 Cedida
Cedida
No Rio Grande do Norte, precisamente na região Sérido, está um desânimo geral entre os produtores de leite. Segundo eles, ter que tirar dinheiro do bolso todo mês para pagar o prejuízo é uma grande furada.
“Não tem quem aguente. Soja, milho, diesel, energia elétrica, e a mão de obra, todos com valores nas alturas e o leite que é um produto perecível, não tem como você produzir e estocar por muito tempo para que possa aguardar uma valorização!”, diz seu Francisco que é produtor há 30 anos .
“Todo mês em queda frequente, o preço pago pelo litro do produto é em média R$ 2,35, uma verdadeira miséria, enquanto o kg de queijo sobe todo mês em Natal e Mossoró”, completou.
Resumindo, para o empresário, não compensa mais. “Do jeito que tá, só dá para os donos de laticínios, se a gente não mudar nossa forma de produzir logo, no final vai ser quebradeira geral”, explica o produtor.
“Hoje, é mais interessante para o produtor, deixar os bezerros mamar e tirar o leite só uma vez. Com isso diminuí a produção, o Bezerro fica gordinho, o proprietário reduz as despesas e trabalha menos, basta apenas o produtor usar a cabeça”, disse Seu Francisco.
Em grupos de “ZAP DE PRODUTORES” muitos agropecuaristas de Caicó, Jucurutu e Jardim de Piranhas, estão se organizando para reduzir a produção de leite nas próximas semanas, em muitas fazendas o leite já começa a ser tirado só uma vez no dia.
Minha cidade s Feira da Mata na Bahia. Litro do leite tá 1,60. Uma vergonha
Aqui em Mogi das cruzes eu faço queijo agrega valor ao leite
Boa tarde, a todos!
Há muitos anos trabalho com leite, à mais de 30 anos, e sempre foi essa tristeza para o produtor de leite, chegou a um ponto que preferi Pará, que a situação sempre só piora, já fabriquei queijos, comprei leite, e sempre é essa situação difícil, no final dos anos 90, no mandato de Fernando Henrique Cardoso, foi uma dificuldade só, para os pequenos produtores de um modo geral.
Aqui na nossa região Mantena -M.G a situação está muito difícil: ração, mão de obra, energia, produtos Veterinário e todo custo muito alto, as contas fechando no vermelho.Sou pequeno produtor.
Produtor de leite no Brasil sempre trabalhou para enriquecer três setores: donos de lacticínios, fábricas de ração e multinacionais de produtos veterinários. Analisem e vejam se não é verdade. Quando você vende uma mercadoria e não é você produtor que coloca o preço, o resultado é um só: ESCRAVIDAO E FALÊNCIA.
Problemas com importações estimuladas pela politica do governo. Os laticinios mantem sua margem de 8% e negociam com o atacado e varejo valores bem abaixo do custo. A ponta final é o produtor que recebe a sobra da conta no cadeia Esta diminuindo a produção nacional e ai o consumidor ficará a merce do cambio e da produção externa o que é ruim economicamente e socialmente.
Sou produtor de leite não estou conseguindo pagar mais as contas.
Aqui na região de Machacalis Mg o preço tá essa média de 2 e alguns centavos, mas parece que os produtores se conformam , ninguém levanta a voz para reivindicar, conformismo só, infelizmente uma realidade que parece não mudar.
Concordo plenamente é uma vergonha pra nós ki produzimos esse produto não valoriza a gente em nada muito trabalho muito caro a rasão i leite muito barato na minha região tá di 2’15
Estou triste ñ sei como enfrentar a dificuldade sou pequena produtora o leite esse mês saiu 2 reais. Enqto a ração não abaixa o preço sem falar mão de obra energia . Ñ tá vendendo bezerros pois está muito barato um bezerro de 7 arrobas ta valendo 1400
Aqui na minha região também está assim, eu comecei a tirar o leite só pela parte da manhã, e como agr temos chuvas mais fartas, até a ração eu tirei. O ruim é so o bezerro mesmo que ta barato.
Se continuar desse jeito a produção de leite vai se acabar os custos estão muitocustos e a margem de lugro e baixar
É uma opção.
Pelo menos vai ter lucro na cria e reduz custos
O litro do leite de vaca em saco plástico aqui no Rio de Janeiro custa nove reais e vinte centavos. Por quê tanta diferença
Porque não produz queijo e vendem direto ao consumidor?
Se o produtor for de médio porte fina prejuízo , mussarela usa 10 litros por quilo , frescal , se fizer bem feito usa 7