Cultura

Festival Literário de Natal começa nesta quarta-feira na Ribeira; veja programação

Henfil, Ariano Suassuna e Zuenir Ventura são três personalidades que, em suas respectivas áreas, deixaram e ainda deixam uma contribuição grandiosa para a cultura brasileira e para o mundo. Da arte do traço, humor, ativismo, política e irreverência; ou da literatura, música e cultura popular e do Nordeste Armorial; e da crônica, ficção e jornalismo literário. Assim é também o movimento Tropicalista, pois seus protagonistas são referências multiculturais para várias gerações posteriores.

Estes quatros pilares norteiam muitas das discussões na edição 2017 do Festival Literário de Natal – FLIN, que será realizado entre os dias 08 e 11 de novembro, na praça Augusto Severo e Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Ribeira.

Realizado pela Prefeitura de Natal. através da Secult/Funcarte, o FLIN nos abastece de novos debates e intelectuais de grande contribuição para a cultura brasileira. Seu conteúdo engloba as muitas vertentes do fazer literário, mas vai além ao refletir sobre trajetórias relevantes, localmente ou em âmbito nacional, como é o caso das mesas sobre Veríssimo de Melo, Nísia Floresta, Manoel Dantas, Frei Miguelinho e Woden Madruga.

E de emblemáticos como Tom Zé e José Carlos Capinan, que representam contribuições reais para a música, poesia e vanguardas brasileiras, assim como Marcelo Rubens Paiva (“Feliz Ano Velho”, “Bala na Agulha”, “Blecaute”, “Malu de Bicicleta”, “Não és tu, Brasil”) e Carla Camurati (“Carlota Joaquina”, “Irma Vap – o retorno”, “Copacabana”) se tornaram divisores de águas para a literatura e o cinema. E o cartunista Henfil, o artista que revolucionou com seu traço único e o humor, que agora será revisitado por Jaguar, André Dahmer, Claudio Oliveira e Ivan Consenza.

Visitar a obra e a trajetória de um autor com a presença do próprio homenageado é um momento singular, pois é a oportunidade de entender o contexto de cada livro ou personagem. E será assim com o jornalista e cronista Zuenir Ventura. Ele irá dialogar com seus interlocutores, nada menos que o escritor e jornalista Edney Silvestre e o filho Mauro Ventura, diretor de teatro e cinema e jornalista. Será o grande momento de pontuar a carreira e o caminhar deste autor militante na vida, no jornalismo e na literatura. Zuenir escreveu obras que misturam ficção e realidade, como “Não verás País Nenhum” (Global) que chegou a 27ª edição, “1968 – O Ano que Não Terminou”, “Cidade Partida”, “Inveja – Mal Secreto”, “Sagrada Família”, entre outros.

O mossoroense recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, João Almino (“Enigmas da Primavera”, “Ideias para onde passar o fim do mundo” e “Entre Facas, Algodão”) estará pela primeira vez em uma mesa literária no FLIN, ao lado do também potiguar Humberto Hermenegildo (“Rastejo”, “Argueirinha”). Eles falarão sobre suas escritas e a relação entre ficção e memória. O poeta e ensaísta Antônio Cícero está de volta para falar sobre o “vale tudo da poesia”, ao lado de Nelson Ascher, tradutor e crítico literário e cinematográfico.

Assim como Zélia Duncan e Antônio Nóbrega – que além de participar de bate-papos sobre seus interesses literários (Ariano Suassuna e Hilda Hilst) – ainda vão apresentar shows musicais. Os dois se apresentam na quinta e sábado, respectivamente às 22h.

As irmãs Ana Miranda e Marlui Miranda abordaram temáticas mais recentes em seus trabalhos. Recém diplomada com o 2º lugar no Prêmio Jabuti 2017 pela biografia “Xica da Silva, a Princesa Negra” (Ed. Record), Ana Miranda tem sua carreira calcada em biografias e romances históricos, como “Boca do Inferno” (sobre Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira), “Dias e Dias” (sobre Gonçalves Dias) e “A Última Quimera” (Sobre Augusto dos Anjos). Neste bate-papo falará sobre sua pesquisa que nos transporta para o Brasil do século 18: uma realidade de fidalgos e pés-rapados, de cantos africanos e rezas católicas, um quadro vivo e riquíssimo de detalhes do violento ciclo do diamante, por meio do qual Ana Miranda reconstrói a biografia de Xica da Silva, uma personagem que nos fascina há gerações.

