Um dos maiores artistas do carnaval brasileiro, Alceu Valença abriu os festejos da extensa programação do Carnaval de Natal no Polo Ponta Negra, nesta sexta-feira (13). Mais de 40 mil pessoas também acompanharam os shows da Banda Cavaleiros e da dupla Rafa e Pipo.
O DJ Samir apresentou um repertório mixado e eclético para conduzir o público ao frevo e aos clássicos de Alceu. “A viagem foi demorada, mas a energia de Natal e de vocês compensa. Obrigado ao prefeito pelo convite. O carnaval de Natal está para arrombar”, brincou o pernambucano.
Para o prefeito Paulinho Freire, a parceria contribui para ampliar a estrutura e garantir uma festa organizada e acessível à população. “Nosso objetivo é fazer um carnaval cada vez mais estruturado, que acolha as pessoas, valorize a cultura e gere oportunidades. Esse trabalho conjunto permite oferecer uma festa maior, com mais segurança, conforto e participação popular”, destacou.
No palco, outro convidado especial chamou a atenção: Richard Gabriel, de apenas 8 anos, fã de Alceu desde os 2. Foi a quinta tentativa de falar com o ídolo, mas, dessa vez, conseguiu entregar um desenho ao cantor e recebeu em troca um abraço e um beijo na testa.
“Alceu é cultura que atravessa gerações. Tem letras que remetem ao Nordeste”, disse o pequeno. A mãe, Elizabeth Oliveira, acredita que a admiração é algo espontâneo. “Ele só dorme escutando ‘Anunciação’, mesmo sem nunca termos influenciado. Acho que é algo muito dele.”
Acompanhado da avó, Cristina Grimaldi, Lucas Morais, de 13 anos, levou um dos muitos vinis do artista para tentar um autógrafo na área de backstage. “Não consegui, mas só em vê-lo de perto já valeu. Foi a primeira vez e vou tentar outras”, contou.
Na sequência, a banda Cavaleiros deixou o forró de lado para entrar no ritmo da folia carnavalesca, com repertório especial para o reinado de Momo. Já a dupla Rafa e Pipo, herdeiros do hitmaker Bell Marques, trouxe o axé baiano ao palco, já avançando pela madrugada.
Quem também aproveitou a festa foi o ambulante Reinaldo da Silva. “É um período bom para a gente. O Natal praticamente emenda com o carnaval, e ganhamos um extra para aliviar as contas nesse início de ano, que é sempre mais pesado.”
Assim como em todos os eventos promovidos pela Prefeitura do Natal, foram montados espaços reservados e próximos ao palco para pessoas com deficiência e também para pessoas com mobilidade reduzida. Salete Ramos elogiou a iniciativa. “É bom termos essa atenção especial. Aproveitamos bem melhor os shows, que estão ótimos.”
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a melhoria da estrutura no Polo Ponta Negra. “Descemos a estrutura da Praça Cláudio Porpino para a orla, onde podemos comportar maior público e oferecer mais serviços, conforto e segurança, com três postos médicos de atendimento imediato e um posto avançado, além de dois palcos maiores, que evitam espera entre os shows.”
Assim como na prévia de carnaval realizada no último fim de semana na Redinha, a Prefeitura retomou a iniciativa do Protocolo Unificado de Atendimento, que integra os serviços ofertados pelas secretarias municipais durante os eventos. A ação estabelece diretrizes para o acolhimento de pessoas em situação de risco, incluindo mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, foram estruturadas três salas destinadas a esse protocolo, instaladas nos principais polos carnavalescos da cidade: Ponta Negra, Ginásio Nélio Dias e Avenida da Alegria. A ação envolve equipes das secretarias de Direitos Humanos, da Mulher, da Assistência Social e de Segurança. Situações identificadas pela produção ou pelas forças de segurança são comunicadas por rádio para encaminhamento e acolhimento adequados.
Neste sábado (14), os shows ocorrem nos polos Ponta Negra, Avenida da Alegria, na Redinha, e no pátio do Ginásio Nélio Dias, também na Zona Norte de Natal, além dos blocos no Largo do Atheneu. Em Ponta Negra, sobem ao palco o potiguar Sueldo Soares, a Banda Mel, Priscila Freire e Márcia Felipe. Na Avenida da Alegria, apresentam-se Banda Grafith, Banda Mel e Capilé. Já no Ginásio Nélio Dias, a programação contará com Márcia Felipe, Pagode do Coxa, Cavaleiros do Forró e Soanata. Os shows têm início por volta das 19h.
