A PortosRio, estatal federal vinculada ao governo Lula, firmou um convênio de R$ 35 milhões com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, segundo investigação do UOL, beneficiou centenas de pessoas com ligação política.
A reportagem afirma que, dos 544 bolsistas analisados, 305 têm vínculos com partidos, campanhas eleitorais ou aliados do ex-prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos), apontado como principal influência política na estatal. Entre os beneficiários estão ex-candidatos, cabos eleitorais, dirigentes partidários, parentes de políticos e ex-servidores municipais.
O convênio, firmado sem licitação, prevê a realização de estudos técnicos, cursos de capacitação e ações de integração entre portos e comunidades. A auditoria interna da PortosRio chegou a suspender o acordo por questionar a falta de estudos que justificassem a contratação e o uso de recursos próprios da estatal, mas o pagamento foi retomado em junho.
O que diz a PortosRio
A PortosRio afirmou que o contrato foi celebrado com a UFRJ, e não diretamente com os bolsistas, e disse que não verifica filiação ou atuação político-partidária dos beneficiários. A UFRJ informou que parte dos bolsistas foi selecionada pela universidade e outra parte indicada pela estatal para participar de cursos de extensão. Waguinho e a deputada federal Daniela Carneiro negaram participação na escolha dos bolsistas.
Com informações de UOL

Isso é “voto de cabresto” é o autentico “animus necandi” ativo do PT em suas barganhas…
Isso aqui é uma vergonha uma imoralidade, pior milhares de vezes do que uma imagem de IA exibido em um telão, mas ninguém diz nada.
Não exister pessoas, autoridades para se contra pôr, no máximo um esperneizinho e mais nada, é assim que vivemos no Brasil de hoje.
Um governo que deita e rola com a grana do contribuinte.
E o pt sabe fazer outra coisa?