FESTIVAL DE VIOLEIROS E REPENTISTAS

Dentro do evento literário também acontece o Festival de Violeiros, com apresentações de cultura popular, poesia oral e shows com nomes como Ivanildo Vilanova, Raimundo Caetano, Amâncio Sobrinho e uma participação especial de Jessier Quirino. Presença também da Academia Norte-Riogradense de Literatura de Cordel e o espaço Estação do Cordel. Na sexta-feira, mais viola será entoada com o show de Os Nonatos, às 22h.

A parceria com o Sesc-RN complementa a programação com a participação de jovens autores, temas do universo digital, quadrinhos, ilustradores, cultura pop e a presença do teatro como elo elemento da literatura oral. Nos estandes das editoras Cooperativa Cultural da UFRN, Sebo Vermelho, Queima Bucha, Jovens Escribas. CJA, Academia Norte-riograndense de Letras estão programados vários lançamentos. O Flin também marca o retorno da revista Brouhaha, que passa a ser digital e interativa, um veículo de convergência de mídias.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL – FLIN 2017

QUARTA-FEIRA (08.11)

18h – Tenda Moacy Cirne
‘O Literário em Veríssimo de Melo’
Diógenes da Cunha Lima e Michelle Paulista

19h – Tenda dos autores
MESA 1: ‘Tropicália Lixo Lógico’
Com Tom Zé | André Vallias

20h – Tenda dos autores
Mesa 2: Tropicalismo: inserção & desdobramentos
José Carlos Capinan | Carlos de Souza
Participação Gereba Barreto

21h -Mesa 3 – O Escritor Militante
Com Zuenir Ventura | Mauro Ventura | Edney Silvestre

22h – Palco
Show musical de Tom Zé

QUINTA-FEIRA (09.11)

8h – Abertura do Espaço Sesc/Flin
8h às 9h – Contação de Histórias com Ivan Zigg- RJ
9h às 10h – Contação de Histórias de O Tapete Voador- PE
Com Mila Puntel (atriz e contadora de histórias) & a pernambucana Bruna Peixoto (musicista e contadora de histórias).
10h às 11h – Um livro para cada leitor: Kalliny Moura e Márcio Benjamin Mediação da jornalista e poeta Michele Ferret
13h às 14h – Contação de Histórias- Ivan Zigg- RJ
14h às 15h – Contação de Histórias- O Tapete Voador- PE
15h às 16h – Traço e rabisco, o que é isso? : Luiza de Souza-RN e Aureliano Medeiros-RN. Mediação de Michele Ferret RN

18h – Tenda Moacy Cirne
‘Nísia Floresta’
Com Diva Cunha e Nivaldete Ferreira

FESTIVAL DE VIOLEIROS

19h – Tenda dos Autores
Tema: ‘A poesia de Hilda Hilst, por Zélia Duncan”
Com Zélia Duncan

20h – Festival da viola
Apresentações de Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajéu | Oliveira de panelas e Zé Viola | Ivanildo Vila nova e Raimundo Caetano | Valdir Teles e Severino Feito | Ismael pereira e Jonas Bezerra | .Aboiador Amâncio Sobrinho
Participação especial: Jessier Quirino – pocket show

22h – Show musical de Zélia Duncan

SEXTA-FEIRA (10.11)

8h as 9h – Contação de histórias Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-RN
9h as 10h – Contação de histórias Companhia Pé de Baobá- PB
10h as 11h – Nerd e Otaku: diálogos de força: Gabriel Andrade-RN, Giovana Leandro-RN e Paulo Morais-RN. Mediação de Milena
Intervalo
13h as 14h – Contação de histórias Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare-RN
14h as 15h – Contação de histórias Companhia Pé de Baobá- PB
15h as 16h Mistura de versos: poesia, cordel e rap: Manoel Cavalcante-RN, Regina Azevedo-RN e Fábio Brazza- SP. Mediação de Carlos Fialho-RN
17h40 – Lançamento da Revista cultural digital #Brouhaha – 2017/01

