Geral

Falta de infraestrutura na zona Norte afasta potenciais investidores

Vias como a Dr. João Medeiros Filho (foto), Moema Tinoco e o entorno da Ponte de Igapó são alvos frequentes de reclamações devido às más condições e obras que demoram a ser concluídas | Foto:Magnus Nascimento

A falta de infraestrutura e mobilidade urbana na zona Norte de Natal, região mais populosa da capital, tem gerado insatisfação entre moradores e comerciantes, além de afastar potenciais investidores. Vias como a Dr. João Medeiros Filho, Moema Tinoco e o entorno da Ponte de Igapó são alvos frequentes de reclamações devido às más condições e falta de manutenção, o que impacta diretamente a rotina dos moradores e o desenvolvimento econômico da região.

O presidente do Sindicato de Habitação do Rio Grande do Norte (Secovi-RN), Renato Gomes Netto, diz que a deficiência de mobilidade é um empecilho para atrair investimentos mobiliários. “Nenhum empreendedor que pense em fazer um investimento de grande porte em uma região de pouca mobilidade vai querer levar isso a frente. Tem que ser feito um planejamento e a gente passar por uma série de possibilidade, como a necessidade urgente da terceira ponte sobre o Rio Potengi, que é fundamental para o desenvolvimento da zona Norte e para a geração de emprego”, diz.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) acrescenta uma preocupação com o fluxo de clientes, que é afetado pelos problemas de acesso aos estabelecimentos comerciais da zona Norte. “Isso resulta em uma diminuição do fluxo de clientes e, consequentemente, das vendas. Além disso, a situação atual pode desencorajar novos investimentos na região e traz uma série de prejuízos à população, que diariamente perde tempo em engarrafamentos”, comenta Marcelo Queiroz, presidente da instituição.

Para colocar a zona Norte como um dos centros atrativos para investimentos, a Fecomércio-RN sugere uma intervenção conjunta do poder público. “Investimentos em obras de recuperação das vias, melhorias no transporte público e incentivos para empresas que desejam se instalar na região podem contribuir para impulsionar o comércio local. Temos trabalhado ativamente para impulsionar o comércio nessa região tão importante da cidade, com iniciativas próprias e também em parceria com associações locais”, diz.

A recuperação lenta da Ponte de Igapó, que teve obra iniciada em setembro e se estenderá até janeiro de 2025, e as situações precárias das avenidas João Medeiros Filho e Moema Tinoco são vistas como um fator que aumenta o risco para investimentos, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), José Lucena. “Dificulta o ir e vir das pessoas e fazem com que muitos clientes optem por fazer suas compras em outras áreas da cidade, onde a infraestrutura é mais adequada. Isso afasta não só os consumidores, mas também desmotiva os comerciantes, que enfrentam desafios diários para manter suas lojas operando em condições adversas”, comenta.

População é principal prejudicada

As dificuldades são sentidas diariamente por quem vive na região. Aleffe Davi, 20 anos, é barbeiro no Conjunto Brasil Novo e também trafega frequentemente pela região para atuar como promotor de vendas. Ainda com marcas de um recente acidente de trânsito, ele protesta contra as condições das vias da cidade. “Esses arranhões são um exemplo desse descaso que a gente vive aqui na zona Norte. É uma situação muito difícil porque sofri um acidente na segunda-feira por causa dos buracos e da falta de fiscalização”, relata.

Ele acrescenta que melhorar a mobilidade urbana da zona Norte pode ser um dos caminhos para desenvolver a região como um todo. “É difícil para o morador, para o trabalhador, para o empresário que quer investir aqui porque se você for na Ponte de Igapó no horário de pico, você fica mais de hora lá parado. As condições das estradas nem se falam. Imagine como é para um trabalhador passar quase duas horas para chegar no trabalho, a pessoa já chega estressada. Os gestores precisam olhar para a zona Norte porque metade da cidade está aqui”, comenta.

Os comerciantes locais também sentem os efeitos da falta de estrutura. Iris Daiana, gerente de uma madeireira localizada no bairro de Pajuçara, acredita que as operações comerciais e logísticas do negócio poderiam ser melhores se houvesse melhor estrutura nas estradas. “Com certeza teríamos um fluxo de clientes maior. Se tivéssemos um acesso melhor poderíamos ter mais clientes, oferecer um serviço melhor. Moro aqui há 12 anos e sei bem que a situação das estradas aqui só pioraram nesse período”, aponta.

