O deputado federal Fábio Faria (PSD) comentou em suas redes sociais, nesta terça-feira, a decisão judicial que suspende prorrogação de mandato de Amaro Sales na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).
Segundo o parlamentar, “a Fiern tem relevância, não pertence a grupos, mas à sociedade potiguar e precisa voltar a ter uma maior participação do setor industrial do RN”.
Importante decisão judicial que traz luz a uma decisão de mandato bastante contestada. A Fiern tem relevância, não pertence a grupos, mas à sociedade potiguar e precisa voltar a ter uma maior participação do setor industrial do RN. https://t.co/8KhcqKsW91
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), localizada na zona leste de Natal, está operando com 46% acima da capacidade, segundo nota oficial da própria unidade. O aumento na demanda tem gerado superlotação, com cerca de 60 mulheres internadas nos corredores aguardando atendimento, inclusive para trabalho de parto.
Em imagens recebidas por meio de denúncia ao RN1, é possível ver mulheres nos corredores da maternidade. Algumas aparecem deitadas no chão, mas não há confirmação se são pacientes ou acompanhantes. As imagens foram borradas para preservar a identidade das pessoas envolvidas.
Segundo a nota emitida pela maternidade, o aumento da demanda é provocado pela chegada de pacientes vindas de outras unidades de saúde do estado, tanto da capital quanto do interior. A unidade informou que a busca por atendimento decorre da “falta de profissionais nessas unidades iniciais”.
A maternidade declarou que “está trabalhando para solucionar a situação e garantir a segurança não somente das mães, mas também dos filhos que vão nascer”. Também ressaltou “a necessidade de cooperação entre todos os entes que atuam no SUS”.
A telespectadora que fez a denúncia relatou que a situação ocorre pelo menos desde a quinta-feira da semana passada, quando deu entrada na unidade. Ela afirmou que havia resistência por parte de alguns funcionários em permitir que mulheres permanecessem deitadas nos corredores, mesmo quando não havia cadeiras ou macas disponíveis.
Ainda não há respostas sobre a existência de ações emergenciais, como transferências para outras unidades, inclusive privadas, ou previsão para normalização do atendimento.
O Brasil voltou a registrar queda na taxa de homicídios em 2023, mas a de mulheres segue em estagnação preocupante, mostra dados do Atlas da Violência, divulgados nesta segunda-feira (12).
Segundo o documento, a taxa de homicídios, que representa o número de mortes a cada 100 mil habitantes, foi de 21,2 no Brasil em 2023, um recuo ante os 21,7 de 2022, segundo o Atlas. Em números absolutos, foram 45.747 mil assassinatos, ante 46.409 do ano anterior.
A taxa de mulheres, porém, permaneceu inalterada pelo 3º ano seguido, em 3,5. O número de mulheres assassinadas cresceu 2,5% entre 2022 e 2023, passando de 3.806 para 3.903.
De acordo com o Atlas, quase 1/3 dos homicídios de mulheres aconteceram dentro da casa delas.
O Atlas da Violência é um relatório anual produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Região Amazônica teve maiores taxas de mortes de mulheres
Em 2023, as maiores taxas de homicídios femininos foram registradas em estados da região amazônica. Roraima ficou no topo, com 10,4 homicídios a cada 100 mil mulheres, seguido por Amazonas e Rondônia, ambos com 5,9.
Variação da taxa de homicídios de mulheres entre 2022 e 2023
Estado
Variação (%)
Acre
-25,5%
Alagoas
-4,5%
Amapá
-13,5%
Amazonas
5,4%
Bahia
11,3%
Ceará
-8,8%
Distrito Federal
22,7%
Espírito Santo
-4,2%
Goiás
-15,4%
Maranhão
5,7%
Mato Grosso
-8,1%
Mato Grosso do Sul
-32,0%
Minas Gerais
4,0%
Pará
-6,5%
Paraíba
-9,8%
Paraná
-4,9%
Pernambuco
26,7%
Piauí
-4,9%
Rio de Janeiro
28,6%
Rio Grande do Norte
-12,8%
Rio Grande do Sul
-9,5%
Rondônia
-18,1%
Roraima
0,0%
Santa Catarina
12,0%
São Paulo
6,7%
Sergipe
13,8%
Tocantins
0,0%
Mulheres negras são quase 7 em casa 10 mulheres assassinadas
As mulheres negras são as que mais morrem de forma violenta. Das 3.903 mulheres assassinadas em 2023, 2.662 eram negras, o que representa 68,2% do total.