18h – Tenda Moacy Cirne
“Conversas com Woden Madruga – 60 anos de jornalismo”
Com Tácito Costa, Franklin Jorge e Beatriz Madruga
Os convidados pontuarão a trajetória do decano do jornalismo potiguar, falando em jornalismo, política, cultura, cultura popular, memória, livros, amigos e cartas
19h – Tenda dos Autores
MESA 1: ‘romance: Ficção e Memória’
João Almino e Humberto Hermenegildo

20h – Tenda dos Autores
MESA 2: ‘Vale Tudo em Poesia?’
Antônio Cícero, Nelson Ascher e Vicente Serejo

21h – Lançamento de “Entre Facas, Algodão”, de João Almino
(Local: Estande da Cooperativa Cultural no FLIN)

21h10 – Tenda dos Autores
Mesa 3: Literatura e Cinema
Marcelo Rubens Paiva e Carla Camurati

22h – Palco
Show musical de “Os Nonatos”

SÁBADO (11.11)

18h – Tenda Moacy Cirne

“Frei Miguelinho e Manuel Dantas”
Com Edgar Dantas e Gustavo Sobral

19h – Tenda dos Autores
MESA 1: “Políticas Públicas para a Cultura Popular ”
Antônio Nobrega e Luiz Assunção

20h – Tenda dos Autores
MESA 2: “O Rebelde do Traço & Outros Traços”
Jaguar | André Dahmer | Claudio Oliveira | Ivan Consenza

21h – Tenda dos Autores
MESA 3: Xica da Silva, a Princesa Negra
Ana Miranda e Marlui Miranda

22h – Show: Antônio Nóbrega em
“Um Recital para Ariano Suassuna”

ESTANDES DAS EDITORAS

EDITORA SEBO VERMELHO
Lançamentos: “Vila Nova – Mito, Versos e Viola” e “Fabião das Queimadas – de Vaqueiro a Cantador” (Irani Medeiros)
Curta-metragem: “O recanto de Carmin” (dir.: Felipe Silva de Oliveira)

EDITORA QUEIMA BUCHA

Quinta-feira: “1927‑2017 – 90 Anos da Invasão de Lampião a Mossoró “, Livro de Literatura de Cordel (autor: Neto Braga)

Sexta-feira

“Uma história de fé e cura – Contada em prosa e em prece” (autora: Francisca Fernandes de Oliveira Gomes). Relato da autora, sobre a descoberta do câncer de mama em sua filha. Do tratamento à cura.

“Aves de arribação-Lendas e canções sertanejas” (Autor: José Leão – 2ª edição. Livro do poeta assuense, publicado originalmente em 1877. Com posfácio de Alexandre Alves

Sábado: “Espelho” – Poesia (Autora: Camila Paula)

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com raiz potiguar, Luan Pereira é um dos destaques da gravação do “Caldeirão com Mion” desta quinta-feira (27) no Nanii, em São Miguel do Gostoso

Foto: Divulgação

A quinta-feira (27) foi de grande movimentação em São Miguel do Gostoso, onde a Globo gravou mais um episódio da série especial de verão do “Caldeirão com Mion”. A edição será a primeira a ir ao ar em 2026, abrindo a programação com música, energia e a beleza do litoral potiguar. Entre os artistas presentes, quem mais chamou atenção foi Luan Pereira, fenômeno do agronejo que carrega uma ligação especial com o Rio Grande do Norte.

As gravações acontecem no Nanii, espaço de alto padrão que se tornou rapidamente o novo queridinho do turismo potiguar. Inaugurado em 26 de dezembro passado, o hotel e restaurante integra o condomínio de luxo Uhane Luxury Villas e reúne arquitetura contemporânea, ambientes sofisticados e uma estrutura pensada nos mínimos detalhes — cenário perfeito para receber um projeto audiovisual dessa magnitude.

Com 22 anos, Luan coleciona recordes. O hit “Dentro da Hilux”, parceria com MC Daniel e Ryan SP, alcançou o topo das paradas do Spotify e consolidou o cantor como um dos principais nomes do agronejo, gênero que hoje domina playlists em todo o Brasil. E o Rio Grande do Norte faz parte da história do artista: a mãe de Luan nasceu em Alexandria, no Alto Oeste potiguar, laço afetivo que despertou imediata identificação do público local.