O Carnaval de Natal 2026 conta com apresentação de Esportes da Sorte e é uma realização da Prefeitura do Natal.
A diversidade existe Sim!
Assim com o preconceito, a discriminação, o racismo, a homofobia, a misoginia é o fanatismo também. Só quem ainda não foi vítima de situações que demonstram isso, pode falar tal asneira, como se as Do visões e exclusões fosse inventadas por alguém.
Ninguém precisa dividir a sociedade brasileira, pois ela já é dividida em classes sociais distintas. Divisão essa, que se acentua quando se trata das minorias excluídas e discriminadas, as quais são negados direitos básicos, além de oportunidades de sobrevivência e cidadania.
Não é a toa que determinados partidos, movimentos e grupos tem uma aproximação e ligação maiores com esses excluídos vítimas do preconceito, pois são esses grupos e partidos que estão com eles na hora do "pega pra capá", na hora da luta e da necessidade.
Do outro lado, um bando de perfumados e engomadonhos que vivem no congresso sem fazer patavina nenhuma, na época de campanha quer dar uma de bonzinho e quer o apoio de quem nunca foi apoiado por eles, representantes de outros grupos da sociedade, os ricos e milionários, os amantes da Ditadura e os Defensores dos banqueiros.
Muito engraçado isso.
Pense num menino bom… equilibrado…
não distorça as coisas Ciro, é gente honesta x a ESQUERDA.
dia 7, vote 17
É um bando de desajustados X Esquerdistas, isso sim
Ciro Gomes tem 60 anos de idade e é candidato a presidente da República pelo PDT. Na sua vida, Ciro sempre procurou ser independente, agindo de acordo com o que pensa e sente. Seja sobre política, economia, saúde, segurança, educação, meio ambiente ou outro tema, todos que ouvem Ciro percebem que estão diante de alguém experiente, preparado e sério, que conhece profundamente o Brasil. Em um dos momentos mais difíceis da história do nosso país, Ciro coloca a sua biografia, de 38 anos de vida pública limpa, a serviço do povo brasileiro.
Ele é tão bom que não conheço um cearense que vote nele pra Presidente, afinal eles conheceram o "verdadeiro" Ciro…
Corrigindo: essa história de petista já destruiu o país!
O político mais falso que existe é esse Ciro. Um dia ele fala em amor, no outro da chamando o adversário de FDP. Essa declaração vai de total desencontro com o que ele prega todos os dias. Para criar odio ele é bem pior que Hadda e Bolsonaro …
Ciro já foi uma pessoa inteligente, mas se coloca a margem daquilo que ele mesmo participa. Quem criou, usa e abusa da DIVISÃO do NÓS e ELES é o PT, partido que ele frequenta e gostaria se ter sido o candidato.
Ciro assim como o PT critica aquilo que mais usa. Eles difamam, soltam mentiras, radicalizam os atos, partem para o confronto e logo acusam os outros de fazer aquilo que eles praticaram.
Mas o povo não é mais enrolado pela TV, tem as mídias sociais para mostrar os fatos e colocar o adjetivo de mentiroso naqueles que desfrutam da farsa e da mediocridade como arma de campanha.
BG
Esses que estavam na plateia gostam muito é da Lei ROUANET e mais ainda sem prestação de contas dos milhões apropriados, enquanto isto os hospitais ABANDONADOS. Esses senhores e senhoras não representam o Povo Brasileiro, fazem parte de uma casta que vive sugando o dinheiro da Nação e seu Povo.
Ciro faz o que sabe, vomitar rancor e descontrole emocional até nas palavras.
Está P da vida com o PT por ter sido rejeitado como candidato do partido.
Radicaliza o discurso e na mesma linha do PT, afirma que os radicais são os outros.
Difama seus opositores e apresenta propostas irrealizáveis, a imagem e semelhança do PT.
Ciro até poderia ser taxado de um político preparado mas se perdeu na obsessão pelo socialismo e na crença, quase idolatria, pelo ex presidente investigado, processado, condenado e preso, que ainda responde a outros 05 processos criminais. Assim ele acaba com todo currículo construído na política e se junta aos apoiadores dos corruptos, masi um sem credibilidade por suas próprias decisões.