste, um dos polos mais importantes de geração eólica do país.
Entre os principais gargalos, Sérgio aponta que para além da falta de infraestrutura de transmissão há a necessidade urgente de incentivar o consumo de energia na própria região. “A gente precisa criar carga para que a energia produzida no Nordeste seja consumida também aqui. Além disso, temos a melhorar a transmissão para levar a energia para o Sul-Sudeste. Mas o mais importante é que precisamos ter consumo aqui no Nordeste, então temos que incentivar a questão de data center, de hidrogênio verde e outras alternativas de desenvolvimento, para que haja consumo de energia”, disse ele.
Outro ponto destacado por Azevedo foi a importância de apoiar a cadeia de suprimentos do setor eólico, que tem sofrido com o desaquecimento da indústria. Ele ressaltou que, ao longo de mais de 20 anos, o setor de energias renováveis no Brasil se consolidou como um pilar econômico importante, especialmente para o Nordeste e que agora é necessário garantir que os investimentos feitos não sejam desperdiçados. “Precisamos retomar o setor e apoiar a cadeia de suprimentos para que os investimentos feitos não sejam perdidos”, afirmou.
Azevedo também comentou sobre a responsabilidade acrescida de sua eleição para o CAD da ABEEólica. “A quantidade de votos que recebi aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Fui o mais votado entre os demais integrantes da cadeia, e isso reforça meu compromisso em defender os interesses da coletividade e da indústria do setor de energias renováveis”, destacou.
Com sua nova posição, Sérgio Azevedo diz que assume o compromisso de trabalhar em soluções que beneficiem tanto o setor eólico quanto a economia do Nordeste, focando em investimentos, infraestrutura e inovação para fortalecer a cadeia produtiva e garantir que o potencial da região seja totalmente explorado.
Veja quem forma o Conselho de Administração (CAD) da ABEEólica
Adelson Gomes Ferraz – BRENNAND ENERGIA EÓLICA S.A
Alexandre Sarnes Negrão – AERIS INDÚSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
S.A
Carolyne Muniz Dias – VOLTAILA ENERGIA DO BRASIL LTDA.
Federico Bianchi – NORDEX ENERGY BRASIL – COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA.
Fernando Elias Domingos Sé – CASA DOS VENTOS S.A.
Francine Martins Pisni – AUREN PARTICIPACOES S.A.
Gilberto Lourenço Feldman – PEC ENERGIA S.A
Leandro César Xavier de Carvalho – ENGGIE DO BRASIL ENERGIA S.A.
Leonardo Euler de Morais – VESTAS DO BRASIL ENERGIA EÓLICA LTDA
Manoel de Andrade Lira Neto – ATLAS BRASIL COMERCIALIZADORA DE ENERGIA S.A.
Pedro Schuch Mallmann – EDP RENOVÁVEIS BRASIL S.A.
Rafael Valverde – SOWITEC DO BRASIL ENERGIAS ALTERNATIVAS LTDA
Raíssa Cafure Lafranque – EDF EN DO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA
Roberto Veiga – GOLDWIND EQUIPAMENTOS E SOLUÇÕES EM ENERGIA RENOVÁVEL LTDA.
Sandro Kiyoshi Yamamoto – RENOVA ENERGIA S.A.
Sérgio Henrique Andrade de Azevedo – DOIS A ENGENHARIA E TECNOLOGIA LTDA.
Sergio Ricardo Motta de Souza – SERENA GERAÇÃO S.A
Tchiares Coutinho Hilbig DNV-GL CLASSIFICAÇÃO, CERTIFICAÇÃO, CONSULTORIA BRASIL LTDA
Tribuna do Norte
Comente aqui