Obra do DNIT na Ponte de Igapó deve ser concluída em 2025

A obra de requalificação da Ponte de Igapó, localizada na zona Norte de Natal, tem gerado transtornos significativos para a população que depende da estrutura diariamente para acessar outras regiões da capital. Iniciada em setembro do ano passado, a obra ainda se arrasta, sem uma previsão clara de término. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a intervenção tem previsão de conclusão para janeiro de 2025. A situação tem dificultado o cotidiano de milhares de motoristas e usuários do transporte público que enfrentam demorados congestionamentos.

Ainda segundo informações do DNIT, as obras atingiram 48,78% de conclusão após medição em junho. O prazo contratual para finalização é janeiro de 2025. O órgão ressaltou que as obras seguem dentro do cronograma e estão sendo realizadas em várias frentes, com recuperação de vigas, construção de suporte, recomposição do asfalto, entre outras. Em abril, a TN mostrou que, em oito meses, a obra avançou 24% de execução. Ainda segundo o órgão, a obra custa R$ 20 milhões.

“O DNIT informa que estão sendo executadas várias frentes de serviço como: recuperação e reforço das estacas de fundação, blocos de coroamento e pilares, recuperação de vigas e do tabuleiro, construção de suportes para suspensão do tabuleiro, troca de aparelhos de apoio, recuperação de dispositivos de segurança (barreiras New Jersey), passeio e guarda -corpo, análise das condições estruturais do tabuleiro da ponte e recomposição do revestimento asfáltico”, comunicou nota do órgão.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Fui em Maracajaú na semana passada e eu não sei como os comerciantes ali não exigem melhorias no acesso. Um Estado que só tem praias para oferecer, trata a infra estrutura para acessá-las com descaso e abandono. Não voltarei ali até que alguém me garanta que o acesso está, ao menos, razoável.

  2. Além da falta de investimento, ainda ocorre a desvalorização dos empreendimentos e imóveis já existentes. Antes era ruim e agora tá igual a antes…

  3. Já residi na Zona Norte e, saí de lá, devido aos acessos…
    Saia para trabalhar por volta das 05:30 da manhã, para não pegar o trânsito caótico e voltava depois das 19:30, pelo mesmo motivo…
    Como um colega diz “até se um cachorro balançar o rabo, o trânsito complica “…
    Não entendo como os governantes municipais e estaduais, não veem a necessidade de se fazer mais uma ou duas pontes para aquela região…
    Quando aquele viaduto do Baldo, que é subutilizado, foi construído, o projeto seria fazer uma ponte fazendo a interligação com a Zona Norte, pois quem viesse de lá, teria acesso muito fácil ao Alecrim, Cidade Alta e a Prudente de Morais…
    Mas, infelizmente em nosso País, as obras são anunciadas, às vezes, iniciadas e, na maioria das vezes, não são concluídas…
    Enquanto isso, a atual Governadora do Estado, com a alegação que iria promover o RN, está “passeando”, juntamente com uma comitiva de 18 pessoas, com utilização de recursos públicos, que são pagos por nós…

    1. A guerreira poderia ter feito duas pontes e ainda tinha sobrado dinheiro, mais a soberba de fazer um elefante branco para “ficar” na história, foi maior, esta ai uma ponte onde navios com turista não tem como chegar ao porto. Politicos nefastos é o que vemos no RN. Incompetentes e irresponsáveis.

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Geral

MP do TCU pede fim de sigilo imposto por Lula a 16 milhões de documentos públicos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) entrou com uma representação contra a decisão do governo Lula de restringir o acesso a mais de 16 milhões de documentos relacionados a convênios, emendas parlamentares e repasses públicos.

A medida, tomada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), retirou do ar arquivos que estavam disponíveis na plataforma TransfereGov.

A representação, protocolada nesta segunda-feira, 19, pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, solicita ao TCU uma medida cautelar para reverter o bloqueio.

No documento, Furtado afirma que a restrição compromete o controle social e institucional sobre os gastos públicos e pode violar os princípios da moralidade administrativa e da transparência.

