O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RN informa como será efetuado o procedimento de venda de veículos via cartórios. Um convênio deve ser firmado entre o Governo do Estado do RN (Detran/RN) e a Associação do Notários e Registradores do RN (Anoreg). O órgão detalhou o como o antigo e o novo proprietário do veículo negociado devem proceder. Confira abaixo:
1- Comunicado de Venda:
O Comunicado de Venda é uma medida prevista no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinando que, no caso de venda do veículo, o proprietário antigo deve encaminhar ao Detran, no prazo de 30 dias, cópias autenticadas do Certificado de Registro de Veículo (CRV), devidamente preenchida, com firmas reconhecidas do vendedor e comprador, sob pena de ter que ser responsabilizar pelas penalidades impostas na condução do veículo até a data da comunicação.
2- Como era:
O proprietário após vender o veículo deveria comparecer a uma unidade do Detran com a documentação exigida, solicitar a guiar de comunicação de venda, pagar e após ter o documento comprovando a comunicação legal. A partir desse momento, toda penalidade a que viesse ser objeto do veículo passa a ser responsabilidade no novo proprietário.
3- Como fica:
O comunicado de Venda pode ser feitor diretamente no cartório onde o proprietário e o comprador do veículo vão comparecer para autenticação das assinaturas no CRV (documento de compra e venda). Dessa forma, o cartório informa ao Detran, não precisando que o antigo proprietário se desloque até uma unidade do Departamento de Trânsito.
4- Vantagens do Comunicado de Venda:
a) – Estar isento de qualquer multa ou pontuação na Carteira de Habilitação por infrações cometidas após a comunicação de venda;
b) – Não sofrer sanções pelo atraso de pagamento dos impostos do veículo (Licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, Taxa de Bombeiros, etc) devidos após a comunicação de venda;
c) – Não ser responsabilizado por qualquer acidente envolvendo o veículo após a comunicação de venda;
d) – Não ter o veículo penhorado por dívidas do antigo proprietário; entre outras
A comunicação de venda isenta o vendedor das responsabilidades civil, administrativa e criminal cometidas pela outra parte após a comunicação de venda, pois o sistema sincroniza as bases da Receita Estadual de Fazenda e do Detran-RN com a base BIN (Base de Índice Nacional) do Denatran, onde fica registrado imediatamente o comunicado da venda do veículo.
5- Confirmação da Comunicação de Venda pelo cartório
Ao realizar a comunicação o cartório fornecera uma certidão que comprovará o envio eletrônico ao Detran/RN. Caso precise de uma 2a via e precise confirmar a comunicação basta entrar no site https://www.central.anoregrn.org.br/detran clicar no botão “Consultar agora” no topo da página e informar os dados solicitados. Serão apresentados os dados da comunicação realizada e uma cópia da Certidão de Comunicação expedida pelo cartório.

Agora vai dá certo. A parceira do órgão mais incompetente do estado com uma entidade privada que entra ano e sai ano cria uma taxa pra "fuder" mais ainda com a vida do povo brasileiro. Eita Brasilzão!!!!
Isso já está implantado em vários estado aqui é um estado atrasado e falido só os cartórios que vão ganhar ????????
Mais aqui no Brasil do quem pode ser taxado de tudo que existe de impostos são os trabalhadores pessoas de bem porque. Os caloteiros que são a maioria dos que se dizem ricos e que jamais pagam os impostos e na maioria dos casos nada pagam teem vida leve e solta só sobra para que rala mesmo. Não vê aí o bom exemplo dos ministros e deputados?
Quando se pensa que vai evoluir há esse retrocesso. Nos interiores pense numa Instituição desqualifocada no atendimento ao cidadão que são os cartórios. Fazem de tudo para dificultar ao máximo para o cidadão. Detalhe: cobrando taxasdes necessarias, atendendo mal e o notários ficando cada dia mais ricos.
eu acho engraçado que o cidadão de bem tem que fazer tudo em cartório, autenticar, assinar, reconhecer firma, pagar uma bolada quando compra uma casa etc e etc… mas todo dia a gente vê no jornal um monte de gente abrindo empresa, lavando dinheiro, sonegando imposto, colocando bens no nome de laranjas… aí eu pergunto: serve de que esses cartórios? só pra comer dinheiro da gente. Lembrando que não existe cartório em outros países!
Quanto custará isso às partes interessadas?