A abertura de uma faixa exclusiva para o transporte público, na Avenida Felizardo Moura, facilitou a vida de quem utiliza a via em horário de pico para atravessar a ponte de Igapó, na zona Norte de Natal. O tempo de travessia dos ônibus caiu em 75% desde a segunda-feira (27), quando a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) adotou a medida.
A faixa é aberta tanto pela manhã, quanto no final da tarde e animou os motoristas do transporte público. “Está ótimo agora. Era pra ter feito isso há muito tempo. Antes eu demorava de meia hora a quarenta minutos para atravessar. Agora passo em cinco minutos”, disse o motorista Francisco Edson.
A faixa é sinalizada com cones ao longo do trecho. A operação é acompanhada pelos inspetores e agentes de mobilidade da STTU que permanecem na via para orientar a prioridade dos ônibus e opcionais e o fluxo para os veículos particulares, no sentido Centro/região Norte, a partir da Compal até o acesso à Ponte de Igapó, das 16h30 às 19h30 – no mesmo modelo que acontece com relação à restrição para quem vem da região Norte no período da manhã. Os agentes também coordenam a travessia de pedestres.
Se para os motoristas a medida foi benéfica, para aqueles que sofrem diariamente para passar pelo local de ônibus, foi melhor ainda. A auxiliar de escritório, Ana Lúcia, 61, trabalha nas imediações e pega o horário de maior movimento todos os dias. “A mudança é que a gente não está mais passando uma eternidade no trânsito. Eu ficava cerca de meia hora, 40 minutos para conseguir ir de um lado para o outro. Ontem não demorou 10 minutos”, disse ela.
Os carros particulares e outros veículos permanecem com duas faixas para cada lado. Nesta terça-feira (28), a retenção durante todo o horário de pico do final da tarde não passava da Compal. A orientação da STTU é para que quem estiver num veículo particular e tem maior flexibilidade, evite usar a ponte durante esse horário, uma vez que o DNIT está realizando a obra de restauração da ponte e essa intervenção tem deixado o fluxo de veículos lento nos horários de pico.
Após oito meses do início, as obras na ponte alcançaram apenas 25% de conclusão (neste mês de maio), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela restauração e que aponta não haver atrasos na execução da obra. Pelo cronograma, os trabalhos só devem ser concluídos no primeiro semestre de 2025.
Tribuna do Norte
Criar faixa exclusiva de ônibus sem alargar as avenidas é um comprovante de falta de inteligência. Só quem sai prejudicado é a população que anda em seus carros. Demite o secretário de transportes….
Faixa exclusiva sem aumentar a largura da via é só prejuízo para a população é muito lucro para a SETURN… quem mais deve estar lucrando com isso? Só vejo muito engarrafamento e isolamento da zona norte.
Até a fachada da Flávio VEICULOS oficial tá em reforma saiu o ponto estratégico chama 🔥 só agradeço vcs futuro clientes me orgulho com muita fé 🇧🇷🙏seguidores insta