Entre os arquivos suprimidos estão termos de convênio, pareceres técnicos, subcontratos, notas fiscais, recibos, croquis e relatórios de prestação de contas — documentos essenciais para o acompanhamento da execução de políticas públicas. A estimativa do governo é que os documentos, que somam mais de R$ 600 bilhões em recursos federais, foram anexados desde 2007.

O governo alega que os anexos contêm dados pessoais, como CPFs, e-mails e endereços, e que a retirada foi motivada pela necessidade de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Secretaria de Comunicação Social da Presidência disse que “as informações relevantes das transferências e parcerias continuam disponíveis”.

Apesar da justificativa, o parecer usado como base para a decisão, elaborado pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi contestado pela própria AGU. Em nota, o órgão afirmou que o parecer “em nada impede que os documentos continuem plenamente acessíveis, auditáveis e publicamente disponíveis”.

O Antagonista

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Geral

Mulher leva bebê reborn para receber atendimento em UPA: “Muita dor”

Foto: Arquivo pessoal

Uma jovem, de 25 anos, levou um bebê reborn para receber atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento de Guanambi, no centro-sul baiano. O caso ocorreu na noite de domingo (18/5), e foi confirmado pela prefeitura. A mulher não foi atendida, mas o caso chegou ao conhecimento da direção da unidade.

A jovem pediu uma viagem por aplicativo, por volta das 23h, e disse ao motorista que o bebê estava sentindo “muita dor”. Por isso, ela solicitou que ele dirigisse rápido. Na porta da unidade, a mulher foi reconhecida por uma senhora, que havia sido atendida na UPA. Segundo a Prefeitura de Guanambi, a conhecida estranhou a situação ao reparar que se tratava de um boneco de borracha.

“Era uma criança bem realista, só reconheci, depois que levantei o paninho do rosto. Conheço toda a família, pessoas dignas e empresários locais. Fomos vizinhos e sei da situação de saúde dela, que sofre com problemas de depressão e saiu de casa sem o conhecimento de todos”, disse a senhora, segundo a prefeitura da cidade.

Familiares da jovem contaram que ela comprou a boneca na internet por R$2,8 mil há cerca de um mês. A família informou à prefeitura que busca ajuda profissional de saúde mental para a jovem, que sofreria de depressão. O motorista também relatou o que a passageira disse durante a corrida.

“Só fui entender mesmo tudo, depois que voltamos para a casa dela e fomos recebidos pelos pais e irmão da passageira, que já aguardavam de frente a residência, e me relataram toda a situação”, falou. A UPA 24h em Guanambi atende uma média de 200 pessoas diariamente.

Os bebês reborn são criados artesanalmente para se parecerem o máximo possível com bebês de verdade. A técnica, chamada reborning, envolve várias etapas de pintura e aplicação manual de fios de cabelo para reproduzir detalhes como textura da pele, veias, manchinhas, dobrinhas e até pequenas imperfeições. O material mais utilizado é o vinil ou silicone de alta qualidade, o que garante ainda mais realismo às peças.

Metrópoles

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Política

Nem tudo precisa ser resolvido no Judiciário, diz Lula a prefeitos

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta terça-feira (20), durante a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília, que “é preciso que a gente aprenda, de uma vez por todas, que os problemas que nós temos, deveriam ser resolvidos numa mesa de negociação e não ser resolvido no Poder Judiciário”, ao fazer um apelo aos deputados, senadores, prefeitos e ao governo federal.

Lula destacou ainda que o problema só deve chegar ao Judiciário quando a “capacidade política for exaurida” e se demonstrarem incapacidade de negociação.

“É importante que a gente tenha claro que as coisas só podem ir por Judiciário quando a nossa capacidade política for exaurida, quando a gente se demonstrar incapaz de a gente continuar numa mesa de negociação tentando encontrar uma solução pacífica, porque nem sempre as soluções emanadas de cima pra baixo elas resultam numa coisa que pode favorecer o prefeito ou o governo federal ou os governos estaduais”, afirmou o chefe do Executivo.

A declaração de Lula vai na contramão do posicionamento do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que afirmou à CNN, na semana passada, que não há um mal-estar entre Legislativo e Judiciário.