A taxa é de 4,3, ante 2,5 das mulheres não negras.
O risco de uma mulher negra ser assassinada no Brasil é 1,7 vezes maior do que o de uma mulher não branca, segundo o Atlas da Violência.
A Globo estabeleceu como meta alcançar 50% de atores negros nos elencos de suas novelas até 2030. A informação foi divulgada pelo portal F5, da Folha de S.Paulo, nesta 2ª feira (12.mai.2025).
Segundo o portal, a representatividade negra nas produções da emissora atingiu 43% em 2024, o maior índice desde a adoção de políticas de inclusão em 2022. As novelas “Renascer” e “Volta por Cima”, exibidas no ano passado, foram citadas como produções com presença significativa de pessoas negras no elenco.
“Das novelas exibidas em 2024, tivemos mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas tiveram participação de pessoas negras. Já em séries, ‘Os Outros 2’ teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras”, informa o documento.
A meta de inclusão também se estende ao quadro geral de funcionários. O relatório indica que 50% das novas contratações até o final da década devem ser de pessoas negras. Em 2024, esse índice chegou a 43%.
Em relação à contratação de mulheres, 53% das vagas abertas em 2024 foram ocupadas por profissionais do sexo feminino. A meta definida para o ano era de 50%.
O documento também apresenta dados sobre sustentabilidade. No ano passado, 99% da energia consumida nas instalações da empresa teve origem em fontes renováveis.
Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e produtos digitais da Globo, disse no relatório que as metas foram revisadas em 2024 e que a empresa manterá suas diretrizes atuais. “Acumulamos muitos aprendizados, sem perder de vista o compromisso de aliar solidez empresarial a uma atuação responsável com o mundo e com todo mundo”, afirmou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 2ª feira (12.mai.2025) que a China é um exemplo no comércio mundial por buscar parcerias com países que, segundo o petista, “estavam esquecidos” pelas outras potências, referindo-se aos países da África e da América Latina.
Em discurso em Pequim, o chefe do Executivo brasileiro disse que outras potências globais tratam a China como um “inimigo” porque os chineses priorizam relações com países do Sul Global.
“A China tem sido tratada, muitas vezes, como se fosse uma inimiga do comércio mundial, quando na verdade está se comportando como um exemplo de país que está tentando fazer negócios com países que foram esquecidos nos últimos 30 anos por muitos países”, disse Lula.
O presidente citou a União Europeia como um exemplo de potência que voltou suas costas às regiões periféricas e que preferiu se fechar no continente depois da queda do muro de Berlim em 1989, às custas de recursos que eram comercializados com latinos e africanos.
“A União Europeia, que sempre foi um parceiro muito grande do Brasil e ainda é, mas que depois da queda do muro de Berlim se dedicou muito mais ao leste europeu, transferindo suas importações para o leste europeu, diminuiu muito os investimentos na África e na América do Sul”, declarou.
Carlo Ancelotti e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) chegaram a um acordo e o técnico italiano assinou contrato para assumir o comando da Seleção Brasileira. A informação é do jornalista David Ornstein, do The New York Times.
De acordo com a reportagem, o treinador de 65 anos comandará o Real Madrid até a última rodada de LaLiga, contra a Real Sociedad, no dia 25 de maio, e já a partir do dia 26 iniciará o trabalho à frente do Brasil.
As negociações foram conduzidas pelo empresário Diego Fernandes em nome da CBF.
A Seleção Brasileira está sem técnico desde a demissão de Dorival Júnior, em março deste ano, após a goleada de 4 a 1 sofrida para a Argentina pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
A equipe nacional ocupa a quarta colocação com 21 pontos, dez a menos que a líder Argentina, atual campeã mundial.
O trabalho no comando do Brasil será o primeiro de Carlo Ancelotti como treinador principal de uma seleção. Ele já trabalhou na comissão técnica da Itália, mas como auxiliar, durante a Copa do Mundo de 1994.
Na manhã deste domingo (11), Dia das Mães, policiais militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) prestaram auxílio a uma gestante que entrou em trabalho de parto dentro de um veículo, na Avenida Prudente de Morais, bairro Lagoa Nova, em Natal.
