O Senado Federal começou a discutir, nesta terça-feira (17), um projeto de lei que pode mudar a composição da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas em todo o país. A proposta, já aprovada pela Câmara, prevê a criação de 18 novas cadeiras na Câmara Federal, aumentando o total de 513 para 531 deputados.
A mudança considera os dados do Censo de 2022, realizado pelo IBGE, que mostrou a necessidade de ajustar a representação dos estados conforme o crescimento ou redução populacional. Com isso, sete estados perderiam cadeiras e outros sete, como o Rio Grande do Norte, ganhariam.
No caso do RN, a bancada federal aumentaria de 8 para 10 deputados. Nas Assembleias Legislativas, a regra segue a mesma lógica proporcional, e o estado passaria de 24 para 30 deputados estaduais — um aumento de seis cadeiras.
A proposta ainda precisa passar pelo Senado e ser sancionada pela Presidência da República para entrar em vigor. Para valer nas eleições de 2026, o texto deve ser aprovado até outubro, conforme prazo fixado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
E os custos?
Apesar do aumento no número de parlamentares, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que apoia o projeto, afirmou que não haverá novos gastos extras. Segundo ele, os recursos virão de um remanejamento interno do orçamento da própria Câmara.
Ainda assim, a Câmara dos Deputados estima que o custo adicional pode chegar a R$ 64 milhões por ano. O valor leva em conta salários, estrutura, verba de gabinete e demais despesas com os novos parlamentares.
Debate no Congresso
Alguns senadores resistem à ideia, principalmente por questões políticas. A leitura geral é de que não há clima favorável para aumentar o número de parlamentares, mas o apoio do presidente do Senado pode garantir a aprovação.
Por outro lado, defensores da proposta argumentam que ela é uma questão de justiça eleitoral e representatividade, já que a atual composição não reflete mais o tamanho populacional dos estados com precisão.
Se aprovada a tempo, a nova divisão de cadeiras já valerá nas eleições de 2026, aumentando a representatividade de estados como o Rio Grande do Norte, que pode passar a ter mais voz no Congresso Nacional.
Portal da Tropical
Se o prefeito apoia_se Fátima, seria o melhor prefeito do muito, Fábio ganhou meu voto.
Fez certo o prefeito.
Ele como político tinha que tomar uma posição.
Ainda mais um cara em pleno mandato de Prefeito da capital Potiguar.
Muito bom prefeito.
Essa Fátima é um desastre.
Vamos lutar pra tirar o RN das mãos do atraso.
Essa mulher não entregou nada durante quatro anos, NADA PRA INAUGURAR.
IMORAL.
Parabéns Álvaro o RN precisa se libertar desse desgoverno do atraso que tanto mal faz ao nosso Estado.
É impressionante como esses políticos profissionais mudam de “opinião” com tanta rapidez. Até semana passada, Álvaro Dias dizia aos quatro cantos que “não votava em Fábio Dantas de jeito nenhum”, kkkk….
Mas tormou a dicisao certa porque muitos de seus eleitores na regiao do seridor principalmente o bacurau nao engoli esse acordo dos alves nao entao alvaro e o lidrr politico hoje no rio grande do norte teve quer tomar uma dicisao e os bacuraos da regiao do seridor vai com fabio dantas e bilsonaro voto fabio adjuto rogerio girao e bolsonaro presidente meus parabens prefeito e lider politico do rio grande do norte vamos mostrar a esquerda quer vc tem forca em todo estado conte comigo e meus familiares e amigos
Se Álvaro tivesse voto, ele teria sido o candidato ao governo, mas bateu fofo. Vamos ver o que vai mudar no cenário político. Acredito que esta posição pouco muda o jogo.
Pior prefeito da história de Natal.p
E porquer ele derrotou o seu candidato no primeiro turno
Obrigado pela consideração!
Agora que perde no 1º
Agora vai…pra o braços de vez. Não teve enganação com dinheiro emergencial, com magica que arrebentou com os estados para baixar a gasolina, não valeu os 41 bilhões para negociar apoio, não valeu pedir aos mugidores que gritassem lots ao seu membros falico, em plena comemoração civica, nada valeu e nem vai valeu alvaro dias. Todos irão sair no lixo político que sai em 2023.
Bebim cu de cana fedorento, k pra nós, não pode existir um sujeito mais mentiroso e ladrão do que aquele animalzinho das orelhas de rato.
Meu amigo, vc sabe a razão de urubu comer carniça e não adoecer? E o mesmo motivo de Janja viver com aquele sujo, ambos produzem uma bile que corroe tudo, ademais acrescida de uma vontade de ficar rica como viúva, o safado tá ruim da garganta.
Muito apoio e pouco voto.
Álvaro sempre reagindo com emoção, política se faz com razão, coerência, paciência e inteligência. Pra Fábio tudo bem, já pra Álvaro… O tempo irá mostrar!!!!
Quando o menino de Garibalde, vai aprender a fazer política?
Tinha uma eleicao nao mao e vai peder junto com fatimadeixou os bacraus nao mao pra se aliar esses pilantras da esquerda
Esse apoio aqui em Natal,não representa absolutamente nada!!!! Pelo contrário.
Você não sabe o poder dos prefeitos . Com + de 20% de indecisos só Fabio teve boas notícias.
Fábio leva nas costas o nome de Robson Ferias, o povo tem medo, a maioria dos prefeitos so tem votos dos agregados, Fábio não chega a 200 mil votos.
Nao e sou natal nao amigo alvaro tem voto no seridor tambem nao ia votar em ninguem ja estou com fabio bolsonaro adjuto dias rogerio e girao