“O clima é de zero animosidade”, disse Hugo.

Além do presidente, participaram do evento o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ministros de Estado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal.

CNN

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Meio Ambiente

Moradores salvam filhotes de tartarugas marinhas na praia da Redinha

Foto: Reprodução

A ação rápida de moradores da Redinha, zona Norte de Natal, evitou uma tragédia ambiental. Na noite desta segunda-feira (19), dezenas de filhotes de tartarugas marinhas seguiam na direção da pista, em vez do mar, após nascerem próximos ao quebra-mar da praia. Graças à mobilização popular, os animais foram resgatados e devolvidos com segurança ao oceano.

Segundo relatos, os moradores notaram a movimentação incomum dos filhotes e logo compreenderam a situação. Filmagens divulgadas nas redes sociais mostram o cuidado com que a comunidade recolheu e conduziu os animais até o mar, garantiu a sobrevivência das tartarugas.

Projeto Tamar reforça importância das tartarugas marinhas

O episódio reforça o papel do Rio Grande do Norte como um dos principais sítios de desova de tartarugas marinhas no Brasil — ficando atrás apenas da Bahia. O Projeto Tamar, que atua em parceria com o ICMBio, monitora a reprodução das espécies na região entre os meses de outubro e maio.

Durante esse período, são registrados em média 650 ninhos em praias potiguares, gerando mais de 57 mil filhotes por temporada. Embora grande parte chegue ao mar com segurança, eventos como esse mostram a vulnerabilidade das espécies diante da urbanização e iluminação artificial.

Ponta Negra News

Opinião dos leitores

  1. Nesse episódio, foi apenas a população que se empenhou em tentar salvar os filhotes das tartarugas, projeto Tamar e polícia militar não apareceu no local, inclusive, a polícia militar foi acionada porém não compareceu. Alguns filhotes foram atropelados e morreram.

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Jornalismo

Alerta: Peixe-leão ataca e jovem morre durante pescaria no litoral do RN

Foto: Reprodução

Um jovem de 26 anos morreu enquanto pescava no município de Grossos, na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, Thiago Rodrigues foi ferido por um peixe-leão — espécie marinha venenosa, comum em águas tropicais.

Mesmo após o ferimento, Thiago permaneceu no mar e acabou se afogando. Ele era morador da comunidade de Manibu, em Icapuí, no Ceará. Seu pai também estava na embarcação no momento da tragédia.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP RN) confirmou que a causa da morte foi afogamento.

96 FM

Opinião dos leitores

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Chuvas

Chuvas causam alagamentos em Natal; veja situação das vias

Foto: Adriano Abreu

As fortes chuvas que atingem Natal na manhã desta terça-feira (20) causam dificuldades no trânsito da cidade. Em resposta, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou informações atualizadas sobre a situação das vias. Além dos pontos de alagamento, a STTU alerta sobre uma cratera na Av. Pompéia, em frente ao Bar do Gordo.

O monitoramento abrange a fluidez do trânsito em toda a capital, indicando os trechos com maior atenção e orientando os condutores sobre rotas alternativas, quando necessário.

As vias afetadas pelos alagamentos estão sendo classificadas como transitáveis ou intransitáveis, e essa condição será atualizada conforme houver mudanças no cenário.

Veja situação das vias:

● Rua Presidente Sarmento – Alecrim (próximo ao mercado)

○ Situação: Intransitável

● Av. Nevaldo Rocha com av. Coronel Estevan

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Solange Nunes, próximo a Unimetais, Cidade Nova

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Sen.Salgado Filho, próximo ao viaduto do 4° centenário

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Hermes da Fonseca, com Rua Angelo Varela

○ Situação: Transitável

● Av.Ayrton Senna com Av. das Alagoas

○ Situação: Transitável

● Av. Cap. Mor Gouveia com Av. Adolfo Gordo

○ Situação: Transitável

● Av. Amintas Barros com Rua Bom Pastor

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Rua Presidente Sarmento – Alecrim (próximo ao mercado)

○ Situação: Intransitável

● Av. Nevaldo Rocha com av. Coronel Estevan

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Solange Nunes, próximo a Unimetais, Cidade Nova

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Sen.Salgado Filho, próximo ao viaduto do 4° centenário

○ Situação: Alagado, mas transitável

● Av Hermes da Fonseca, com Rua Angelo Varela

○ Situação: Transitável

● Av.Ayrton Senna com Av. das Alagoas

○ Situação: Transitável

● Av. Cap. Mor Gouveia com Av. Adolfo Gordo

○ Situação: Transitável

● Av. Amintas Barros com Rua Bom Pastor

○ Situação: Alagado, mas transitável

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

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Geral

O QUE FALTA? Estaria presos no RN usando tornozeleira de brinquedos, simulacro?