A ocorrência, registrada por volta das 11h, teve início quando um soldado da ROCAM, que possui curso de socorrista, percebeu um veículo parado. Ao se aproximar, identificou que uma jovem gestante estava em trabalho de parto, prestes a dar à luz. Com conhecimento técnico, o policial realizou o parto e executou os procedimentos necessários para reanimar o recém-nascido logo após o nascimento.
Em seguida, outra equipe da ROCAM chegou ao local e realizou a escolta da mãe, de 22 anos, e do bebê até a Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, no bairro Petrópolis, onde ambos receberam atendimento médico adequado.
Em um gesto de sensibilidade e reconhecimento à força da mãe, os policiais retornaram à unidade hospitalar no fim da tarde para entregar um buquê de flores e se certificar do estado de saúde da criança, que seguia bem.
A ação reforça o compromisso da Polícia Militar com o cuidado e a proteção da população, mesmo nas situações mais inesperadas.
Em uma reunião concorrida na Base Aérea de Parnamirim, a prefeita Professora Nilda firmou, nesta sexta-feira (09/05), uma parceria estratégica com a Aeronáutica para a criação do Parque Tecnológico Parnamirim Aeroporto Digital, no espaço do antigo aeroporto da cidade. O projeto representa um passo ousado rumo ao desenvolvimento econômico e à inovação em Parnamirim.
Ao lado da comandante da Base Aérea e do secretário de Planejamento, Kelps Lima — que coordena a iniciativa —, a prefeita oficializou o início de uma nova etapa para o município, conectando passado e futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ganhou destaque mundial como o “Trampolim da Vitória”, ponto estratégico das operações militares aliadas. Agora, a mesma base histórica se prepara para abrigar um polo de tecnologia e conhecimento.
“Estamos dando um passo firme e ousado rumo ao futuro. Nosso sonho é fazer com que o nome de Parnamirim volte a ecoar no mundo, agora como uma cidade inteligente, inovadora e conectada às novas economias”, declarou a prefeita Nilda.
A parceria prevê o uso planejado da área para a instalação de startups, centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de ensino — com destaque para projetos voltados à inovação na área aeronáutica, aproveitando a vocação natural da cidade e sua relação histórica com a aviação. Startups de outras áreas também farão parte do ambiente, que será voltado à criatividade, à geração de emprego e à transformação social.
Também participaram da reunião o Coronel Sérgio Roberto Rodrigues Silva, comandante do Esquadrão de Comando; o Capitão Burton Monteiro de Gois Júnior, assessor de Relações Institucionais da BANT; e o Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes, presidente do Grupo de Trabalho Via Verde.
Entreguem essa base ao EUA logo, não serve de nada para povo de Parnamirim, o aeroporto que era a melhor coisa do RN retiraram, quem sabe teremos novidades e evoluções em nosso município com investimentos americanos
Enquanto isso, a cidade fica abandonada devido uma administração medíocre da professora Nilda, ela tá mais preocupada em eleger a filha Deputada estadual.
Tudo no papel é maravilhoso. Parnamirim só perdeu e continua perdendo desde a saída do aeroporto para São Gonçalo. Nada faz voltar a pujança do passado, tudo por culpa da classe politica da cidade.
Um homem de 27 anos foi preso em flagrante na noite deste sábado (10) ao ser flagrado transportando drogas disfarçado de entregador na zona norte de Natal.
A prisão foi realizada por policiais militares que receberam, por volta das 19h20, uma denúncia sobre um suspeito comercializando entorpecentes entre os bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Igapó. Segundo as informações, o homem usava uma motocicleta azul e trajava-se como um motoentregador.
Com base nas características repassadas, as equipes da PM intensificaram o patrulhamento na região. Durante as diligências, o suspeito foi localizado na rua Santa Luzia, no bairro de Igapó, e abordado pelos policiais.
Na revista pessoal, os militares encontraram porções de droga escondidas dentro da mochila térmica de entregas. Após ser questionado, o homem indicou onde estaria o restante do material ilícito.
No total, foram apreendidos: 39 porções de substância esverdeada análoga à maconha, uma balança de precisão, uma maquineta de cartão, R$ 25 em espécie, a mochila térmica utilizada e a motocicleta Honda azul.