Nos bastidores, o cantor não se destacou apenas pelo desempenho musical, mas também pelo encantamento com o cenário. Impressionado com a estética e a atmosfera do Nanii, ele circulou pelo hotel ao lado da namorada, Victoria Miranda, aproveitando para registrar fotos, contemplar o visual e viver a experiência oferecida pelo local.

A gravação contou ainda com Solange Almeida, uma das maiores vozes do forró, e com a cantora paraense Zaynara, que vem ampliando sua projeção nacional graças à força vocal e ao estilo contemporâneo. As três artistas compõem o episódio que abrirá o ano do “Caldeirão”.

Enquanto as apresentações se revezavam no palco, o Nanii mostrou a sua vocação como cenário natural de imagens impactantes. A arquitetura moderna, o paisagismo integrado e os ambientes amplos reagiam à luz, aos enquadramentos e aos movimentos de câmera, criando imagens de grande profundidade e apelo estético.

As gravações acontecem no Espaço Hana Nui, ambiente versátil que se tornou referência em eventos de alto padrão no RN. O local recebe casamentos, aniversários, festas privadas e encontros corporativos, sempre valorizando sua arquitetura fluida, iluminação natural e integração com a paisagem.

Com quase 200 profissionais envolvidos, a produção toma conta do hotel desde segunda-feira (24), com estruturas de câmeras, iluminação e cenografia garantindo um resultado visual de alto impacto.

A combinação entre grandes artistas, a superprodução do “Caldeirão”, a atmosfera singular de São Miguel do Gostoso e a estética única do Nanii promete um programa vibrante, solar e inesquecível para abrir 2026 na tela da Globo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Trem em movimento com celulose é incendiado no litoral de São Paulo

Uma composição de 12 vagões da Rumo (RAIL3) carregados com celulose foi alvo de incêndio no final da noite de quarta-feira na região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, afirmou a transportadora nesta quinta-feira.

A Rumo afirmou que o incêndio foi criminoso e não identificou de quem era a celulose atingida pelo fogo ou detalhes dos estragos.

‘Não houve feridos. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram imediatamente acionados, e a composição foi parada em local seguro para atuação das equipes, que controlaram o fogo rapidamente’, afirmou a Rumo em comunicado em resposta a pedido de comentário da Reuters.

InfoMoney

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Lei Orçamentária Anual 2026 é aprovada em primeira discussão na Câmara de Natal

Foto: Francisco de Assis

Nesta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Natal aprovou, em primeira discussão, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026. A proposta, que estima e fixa as receitas e despesas do Município, foi aprovada por maioria, após tramitar na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão de Finanças. O orçamento enviado pelo Executivo prevê R$ 5,8 bilhões para o próximo ano, representando um crescimento de 10% em comparação a 2025.

De acordo com o projeto, o município segue dependente de transferências estaduais e federais, enquanto a arrecadação própria deve alcançar R$ 1,52 bilhão. Saúde e educação concentram as maiores parcelas do orçamento, com 29% e 30% de investimentos, sendo superiores aos mínimos constitucionais. No total, os investimentos projetados somam R$ 589 milhões, grande parte condicionada à contratação de operações de crédito.

A LOA também autoriza créditos suplementares de até 40% e estabelece medidas de contenção caso haja queda na arrecadação. Entre elas estão corte em consultorias, redução de propaganda institucional, ajustes em contratos terceirizados, diminuição de locação de veículos, redução de diárias, cortes em transferências para entidades privadas e redução de ajudas de custo. As ações estão alinhadas à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O relator do projeto na Comissão de Finanças, vereador Pedro Henrique (PP), destacou a importância do documento. “A LOA é essencial para orientar a gestão e garantir transparência sobre as receitas e despesas do Município. O orçamento mostra que Natal ampliou investimentos em educação e fortaleceu as ações na saúde, evidenciando a prioridade nessas áreas. A assistência social também será contemplada, reforçando o compromisso com a população em vulnerabilidade. Além disso, o Município depende das operações de crédito e dos repasses estaduais e federais para manter os serviços funcionando adequadamente”, afirmou.