Foto: Ilustrativa

Não é brincadeira. O BLOGDOBG recebeu uma denúncia grave de um familiar: um detento de sua família estaria utilizando uma tornozeleira eletrônica falsa.

O famíliar afirma ter quase certeza de que o equipamento que o preso utiliza não é funcional, mas sim, um simulacro.

Consultamos um policial penal, que preferiu manter o anonimato.

Ele confirmou a suspeita e afirmou que, sim, presos podem estar utilizando tornozeleiras falsas no sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.

O que está acontecendo no sistema penitenciário do RN é um verdadeiro escândalo. O que se vê é desorganização, descaso e incompetência em diversas áreas da administração penitenciária.

Caso a denúncia recebida pelo blog seja confirmada, uma intervenção no sistema penitenciário é urgente.

A pergunta que fica é: o que mais está sendo ignorado ou acobertado dentro do sistema? Até quando o Governo do RN vai fazer vista grossa?

Opinião dos leitores

  1. E a desgovernadora já fazendo propaganda política para o senado, diz que a segurança no estado está excelente, nessa mesma propaganda ela usa a recuperação das estradas, onde só tomou providência no final do seu segundo mandato, visando exatamente sua candidatura para o senado

  2. Não só fazer vista grossa, proteger bandidos na maior cara de pau. Também, grande parte dos PTralhas ou são bandidos ou comparsas, logo normal normal, prá eles.

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Cidades

Cratera se abre em avenida da zona Norte de Natal após fortes chuvas

Uma cratera de aproximadamente três metros se abriu na manhã desta terça-feira 20 na Avenida Governador Antônio de Melo e Souza, conhecida como antiga Avenida Pompéia, na zona Norte de Natal.

O afundamento ocorreu após as fortes chuvas que atingiram a capital potiguar durante a madrugada.

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Afundamento ocorreu após as fortes chuvas que atingiram a capital – Foto: José Aldenir / Agora RN

O asfalto da via havia sido recuperado recentemente. Com o incidente, motoristas de ônibus foram orientados a desviar o trajeto pela Avenida Itapetinga.

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Agora RN

Opinião dos leitores

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Brasil

Mais um filho de Lula pega carona com ministro em avião da FAB

Foto: Reprodução

Filho mais novo do presidente Lula, Luis Cláudio Lula da Silva pegou uma carona com um ministro do governo em um avião oficial da FAB (Força Aérea Brasileira), no início de maio.

A viagem ocorreu no final da tarde do último dia 5, quando o filho de Lula voou de São Paulo a Brasília de carona com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e assessores da pasta

Segundo documentos aos quais a coluna teve acesso, Múcio requisitou a aeronave da FAB para voltar de um almoço do Lide, no qual discursou sobre os desafios para segurança e a defesa nacional.

O Lide é um grupo empresarial que pertence ao ex-governador de São Paulo João Doria (sem partido), considerado por Lula e por outras lideranças petistas como um desafeto político.

Além de Múcio e de Luis Cláudio, a aeronave da FAB transportou outros 13 passageiros. Entre eles, a esposa e um dos filhos do ministro da Defesa, o advogado José Múcio Monteiro Neto.

Lulinha também já pegou carona na FAB

Luis Cláudio não é o primeiro filho de Lula a pegar carona em voo da FAB. Em novembro de 2024, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, também voou com ministros do governo de Brasília para Guarulhos (SP).

Metrópoles 

 

Opinião dos leitores

  1. A Aeronáutica deixou sua finalidade principal, para virar companhia aérea de otoridades.

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Cidades

UFRN corre risco de atrasar contratos terceirizados e bolsas

Foto: Magnus Nascimento

Com as mudanças nos repasses para as instituições de ensino superior, decretadas pelo governo federal (Decreto nº 12.448/2025), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que não terá como realizar a sua execução orçamentária nos próximos meses. Isso significa que pode não conseguir pagar tudo o que precisa, podendo comprometer serviços como bolsas e auxílios estudantis, contratos de terceirização e energia elétrica.