Diante do flagrante, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.
Delivery de drogas por motoentregador é só o que tem em Natal, inclusive em canoas no Rio Potengi e lojinha de conveniência nos bairros, é a evolução do comércio de drogas ilícitas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta 2ª feira (12.mai.2025) não se conformar com o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). Segundo o petista, o multilateralismo foi o que garantiu a harmonia entre os Estados, não o protecionismo.
“É por isso que eu não me conformo com a chamada taxação que o presidente dos Estados Unidos [Donald Trump] tentou impor ao planeta Terra do dia para a noite, porque o multilateralismo depois da 2ª Guerra Mundial foi o que garantiu todos esses anos de harmonia entre os Estados. Não foi o protecionismo”, disse Lula.
Lula defendeu o multilateralismo como prática do livre comércio. Há o interesse brasileiro que as relações comerciais não se limitem só ao grande volume de óleos combustíveis e fertilizantes que protagonizam as exportações, mas também ao mercado de soja e carne bovina.
“O protecionismo no comércio pode levar à guerra, como já aconteceu tantas vezes na história da humanidade. O que queremos é o multilateralismo para que a gente possa praticar o livre comércio”, afirmou.
A fala de Lula foi no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China. O petista está no país asiático desde sábado (10.mai), para participar da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) com a China. Terá também uma reunião bilateral com o presidente chinês, Xi Jinping.
A viagem se dá durante a guerra comercial dos Estados Unidos com a China. O presidente norte-americano, Donald Trump, impôs em abril uma série de tarifas para produtos importados de diversos países. Depois, recuou e suspendeu a política protecionista para os parceiros comerciais –com exceção da China, que havia retaliado. As taxas mútuas das duas maiores economias do mundo ultrapassaram 100%, o que torna o comércio inviável entre ambos.
SERÁ QUE ELE SE CONFORMA COM ISSO? 👇👇👇👇
👉👉👉Como irmão de Lula ascendeu em sindicato investigado por fraudes no INSS
🚨Presidente pediu a um amigo que dirigia entidade para que desse emprego a Frei Chico
➡️➡️➡️O irmão do presidente possui diversas atribuições, dentre elas substituir Souza em caso de ausência, participar da elaboração de regras internas e definir o valor das mensalidades cobradas de quem se filia ao sindicato.
🚨🚨👺👺 Apesar de ser citada na investigação da PF, o Sindnapi foi poupado de medidas recentes tomadas pelo governo em relação às fraudes.
Puxa, tadinho, ninguém avisou a ele – afinal um presidente não tem obrigação de saber de tudo – que Brasil taxa produtos americanos em ATÉ 60% a depender do produto,
Entre janeiro de 2020 e maio de 2025, 11.999 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe no Rio Grande do Norte. O número representa cerca de 5,6% dos 210.975 nascimentos realizados no estado nesse período. Os dados são do Portal de Transparência do Registro Civil.
Natal lidera o ranking absoluto, com 59.208 nascimentos registrados no período. Desses, 3.609 foram registrados apenas com o nome da mãe, sem a identificação do pai no documento.
Já em termos proporcionais, o município de Bodó, na microrregião da Serra de Santana, apresentou o índice mais alto do estado. Dos três nascimentos registrados entre 2020 e 2025 na cidade, um foi feito somente com o nome da mãe, representando 33% do total local.
Apesar do cenário, seis municípios potiguares apresentaram 100% dos registros com os nomes da mãe e do pai: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea.
Desde 2012, o reconhecimento de paternidade pode ser feito de forma gratuita e diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país, graças ao Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O procedimento pode ser iniciado tanto por iniciativa do pai quanto da mãe, ou ainda pelo próprio filho maior de idade, sem a necessidade de processo judicial.
O Portal da Transparência do Registro Civil reúne dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 cartórios de registro civil espalhados por todos os municípios e distritos do Brasil. A ferramenta permite consultas públicas e atualizadas sobre informações civis em todo o território nacional.
Dado interessante, seria bom também diminuir a granulridade para sabermos os casos mais comuns (desconhecimento do pai, abandono efetivo, má-vontade da genitora)
BG.
Falta agora a Fecomércio e seus sindicatos, a maioria com mudanças de estatuto para prorrogação de mandatos.