Com a aprovação em primeira discussão, os vereadores têm até 12 de dezembro para apresentar emendas. A votação final, em segunda discussão, está prevista para ocorrer entre 16 e 18 de dezembro, antes do recesso parlamentar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Davvero Gelato, localizada na Arena, é eleita a melhor gelateria do Brasil

Fotos: Divulgação

​A Davvero Gelato, localizada dentro da Arena das Dunas, acaba de ser eleita Melhor Gelateria Artesanal do Brasil no prêmio Campeões da Gastronomia 2025, promovido anualmente pela revista Go Where Gastronomia. A escolha dos vencedores é feita por voto popular e, neste ano, 36 estabelecimentos de destaque na cena gastronômica nacional foram premiados.

​Com mais de 60 unidades em todo o país, a Davvero se consolidou como referência na produção de gelato artesanal italiano de forma totalmente artesanal, sem conservantes ou aditivos, utilizando ingredientes frescos e de alta qualidade. Em Natal, a operação funciona na Casa de Apostas Arena das Dunas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

​A partir de amanhã, 28, até domingo (30), a Davvero Natal também participará da Black Friday, com a promoção compre um gelato G e ganhe outro — uma oportunidade para o público conhecer ou revisitar seus sabores premiados.

​São 16 sabores, entre clássicos italianos e criações exclusivas, com destaque para o tradicional chocolate branco com amarena – considerado um dos carros-chefes do estabelecimento -, doce de leite, Chocolate Belga, Bala de coco carameliza e Fior di Latte, além de opções mais ousadas como Nocciola com Gianduia, Pistache e Chocoamendo de Caramelo.

​Mais informações: @davvero.natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dívida Pública sobe 1,62% em outubro e supera R$ 8,2 trilhões

Foto: José Cruz

A emissão de títulos vinculados aos juros fez a Dívida Pública Federal (DPF) subir em outubro. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (27), em Brasília, pelo Tesouro Nacional, a DPF passou de R$ 8,122 trilhões em setembro para R$ 8,253 trilhões em outubro, alta de 1,62%.
Em agosto, o indicador superou pela primeira vez a barreira dos R$ 8 trilhões. De acordo com o Plano Anual de Financiamento (PAF), revisado em setembro, o estoque da DPF deve encerrar 2025 entre R$ 8,5 trilhões e R$ 8,8 trilhões.

A Dívida Pública Mobiliária (em títulos) interna (DPMFi) avançou 0,31%, passando de R$ 7,82 trilhões em setembro para R$ 7,948 trilhões em outubro. No mês passado, o Tesouro emitiu R$ 41,38 bilhões em títulos a mais do que resgatou, principalmente em papéis vinculados à Taxa Selic. A essa emissão líquida, somou-se a apropriação de R$ 85,23 bilhões em juros.

Por meio da apropriação de juros, o governo reconhece, mês a mês, a correção dos juros que incide sobre os títulos e incorpora o valor ao estoque da dívida pública. Com a Taxa Selic (juros básicos da economia) em 15% ao ano, a apropriação de juros pressiona o endividamento do governo.

No mês passado, o Tesouro emitiu R$ 162,59 bilhões em títulos da DPMFi. No entanto, mesmo com o alto volume de vencimentos de títulos prefixados em outubro, os resgates foram menores e somaram R$ 119,86 bilhões.
A Dívida Pública Federal externa (DPFe) subiu 1,17%, passando de R$ 301,53 bilhões em setembro para R$ 305,06 bilhões em outubro. O principal fator foi a alta de 1,24% do dólar no mês passado, em meio a tensões entre o governo de Donald Trump e a China.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Eriko Jácome denuncia Samanda Alves ao Conselho de Ética da Câmara de Natal

O presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome (PP) denunciou a vereadora e presidente do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, ao Conselho de Ética da Câmara de Natal. A informação foi divulgada pelo próprio parlamentar durante sessão plenária nesta quinta-feira (27).

Veja:

De acordo com Jácome, a denúncia ocorre após a vereadora afirmar que o presidente da Câmara compareceu apenas três vezes na Casa Legislativa nos últimos dias.

“A senhora já deve ter recebido, ou vai receber, que a senhora vai ser colocada no Conselho de Ética e vai ter que provar que eu só estive três vezes na casa, é até o final. Vai ter as câmaras, a TV, que eu já fiz a solicitação, são dezenas já.Então a senhora fez essa afirmação em público e fez com que toda a sociedade visse. E agora eu quero mostrar a toda a sociedade se realmente a senhora falou a verdade”, disse.