O decreto prevê que os repasses mensais serão fracionados em 18 partes. Até novembro, somente 11 serão pagas, aproximadamente 61% do previsto para o ano. O restante foi prometido para dezembro. O Executivo também ordenou que a liberação dos recursos será feita somente em três etapas: em maio, de junho a novembro, e em dezembro. A mesma fórmula já havia sido utilizada em 2024.

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), assim como as demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), não tem como realizar a execução orçamentária nos próximos meses com a liberação de 1/18 (um dezoito avos), conforme previsto no Decreto Federal 12.448, de 30 de abril de 2025. Isso porque os principais compromissos de custeio das universidades são mensais, como bolsas e auxílios estudantis, contratos de terceirização e energia elétrica”, divulgou a UFRN em nota.

De maio a novembro, as universidades só poderão gastar pouco mais de 60% por mês do que o previsto no começo do ano. Por todo o país, algumas universidades restringiram o transporte interno dos alunos, cortaram combustível de seus carros e definiram uma ordem de prioridade de pagamento a partir da conta que estiver mais atrasada.

No caso da UFRN, a situação se torna mais delicada porque a instituição diz que “realizou em anos anteriores vários ajustes severos nos seus principais contratos e conseguiu entrar 2025 sem dívidas. No momento não há mais como fazer ajustes de contrato sem trazer prejuízos acadêmicos significativos.”

Além disso, aponta que o orçamento da assistência estudantil é subdimensionado, mesmo tomando as devidas precauções. Ocorre que, como o recurso que vem não é suficiente, a instituição tem que complementar. Além disso, há uma grande demanda por recursos para a manutenção dos seus campi. “Há vários anos, a UFRN não consegue fazer por completo a manutenção predial, nem o mínimo dos investimentos necessários para setores fundamentais, como renovação de equipamentos de TI e investimentos na política de acessibilidade da instituição”, explica, referindo-se aos sucessivos contingenciamentos no orçamento que ocorrem desde a gestão anterior do governo federal.

“A instituição espera que se encontre no âmbito do Governo Federal um mecanismo de, pelo menos, a imediata liberação de 1/12 (um doze avos) do orçamento”, diz em nota. Além disso, destaca que é fundamental que haja a reposição do corte orçamentário feito pelo Congresso Nacional e, em seguida, uma suplementação orçamentária para que as universidades possam ter orçamento suficiente para assegurar seus compromissos. “Portanto, a UFRN continuará com seu planejamento orçamentário, esperando essas medidas de reposição e posteriores suplementações para que possa finalizar o ano sem realizar cortes adicionais”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. se fechar o ganho para o país será enorme, a UfrnTur não serve acrescenta NADA à sociedade, só cursos de faz-de-conta. Afora medicina e odontologia (que podiam resumir a 2 anos cada, o resto é conversa) os outros cursos dão exatamente ZERO retorno social.

  2. Vão pra rua protestar. Não esqueçam das bandeiras vermelhas e gritarem “Lula lá” kkkk

  3. É para fechar, não era isso que a maioria dos alunos petistas queriam ao votar no salafrário de nove dedos.

  4. Otimo, continuem apoiando este desgoverno cheio de falcatruas e o País na bancarrota com a população ABANDONADA, voces são umas castas se beneficiando em detrimento da maioria do povo. A nação esta sangrando e voces indo para a Europa passear,”zelite caviar”. Todo castigo é pouco.

  5. Como é governo do amor tá tudo normal,só têm dinheiro sobrando pra grandes gastos como viagens e outras coisas mais.

  6. Relaxem o melhor ainda vai começar. A academia com seus ilustres representantes escolheu o melhor para o Brasil, então não podem e não devem reclamar,tudo vai se ajeitar só não sabemos quando não é?

  7. Dá um Honoris Causa pra Lula, junto com uma cesta de café da manhã com corote, 51, pitú e meio quilo de ciriguela kkkkkkkkkkkkk Faz o L

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