Em resposta, Samanda reforçou seu pedido para que Eriko esteja mais presente na Câmara. Ela também recapitulou os arquivamentos das denúncias contra Matheus Faustino (União Brasil) e Luciano Nascimento (PSD) e aceitação da nova denúncia contra Brisa Bracchi (PT). A vereadora classificou a medida contra ela, atrelada ao novo processo contra Brisa, como uma “intimidação”.

“Hoje, como forma de intimidação, o presidente da Casa, eu recebo a notícia de que vou para o Conselho de Ética da Casa. Eu tive requerimentos rejeitados e vereadores tentando me colocar no cantinho do castigo. Não vi um anúncio ou pronunciamento da Mesa Diretora”, disse.

98FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Audiência de extradição de Zambelli na Itália é remarcada para dezembro

Foto: Reprodução

A Corte de Apelação de Roma anunciou nesta 5ª feira (27.nov.2025) que a audiência de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi remarcada para 4 de dezembro. O adiamento foi um pedido dos seus advogados, que decidiram aderir à greve da categoria que é realizada na Itália. A congressista foi condenada a 10 anos de prisão em 2 processos.

A audiência estava marcada para às 9 horas (horário de Brasília) desta 5ª feira (27.nov). A deputada, presa desde 29 de julho, chegou a comparecer presencialmente ao tribunal. O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável em outubro para a continuidade do processo de extradição. A AGU (Advocacia Geral da União) acompanha para garantir o cumprimento da decisão do STF.

ENTENDA O PROCESSO DE EXTRADIÇÃO

O pedido de extradição foi feito pelo Brasil (via STF e Itamaraty) com base no tratado bilateral de 1989;
O caso é analisado pelo Ministério Público da Itália, que emite um parecer — favorável ou contrário;
Esse parecer não é vinculante (ou seja, não obriga o tribunal a seguir o entendimento);
O processo segue para a Corte de Apelações de Roma, que faz o julgamento;
Essa Corte avalia se os requisitos do tratado foram cumpridos (dupla tipicidade, garantias de direitos, natureza do crime, etc.);
Mesmo se a Corte aprovar a extradição, a decisão final cabe ao Ministério da Justiça da Itália, que tem poder discricionário para autorizar ou negar a entrega.

CONDENAÇÕES
A deputada foi condenada em maio pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Zambelli deixou o Brasil em junho deste ano e passou a ser considerada foragida. O nome da congressista chegou a ser incluído na lista vermelha da Interpol em 5 de junho, a pedido do ministro Alexandre de Moraes.

Em agosto, ela também foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O STF também determinou a perda do mandato parlamentar após o fim da possibilidade de recurso, bem como o pagamento de uma multa de 400 salários mínimos vigentes em 2022 com atualização monetária. A condenação se refere ao caso de perseguição armada contra o jornalista Luan Araújo em São Paulo, na véspera do 2º turno de 2022.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, é condenado a 11,5 anos de prisão

Foto: Reuters

Na quinta-feira (27), a justiça do Peru condenou o ex-presidente de esquerda Pedro Castillo a 11 anos e meio de prisão em um julgamento por rebelião e conspiração contra o Estado, em relação ao ocorrido no final de 2022, quando ele tentou, sem sucesso, dissolver o Congresso e assumir amplos poderes.

A condenação de Castillo veio um dia depois de outro ex-presidente, Martín Vizcarra, ser condenado a 14 anos de prisão, após ser considerado culpado de receber subornos anos antes de assumir o cargo.

Tentativa frustrada de golpe
No início de dezembro de 2022, Pedro Castillo, então presidente do Peru, anunciou o fechamento parcial do Congresso peruano e disse que convocaria eleições legislativas. Castillo informou que passaria a governar o país por meio de decretos e que um toque de recolher seria imposto à população.

No mesmo dia, o Congresso do Peru aprovou o impeachment de Castillo por 101 votos a favor, seis contra e dez abstenções. O presidente foi detido pela Polícia Nacional por “suposto crime de rebelião, regulamentado no artigo 346 do Código Penal, por violação da ordem constitucional.

Dina Boluarte, vice de Castillo, assumiu a presidência do país, cargo que ocupa até hoje.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN inaugura nova agência em Goianinha

Instituição entrega estrutura ampliada, com conforto e atendimento ainda mais qualificado aos associados da cidade e região

A Sicredi RN iniciou na segunda-feira, 24 de novembro, as operações de sua nova agência em Goianinha. Instalado na Avenida Monsenhor Armando de Paiva, 137, loja 27, no centro da cidade, o espaço foi projetado para proporcionar uma experiência ainda mais moderna e acolhedora, com ambientes que garantem mais conforto e praticidade aos associados.

Presente há mais de cinco anos na região, a cooperativa reforça, com a mudança de endereço, seu compromisso em ampliar a capacidade de atendimento e oferecer uma estrutura alinhada ao crescimento da base de associados na região.

Para o presidente da Sicredi RN, Damião Monteiro, a nova agência representa mais que um ponto renovado de atendimento. “Entregamos um espaço pensado para o relacionamento e para disponibilizar um portfólio completo de soluções financeiras. No Sicredi, o associado escolhe como quer se relacionar — seja presencialmente ou pelos canais digitais — e, em todos eles, preservamos a proximidade e a confiança que caracterizam nosso modelo cooperativo.”

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior instituição financeira cooperativa do estado, com cerca de 30 mil associados. Com presença em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz — oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros de maneira simples, próxima e voltada às necessidades de pessoas físicas e jurídicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bolsonaro e militares terão patentes julgadas no STM em 2026 por colegas de farda e ex-subalternos

Foto: Reprodução

O STM (Superior Tribunal Militar) deve julgar só no meio de 2026 a perda de patente dos cinco militares do núcleo crucial da trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A decisão deve ser tomada após desentendimentos públicos entre ministros da corte e envolverá, no papel de juízes, antigos colegas de farda e subalternos dos condenados.

O STM irá avaliar os casos de Bolsonaro, que é capitão reformado, dos generais da reserva Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira e do almirante Almir Garnier.

Segundo a Folha apurou, a expectativa é a de que cada um dos fardados tenha o caso relatado por um ministro diferente, após sorteio para atribuição de relatores e revisores.

O entendimento é que, embora os casos tenham sido analisados em conjunto pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o STM julga o comportamento dos militares, portanto, não haveria justificativa para a reunião dos casos sob uma única relatoria.

O tribunal irá avaliar se os militares cometeram atos considerados indignos para oficiais e devem ter suas patentes cassadas. Estão sujeitos a esse tipo de ação oficiais das Forças Armadas condenados, com sentença transitada em julgado, a pena privativa de liberdade superior a dois anos por crime militar ou comum.

Por causa desse recorte, não será analisado o caso do delator Mauro Cid, que recebeu pena de dois anos no STF.

Os condenados na Justiça Militar são expulsos das Forças, declarados “mortos fictícios” e deixam pensão para os familiares.

O STM é composto por 15 ministros: 5 civis e 10 militares (quatro do Exército, três da Marinha e três da Aeronáutica).

Entre eles, estão colegas de farda e ex-subalternos dos militares da trama golpista.

Heleno foi instrutor na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) de dois dos quatro ministros-generais da atual composição da corte, os cadetes Odilson Sampaio Benzi e Marco Antônio de Farias.

Paulo Sérgio foi comandante do Exército por 13 meses, de 31 março de 2021 a 1º de abril de 2022. Nesse período, teve em seu Alto Comando dois dos quatro ministros que ocupam as cadeiras destinadas ao Exército, os generais Lourival Carvalho Silva e Guido Amin Naves.

Garnier esteve no Almirantado —colegiado de almirantes da mais alta patente— com os três ministros do STM oriundos da Força Naval, os almirantes-de-esquadra Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Cláudio Portugal de Viveiros.

As relações pessoais dos ministros com os condenados e o histórico profissional dos generais implicados na trama golpista devem permear o julgamento, avaliam três integrantes do STM ouvidos pela Folha.

Condenado a 21 anos de prisão, Heleno é citado como um dos generais mais respeitados no Exército. Ele foi uma das principais referências da Força nos últimos 20 anos, com atuação destacada no Haiti e no Comando Militar da Amazônia.

No caso de Braga Netto, a situação é tida como menos favorável pelo fato de ele ter proferido ataques aos chefes do Exército e da Aeronáutica contrários ao golpe e, segundo a acusação, financiado um plano para assassinar o ministro do STF Alexandre de Moraes, o que o militar nega.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *